X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

Rio Freestyle Motocross 2022 - Arena Jeunesse - Rio de Janeiro - RJ
Publicado em: 23/10/2022
Clique e saiba mais

Japoneses dominam Desafio Internacional no Rio de Janeiro
Redação MotoX.com.br - Fotos: Tiago Lopes / Lorando Labbe / Divulgação

Taka Higashino vence Rio Freestyle Motocross 2022. Jeff Campacci e Claudio Rocha são os destaques brasileiros


Taka Higashino

Deu Japão no Rio Freestyle Motocross 2022! O piloto Taka Higashino levou a melhor no desafio internacional realizado neste sábado (22/10) na Arena Jeunesse, no Rio de Janeiro. A segunda colocação ficou com o também japonês Genki Watanabe, o "Wanky". Jeff Campacci e Claudio Rocha avançaram para a semifinal, terminando a disputa como os melhores brasileiros na competição. Mais de seis mil pessoas compareceram ao evento, que foi dividido em três etapas: quartas de final, semifinal e final.

Na primeira rodada, Jeff Campacci superou Kleber Mazoni e Claudio Rocha derrotou Pedro Nougalli. Wanky passou pelo brasileiro Rafael Gasparini e Taka fez sua performance com vaga garantida na semifinal, uma vez que Raphael Arnellas não competiu. Em cada duelo, os pilotos tinham que fazer seis saltos cada. Os juízes Guilherme Gaino e Caio Lopes julgaram os seguintes critérios: dificuldade, execução, estilo e variedade.


Genki Watanabe

Na semifinal, os japoneses mostraram porque são dois dos principais melhores pilotos do motocross freestyle do mundo e seguiram para a final. Foi um grande show de manobras, backflips (saltos para trás) com diversas variações, movimentos plásticos e entortadas que agitaram a galera.

Dono de três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no X-Games, Taka Higashino, 37 anos, comemorou a conquista. "Foi incrível. Os brasileiros são demais. Confesso que eu estava nervoso para a apresentação e para fazer as manobras, mas a galera me incentivou muito. Agradeço todo esse carinho e espero voltar em breve", destaca Higashino. "Que sensacional toda essa energia. É a minha primeira vez no país e adorei as pessoas. Estou muito feliz e obrigado pela oportunidade", completa Wanky, de 33 anos, que tem três medalhas de prata no X-Games.


Jeff Campacci


Para Fred Kyrillos, um dos grandes pilotos e incentivadores do esporte, o Rio Freestyle Motocross tem muito a agregar à evolução da modalidade no país. "Os japoneses trouxeram manobras e técnicas novas, que muitos pilotos aqui do Brasil não têm a oportunidade de ver. Esse intercâmbio é fundamental para a nova geração. Tudo isso faz parte do meu objetivo de fomento do esporte", explica o pentacampeão brasileiro de motocross freestyle. Ele se recupera de lesão e apenas fez os comentários para o público na arena.

Jeff Campacci e Claudio Rocha também falaram dessa experiência. "A gente está dentro de um estádio onde são realizados grandes eventos de música e esportes olímpicos. Para mim, foi excepcional. Acabei errando uma manobra e isso comprometeu demais a minha pontuação. Mas todo mundo aqui é muito amigo. O que vale no final é estar junto e fazer o que a gente gosta: estar em cima da moto", declara Campacci, natural de Campinas (SP). "Quando eu acabei a apresentação eu disse para o Taka: que honra estar do seu lado competindo, que prazer. É uma soma alto nível, ambiente indoor, equipamento bom, recepção inflável e tudo o que há de melhor para a gente praticar nosso esporte", complementa Rocha, piloto de Fortaleza (CE).


Cláudio Rocha

Organizador do Rio Freestyle Motocross, Carlinhos Romagnolli ressalta o passo importante que foi dado no esporte com esse evento. "Os dois estrangeiros deram show e o público vibrou. Eu só tenho que agradecer os meus patrocinadores, como Ipiranga, Monster e toda a equipe do Fred Kyrillos, que ajudou com esse espetáculo, um festa maravilhosa da modalidade. Se os cariocas quiserem, com certeza, estaremos na cidade no próximo ano", finaliza Romagnolli.

O Rio Freestyle Motocross 2022 tem patrocínio da Monster Energy e Ipiranga. O apoio é da Arena Jeunesse, revistas Pró Moto e Dirt Action, além do Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A realização é da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).


Higashino e Watanabe disputaram a rodada final do evento

Resultados Rio Freestyle Motocross 2022

Campeão
Taka Higashino (JAP)

Duelo Final
Genki Watanabe (JAP) x Taka Higashino (JAP)*

Semifinais
Claudio Rocha (BRA) x Taka Higashino (JAP)*
Jeff Campacci (BRA) x Genki Watanabe (JAP)*

Quartas de Final
Taka Higashino (JAP)**
Rafael Gasparini (BRA) x Genki Watanabe (JAP)*
Claudio Rocha (BRA)* x Pedro Nougalli (BRA)
Jeff Campacci (BRA)* x Kleber Mazoni (BRA)

*Vencedores dos duelos
**Avançou direto para a fase seguinte






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet