X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

Red Bull X-Fighters - 5ª etapa - Madri - Espanha
Publicado em: 22/07/2013
Clique e saiba mais

Tom Pagès conquista seu primeiro título no X-Fighters
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Joerg Mitter, Daniel Grund, Flo Hagena


Tom Pagès voa para a vitória em Madri


Assista dois vídeos na MotoX TV
Com o cancelamento da etapa da África do Sul, programada para setembro, a Plaza de Toros de Madri tornou-se palco da grande final do campeonato. Madri é sede tradicional do X-Fighters e uma parada por lá não pode faltar a cada temporada da principal turnê mundial do motocross freestyle.

É a 13ª temporada do evento que este ano passou por Dubai, México, EUA (Glen Helen) e Japão. Apesar da etapa norte-americana ser encerrada precocemente em razão da ventania que tomou conta do circuito antes das provas principais, este ano já era considerado como um dos mais disputados da história do X-Fighters.

É impressionante como os limites da modalidade avançam em prazos curtos. Quando parece que não há nada mais para inventar, pilotos como o francês Tom Pagès alcançam o topo elevando as manobras a outro patamar.


Taka Higashino

Não só Pagès merece destaque. A evolução foi geral. Apresentações vitoriosas de apenas dois ou três anos atrás não chegariam às finais nos dias de hoje. Um exemplo claro disso é Dany Torres. O campeão de 2011 fez uma excelente apresentação em frente a seu público faturando, inclusive, o prêmio pela melhor manobra oferecido pela Swatch. Mas a precisão de Torres não foi capaz de fazê-lo superar o conterrâneo Maikel Melero que avançou para a semi-final. Na fase seguinte, Melero sofreu uma queda executando um 540 e encerrou prematuramente sua volta.


Javier Villegas

Quem também merece destaque pela apresentação em Madri é o chileno Javier Villegas, único sul-americano a figurar na elite do Freestyle Mundial, garantiu o pódio, na terceira posição, com manobras refinadas. Disputou a semi-final com Pagès, e foi o francês que avançou para a emocionante final contra o japonês Taka Higashino.


Dany Torres

Higashino fez também uma apresentação memorável em Madrid, talvez melhor até daquela que o levou à vitória em Osaka. Mesmo com o título já garantido, foi possível sentir a apreensão de Pagés enquanto se concentrava para derrotar o japonês na final.

E apesar de não contar com a precisão de Danny Torres ou a finesse e extensão de Levi Sherwood, Pagès encanta em suas apresentações com seu arrojo estilo "100% in the edge" e criatividade de sobra. O francês parece encontrar seus próprios limites a cada salto. Com um Special Flip, Pagès fechou a noite e garantiu a vitória na arena espanhola em frente a mais de 23 mil fãs.


Maikel Melero

"É mais que um sonho, é sensacional! Este é o melhor público do mundo!", comentou o extasiado vencedor após a decisão do juri. "Há alguns anos eu estava tão longe do X-Fighters, tão longe do Motocross freestyle. Foi um trabalho diário durante oito anos para chegar aqui e vencer, praticamente onde o freestyle nasceu."


Resultados Madri
1. Thomas Pages (FRA)
2. Taka Higashino (JPN)
3. Javier Villegas (CHL)
4. Maikel Melero (ESP)
5. Dany Torres (ESP)
6. Levi Sherwood (NZL)
7. Rob Adelberg (AUS)
8. Josh Sheehan (AUS)
9. David Rinaldo (FRA)
10. Clinton Moore (AUS).


 

Classificação Final 2013:
1. Pages 360 points
2. Torres 260
3. Higashino 245
4. Adelberg 240
5. Sherwood 225
6. Villegas 150
7. Rinaldo 125
8. Adam Jones (USA) 120
9. Melero 115
10. Sheehan 115



Tom Pagès







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet