X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > ABPMX

Importância do intercâmbio de atletas para o Motocross Nacional
Publicado em: 02/08
Clique e saiba mais

Coluna - ABPMX
Por Marlon Olsen - Foto: Divulgação

O mineiro Jorge Balbi que atualmente corre na Europa

Importância do intercâmbio de atletas para o Motocross Nacional

Todo atleta sabe da importância da sua participação em competições de alto nível, para o seu crescimento técnico e profissional. Pois somente assim o atleta consegue ter um parâmetro do nível técnico dos atletas de outros países, podendo assim traçar novas metas e melhorar o nível do seu treinamento, para que um dia possa se tornar competitivo e se tornar um atleta de alto nível. 

No motocross não é diferente, pois os pilotos brasileiros sempre procuraram participar de provas internacionais, a fim de melhorar o nível técnico da sua pilotagem e dos seus equipamentos. Infelizmente no Brasil, ainda não temos um programa contínuo de intercâmbio dos nossos pilotos em provas internacionais, onde a maioria das viagens e participações dos pilotos brasileiros fora do país, se dão graças ao investimento dos próprios pilotos, e de alguns dos seus patrocinadores, fato que nos impede de ter uma melhor representatividade a nível mundial. 

Na maioria das vezes, quando os pilotos brasileiros se aventuram em participar de provas de alto nível fora do Brasil, esbarram na falta de planejamento, de estrutura e de equipamento, o que limita bastante os seus desempenhos nessas provas.Com um programa de intercâmbio bem organizado, com certeza os jovens pilotos se acostumariam desde cedo, com as dificuldades das pistas estrangeiras, da mesma forma aconteceria com os responsáveis pela equipe brasileira, que buscariam cada vez mais, organizar tudo da melhor forma, afim de oferecer aos nossos pilotos uma melhor estrutura e melhores equipamentos a disposição.Com certeza seria um trabalho de médio à longo prazo, mas que daria um retorno e uma exposição considerável ao esporte em nosso país, principalmente no caso de um dos nossos pilotos alcançar uma vitória expressiva em uma prova internacional importante. 

Hoje temos dois pilotos brasileiros de destaque competindo fora do Brasil, o mineiro Jorge Balbi Jr, que está competindo por uma equipe italiana no Campeonato Mundial de Motocross, e que tenta retornar a boa forma após uma cirurgia na perna, e o catarinense César Popinhak, que conseguiu a classificação para disputar a principal prova para pilotos amadores dos EUA, realizada na pista de Loretta Lyns, onde os chefes das principais equipes americanas marcam presença na procura de novos pilotos. Nos resta ficar na torcida para que eles consigam se firmar em uma grande equipe, e que consigam abrir as portas para outros pilotos brasileiros, como aconteceu no automobilismo com Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. 

Temos que dar condições aos nossos pilotos, de competir com outros pilotos do mundo em condições de igualdade, ou de quase igualdade, uma vez que sempre teremos a desvantagem de equipamento em relação aos pilotos das equipes oficiais de fábrica.Temos que começar a buscar essa igualdade, pois não podemos desistir facilmente dos nossos objetivos e desafios, pois um atleta sem um grande desafio é um atleta sem motivação, e a maior motivação de um atleta sempre foi representar bem o seu país. 

Temos material humano de sobra para tais conquistas, tanto na parte técnica como na parte administrativa, nos falta apenas vontade e serenidade para montar um programa de intercâmbio contínuo, que possa levar desde os atletas mais novos, como aqueles já consagrados. Somente assim formaremos grandes campeões e colocaremos o nosso esporte no lugar de destaque que ele merece em nosso país. 

Marlon Olsen
abpmx@abpmx.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet