X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Pré temporada - Tranquilidade é a base de tudo!
Publicado em: 22/02/2011
Clique e saiba mais

Período tem que ser pensado acima de tudo como um início de desenvolvimento
Redação MotoX.com.br - Texto: Fabiano Mello* - Fotos: Ronaldo Sampaio


No início do ano pilotos vêm de período distante da rotina das competições

Estamos no inicio de 2011 e os pilotos se preparam para mais uma temporada. Sem dúvida será um ano de muita competitividade em que os detalhes farão toda a diferença, como sempre. A maioria das competições de Motocross e Supercross ainda não começou, mas isso não significa que não seja hora de trabalhar. Muito pelo contrário, é hora sim de trabalhar e trabalhar duro! Estamos na pré-temporada.

Veja também: Preparação Física - Dicas para o início da temporada no Motocross


Pré-temporada é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do piloto ao longo do ano e deve ser bem planejada, com desenvolvimento gradativo
Independente da forma como cada piloto lida com a pré-temporada (seja focando na preparação física ou nos treinos com a moto), é inegável sua importância na performance competitiva. Será ela, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do piloto ao longo do ano, porém, é preciso ter certo cuidado na maneira de planejá-la.

Sabemos que os pilotos vêm de um período de férias em que seus corpos e mentes ficaram de certa forma 'desligados' da rotina de competições, com isso toda paciência e tranquilidade nesse começo de temporada pode ser fundamental para a garantia do sucesso nas competições durante todo o ano. O que quero dizer com isso? É necessário que o piloto que está começando uma pré-temporada não queira avançar nos treinamentos logo no início, como se tivesse que buscar o tempo perdido. O processo de desenvolvimento da condição física, técnica e psicológica ideais precisa acontecer de forma gradativa, aos poucos, construindo assim uma base forte que durará por todo o campeonato. E mesmo assim, é preciso estar consciente de que não se começa um campeonato 100%, visto que essa condição será alcançada ao longo do ano, no momento certo.

A pré-temporada tem que ser pensada acima de tudo como um início de desenvolvimento e, para isso, eu gosto de dar o exemplo de uma casa que só pode ser construída pela base. As paredes, o telhado e todo o acabamento vêm depois!

Uma boa pré-temporada a todos!

*Fabiano Mello é psicólogo esportivo do Centro de Treinamento Leandro Silva.
E-mail: fabiano@bottomello.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet