Equipe defende o título nos estádios com Eli Tomac
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação Yamaha
Dylan Ferrandis vai para sua sétima temporada com a equipe, enquanto regulamento força a saída de Justin Cooper do Supercross 250
Justin Cooper, Dylan Ferrandis e Eli Tomac
Equipe que conquistou os três títulos mais recentes na categoria máxima(AMA Motocross 2021, AMA Supercross 2022 e AMA Motocross 2022) alinha como uma das principais favoritas para o ano de 2023.
Após a vitoriosa temporada de estreia, Eli Tomac vai para seu segundo ano com a Yamaha Star Racing. Inicialmente, apenas na disputa do Supercross, é o piloto em atividade com maior número de vitórias.
Eli Tomac
Tomac completou 30 anos agora em novembro, mas a idade não parece pesar, já que foi uma de suas melhores temporadas na carreira. Além dos títulos ns campeonatos nacionais de Supercross e Motocross, Tomac liderou a equipe norte-americana na conquista do Motocross das Nações.
O francês Dylan Ferrandis (28) entra em sua sétima temporada com a equipe pela qual conquistou dois títulos no Supercross Oeste (2018 e 2019) além de mais dois títulos no Motocross. Na classe 250 em 2020 e na 450 em 2021, seu primeiro ano na classe principal.
Dylan Ferrandis
As lesões o impediram de defender o título nesta temporada, mas Ferrandis, de volta à plena forma, quer buscar vitórias nos estádios com a 450.
Subir para a 450 em 2023 não estava nos planos de Justin Cooper, nem da equipe. Ao
fraturar o pé a poucos dias do início da temporada 2022, Cooper perdeu a chance de defender o título no Supercross 250 Oeste.
Novas regras que definem a subida de categoria, impediram que Cooper continuasse correndo de 250 nos estádios. Com pouco tempo para se prepara com a 450, a equipe decidiu promove-lo mesmo assim, mas com o compromisso de competir apenas em etapas selecionadas. Assim Cooper tem um maio tempo de preparação antes da estreia com o motor maior e ganha experiência para a mudança definitiva em 2024.
Justin Cooper
No campeonato de Motocross Cooper volta para a 250 e alinha como um dos favoritos ao título.
Jeremy Coker - Chefe de Equipe Monster Energy Yamaha Star Racing 450
"Foi um ano fenomenal para a nossa equipe e estamos tentando levar essa energia para 2023. Temos uma moto totalmente nova, com a qual ficaram muito felizes desde o início. Toda a equipe tem trabalhado muito para deixar tudo pronto e estamos ansiosos para começar a temporada em A1. Tanto Eli quanto Dylan estão ótimos, e estamos ansiosos para ver Justin na 450 em algumas rodadas. Temos os pilotos, a moto, uma grande equipe por trás, e queremos vencer corridas e trazer para casa outro campeonato."
Eli Tomac - Monster Energy Yamaha Star Racing
"Até agora foi um bom período de pré-temporada. Estamos trabalhando na nova motocicleta - a 2023 YZ450F - e até agora tem sido bom. Quando subi nela pela primeira vez, a primeira coisa que notei foi a redução de peso. Isso é uma coisa que eu realmente amo e, para o supercross, é muito bom ter uma mudança de direção, agora acabamos de ajustar a moto com algumas configurações de suspensão. Estamos nos mantendo saudáveis e devemos ter uma boa chance de defender o number plate número 1".
Dylan Ferrandis - Monster Energy Yamaha Star Racing
"A pré-temporada está indo bem. Temos uma nova Yamaha YZ450F em 2023, que trouxe grandes mudanças. Desde a primeira semana, já nos sentimos muito melhor com a nova moto. Para mi foi muito bom, principalmente no supercross. . Tivemos muitos testes para fazer com a nova moto e todas as novas peças, mas está caminhando bem. É uma sensação muito boa e acho que estamos em uma posição muito melhor do que no ano passado. Temos grandes expectativas para a nova temporada e todos estão prontos; todos querem vencer e vamos fazer de tudo para isso."
Justin Cooper - Monster Energy Yamaha Star Racing
"Foi um bom período de pré-temporada. Tiramos uma folga depois do RedBud (Motocross das Nações) antes de voltar a trabalhar. Subi na 450 há algumas semanas para tentar molhar os pés e conhecer a nova motocicleta. Há muito para se adaptar, mas o processo tem sido divertido. Gosto de pilotar a 450. Sempre me senti um piloto melhor do 450 e estou ansioso para correr. É um novo grupo de adversários e, obviamente, a entrega de potência é diferente de um 250, então haverá muitas coisas para se acostumar, mas estou pronto para isso. Estou apenas procurando obter experiência. Eu acho que é a coisa mais importante agora."
Yamaha Star Racing terá cinco pilotos em tempo integral na classe 250: Nate Trasher, Stilez Robertson, Levi Kitchen, Nick Romano e Jordon Smith.
Nate Trasher
Stilez Robertson
Levi Kitchen
Nick Romano
Jordon Smith