X Fechar
foto

X Fechar
foto

>Reportagens > Especial

Apresentação Equipes Yamaha Racing Brasil 2026
Publicado em: 19/01/2026

Riders Summit anunciou o programa de competições da Yamaha Racing Brasil ampliado em 2026
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda 
Fotos: Lucídio M. Arruda / Divulgação Yamaha

A Yamaha Brasil apresentou suas equipes de competição para a temporada 2026, em Cabreúva (SP), num evento denominado Yamaha Riders Summit. 


Equipe Yamaha Monster Energy Geração

Foram anunciados os times nas modalidade de Motocross, Rally e Motovelocidade. O programa de competições da Yamaha é, disparado, o que atende ao maior número de pilotos entre as marcas com presença no Brasil, tanto profissionais, através das equipes oficiais, como amadores e novos talentos, contemplados pelos projetos de formação BLU CRU.

Três das principais novidades da Marca para 2026 vieram no Motocross:


Glenn Coldenhoff lidera a equipe Yamaha C6 Bank IMS

- Adição da Equipe Yamaha C6 Bank IMS - Capitaneada por Wellington Valadares, o time terá cinco pilotos entre as categorias MX1, MX2, MX2Jr e MXJr no Brasileiro de Motocross. Como principal nome traz o holandês Glenn Coldenhoff, terceiro colocado na MXGP em 2025.

- Yamaha 115 M78 - Chefiada pelo espanhol Carlos Campano, levará o atual campeão Brasileiro MX2 Bernardo Tibúrcio ao Europeu de Motocross EMX2, campeonato disputado em 12 etapas em conjunto com o Mundial de Motocross. O programa de Tibúrcio inclui também o Espanhol de Motocross, que conta com 11 etapas.


101 M78 BLU CRU Junior Team

- O venezuelano Humberto Machito Martins vai comandar a 101 M78 BLU CRU Junior Team, equipe focada nas categorias de base com três pilotos na MX2Jr e um na 65.

Além das três novas equipes a marca continua com a Yamaha Monster Energy Geração que entra em seu 15º ano de operação dirigida por Sandro Garcia e foco nas principais categorias do Brasileiro de Motocross MX1 (Fabio Santos e Paulo Alberto) e MX2 (Vitor Borba e Salvador Perez).     

Outra boa novidade foi o acordo com a Band Sports para a transmissão dos eventos com pilotos Yamaha Brasil no Exterior, como o Europeu EMX2 e categorias selecionadas do Mundial de Superbike.

Confira abaixo a lista completa dos times e programas de formação Blu Cru de 2026.


YAMAHA MONSTER ENERGY GERAÇÃO


Paulo Alberto, Fábio Santos, Salvador Perez e Vitor Borba defende a Yamaha Monster energy Geração

Fábio Santos
29 anos - Brasileiro
3x Campeão Brasileiro na MX1
3x Campeão Brasileiro na MX2
Categoria MX1 / Yamaha YZ450F
Hexacampeão brasileiro das categorias MX1 e MX2 (três vezes em cada), Fabio Santos faz parte do time desde 2015. Em 2026, o campeão, que é uma referência no esporte, vai tentar buscar mais um título da MX1 para a coleção.

Paulo Alberto
35 anos - Português
1x Campeão Brasileiro MX1
6x Campeão do Arena Cross Brasil
Categoria MX1 / Yamaha YZ450F
Paulo Alberto acumula títulos em Portugal e no Brasil, onde compete desde 2013. Além do título da MX1 no Brasileiro de Motocross, Paulo é considerado o "Rei" do Arena Cross Brasil, competição que já venceu por seis vezes. Em 2026, vai disputar mais um título da MX1.

Vitor Borba
18 anos - Brasileiro
Campeão Brasileiro MX2
Categoria MX1 / Yamaha YZ450F
O catarinense que já foi campeão das categorias MX2 e MX2Jr estreia na Yamaha em 2026 subindo de categoria. Vitor Borba vai reforçar o time com seu talento e habilidade na disputa da categoria MX1 no Brasileiro de Motocross.

Salvador Perez
18 anos - Brasileiro/Espanhol
3x Campeão Espanhol na base
Categoria MX2 / Yamaha YZ250F
O jovem piloto Salvador Perez já foi três vezes campeão espanhol nas categorias de base e chega ao Brasil como um reforço para o time da Yamaha na disputa pelo título da MX2 no Brasileiro de Motocross


YAMAHA C6 BANK IMS


Da esquerda para direita

Glenn Coldenhoff
34 anos - Holandês
15 Temporadas no MXGP
Campeão do MX das Nações
Categoria MX1 / Yamaha YZ450F
Campeão do Motocross das Nações 2019 com a Holanda e 3º colocado no Mundial de Motocross MXGP 2025, "The Hoff" quer escrever um novo capítulo em sua história após 15 anos de Mundial. Chega ao Brasil para elevar ainda mais o nível da competição nacional, disputando o título da MX1.

Gabriel "Tomate" Soares
28 anos - Brasileiro
Categoria MX1 / Yamaha 450F
Gabriel Lucas Soares, mais conhecido como "Tomate", encara um novo desafio: a partir da temporada 2026 vai reforçar o time de motocross na equipe Yamaha C6 Bank IMS, modalidade na qual tem sua base. Vai dividir a temporada entre provas de rally na categoria Moto1 (pela equipe Yamaha IMS Rally) e motocross na categoria MX1.

Luiz Felipe Rocha
20 anos - Brasileiro
Categoria MX2 / Yamaha 250F
Luiz Felipe é campeão goiano nas duas principais categorias. Ganhou os campeonatos da MX1 e da MX2 em 2024 e vem a cada ano mostrando melhor desempenho no Brasileiro de Motocross. Agora, na Yamaha, promete disputa pelo título na MX2.

Gustavo Mauricio Torres
17 anos - Brasileiro
Categoria MX2 e MX2Jr / Yamaha 250F
Com uma formação sólida e títulos nas categorias de base (campeão brasileiro na 50cc e campeão goiano na 85cc), Gustavo Maurício foi o terceiro no latino-americano de 125 em 2024. Agora, no time oficial da Yamaha, promete grandes disputas na MX2.

Victor Hugo Rocha
14 anos - Brasileiro
Categoria MXJr / Yamaha YZ85
Jovem promessa do motocross brasileiro, Vitinho está pronto para competir na MXJunior com sua YZ85. O campeão goiano de da categoria em 2025 é um dos grandes postulantes ao Brasileiro 2026. 


YAMAHA 115 M78


Bernardo Tiburcio Encara o Europeu EMX2 e Espanhol de Motocross

Bernardo Tibúrcio
18 anos - Brasileiro
Campeão Brasileiro MX2
2x Campeão do Arena Cross Brasil AX2
Categoria EMX250 / Yamaha YZ250F
O jovem talento Bernardo Tibúrcio, campeão brasileiro de MX2 e do Arena Cross AX2, estreia na Yamaha Racing Brasil na nova equipe Yamaha 115 M78 sob o comando do experiente campeão Carlos Campano. Tiburcio vai encarar duas competições internacionais: o Espanhol de Motocross, a partir de fevereiro, e o Europeu, a partir de março, com sua Yamaha YZ250.


YAMAHA 101 M78

Juan Felipe Garcia
17 anos - Argentino
Campeão da IMS YZ125 BLU CRU AL 2024
Categoria MX2Jr / Yamaha YZ250F
O campeão do IMS YZ125 BLU CRU América Latina 2024 está há dois anos no time e vai buscar o título da categoria MX2 Júnior no Brasileiro de Motocross 2026.

Rodrigo Stuardo
16 anos - Chileno
Vice-Campeão da IMS YZ125 BLU CRU AL 2025
Categoria MX2Jr / Yamaha YZ250F
O jovem talento do Chile foi o vice-campeão do IMS YZ125 BLU CRU Cup 2025 e recebeu a oportunidade de disputar o campeonato nacional, também pela categoria MX2 Júnior, com a missão de lutar pelo título nas pistas brasileiras.

Sebastian Velásquez
16 anos - Venezuelano
3º na IMS YZ125 BLU CRU AL 2025
Categoria MX2Jr / Yamaha YZ250F
O jovem piloto Sebastian Velásquez demonstrou todo o seu talento na IMS YZ125 BLU CRU Cup 2025, fechando o ano no Top3 da competição, e agora vai acelerar ao lado dos companheiros de equipe na categoria MX2 Júnior.

Henri Krug
13 anos - Brasileiro
Campeão Brasileiro de 65cc
Categoria MXjr / Yamaha YZ85
Mais jovem promessa do time azul, Henri Krug é o atual campeão brasileiro de 65cc e estreia em 2026 na MX Júnior, onde promete dar trabalho aos adversários. É a Yamaha investindo cada vez mais na base do motocross brasileiro.

IMS YZ125 BLU CRU América Latina


Terceira temporada da IMS YZ125 BLU CRU América Latina

Destinada a jovens de 11 a 16 anos e mulheres até 17 anos do Brasil e de outros países da América Latina, a categoria oferece uma plataforma única para o desenvolvimento de novos talentos no motocross. Os pilotos têm a oportunidade de competir com a Yamaha YZ125, uma moto de alta performance que permite o aprimoramento das técnicas de pilotagem e a transição para categorias superiores.

A categoria estreou em 2024 com a chancela da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da FIM LATIN AMERICA (Federação Internacional de Motociclismo Latino-Americana), rapidamente se tornando um grande sucesso no continente. As corridas acontecem junto das etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross.


Yamaha IMS Rally Team


Yamaha IMS Rally Team com Adrien Metge, Gabriel Bruning, Gabriel Tomate e João Torres

Adrien Metge
39 anos - França
4x Campeão Brasileiro de Rally RAID
2x Campeão do Sertões na Geral
Categoria Moto1 / Yamaha WR450F
O "francês mais brasileiro" é bicampeão do Rally dos Sertões na categoria principal e quatro vezes campeão do Brasileiro de Rally. Em 2026, ele segue acelerando com a Yamaha em busca de mais títulos.

Gabriel "Tomate" Soares
28 anos - Minas Gerais
Campeão Brasileiro de Rally Geral
Categoria Moto1 / Yamaha WR450F
Mais um nome forte que segue com o Time Azul, o mineiro Tomate é o atual campeão brasileiro de rally na Geral. Em 2026, ele vai acelerar ainda mais para alcançar novos títulos com a Yamaha.

Gabriel Bruning
28 anos - Santa Catarina
Campeão do Sertões Moto2
Categoria Moto2 / Yamaha WR450F
O campeão da categoria Moto2 no Sertões e no Brasileiro de Rally segue no Time Azul para mais uma temporada disputando os títulos em jogo.

João Maurício Torres
19 anos - Goiás
Vice-campeão do Sertões na Moto1
Categoria Moto3 / Yamaha WR450F
Jovem, talentoso e corajoso. João Mauricio é o vice-campeão da Moto1 do Sertões 2025 e entra no time Yamaha IMS Rally para brilhar na categoria Moto3 e galgar seu espaço no futuro do esporte.

Ricardo "Bob" Marins
45 anos - Santa Catarina
Campeão do Sertões na Geral
Campeão do Sertões nas categorias Over e Big Trail
MotoOVER - Yamaha Ténéré 700
Um dos nomes mais experientes do rally brasileiro, Ricardo Martins já venceu a categoria principal do Rally dos Sertões, sendo atualmente o campeão das categorias Over e Big Trail, e campeão brasileiro de rally na categoria Over, a bordo de sua Ténéré 700. Além disso, ele também é embaixador da Yamaha Ténéré. 


Yamaha AD78 Latin America by MS Racing


Leo Marques (Mundial de R3), Felipe Macan (M1000GP), Turquinho Jr. (World SportBike), Alan Douglas (CEO), Heitor Ourinho (Mundial de R3) e Mario Salles (GP600) 
Foto: Stephan Salon

Humberto Maier "Turquinho Jr."
20 anos - Brasileiro
World SportBike
Yamaha YZF-R7
Turquinho Jr. é o nome mais experiente do time, do qual faz parte há 10 anos. Campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina em 2020, o paulista já brilhou no Mundial ao conquistar pódios e lutar pelo título da extinta categoria WSSP300. Agora vai representar a Yamaha na nova categoria World SportBike do Mundial de SuperBike, na sua sexta temporada na competição

Yamaha M78 Academy R3 World Team

Aymon Bocanegra
15 anos - Brasileiro/peruano
Mundial de R3
Yamaha YZF-R3
O jovem piloto de dupla nacionalidade representa a Yamaha Racing Brasil no Mundial Yamaha R3 BLU CRU pelo segundo ano consecutivo. Além de campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina em 2024, Aymon foi Top6 em sua temporada de estreia na competição internacional, inclusive vencendo corrida.


Leonardo Marques
15 anos - Brasileiro
Mundial de R3
Yamaha YZF-R3
O talentoso campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina 2025 fará sua estreia em pistas internacionais em 2026 no Mundial Yamaha R3 BLU CRU.


Heitor Ourinho
13 anos - Brasileiro
Mundial de R3
Yamaha YZF-R3
Com apenas 13 anos de idade, o vice-campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina 2025 também vai encarar sua primeira temporada internacional acelerando na pista do Mundial Yamaha R3 BLU CRU em 2026.

YAMALUBE R3 BLU CRU Latin America

Enzo Ximenes
13 anos - Brasileiro
Yamalube R3 BLU CRU A. Latina
Yamaha YZF-R3
Campeão do Yamaha R15 BLU CRU América Latina 2025, Enzo Ximenes garantiu a vaga para o próximo passo na caminhada de um atleta de motovelocidade e vai acelerar no grid do Yamalube R3 BLU CRU América Latina 2026. É a representação da escalada da R-Series.

YAMAHA R15 BLU CRU Latin America

Atletas de 10 a 14 anos
Yamaha YZF-R15

O Yamaha R15 BLU CRU América Latina é o início do caminho. Os pilotos começarão com 10 anos nesta competição de base, credenciando-se para o passo seguinte, que é correr de YZF-R3 no Brasil, para depois conquistar seu espaço na Europa.

JD43 BLU CRU M78 Academy

Mario Salles
17 anos - Brasileiro
Moto1000GP, categoria GP600
Yamaha YZF-R6
Após fechar a temporada de 2025 no Top3 do Mundial R3 BLU CRU, Mario Salles vai levar a experiência em pistas internacionais para um novo desafio, acelerando de YZF-R6 na categoria GP600 da Moto1000GP no Brasil. 

Felipe Macan
21 anos - Brasileiro
Moto1000GP, categoria GP600
Yamaha YZF-R6
Felipe Macan é mais um piloto oriundo da Yamalube R3 BLU CRU, tendo disputado as temporadas de 2018, 2019 e, em 2020 o Mundial de 300 pela Yamaha. Agora ele volta ao Time Azul e fortalece a equipe nas pistas brasileiras na categoria GP1000 da Moto1000GP pilotando uma YZF-R1. 




Imagens Relacionadas:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet