X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Dicas para o início da temporada no Motocross
Publicado em: 13/01/2011
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Redação MotoX.com.br - Por Roberto César de Oliveira - Fotos: Maurício Arruda


Um bom planejamento reflete no desempenho do piloto, profissional ou não, no início de temporada

Dicas para o início da temporada no Motocross

Todo atleta, profissional ou não, que quer iniciar uma boa temporada deve planejar como será o ano com o seu esporte. Para isto, uma boa avaliação física se faz necessária para diagnosticar e avaliar a condição física do piloto no início do trabalho. Com os resultados em mãos, terá condições de planejar e periodizar todo o treinamento. 

Sabendo das competições que o irá participar o programa deve ser organizado para que se alcance níveis de condicionamento físico ainda maiores que no ano passado, adequando, corrigindo e observando variáveis do treinamento afim de melhorar e prevenir lesões. O motocross é um esporte que exige um condicionamento físico específico de excelência e como qualquer outro, necessita de dedicação e disciplina.

Com isto, darei algumas dicas importantes para que o piloto organize e reavalie o seu projeto para a nova temporada:

- Há necessidade de definir e cumprir horários de treinamento físico e técnico em um ou dois períodos e avaliar periodicamente a evolução do trabalho.
- Participar de competições de menor expressão para efeito de treinamento, afim de avaliar o comportamento físico técnico como um todo.
- Correr, pedalar, musculação, treinamento funcional, pilates, yoga, alongamento, etc. Tudo é válido, desde que planejado especificamente para o motocross e orientado por um profissional capacitado.
- Aclimatar-se para adaptar o organismo ao calor excessivo, treinar com moto em dias de chuva para vivenciar situações especiais e de noite quando participar de competições noturnas.
- Adequar a alimentação com um nutricionista, principalmente se estiver acima do peso, e hidratação antes, durante e depois dos treinos e provas.
- Consulte um psicólogo do esporte quando o medo e a ansiedade estiverem atrapalhando o seu desempenho.
- Verifique se o seu convênio médico está te assessorando integralmente.
- Adquira todos equipamentos de segurança de alta qualidade.
- Treinar machucado é o mesmo que correr de moto com os pneus furados. Primeiro trate a lesão, depois treine!
- Pilotos de todas as idades que não treinam e só participam de competições nos finais de semana, também precisam de uma avaliação física principalmente com o objetivo preventivo.
- Um curso técnico de reciclagem com profissionais capacitados do motocross para iniciantes e amadores seria importante.
- Crianças devem ser avaliadas fisicamente e treinarem respeitando a sua individualidade biológica, crescimento e desenvolvimento físico e psicológico.
- Ingerir suplementos nutricionais sem orientação profissional e ou drogas para melhorar a performance pode acarretar danos a sua saúde.
- Atenção às competições que irá participar quanto ao suporte médico que você terá em caso de emergência. Ninguém está livre de um acidente, principalmente no motociclismo off road.
- Quando for treinar com moto, leve sempre um acompanhante para te ajudar.
- Treinamento físico em casa é melhor do que não fazer nada. 


Avalie o que falta para melhorar seu desempenho e trace metas

Avalie detalhadamente o que falta para melhorar o seu desempenho nas pistas. Trace metas! Lembre-se que no motocross precisamos entender que trata-se de um esporte que envolve três variáveis fundamentais: equipamentos, técnica e condicionamento físico, que precisam funcionar juntas, como uma engrenagem. Se uma falhar as outras estarão comprometidas. O sucesso nas pistas depende da íntima relação entre estas variáveis que devem estar caminhando juntas no mesmo nível.

Consulte o site MX Training para obter mais dicas.

Bom ano, bom treino!

Prof. Roberto Cesar de Oliveira - Motocross Training
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet