X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Treinando em alta intensidade
Publicado em: 24/09/2013
Clique e saiba mais

Com preparação adequada, pilotos evitam por mais tempo a fadiga e dores musculares
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Foto: Maurício Arruda


Treinos intervalados devem fazer parte da preparação de todo piloto off road

O motociclismo off road é caracterizado como uma modalidade de exercício de média a longa duração com a maior parte do tempo concentrando-se na faixa de alta intensidade de esforço e, portanto, altamente dependente da capacidade anaeróbia de seu praticante, submetendo o piloto a um estresse muito grande. A dor aparece principalmente nos antebraços, coxas, costas; fruto da falta de condicionamento físico e também pelo aumento da acidez (ácido láctico) no sangue por ausência suficiente de oxigênio limitando o desempenho.

Mesmo diante das variações e peculiaridades entre pilotos de enduro e rally, ou mesmo de pilotos de supercross, é importante levar em consideração o método de treinamento físico. Muitos pilotos se equivocam ao pensar que sempre se deve treinar pelo método contínuo, ou seja, passando muito tempo pedalando ou correndo numa mesma intensidade. Este é um bom método para conseguir criar uma base aeróbia em início de treinamento.

O método de treino por intervalos adotados por nós caracteriza-se por exercícios de correr, pedalar ou remar (na rua, academia ou trilha) onde o organismo é submetido a "tiros" médios, regulares e repetidos de trabalho com períodos de repouso adequados à intensidade aplicada. O motocross é uma modalidade acíclica (movimentos técnicos variados) e o piloto precisa desenvolver esta característica específica (tolerância ao lactato), tornando-se eficiente durante o período competitivo do ciclo anual de treinamento. Isto permitirá aos pilotos utilizarem o metabolismo anaeróbio por um tempo maior suportando mais tempo a fadiga e dores musculares. Isto não significa que você deve abandonar seus treinos contínuos, mas sim incluir treinos intervalados em sua periodização, destinando uma frequência de 2 a 3 vezes por semana dependendo do período de treinamento.

Exemplo de microciclo semanal para o Motocross:

Treinamento cardiovascular contínuo e intervalado


O motocross exige esta condição, e para melhor distribuir e elaborar seus treinos intervalados de forma segura, procure orientar-se corretamente para tomar decisões perante a sua avaliação física, extraindo assim o melhor de suas capacidades melhorando o seu desempenho.

Consulte o nosso novo site: www.mxtraining.com.br, no Blog você terá mais dicas.

Bom treino!

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet