X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Disciplina nos treinamentos
Publicado em: 12/09/2014
Clique e saiba mais

Cumprir o planejamento traçado é indispensável para o sucesso do piloto profissional ou amador
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Foto: Maurício Arruda


Disciplina é parte fundamental do treinamento dos pilotos

O piloto bem disciplinado cumpre seus programas de treinamento no momento certo e centraliza as energias naquilo que realmente é importante para a realização de seus objetivos e metas. Muitos iniciam o ano com projetos de comprar uma moto nova, emagrecer, parar de fumar, levar o treino a sério ou vencer o campeonato. A razão para o fracasso desses propósitos é a falta de disciplina.

O sucesso é decorrente de uma mistura de autoconhecimento, disciplina, persistência, autoestima e ação. O autoconhecimento permite explorar melhor nossas habilidades, buscar informações para superar pontos fracos na técnica e agir no momento mais adequado. O piloto bem disciplinado sabe que precisa treinar fisicamente e tecnicamente, independente de outros atrativos que o impeçam de trabalhar, ou seja, manter o foco em suas metas básicas, que levarão à realização de seus sonhos.

A auto estima vai lhe proporcionar auto respeito e lhe ajudar a manter uma atitude positiva diante das dificuldades. No momento em que desenvolver estas três qualidades, o sucesso será apenas uma consequência.

Comece criando pequenos hábitos positivos: se você estiver sempre atrasado, experimente adiantar seu relógio dez minutos e chegar ao local de treino antes do horário estabelecido, acabe com o hábito de dormir mais cinco minutos após o despertador tocar, siga as orientações do seu treinador, nutricionista ou médico com seriedade. Quem é disciplinado, consegue manter os propósitos em situações adversas. Quando pensa em desistir, reforça as energias e trabalha mais ainda. Desenvolva a auto estima, busque o auto conhecimento, seja rigoroso com você mesmo, adquira o hábito de terminar tudo o que começou, mantenha o otimismo, a fé, a esperança adotando uma postura positiva diante da vida. Seja sereno, controle a ansiedade, não espere retorno do dia pra noite e esteja certo que está no caminho correto.

A disciplina é uma qualidade comum às pessoa realizadoras e bem sucedidas tornando-as livres, autoconfiantes e produtivas. Planeje, organize e cumpra até o fim!

O que fazer para aumentar a disciplina:

- Emoção - Controle seus impulsos, aja de acordo com seus propósitos, em vez de seguir suas emoções. Saiba fazer a coisa certa, no momento certo, mesmo quando gostaria de fazer justamente o contrário. Cumpra a meta que você decidiu até o final.

- Saiba ficar em silêncio - Pense antes de falar, tudo o que disser será usado a seu favor ou contra você.

- Administre seu tempo - Planeje seus treinos, sua dieta, siga seus planos, estabeleça prioridades.

- Controle suas finanças - Nunca gaste mais do que você recebe. Procure ter sempre uma reserva financeira.

Você é o único responsável por seu sucesso ou fracasso!

Se ao longo de sua trajetória receber um "empurrãozinho" de alguém, será lucro.


Consulte o nosso novo site: www.mxtraining.com.br, no Blog você terá mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br











© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet