X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > ABPMX

Um ano de ABPMX
Publicado em: 28/04
Clique e saiba mais

Coluna - ABPMX
Por Marlon Olsen

As futuras gerações serão as principais beneficiadas pelo fortalecimento da ABPMX e de seu trabalho em busca da valorização dos pilotos

Um ano de ABPMX

Gostaria de passar a todos, um resumo de como foram esses 12 meses passados desde a fundação da ABPMX. Tenho certeza, que tanto nós da Diretoria da ABPMX, como também os pilotos que estão a frente dos trabalhos em seus Estados, aprendemos muito sobre a relação entre pessoas. Algumas dessas lições, dizem respeito a como enfrentar a desconfiança, a falta de interesse, os interesses econômicos, as críticas destrutivas, e também, como prestar atenção as críticas construtivas.

Hoje mais do que nunca, vemos o porque que a união dos pilotos não gerou frutos no passado. Pois o que mais nos chamou a atenção, é como as pessoas preferem ficar submissas a uma situação, por pura falta de atitude em querer dar um basta aos seus problemas. Parece que existe em todos nós, uma tendência natural em não querer enfrentar de frente os problemas existentes, mesmo que eles afetem diretamente as nossas vidas, as vezes, preferimos ficar reclamando aos quatro ventos ao invés de tomarmos providências para resolvê-los.

A situação piora, quando esses problemas dizem respeito a nossa segurança. Em nossas vidas, não devemos jamais nos contentar em sermos meramente passageiros, temos que ser donos dos nossos destinos. Pois do contrário, geralmente acabaremos nos sujeitando a pessoas e situações que são muitas vezes movidos por pura ganância.

Ganância, que é disparado nos dias de hoje, o maior problema da Humanidade. Pois é movido por ganância que o ser humano mata em 99% dos casos, por ganância o ser humano rouba, por ganância o ser humano mente, por ganância o ser humano acusa pessoas inocentes, e pior, motivado por ganância, o ser humano se torna muitas vezes conivente com situações de injustiça e falta de respeito com a vida humana, o que é inadimissível em quaisquer circunstâncias.

Mas graças a Deus, nem todas as pessoas têm essa motivação, ainda existem pessoas preocupadas com a vida alheia, com o futuro dos outros, e é por esse motivo que a ABPMX existe hoje. Porque um grupo de pessoas, cansadas em ver as injustiças e o desrespeito com a vida humana, resolveram se juntar e assumir o seu papel dentro do seu esporte, buscando soluções para os problemas enfrentados no presente e no passado, com o objetivo de impedir que as futuras gerações de pilotos, sofram com os mesmos problemas no futuro.

Desde o início, soubemos que não seria uma tarefa fácil, que teríamos muito trabalho e muitas barreiras pela frente, onde a maior delas, seria convencer os principais beneficiados dessa iniciativa, que são os próprios pilotos e pais de pilotos, a compreenderem a importância da criação dessa entidade, para garantir o futuro do esporte e a valorização dos pilotos.

Preferimos acreditar, que alguns pilotos não se filiaram a ABPMX por motivos financeiros, porque se foram motivados por outros motivos, gostaríamos que todos soubessem, que toda a Diretoria da ABPMX assim como todos os pilotos que a auxiliam, não ganham nada pelos seus trabalhos, e seguidamente pagam despesas da entidade do próprio bolso, tudo para fazer com que essa união gere frutos em um futuro próximo.

Muitas vezes estamos dando a cara para bater, nos indispondo com algumas pessoas, em defesa dos direitos de todos os pilotos. Isso exige força de vontade, coragem, e o mais importante, o desejo de ver os direitos de todos os pilotos do Brasil serem respeitados.

Mas ninguém vence uma batalha sozinho, para que possamos sair vitoriosos, precisamos do apoio de todos os pilotos, pois somente assim, teremos força suficiente para fazer com que a nossa voz seja ouvida com força e clareza, por todos os envolvidos com o nosso esporte. Caso contrário, vamos ter que nos conformar em continuar sendo meros palhaços de um circo que movimenta mais de 13 milhões de reais por ano, pagando para trabalhar e sem direito a reclamação. Sem a participação de todos os pilotos, é isso que vai continuar acontecendo.

O maior investimento feito nesse circo, é o dos pilotos, que a cada ano investem cada vez mais em suas estruturas, e investem aquilo que é muito mais valioso, anos de suas vidas ao esporte. Pois ninguém senta em uma moto e se transforma em um piloto da noite para o dia, por mais dinheiro que se tenha, precisa se dedicar muito para começar a pensar em vitória, e é isso que torna o nosso esporte especial. Precisa ter coragem, disciplina, determinação, humildade e força de vontade.

Nesse momento, precisamos dessa mesma determinação, para exigir a nossa participação nas decisões mais importantes relacionadas ao nosso esporte, e que afetam diretamente as nossas vidas.

Nós tivemos grandes vitórias nesse último ano, que não são tão visíveis como outras, mas com certeza são mais importantes. É mais ou menos como um Prefeito que investe em sistema de água e esgoto, uma necessidade básica de qualquer cidadão, mas que ninguém vê depois da obra feita, pois ela fica em baixo da terra. A ABPMX começou pelo item básico e mais importante de todos, que sozinho já faria todo o nosso trabalho valer a pena, a segurança. Até quando iremos ver pilotos perdendo as suas vidas em provas de motocross pelo Brasil? Quem vai ser o próximo a entrar para essa triste estatística? Em 2004 foi em Minas Gerais, esse ano começou por São Paulo, quantos pilotos precisam morrer para que as coisas mudem?

Se depender da ABPMX, nenhum desses acidentes irá passar em branco, todos serão investigados até o fim, para que possamos apurar os motivos e os responsáveis, pois já temos um departamento jurídico com especialidade na parte esportiva, pronto para agir quando for necessário. Muita coisa vai mudar e já está mudando, principalmente nos Estados onde possuímos representantes da ABPMX, e também pela colaboração e pelo apoio de algumas Federações Estaduais mais conscientes, que como nós, viram a necessidade de melhorias na organização e na fiscalização das suas provas.

Em Santa Catarina, durante a 2ª Etapa do Brasileiro de Motocross, após o treino Cronometrado, entregamos ao diretor de prova, que é a autoridade máxima do evento, uma ficha de vistoria técnica contendo as nossas observações sobre todos os pontos importantes na realização daquela etapa, como: traçado da pista, condições do terreno, condições dos saltos, pit stop, boxes, bumpings, acesso a pista, equipe médica, áreas de escape, área da largada etc... Solicitando providências para o dia da corrida ou providências imediatas caso necessário. Ação que pretendemos repetir em todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross, e que queremos que se extenda também aos Campeonatos Regionais e Estaduais, se tornando uma rotina entre Pilotos e Organizadores.

Ao contrário do que muita gente fala, principalmente aquelas pessoas que só reclamam e que não fazem nada para mudar as coisas, estamos trabalhando para fazer com que a ABPMX e os pilotos, sejam cada vez mais respeitados. Para que isso aconteça, eu gostaria de convocar, os pilotos que ainda não se filiaram, e aqueles que ainda não renovaram as suas anuidades em 2005, que o façam o mais rápido possível através do site http://www.abpmx.com.br , pois do contrário estarão prejudicando toda uma classe de atletas e indiretamente o esporte. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, podem entrar em contato pelo e-mail abpmx@abpmx.com.br, que teremos prazer em discutir os assuntos em questão.

Em nome da ABPMX e de todas as empresas conveniadas, eu agradeço os nossos colaboradores e todos os Pilotos filiados, e desejo a todos uma boa sorte em mais esse mês de competições que se inicia.

Marlon Olsen
abpmx@abpmx.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet