X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

Copa Brasil de Motocross Freestyle - Rio de Janeiro - RJ
Publicado em: 23/02/2009
Clique e saiba mais

Joaninha é tricampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle
MotoX.com.br - Fotos: Divulgação


Gilmar Flores, o Joaninha, conquistou mais um título no Rio de Janeiro

O domingo no Rio de Janeiro não foi marcado apenas pelo carnaval e desfiles das escolas de samba, mas também pela radicalidade da Copa Brasil de Motocross Freestyle, ou estilo livre, que reuniu na manhã do dia 22 bom público na arena montada na Praia da Barra da Tijuca.

Veja também: Relembre como foi a disputa da edição 2008 da prova


Banhistas da Praia da Barra da Tijuca assistiram uma apresentação de alto nível do tricampeão do evento
Com um repertório impressionante e quatro variações do backflip, Gilmar Flores, o Joaninha, confirmou seu favoritismo e, subindo mais uma vez no lugar mais alto do pódio, fez a folia no carnaval carioca. Com uma apresentação de tirar o fôlego, o matogrossense conquistou o tricampeonato da competição. Joaninha faturou o evento com 260 pontos, seguido por Marcelo Simões (228) e o americano Derek Burlew (219).

"O nível de todos os pilotos está subindo e isso me dá ainda mais vontade de treinar. A emoção do tri é única e estou muito feliz por esta conquista aqui no Rio de Janeiro, que em pleno carnaval é ainda mais especial", disse Joaninha, que caiu no samba com a torcida e a bateria de escola de samba Rocinha Samba Show após o pódio.

Para o tricampeão, ser o único atleta a executar o backflip foi o diferencial. "Andei muito bem e consegui fazer quatro variações do backflip. Isso foi fundamental para o tri", afirma. Variações como o Underflip, um backflip fora do eixo, manobra realizada pela primeira vez por um atleta brasileiro impressionaram os juízes.

E foi justamente ao executar esta manobra na segunda rodada, que Joaninha deu um susto na torcida sofrendo uma queda que, felizmente, não teve maiores consequências. "É uma manobra muito difícil e não consegui finalizar o movimento. Foi um susto, mas estou 100%", garante Joaninha, que sofreu apenas um pequeno corte no braço esquerdo. 


Marcelo Simões, Joaninha e Derek Burlew comemoram no pódio

Vice-campeão da Copa Brasil, Marcelo Simões destacou a apresentação impecável de Joaninha. "Ele esteve perfeito. Tentei arriscar um pouco para me aproximar dele, mas não deu. De qualquer forma estou muito satisfeito com o segundo lugar e a minha meta para este ano é competir o máximo possível", conta Simões, que nas eliminatórias foi o atleta mais bem colocado. O paulista, comprovando que segue em boa fase, fez uma apresentação consistente mostrando porque é dono de dois títulos brasileiros da Confederação de Esportes Radicais, tirando de Derek Burlew o vice-campeonato conquistado pelo americano nas duas edições anteriores da copa.


O paulista Marcelo Simões foi vice-campeão superando o americano Derek Burlew
Burlew ressaltou a importância de estar presente mais uma vez no Brasil. "A torcida brasileira é maravilhosa. Tivemos um evento perfeito, sem vento e sem acidentes. Estou feliz de voltar para casa com a medalha e sabendo que todos fizeram suas apresentações de maneira segura", ressaltou o terceiro colocado no evento deste ano.

O paulista Fred Kyrillos interrompeu a série de treinos e apresentações que está realizando nos Estados Unidos especialmente para participar da Copa Brasil. Conquistando 188 pontos ele acabou premiado com a quarta colocação, superando o colombiano Sebastian Meijas, atleta que realiza o Backflip, mas preferiu não arriscar a manobra nas rampas montadas para a prova brasileira e acabou com 170 pontos na quinta colocação.

Na competição de doubles, onde dois atletas saltam juntos, o título ficou com a dupla formada por Joaninha e o colombiano Meijas, seguido por Tatá Mello e Derek Burlew (campeões em 2008). Os irmãos Gian e Paô Bergamini foram outros destaques na disputa combinada, subindo ao pódio com o terceiro lugar. 

"Vim aqui para me divertir e vi que o povo brasileiro é realmente maravilhoso. Voltar para casa campeão em duplas ao lado do Joaninha, que é um grande amigo meu, é uma felicidade grande", comentou Sebastian Meijas.

A Copa Brasil de Motocross Freestyle teve patrocínio de Yamaha, Gatorade e BR; Apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e foi uma realização da MaxSports.

Resultados Copa Brasil de Motocross Freestyle

  Individual


Pos. Piloto Pontos
1 Gilmar Joaninha Flores 260 pts
2 Marcelo Simões 228 pts
3 Derek Burlew 219 pts
4 Fred Kyrillos 188 pts
5 Sebastian Meijas 170 pts
6 Gian Bergamini 165 pts
7 Tatá Mello 149 pts
8 Natan Azevedo 130 pts

Double
Pos. Dupla
1 Gilmar Joaninha Flores / Sebastian Meijas
1 Tatá Mello / Derek Burlew
1 Gian Beragamini / Paô Bergamini






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet