X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

X Games Brasil 2008 - São Paulo - SP
Publicado em: 02/05/2008
Clique e saiba mais

Todd Potter leva o X de Ouro no Best Trick e Matt Buyten no Step Up
Texto e fotos: Luiz C. Garcia


Uma multidão acompanhou o evento no sambódromo de São Paulo


Todd Potter
A história do X Games começou em 1995, quando foi realizado o primeiro desafio, mas desde sua primeira edição, que reúne várias modalidades esportivas o objetivo dos atletas é buscar o extremo. Mais de 100 milhões de pessoas já assistiram o evento.
Nas primeiras edições, o evento, chamado de Extreme Games, não contava com a participação das motos. Somente a partir de 1999 as motos estrearam nos X Games, com as disputas do Moto X. Desde então as motos passaram a ser uma das atrações mais importantes do evento. 

Veja também: Galeria de Imagens do Evento com 224 Fotos!

O sucesso dos X Games rompeu as fronteiras e desembarcou em outros continentes. O Brasil já foi sede de três edições dos Latin X Games (entre 2002 e 2004), competição que funcionava como seletivas para o evento principal, os X Games de Los Angeles.
Recentemente, a ESPN (organizadora do evento) criou os X Games Internacionais, possibilitando a participação de atletas dos cinco continentes. Em 2007 os X Games passaram por China, México e Emirados Árabes. Em 2008, foi a vez do Brasil receber o evento, o local escolhido não poderia ser mais apropriado para representar bem o país, um Sambódromo. A cidade de São Paulo foi o palco desta primeira edição que ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de abril e além do Moto X teve disputas no BMX e Skate . 


Greg Hartman


Brice Izzo, Todd Potter e Greg Hartman
No Moto X foram disputadas duas categorias: Best Trick (onde a melhor manobra elege o campeão) e Step Up (uma versão do salto em altura sobre duas rodas). A grande ausência foi Ronnie Renner, atual campeão do Step Up que, com problemas particulares, desistiu da etapa no Brasil. A expectativa no Best Trick ficou pela Eletric Death (morte elétrica), nome da manobra do norte-americano Kyle Loza. 

O Best Trick foi realizado no sábado, e uma multidão (mais de 17 mil pessoas) foi acompanhar a disputa o que gerou tumulto na entrada das arquibancadas já superlotadas. A Policia Militar foi chamada para conter o tumulto e sobrou até para o pessoal da imprensa que esperava para entrar na área designada. Apesar da confusão o espetáculo foi emocionante. 


As disputas do Moto X são destaque dos X Games


Matt Buyten
Kyle Loza, com a nona posição, ficou devendo nesta etapa. O americano Gerg Hartman, com um Back Flip Switch Blade, tinha a liderança até o ultimo competidor, o também americano Todd Potter. Potter completou o incrível Back Flip Cliff Hanger (variação do Back Flip - Salto Mortal de Costas - onde o piloto fica pendurado pelos pés no guidão) e levou o público ao delírio, conseguindo 94.66 pontos contra 93 pontos de Hartman. Em terceiro ficou o francês Brice Izzo com um Back Flip Shaolin marcando 92 pontos. O californiano Todd Potter acumula ótimos resultados, já foi bronze no X Games 2007 e ouro recentemente, em uma etapa realizada no México. 

Os brasileiros também andaram bem, Gilmar Flores Joaninha foi o melhor colocado com o sexto lugar. Outra novidade foi o Back Flip de Cyro Oliveira, que terminou a competição na nona posição. 

"Tudo foi sensacional. Os competidores, a pista e, principalmente o público, que incentivou bastante. Espero que o evento aconteça novamente no próximo ano. Se for realizado, estarei de volta com certeza", afirmou Potter. Perguntado sobre o que podemos esperar como manobras para o futuro tanto Hartman como Potter falaram que falta fazer o Frontal Flip e as variações no Double Flip. 


Veja também: Galeria de Imagens do Evento com 224 Fotos!
No domingo, com um público de 20 mil pessoas, foi a vez do Step Up. Um esquema muito mais organizado para o público e imprensa fez com que todos assistissem a prova sem problema. Em um espaço limitado, os pilotos precisavam ganhar velocidade e saltar com a moto o mais alto possível, cada piloto tinha duas tentativas para conseguir. 

A primeira tentativa foi com o sarrafo a 6,40 metros (21 pés). Kyle Potter, Brice Izzo e Derek Garland não conseguiram. Matt Buyten e Todd Potter passaram para a próxima fase. Próximo passo foi superar 6,55 metros (21.5 pés), ambos passaram na primeira tentativa. Matt Buyten é especialista nessa categoria e quando o sarrafo foi elevado a 6,70 metros (22 pés) essa experiência veio à tona. Todd Potter não conseguiu superar. Buyten conseguiu na primeira tentativa, ganhando o X de ouro. Matt Buyten ficou em primeiro lugar em Los Angeles, em 2003 e 2006, e em 2007, na versão internacional da competição, no México. Fica a expectativa de que no ano que vem o X Games volte para o Brasil.

O Espn X Games Brasil é patrocinado por Parmalat, Guaraná Antarctica, Honda, AM/PM e Oi.

Resultados

P. Moto X Best Trick País Pontuação
1 Todd Potter EUA 94.66
2 Greg Hartman EUA 93.00
3 Brice Izzo FRA 92.00
4 Ronnie Faisst EUA 90.00
5 Derek Garland EUA 89.66
6 Gilmar Flores (Joaninha) BRA 89.33
7 Matt Buyten EUA 86.33
8 Kyle Loza EUA 82.66
9 Cyro de Oliveira BRA 81.33
10 Giancarlo Bergamini BRA 81.00
11 Fred Kyrillos BRA 80.66
12 Natan Azevedo BRA 76.66
P. Moto X Step Up País Altura
1 Matt Buyten EUA 22.00 pés (6,70 metros)
2 Todd Potter EUA 21.50 pés
3 Kyle Loza EUA Falhou nas tentativas de 21.00 pés
4 Brice Izzo FRA Falhou nas tentativas de 21.00 pés
5 Derek Garland EUA Falhou nas tentativas de 21.00 pés






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet