Cyril Despres - Piloto fala sobre o Romaniacs e a nova KTM300 EXC-EFotos: Divulgação KTM / D. Treml
Despres é também especialista no Dakar, onde venceu por duas vezes foto: J. van Oers |
O piloto francê Cyril Despres venceu recentemente pela terceira vez o Red Bull Romaniacs em quatro anos de evento apresentando aos competidores os desafios das montanhas romenas.
A terceira vitória de Despress somente foi alcançada no dia final quande seu amigo e companheiro de equipe Michel Gau acidentou-se e fraturou um braço nos estágios finais. Vamos ver o que o bi-campeão do Dakar fala sobre o evento 2007:
Quais foram sua impressões sobre o evento deste ano?
Foi com certeza um dos mais duros, com dias longos e terrenos variados. Deixando de lado o Enduro acho que foi um dos países mais belos que já conheci. O evento foi bem organizado apesar de problemas com a localização de alguns postos de controle, e isso era algo que poderia ter sido previnido. Mas ao final das contas tivemos um bom equilíbrio de terrenos e um grande desafio aos pilotos.
Em termos dos chamados Enduros Extremos em que posição você coloca o Romaniacs?
Acho que ele está entre os três melhores.
Fale sobre a situação envolvendo o acidente de Michel Gau? Foi um momento importante da prova para você.
Com certeza, nós estavamos brigando pela liderança nos primeiros dias e os resultados dos três ou quatro primeiros era muito próximo. Estava claro que quem vencesse aquele dia iria ganhar na geral.
Foi quando Michel pegou uma raiz e foi jogado contra a árvore. Ele quebrou um braço, e deslocou o punho. Mais tarde descobrimos que também lesionou um tendão porque perdeu a sensibilidade nos dedos. Parei para ajudá-lo porquê, deixando de lado a competição, nós somos amigos há 15 anos. Fui capaz de imobilizar seu braço enquanto a equipe de primeiros socorros estava a caminho.
Quantos pilotos te ultrapassaram neste período?
Não sei muito bem, mas não perdi nenhum tempo porque pude ligar para os organizadores assim que aconteceu e eles me retornaram quando a equipe de resgate chegou. Então o tempo que perdí lá foi descontado do tempo total. Por sinal esses dias visitei Gau no hospital em Marseilles e ele está indo bem. Tinha de fazer ainda alguns testes por causa dos ligamentos, mas estava com um bom astral.
Você competiu com a nova KTM 300 EXC-E 2008 e foi a primeira vitória desta moto. Quais foram suas impressões sobre ela?
Bem, como pilotos sempre estamos preocupados com qualquer peso extra na motocicleta e estava um pouco inseguro sobre a idéia da adição da bateria e do motor de arranque por essa razão.
Mas tenho que dizer que foi muito útil em vários momentos e ela representa uma vantagem quando você para em sessões rochosas ou quando empurra a moto em trechos extrememente difíceis. É ótimo ter o botão alí à mão e
poder colocar o motor girando de novo com apenas um toque.
Também achei a moto fácil de controlar e curtí muito pilotá-la. O novo desenho do tanque ajuda também. Quando você fica em cima da moto durante 200km num dia é importante ter um equipamento confortável e que você se sinta à vontade pilotando!