X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Red Bull Romaniacs 2007 - Romênia
Publicado em: 23/06/2007
Clique e saiba mais

Red Bul Romaniacs - Enduro ao Extremo!
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Dean Treml / Peter Mathis / Günter Gröbl


O Red Bull Romaniacs teve sua quarta edição disputada essa semana. 

E mais uma vez uma das provas mais difíceis do mundo foi realizada com trajetos desconhecidos, dificuldades esperadas e inesperadas e um rosto mais do que conhecido no topo do pódio depois de quadro dias de desafios intensos entre homens, máquinas e a implacável natureza.

Veja também:

Clipe com os melhores momentos do evento

Vamos conferir como foi essa incrível prova.



Cyril Despres
Prólogo
As festividades em Sibiu na Romênia começaram com uma apresentação para mais de 9.000 pessoas do campeão de Street Bike Freestyle, o alemão Chris Pfeiffer.

Mas para os 135 competidores do evento a brincadeira que os esperava era composta de automóveis destruídos, troncos de árvores, paredes de pedras, rampas de madeiras e escadas.

Os pilotos da classe Hobby abriram a competição, mas para eles o trajeto se mostrou mais difícil que o esperado. Mesmo entre os pilotos da classe expert, nenhum foi capaz de superar todos os obstáculos pelo "caminho dos homens" e a solução para a maioria foi completar o traçado pela "chikens line".

O público aguardou pelos profissionais para assistir a todos os obstáculos serem vencidos e ao final do desafio de pouco mais de vinte minutos foi Cyril Despres, bi-campeão do Dakar quem começou o Romaniacs na frente seguido do britânico Paul Bolton e do holandês Frans Verhoeven.




Prólogo

1º Dia - Começam as verdadeiras dificuldades


Chris Pfeiffer
Três categorias, três trajetos e 135 pilotos. O que todos tinham em comum? Na largada realizada pontualmente às 7 da manhã nenhum deles sabia exatamente do primeiro dia de off-road com percursos variando entre 190km para os prós e 140km para os pilotos da classe Hobby.

Não demorou muito para descobrirem que o terreno do Romaniacs nos arredores de Sibiu, capital européia da cultura em 2007, é um dos mais hostis da face da Terra.

Foi um dia de caminhos muito lisos, lama, rios e troncos. As máquinas também sofreram e os pilotos tiveram que conviver com motores superaquecendo, embreagens queimadas e freios falhando.


Essa gangorra foi um dos obstáculos inusitados

Para os que conseguiram completar adivinha qual foi a recompensa ao final do dia? Descobrir que os dias seguintes seriam ainda piores!

Entre os profissionais o destaque foi para o francês Michel Gau que venceu o dia a frente do representante de Andorra Alex Antor e Cyril Despres.

O campeão do Dakar aproveitou a posição de primeiro na largada e foi o mais rápido no início da competição. Conforme o terreno piorou e os próprios ponteiros enfrentaram dificuldades a liderança mudou de mãos diversas vezes conforme iam passando os postos de controle.

Despress e o alemão Gerhard Forster pilotaram juntos por boa parte de uma das especiais e ambos abriram vantagem até Foster cair e quebrar uma costela. Ele completou o dia, mas ficou em dúvida se prosseguiria ou não até o final.



2º Dia - Chris Birch surpreende os favoritos

O trajeto do terceiro dia foi mais curto, mas nem por isso mais fácil. Em alguns trechos competidores comentaram que se sentiam como o próprio Indiana Jones, desbravando paredes imensas de pedras.

O percurso começou com uma escalada quase vertical no chamado Schanta Valley logo na saída da cidade. Na segunda especial os pilotos enfrentaram um terreno muito desafiador e técnico com pedras imensas próximas a um rio. Apenas um punhado de pilotos conseguiu vencer os obstáculos sem a ajuda do parceiro (nas categorias Expert e Hobby a competição é por duplas) ou dos fiscais de pista.

Na segunda medade do dia foi a hora de encarar uma floresta de 300 anos e uma escalada até a altitude de 2000 metros com inclinação superior a 60º em alguns trechos. Ao final uma queda d'água refrescava a vista e mente dos pilotos com um visual fantástico.


Kyle Redmond


O destaque do dia foi o neo-zelandês Chris Birch depois de demorar mais de nove horas e meia para completar o segundo dia não quis gastar mais que 3h14min para retornar ao ponto de seu merecido repouso.

Cyril Despres levou um minuto a mais para cruzar o posto final e passou por poucos segundos Michel Gau na classificação geral. O terceiro do dia foi o norte-americano Kyle Redmond.

3º Dia - O mais rápido do evento

Depois de 560 quilômetros apenas 90 pilotos permaneciam na competição. Neste dia a competição apresentou um início extremamente técnico e a segunda metade de trechos velozes e com visual espetacular.


Os franceses Despres e Gau surpreenderam a própria organização cruzando a linha de chegada bem antes do esperado.

Os dois únicos pilotos a vencer as edições anteriores do evento se colocam como francos favoritos antes do dia final.

Despres foi o mais rápido no início e logo alcançou o vencedor do dia anterior Chris Birch. Mas depois de penar para achar a rota certa perdeu a liderança para Gau terminando o dia exatamente quatro minutos atrás. Birch ficou em terceiro e o alemão Gerhard Foster em quarto.


As belas montanhas e velocidades acima do 120km/h recarregaram as energias dos pilotos antes do dia final e decisivo. O tempo seco colaborou com os pilotos deixando a pista rápida e permitindo cumprir o trajeto num tempo bem menor que o programado.

O organizador Martin Freinademetz comentou: "Se tivesse chovido alguns dias antes muitos dos competidores não cruzariam a chegada antes do por do Sol."

O dia seguinte começaria com 14h12min de tempo total para o líder e mais de 35 horas (incluindo as penalizações) para a última dupla.

4º Dia - Despres é tri-campeão

Com quatro minutos de vantagem Michel Gau começou como franco favorito ao título da edição 2007. Mas a má sorte estava ao seu lado. Apenas 30 minutos após a largada Gau sofreu uma queda que resultou num braço direito fraturado. Despres foi o primeiro a chegar ao local do acidente e aguardou ao seu lado até o socorro chegar.

Vinte minutos depois ele continuou sua prova sem saber por quantos competidores havia sido ultrapassado. 



Chris Birch foi novamente o primeiro a cruzar a linha de chegada e não fosse seu desastroso primeiro dia onde chegou em apenas 15º teria teria brigado mais próximo da vitória.

Despres teve um crédito em seu tempo por ter atendido Gau e venceu a classificação do dia. Venceu também na classificação geral (mesmo sem o crédito ainda venceria por cerca de 17 minutos) tornando-se tri-campeão dessa exigente e deslumbrante prova.

Mesmo com a costela quebrada o piloto privado alemão Gerhard Foster administrou as dores para completar o evento na segunda posição. Birch ficou com o terceiro posto no pódio apenas três minutos depois.

O quarto dia, como era de se esperar, foi dos mais exigentes com escaladas inclinadas no início e pirambeira lisas e intermináveis ao final no retorno à Sibiu. Os 78 pilotos a completar o evento puseram à prova toda sua disciplina, técnica e disposição para vencer caminhos que foram da lama infernal às paisagens paradisíacas das montanhas da Romênia.


Chris Birch comemora a chegada final



Cyril Despres
Cyril Despres:
"Michel e eu realmente forçamos o ritmo ontem e estávamos preparados para a batalha desta manhã. Mas logo após a largada Micheu sofreu uma queda e e parei para ver o que tinha acontecido. Ela tinha quebrado o braço e fiquei com ele atá a equipe de primeiros socorros chegar. Não me preocupei com a corrida porque acima de tudo somos amigos.

Quando voltei à corrida cheguei a nadar com minha moto na travessia dos rios. Acho que hoje foi o dia mais difícil entretanto tivemos sorte com o tempo. As coisas poderiam ter sido 25% piores numa prova como essa. Tenho de agradecer a organização,
fizeram um grande trabalho e hoje descobri que o pessoal dos primeiros socorros está sempre por perto. Foram dias muito divertidos pilotando e isso faz me sentir ainda melhor por vencer novamente."

Gerhard Foster: "Tive um início péssimo esta mahã. No primeiro rio minha moto caiu e tive que tirar toda a água para continuar. Hoje foi o dia mais difícil. Tívemos que subir e descer, subir e descer nas montanhas, mas ao final terminei o dia bem e estou absolutamente satisfeito de estar aqui."

Chris Birch: "É fantástico estar aquí. No domingo não sabia se poderia completar a prova e agora estou no pódio! Hoje foi difícil e quandos nos aproxumamos das  margens da cidade pensei que a chegada estava próxima, mas ainda levei duas horas para receber a bandeirada! A melhor coisa de hoje? Chegar ao final com certeza! Entretanto estou triste por Michel Gau, ele era o cara para ganhar aqui."


Resultados

P. No Profissional Origem Tempo Pontos
1 4 DESPRES Cyril French 20:13:42:0 72822
2 5 GERHARD Forster German 20:51:42:0 75102
3 8 BIRCH Chris New Zealander 20:54:43:0 75283
4 26 RED MONT Kyle USA 21:20:53:0 76853
5 2 ANTOR Alex Andorran 21:59:28:0 79168
6 7 VERHOEVEN Frans Nederlands 22:29:31:0 80971
7 10 HAPP Dieter Austria 22:53:48:0 82428
8 22 MARTINJAK Klaus Österreich 26:46:31:0 96391
9 12 EMANUEL Gyenes Romanian 30:13:59:0 108839
10 23 MILLER Kevin USA 31:45:7:0 114307
11 1 GAU Michel French 32:57:56:0 118676
12 24 WALKER Geoff British 33:19:45:0 119985
13 18 CSAKI Ferenc Romanian 34:45:49:0 125149
14 11 KATAI Peter Hungarian 35:35:17:0 128117
15 17 ELEK Andras Romanian 36:4:24:0 129864
P. No Expert Team Origem Tempo
1 159 CRAFAR Simon Moto Club Vectra New Zeelander 27:16:38:0
1 160 MIREL Pandrea Moto Club Vectra Romanian 27:16:38:0
2 137 GOROG Aron Team BT Asigurari Romanian 27:27:24:0
2 138 MICHEL Dumoulin Team BT Asigurari Belge 27:27:24:0
3 107 SUTTNER Sepp Bayern-Express German 28:57:33:0
3 108 ZWERENZ Stefan Bayern-Express German 28:57:33:0
4 165 PLUMB Nick Team Touratech British 33:20:22:0
4 166 BOUNDS Craig Team Touratech Welsh 33:20:22:0
5 109 MOCKER Erik Flatout-Fightclub Austrian 33:27:28:0
5 110 MOCKER Oliver Flatout-Fightclub Austrian 33:27:28:0
6 111 ATTILA Ramay KTM Romania Romanian 34:57:54:0
6 112 ZSOLT Vegh KTM Romania Romanian 34:57:54:0
7 123 ROMEO Duicu Vectra Racing Team Romanian 38:0:49:0
7 124 ALEX Garbacea Vectra Racing Team Romanian 38:0:49:0
8 101 DUNCA Romeo MotoVerde Timisoara 1 Romanian 39:24:47:0
8 102 VULLIET Francois MotoVerde Timisoara 1 French 39:24:47:0
9 153 KUNERT Tommy TomTom I Lupi German 40:13:27:0
9 154 LEINER Thomas TomTom I Lupi German 40:13:27:0
10 117 BONJEAN Remi www.booo.fr French 40:59:22:0
10 118 MALLET Simon www.booo.fr French 40:59:22:0
P. No Hobby Origem Tempo
1 205 POPESCU Ciprian Romanian 19:59:46:0
1 206 CRISTINEL Babes Romanian 19:59:46:0
2 220 GEZA Benedekfi Romanian 20:50:21:0
2 221 DOMOKOS Gereb Romanian 20:50:21:0
3 207 FEHRMANN Marc German 21:2:52:0
3 208 VOLLMER Harald German 21:2:52:0
4 214 IVO Cotterchio Luxemburg 21:2:58:0
4 215 KIRSCH Joe Luxemburg 21:2:58:0
5 216 POTZL Karl Austrian 21:33:36:0
5 217 ZEILER Jurgen Austrian 21:33:36:0
6 212 STANDFEST Christian Austrian 22:36:22:0
6 213 KOEPPEL Alex Austrian 22:36:22:0
7 245 HOMS PAGES Eduard Spain 22:48:19:0
7 246 ARCHE CONGOST Guillem Spain 22:48:19:0
8 201 DENZER Ulrich German 24:17:14:0
8 202 HOLTZ Michael German 24:17:14:0
9 237 VESTEMEAN Dragos Romanian 24:24:16:0
9 238 MARIUS Lupu Romanian 24:24:16:0
10 228 HERRMANN Udo Deutschland 28:50:0:0
10 229 UDO Schmidt German 28:50:0:0






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet