X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Freestyle

Red Bull X-Fighters 2007 - México
Publicado em: 30/03/2007

Espanhol Dani Torres conquista a Plaza del Toros no México
Texto: Redação MotoX / Gilmar Flores Joaninha - Fotos: Red Bull - Arquivo pessoal


Mat Rebeaud e Joaninha em noite histórica para o Freestyle Brasileiro
foto: alexchelbert.de

Aconteceu no último final de semana a primeira etapa do Red Bull X-Fighters 2007. Um dos eventos mais prestigiados do Motocross Freestyle mundial. Neste ano o X-Fithers terá etapas também na Irlanda e Espanha.


Dani Torres - foto: alexchelbert.de
Pela segunda vez o Brasil participou do evento que recebeu nada menos que 42.000 espectadores. O "pequeno" garoto de Sinop, MT, Gilmar Flores Joaninha começa a ganhar prestígio internacional e foi nosso representante convidado em 2007. Dois anos antes o mineiro Nathan Azevedo já havia participado do evento na mesma Plaza del Toros.

A fórmula da competição foi a seguinte: os dez competidores disputaram homem a homem a preferência dos jurados. Aos cinco selecionados se juntou o perdedor melhor votado. Mais três baterias homem a homem e os três melhores pilotos sem enfretaram na superfinal.

O grande vencedor da noite foi o espanhol Dani Torres, de apenas 19 anos que já se torna uma das principais revelações da modalidade. 

E o Joaninha como foi? Vamos acompanhar seu relato exclusivo nas linhas abaixo:


foto: alexchelbert.de


"Bom, quando fui convidado para ir ao Red Bull X-Fighthers no México fiquei muito contente por mim e por representar nosso país. Já tinha ouvido falar muito do evento e já havia visto várias imagens em dvd. É um super evento realizado pela Red Bull! 

Assim que se oficializou a minha participação, comecei a construir uma pista em Sinop, com rampas bem semelhantes às do evento para treinar. Só tinha um mês pra fazer a pista e treinar, treinei o máximo possível e fui para o México. 

Cheguei no México dia 21, tudo muito lindo, uma cidade bem grande e bem populosa, cheguei às 5 da manhã e às 12 horas fui à Plaza del Toros. Chegando lá vi uma pista bem difícil de andar, as rampas lançavam a moto muito pra frente e a recepção muito inclinada, totalmente diferente dos saltos do Brasil. Logo depois eu fui ver a moto que ia andar e trocar algumas peças pessoais, foi quando eu pude ver alguns de meus ídolos: Mat Rebout, Nate Adam e outros.
 
Dia 22 rolaram os treinos livres, após as 11 da manhã, foi onde eu vi realmente que as rampas eram bem diferentes. Tive uma dificuldade enorme em acostumar com os saltos, eles jogavam muito para frente, perdi muito tempo no treino até acostumar com os saltos e principalmente para fazer o back flip, manobra que depende principalmente da rampa de lançamento. 


Depois do treino da manhã, tivemos uma reunião com os pilotos para falar da pista. Nós falamos que as rampas que estavam com 22,5 metros estavam jogando muito para frente e a recepção estava com uma cabeça em cima que tinha que se arredondar um pouco. 

Modificações feitas, veio o treino da tarde e logo depois a classificatória para ver quem andava com quem no dia seguinte, exemplo: o 1º com o 10º, 2º com o 9º, 3º com o 8º, e assim por diante.
 
Bom eu classifiquei em 8º, ou seja ia competir com o 3º que foi Mat Rebeaud, simplesmente o  campeão do ano passado... fácil né?
 
Dia 23 campeonato, ou seja hora da verdade, teve um treino de manhã, tentei acertar minha volta mas não fui muito bem, os outros pilotos já estavam mais à vontade, por ter mais experiência nesse tipo de competição. 

Chega a hora da batalha final, pelo menos pra mim, porque não tinha como ganhar de Rebeaud, entrei na pista fiz o melhor que pude, afinal não era meu melhor porque não estava bem com a pista.

Mas valeu muito porque mesmo Rebeaud andando melhor o voto do público fui eu que ganhei, isso pra mim valeu muito. Daí para frente foi só curtir o show dos pilotos principalmente de Dani Torres o campeão da etapa do México 2007. 

No dia seguinte, sábado, nós fizemos um passeio pelas pirâmides dos Astecas, foi muito bom, nunca tinha visto uma coisa tão impressionante, são muito grandes, fantástico!

Valeu a experiência, aprendi muito lá, agora é só treinar em uma pista mais adequada e com uma piscina de espuma e partir para próxima."
 

Gilmar Flores Joaninha


Gabriel Villegas - foto: alexchelbert.de

Resultados

1. Dany Torres, Espanha, 100 pts
2. Nate Adams, USA, 93,5 pts
3. Robbie Maddison, USA, 84 pts
4. Mat Rebeaud, Suíça, 40 pts
5. Eigo Sato, Japão, 30 pts
6. Gabriel Villegas, Chile, 20 pts
6. Gilmar Flores, Brasil, 20 pts
6. Brian Deegan, USA, 20 pts
6. Ronnie Renner, USA, 20 pts
6. Johan Nungaray, México, 20 pts            


O trio vencedor - foto: flohagena.com

  






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet