Joaninha é bicampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle Texto: Silvio Lousada - Fotos: Luciano Netto
 Público lotou a Praia dos Sonhos e assistiu mais uma vitória de Joaninha |
Comprovando o prestigio nacional que possui, Gilmar Flores, o ’Joaninha’, se tornou bicampeão da segunda edição da Copa Brasil de Motocross Freestyle, disputada pela equipe Jorge Negretti, neste sábado (13) em Itanhaém, litoral de São Paulo.
Veja Também:- Clipe com os melhores momentos da prova- Galeria de ImagensDesafiando a lei da gravidade, o campeão de 26 anos voou alto, e levou o público ao delírio durante sua performance. Mas foi após sua apresentação oficial, que o atleta realizou por duas vezes, o backflip (looping invertido), a manobra mais aguardada pelo público, que lotou as arquibancadas e as areias da Praia dos Sonhos, ultrapassando o número de 2 mil pessoas.
 Fred Kirillos |
"Fiquei muito feliz de poder executar essa manobra, pois não estava preparado para executá-la. Mas decidi arriscar, pois o público de Itanhaém merecia essa recompensa após tanto carinho oferecido a nós", comentou emocionado, Joaninha, o único brasileiro na atualidade que realiza este salto.
Com manobras ousadas, como a Hart Attack, na qual o piloto fica de cabeça para baixo na moto, Fred Kirillos, revelação paulista, conquistou o segundo lugar, seguido por Otávio Mello, mais conhecido como Tatá, que deu um banho de areia nos espectadores que ficaram próximos à rampa. Na 4ª e 5ª posições ficaram os já experientes Natan Azevedo e Jorge Negretti, respectivamente.
 Tatá Mello |
Antes mesmo da apresentação oficial, que teve uma bateria livre de 10 minutos e outras duas com seis saltos cada, o público presente pode conferir durante o treino, saltos extraordinários como o superman seat grab, em que o piloto estende o corpo paralelamente à moto, com os pés para trás, tendo como único ponto de apoio às mãos no banco, e o córdoba, no qual ele coloca os pés por baixo do guidão e dobra o corpo, ficando com a cabeça para trás.
 Natan Azevedo |
ReconhecimentoAlém da cerimônia de premiação para os quatros primeiros colocados, o evento contou com uma homenagem ao prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, que recebeu das mãos do piloto Jorge Negretti, um troféu simbolizando o incentivo que tem dado ao motocross. "Este prêmio não é meu, mas da população desta Cidade, que se tornou uma referência em esportes radicais", ressaltou Forssell.
 Jorge Negretti |
Vale ressaltar, que juntamente com a Rede Globo, a atual Administração de Itanhaém é a única a organizar este evento. A emissora carioca realizou a Copa Brasil Freestyle, no mês de dezembro de 2006, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro, onde Joaninha, também foi o campeão, tendo Fred Kirillos como um dos destaques da competição, com o 4° lugar.
Confira a classificação da etapa: 1° Gilmar Flores ’Joaninha’
2° Fred Kirillos
3° Tatá Mello
4° Natan Azevedo
5° Jorge Negretti