Piloto italiano anuncia aposentadoria após 18 anos competindo no Mundial de Motocross
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Ray Archer / JP Acevedo / G. Freeman
Com nove títulos mundiais e 93 vitórias ocupa a segunda posição entre os maiores nomes do esporte
Prestes a completar 38 anos no próximo dia 23 de setembro, Antônio Cairoli comunicou que deixará as pistas profissionalmente ao fim da temporada 2021. O anúncio foi feito em conjunto com a KTM numa cerimônia para a imprensa em Roma.
Antonio Cairoli anuncia aposentadoria
Foram 18 anos competindo no mais alto nível do esporte. Neste período Cairoli conquistou 93 vitórias e 9 títulos mundiais. Números abaixo apenas do também legendário Stefan Everts. Mais do que o legado de títulos, o italiano foi um dos responsáveis por tornar a KTM uma das líderes no mercado do motociclismo fora de estrada.
Após três títulos com a Yamaha, dois na MX2 em um na MX1, Cairoli aceitou o convite da fábrica austríaca para desenvolver a SX-F 350. O casamento foi perfeito entre seu estilo de pilotagem e a motocicleta com motor menor e mais maneável, dominando o campeonato por cinco temporadas consecutivas de 2011 a 2014. A princípio, seu maior temor com a 350 seriam as largadas, mas em pouco tempo dominou as características do conjunto realizando inúmeros
holeshots e invariavelmente começando as corridas entre os cinco primeiros.
Comemorando o título MX1 em 2014, no Brasil
Em 2017 Cairoli conquistou seu sexto título pela KTM, já com a SX-F 450. A razão da mudança para a moto de maior cilindrada, segundo o próprio piloto, foi que a evolução ao longo dos anos a deixou mais fácil de pilotar, permitindo que "todo mundo" acelerasse tudo durante toda a corrida.
Em breve Cairoli assumirá a posição de Embaixador da KTM. Também continua como consultor da fábrica, colaborando em campos-chave, inclusive no desenvolvimento das motos. Sem compromisso em competir a temporada inteira, declarou que deve participar de eventos selecionados, inclusive tem o desejo de participar de algumas provas do AMA Motocross já em 2022.
No momento Antônio Cairoli ocupa a terceira posição no campeonato e está na briga pelo 10º título a 29 pontos do líder Tim Gajser. A reta final da temporada promete tornar-se um verdadeiro tour de despedida para os fãs domésticos, já que
seis das nove etapas finais serão na Itália. Dos seus nove títulos mundiais um foi conquistado no Brasil: em
Trindade (GO) 2014.
Tony Cairoli:
"Esta não foi uma decisão fácil. Eu sempre disse que números e estatísticas não significam muito para mim. Acho que foi uma conquista para mim e para minha família ganhar um campeonato mundial, então ter uma carreira como essa é muito especial. Sinto que é o momento certo para parar. Tudo ao meu redor me faz parecer a decisão certa, e ainda estamos tentando conquistar o título este ano, então a motivação é alta para este desafio. Quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram e apoiaram desde que vim para o campeonato mundial, e ao longo do caminho, na verdade. Houve muitos rostos e nomes e, claro, toda a empolgação e amor dos fãs. Eu me senti muito parte da família KTM desde o primeiro dia e continuaremos nosso trabalho e relacionamento juntos, mas agora de uma maneira diferente. Há muito mais a fazer na vida após 2021, mas por enquanto nosso objetivo é muito claro."
Confira abaixo uma galeria de fotos de seu período com a KTM.