X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > ABPMX

Copa 2006 - Um desastre anunciado
Publicado em: 10/07
Clique e saiba mais

Coluna ABPMX - Copa 2006 - Um desastre anunciado
Por Marlon Olsen 

Como brasileiro, não poderia deixar de falar sobre o maior desastre esportivo dos últimos anos para o Brasil, que foi a eliminação prematura da seleção brasileira de futebol nas quartas de finais da Copa da Alemanha.

Todos nós, atletas praticantes de esportes coletivos ou individuais, devemos aproveitar esse momento para refletir sobre alguns dos erros cometidos pelo time brasileiro, para assim tentar evitá-los em nossas vidas esportivas e profissionais.

Existem situações na vida que não precisamos de experts ou estudiosos no assunto para chegarmos a conclusão que alguma coisa está errada. Na maioria das vezes basta um pouco de coragem, humildade e bom senso para evitar que um excelente projeto não acabe em um grande fracasso, como ocorreu com o Brasil na Copa do Mundo de Futebol na Alemanha.

Alguns dos erros cometidos, são os mesmos que vimos nos livros de história e que não raramente acabaram em guerras e injustiças pelo mundo afora. Infelizmente ou felizmente, o Brasil precisou sofrer na pele para aprender com esses erros, são eles:

1) Deixar que os interesses individuais se coloquem a frente do interesse coletivo. No caso da seleção brasileira, os jogadores e o técnico estavam mais preocupados com o marketing envolvido e em bater recordes pessoais, e se esqueceram de se preparar a altura para a competição.

2) Falta de liderança. Na seleção brasileira, nenhum jogador assumiu uma posição de liderança realmente efetiva durante as partidas, e o técnico da equipe também não conseguiu desempenhar esse papel, pois não conseguiu motivar e se impôr nos momentos decisivos.

3) Deixar que os interesses das empresas patrocinadoras se coloquem a frente do objetivo principal da equipe. No caso da seleção, o erro começa pelo técnico participar de uma campanha publicitária junto com um dos jogadores, que por sinal estava despreparado para uma competição de alto nível. Se pensou muito mais no marketing que os recordes iriam gerar, do que escalar quem estava melhor preparado para jogar no momento. Sem contar outros inúmeros interesses envolvidos que jamais virão a público.

4) Arrogância. Quando o homem consegue conquistar algo expressivo, tende a se achar auto-suficiente, isso é, que não precisa mais escutar a opinião de outras pessoas, fica cego pela sua arrogância e pela sua vaidade. Isso também ocorreu com o técnico da seleção brasileira e sua comissão técnica.

5) Falta de amor e vontade naquilo que se faz. Se tivermos isso, temos a obrigação de buscar outro trabalho, pois do contrário estaremos desperdiçando momentos preciosos de nossas vidas, nos tornando pessoas frustradas, vivendo sem motivação e emoção naquilo que fazemos. Emoção foi algo que não vimos por parte da maioria dos jogadores e da comissão técnica da seleção brasileira de futebol. O que vimos nessa competição, foram pessoas sufocadas por interesses extra-campo, tentando justificar o injustificável.

Vamos torcer para que o nosso país aprenda a lição, e chegue a conclusão que mesmo com as vitórias e derrotas que a vida nos proporciona, o amor por aquilo que fazemos e o amor pelos nossos semelhantes, é o principal ingrediente para vivermos em harmonia com nós mesmos. 
    






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet