X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Brasileiros participam do World Mini Grand Prix em Las Vegas
Publicado em: 16/05/2006
Clique e saiba mais

Gustavo Pessoa e Ricardo Jurça competiram em Las Vegas
Redação MotoX - Colaboração de Roberto Jurça - Fotos: Divulgação


Largada de uma classificatória. Foram 89 grupos disputando 29 categorias naquele que é considerado o maior evento do minicross mundial

Mini Galeria de Imagens


Ricardo Jurça conseguiu chegar a final da Super Pee Wee onde obteve a 20ª posição
Uma aventura inesquecível para dois mini-pilotos brasileiros, assim foi a edição 2006 do World Mini Grand Prix. Gustavo Pessoa e Ricardo Jurça, dois pilotos paulistas de 8 anos, estiveram em Las Vegas durante o mês de abril quando participaram da prova que é considerada o mundial do minicross.

O Evento

Organizado pela NMA – National Motorsports Association - o World Mini Grand Prix é considerado o maior evento de motocross do mundo por reunir a maior quantidade de participantes distribuídos em 29 categorias.

Las Vegas foi sede da 35ª edição do evento que ocorreu entre os dias 11 e 16 de abril de 2006 no Las Vegas Motor Speedway – Motocross Park. O dia 11 foi reservado para confirmar as inscrições, vistorias, preparações e testes das motos, organizar os participantes no enorme parque de box e transmitir todas informações do evento. 

Foram montados 89 grupos de classificatórias com média de 35 pilotos por bateria, o que resultou em mais de 3.000 inscrições. Considerando que cada piloto participou em uma média de duas categorias, tivemos certamente mais de 1.500 pilotos no evento. O dia 12 foi destinado aos treinos livres. Cada participante realizou um único treino livre de 5 voltas na pista por categoria inscrita. 


Com um modelo original e diferente do que utiliza no Brasil, Gustavo Pessoa ficou perto da classificação na classe para motos modificadas de até 61cc
Nos dias 13, 14 e 15 foram realizadas duas baterias classificatórias por grupo (cada categoria contou com 2 ou 3 grupos), com largada e 4 voltas na pista. A soma de pontos nestas duas baterias identificou os 30 finalistas de cada categoria. 

As categorias


As categorias com os pilotos mais jovens eram: 50cc Pee Wee – distribuídos em 5 categorias para pilotos de 4 a 9 anos;  4-6 anos stock (moto original) e 4-6 anos modified (moto modificada até 61cc). 

Os brasileiros competiram nas categorias: 6-8 anos stock (moto original) com Gustavo Pessoa;  7-8 anos modified (moto modificada até 61cc) com Ricardo Jurça e Gustavo Pessoa; e Super Pee-Wee (Força Livre) com Ricardo Jurça.

Foram montadas 11 baterias classificatórias nas 5 categorias, o que garantiu aproximadamente 400 inscrições e 200 pilotos, considerando que cada participante andou em duas categorias. 


A grandiosidade do evento impressiona

As corridas


Ricardo e Gustavo
Categoria 7-8 mod. – 108 pilotos se inscreveram nesta categoria que foi dividida em 3 grupos de classificatórias e apenas 10 pilotos de cada grupo foram para final. Os dois brasileiros foram bem nas provas que contaram com a participação de 36 pilotos, mas o resultado não foi suficiente para levá-los a final.

Ricardo Jurça ficou em 16º na primeira bateria e em 15º na segunda bateria, resultando na 15ª colocação do grupo. Já Gustavo Pessoa ficou em 14º e 13º nas baterias, conquistando a 13ª colocação na soma dos resultados. Por 3 posições o piloto da equipe Itamaracá Rodas, que é atual líder invicto no Campeonato Paulista, deixou de classificar-se a final. 

"Competimos com uma moto totalmente original na categoria (onde correram motos modificadas de até 61cc) e com a qual o Gustavo nunca havia andado. A moto que havíamos solicitado não nos foi disponibilizada", explicou o pai do piloto, Douglas Souza. Gustavo antes havia competido na categoria stock, mas nesta classe  enfrentou problemas que prejudicaram seus resultados.


Os dois brasileiros competiram juntos em uma das categorias

Ricardo Jurça também participou da categoria Super Pee-wee 6-9 anos que teve 94 pilotos inscritos, divididos em dois grupos. Cada grupo disputou duas classificatórias que identificaram, pela soma de pontos, os 15 primeiros para a final da categoria. Jurça ficou em 16º na primeira bateria e em 13º na segunda bateria, o que garantiu sua presença entre os 30 finalistas.

Finalmente no dia 16 ocorreram os “run-offs”, as finais de todas categorias. A pista de Las Vegas foi construída em terreno arenoso e com muita pedra (não podia ser diferente, pois estávamos no deserto). 

Apesar da prova ser de motocross, a pista possuía muitos obstáculos de supercross com duplos, triplos, costelas, o que exigia muita técnica e habilidade dos pilotos. Participar da bateria final no World Mini foi um fato inédito para um piloto brasileiro. Disputando entre os 30 melhores pilotos da categoria Super Pee Wee, uma espécie de força livre do minicross, Ricardo ficou com a 20ª colocação. 

"Sem dúvida foi uma experiência importante e inesquecível para o Ricardo que teve a oportunidade de participar do maior evento de motocross do mundo e conviver com o que existe de melhor no esporte", comentou o pai do piloto, Roberto Jurça.

"Enfrentar as barreiras de adaptação à pista, com condições, traçado e obstáculos totalmente diferentes dos encontradas aqui no Brasil, andar e disputar com pilotos e equipamentos extremamente preparados e conseguir classificar-se para final foi uma excelente conquista", completou. 

Ricardo foi acompanhado por seu pai Roberto e pelo seu instrutor e preparador, José Luis de Lima, da Z Racing School. A Three Brothers Racing de Los Angeles ofereceu apoio à equipe na preparação e venda da motocicleta. 

Gustavo foi acompanhado de seus pais, Douglas e Maura. O piloto conta em 2006 com patrocínio de Itamaracá, Big Rodas, Rodas Leste, Mangels, Pneus GT, Pneus Federal, ASW, LEM Motor, Jô Pneus e Active Graphix. 

Site oficial do evento: www.nmamx.com  

Veja Também: Mini Galeria de Imagens do Evento

Resultados dos Pilotos Brasileiros

Classificatória Categoria PW Stk 7-8 Div 1

Gustavo Pessoa 
(#536 COB) 
1ª Bateria 24º / 2ª Bateria 15º  - Classificação 20º

Classificatória Categoria PW Mod 7-8 Div 3 

Gustavo Pessoa 
(#536 COB) 
1ª Bateria 14º / 2ª Bateria 13º  - Classificação 13º

Ricardo Jurça (#90 KTM) 
1ª Bateria 16º / 2ª Bateria 15º  - Classificação 15º
*Apenas os 10 primeiros classificaram-se para final

Classificatória Categoria SUPER PW Mod 6-9 Div 2 

Ricardo Jurça 
(#90 KTM) 
1ª Bateria 16º / 2ª Bateria 13º  - Classificação 14º
*Os 15 primeiros classificaram-se para final

Final Categoria SUPER PW Mod 6-9 Div 2

Ricardo Jurça
(#90 KTM) 
1ª Bateria 14º / 2ª Bateria 16º  - Classificação 20º
Imagens Relacionadas:
Jurça aguardando o momento de alinhar
Vista geral do circuito
Motorhome Equipe Honda
Loja de motos
Motorhome
Largada de uma classificatória
Quadro de resultados
Torre da organização
Coisa de americano!
A categoria 85 também é realizada
Gustavo nos boxes da prova
Ricardo disputando posições
A competição foi realizada na terra dos cassinos
Outro trecho da pista
Banco baixinho!
São dezenas de motorhomes
Paradinha pra cumprimentar o Elvis!
Box da equipe Powerhouse Yamaha
Box da equipe Team Green Kawasaki
Box da equipe Honda
São centenas de participantes
Gustavo entre pilotos norte-americanos
Todo mundo leva sua vassourinha pra limpar o local da largada (no cimento)
Ricardo Jurça preparando-se para mais uma largada
Ricardo Jurça enfrentando os obstáculos
O Hotel Caesars Palace
Furgão invocado
Ricardo Jurça
Gustavo Pessoa
Gustavo Pessoa





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet