X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Coleção ASW 2016 reflete 30 anos de paixão pelo off-road
Publicado em: 14/08/2015
Clique e saiba mais

Festa de lançamento da nova linha de equipamentos contou com a presença de pilotos, lojistas, imprensa e personalidades do motociclismo off-road e da bike
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda


Paulo e Dimas, fundadores da ASW Racing, com Leandro Mattos da nova geração da família que há 30 anos desenvolve no Brasil equipamentos para o off-road

Na noite desta quarta-feira (12), a ASW Racing apresentou oficialmente a sua coleção 2016 em um evento no Bar Queen Elizabeth, em Mogi das Cruzes (SP). A festa também celebrou os 30 anos da marca, umas das mais tradicionais do segmento no Brasil, com a participação de pilotos de diversas modalidades, lojistas, imprensa e personalidades do motociclismo off-road e da bike.

Mais do que apresentar as novidades, a empresa destacou durante a comemoração o espírito que a move desde a fundação: a paixão pelo off-road. Quando os irmãos Paulo e Dimas Mattos começaram, há três décadas, produzindo uma luva, único equipamento daquele primeiro momento, eles não imaginavam a dimensão que o novo negócio tomaria, apenas buscavam atender as próprias necessidades como praticantes de motocross. Mas acabaram também atingindo um mercado extremamente carente de bons produtos e desde então cresceram e expandiram o negócio até chegar a grade atual com capacetes, óculos, luvas, calças, camisas, botas, enfim, uma linha completa para o esporte.

Saiba mais sobre a nova coleção acessando o site da ASW Racing


Equipamentos da nova coleção apresentados na festa

O fundador Paulo Mattos conta como o negócio surgiu. "Naquela época eu trabalhava na Embraer, em São José dos Campos (NDR: cidade do interior paulista), e já era apaixonado por motocross, mas tinha dificuldade de andar de moto. Eu tinha moto, mas não tinha equipamento. Então andava de calça jeans, de luvinha carrapato. A gente via que nos Estados Unidos já tinha alguma coisinha, mas aqui no Brasil não tinha nada. O pessoal que fabricava no começo fazia calça e camisa. Vi que os caras não faziam luva. Ai comecei com a ideia de fazer a luva. O Dimas me ajudou muito no começo, ele me incentivava muito. Nós arrumamos algumas luvas importadas, desmontamos e começamos a fabricar as nossas. Foi bem bacana o começo", lembra.


Novo capacete Image Aero

Paulo pilotava e sentia na pele a carência de bons equipamentos. "Eu já praticava motocross. O Dimas tinha revenda Agrale e me acompanhava. Ele é bem mais novo e me acompanhava nas corridinhas que eu fazia. Então começamos com luva e depois foi com calça e camisa".

Dimas destaca a grande evolução daquela época para a atual e adianta a intenção de expansão da marca no exterior. "Com certeza há 30 anos tudo era muito mais difícil de conseguir. Os itens importados tinham preços proibitivos. Então fomos desenvolvendo e agora estamos ano a ano evoluindo, hoje colocamos o equipamento ASW a nível internacional. Já temos planos para os próximos passos ir de forma forte para o Estados Unidos e Europa. O Brasil está muito na moda. E tem muita gente querendo os equipamentos feitos no Brasil e não só os fabricados na China como é hoje nos Estados Unidos", destaca o empresário e piloto, recém-chegado de mais uma de suas varias paticipações no Rally dos Sertões.


A clássica YZ 125 de Paulo Mattos decorando o ambiente da festa

Com tantos anos de negócio, os fundadores já contam com uma segunda geração da família Mattos atuando, e Paulo vê com o orgulho a participação do filho Leandro no desenvolvimento da empresa. "O Leandro foi preparado desde o começo. Ele criou essa paixão também, porque correu durante dez anos, desde a 50cc, de motocross. Então nós já enxergávamos ele no futuro da empresa. Estou bem tranquilo. O Dimas está fazendo um trabalho muito legal junto com ele, e ele está aprendendo muito com o Dimas. Então eu acho que o futuro está garantido".


A KTM 450 Rally Réplica com a qual Dimas Mattos disputou há poucos dias o Rally dos Sertões também estava lá

Isso contribuiu para a renovação da marca nos últimos anos, garante Dimas. "De uns anos para cá a ASW está se renovando. Está vindo a segunda geração com o Leandro e a equipe dele. Então deu uma renovada, nós estamos fazendo 30 anos, mas muito jovens, cada vez mais jovens. E isso é importante, manter uma empresa sempre jovem. Tanto que hoje a turma curte nossos equipamentos, as cores, o design. Então tanto os mais antigos que sempre usavam ASW, continuam usando, quanto os mais novos querem usar a ASW".

Entre os presentes estavam muitos dos principais empresários do segmento no país, proprietários e fundadores de lojas famosas como América Sports, Capacete Companhia, MRP Racing, Adrenalina Moto Racing e MX Parts, entre outras. Sobre a receptividade dos revendedores aos novos produtos, conversamos com Fernando Silvestre, diretor comercial da ASW. "Nós começamos a divulgar essa linha há dois dias e hoje recebemos alguns lojistas. As primeiras impressões foram muito fortes. É uma linha que comemora 30 anos, volta a ter uma linha Aero, com a marca Aero sendo usada", destaca.


"Uma coisa muito interessante que temos percebido em relação à linha 2016, é uma grande mudança na percepção das pessoas. Tanto o lojista, quanto o consumidor conseguiram perceber a grande mudança na qualidade que a gente busca, no esforço pelo design, no esforço pela personalidade. Nós não queremos ser mais um produto. Nós queremos um produto que tenhamos orgulho de mostrar e orgulho de usar. Que tenha cara, coração, pulmão e personalidade. E as pessoas estão percebendo isso. Tanto que esse ano, mesmo com toda a dificuldade econômica, estamos vivendo um crescimento", completa Silvestre.


Fernando Silvestre, gerente comercial da empresa, foi o mestre de cerimônias da noite

Leandro Mattos acompanhou de perto todo o desenvolvimento da nova coleção. "Como é uma coleção de lançamento da marca 2016, comemorando os 30 anos, uma coisa bem marcante é o retorno do logo Aero. Então tem toda uma linguagem que busca a origem da marca, mas de uma forma moderna. Não uma roupa retrô, mas com o espírito da marca. São referências principalmente no logo Aero, que foi o primeiro nome da ASW. Então temos uma linha Image Aero, com cores flúor, com cores atuais e design bem moderno", diz o gerente geral da empresa.

Na linha premium da marca, o cuidado também foi especial. "Outro ponto forte é o conjunto Podium, inteiramente refeito para a coleção 2016, com camiseta nova, calça nova. Está fantástico. Todos os pilotos que já estão usando, adoraram. E acho que o grande lance é esse, comemorar os 30 anos da empresa. Uma trajetória muito longa e que nos últimos cinco anos para cá tem tomado mais força ainda".


O novo conjunto Podium foi inteiramente renovado

Mesmo com tantas novidades, já estão previstos mais lançamentos. "Tudo o que estamos lançando agora é produto de linha, mas já temos programadas as linhas especiais para serem lançadas durante o ano", explica Leandro.

Os atletas puderam conferir detalhes dos equipamentos e também se descontrair tirando muitas fotos. Apesar de bastante jovem, o piloto de motocross Thales Vilardi tem uma das mais longas parcerias com a marca. "É um fato muito importante para mim. A primeira vez que eu usei equipamento ASW foi em 1998, de 50cc. E de lá para cá, em todas as categorias que participei, a ASW esteve presente na minha evolução, me apoiando sempre. Durante esses anos os equipamentos evoluíram demais, com certeza, os melhores do Brasil. E eu estou muito feliz de fazer parte dessa família ASW. E agora eles fazem parte do meu novo projeto, que é a minha equipe", lembra o piloto que faz sua primeira temporada com um time próprio.


Pilotos tiveram noite descontraída e posaram para fotos com equipamentos novos e alguns antigos que fazem parte da história da empresa

O espanhol Carlos Campano, que há alguns anos corre no Brasil e chegou por aqui com o status de campeão mundial MX3, se surpreende a cada lançamento. "Desde que cheguei ao Brasil a primeira coisa que me preocupava era o equipamento. Não tinha certeza se encontraria aqui. Mas quando conheci a ASW fiquei bem tranquilo e confiante. Achei muito boa, não só a qualidade, mas também o estilo. Bom e bem chamativo. E todo ano muda muito, tem bastante diferença. Estou bem feliz de fazer parte desta família e de poder levar o equipamento para a vitória", diz o piloto que é atual campeão brasileiro na categoria MX1.


O multicampeão de enduro Felipe Zanol, parceiro de longa data da ASW, também marcou presença no evento

Outro piloto com destaque internacional que utiliza os equipamentos é o atleta de Freestyle Motocross Marcelo Simões. "Estou muito feliz e contente de integrar a equipe ASW, a maior marca nacional do mercado. Estou há dez anos profissionalmente no freestyle, me sentindo muito bem, me senti à vontade com as roupas e os equipamentos são top. Andei com a linha 2016 e o visual está absurdo, muito legal. E não me atrapalhou em nada, só me ajudou nas manobras. Cada dia eu tenho vontade de usar um equipamento diferente, porque o visual está muito legal mesmo. Já usei várias marcas por vários momentos da minha carreira, aaté uma marca minha e tal, mas me senti muito bem com a ASW e a galera da produção está de parabéns. Tenho certeza que vai ser um longo período de parceria", afirma o campeão do Best Whip no Freestyle das Nações.

As novidades da linha 2016 já estão chegando às principais lojas do mercado. No site ASW Racing é possível saber mais e conferir informações técnicas sobre os equipamentos.

Assista aos vídeos de lançamento

O vídeo de moto viaja no tempo revivendo algumas fases da história da marca até sua evolução para a coleção 2016:



O vídeo de bike é inspiracional, compartilhando a essência de todo ciclista e seu cotidiano com a bicicleta:



Veja mais fotos da festa abaixo e na galeria com imagens de ação dos pilotos vestindo a nova linha:
























© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet