Paulo Alberto e Jean Ramos fazem bom duelo pela vitória na categoria Pró
Redação MotoX.com.br - Malu Souza/Maurício Arruda - Fotos: Maurício Arruda
Largada da categoria Pró
O público de Jundiaí (SP) fez a festa na segunda etapa do Arena Cross, na noite deste sábado. A competição, que este ano contará com cinco provas, está ainda no começo e, por isso, mesmo, o momento era crucial para os líderes começarem a despontar. Na categoria Pró, o português Paulo Alberto, da Honda, manteve uma invencibilidade conquistada e mantida desde 2013, quando apareceu em terras brasileiras competindo pela MX2. Neste ano ele faz sua primeira temporada de 450cc.
Veja também:
-
Vídeos com os melhores momentos das provas e a classificação geral do campeonato após duas etapas
-
Galeria de imagens com centenas de fotos do evento
-
Resultados dos treinos cronometrados
Se na classe principal, o time vermelho levou a melhor, na MX2, João Pedro Ribeiro garantiu uma emocionante vitória para a equipe Yamaha Geração. Na Júnior, a segunda etapa serviu para deixar tudo igual entre Leonardo Cassarotti, que subiu ao lugar mais alto do pódio, e Renato Paz, segundo colocado em Jundiaí. Os dois agora dividem a liderança da categoria. Diogo Nascimento terminou em primeiro na 65cc e Raul Miranda na 50cc.
Paulo Alberto caiu no Duelo 1x1, vencido por Jean Ramos
Mesmo com a conquista de mais uma vitória, Paulo Alberto encontrou um adversário bastante combativo que inclusive impôs uma derrota ao português no início da noite. No Duelo 1x1, disputa de duas voltas com a participação dos dois pilotos mais rápidos nos treinos, Jean Ramos faturou a primeira colocação. Depois de largar atrás, o paranaense agiu rápido conseguindo a ultrapassagem e logo em seguida Paulo Alberto caiu ao tocar a roda traseira da moto do adversário. Jean, então, administrou o resto da disputa e garantiu um ponto extra na classificação. Nas corridas os dois voltaram a duelar.
Os estrangeiros largaram forte na primeira bateria da Pró. O equatoriano Jetro Salazar tomou a ponta, seguido muito de perto por Adam Chatfield. Pouco depois, o inglês assumiu o posto e passou a ser perseguido por Jean Ramos, que encontrou um bom caminho em uma sequência de obstáculos para diminuir a diferença. O paranaense conseguiu alcançar a frente e passou a ser perseguido por Paulo Alberto. Enquanto isso, Carlos Camapano, que vinha um pouco mais atrás, cometeu dois erros, que comprometeram seu resultado na prova. Jean seguiu muito forte, mas a poucas voltas para o final, saiu da pista após um salto e abriu caminho para Paulo Alberto, que fez uma corrida muito técnica e precisa. Chatfield completou em terceiro, Wellington Garcia em quarto e Campano em quinto.
Paulo Alberto
Na segunda corrida, Chatfield e Paulo Alberto disputaram lado a lado a primeira posição. O inglês se mostrou mais uma vez muito rápido na largada e ficou com a ponta. Campano saiu na terceira colocação. Marcello 'Ratinho' e Jean vinham na sequência. Porém, já nas primeiras voltas, Paulo Alberto passou à frente, e pouco depois, Campano tomou a posição de Adam, que ainda foi ultrapassado por Jean. O paranaense seguiu com tudo, com uma pilotagem segura, passou Campano para terminar em segundo, já que alcançar Paulo Alberto era bastante complicado a está altura. O espanhol ficou em terceiro e o inglês em quarto. Wellington Garcia esteve novamente entre os primeiros com a quinta colocação.
Jean Ramos
Na soma das baterias, Paulo Alberto se manteve, é claro, absoluto. Jean garantiu a segunda posição no pódio com a certeza de que está no caminho certo e Adam ficou em terceiro no geral.
Adam Chatfield
O líder comemorou a sequência de vitórias na competição. "Eu não consegui boas largadas, mas consegui recuperar e felizmente consegui vencer as duas baterias. Até agora, estou 100%. Meus adversários foram muito fortes hoje também. Tem sido uma boa luta, um bom campeonato. Mas, apesar de estar aqui no pódio, não mereço sozinho esse troféu, ele é de toda a equipe, que me ajuda e me dá sempre suporte", disse Paulo Alberto.
Carlos Campano
Jean ficou com gostinho de quero mais, mas o melhor brasileiro na classificação sabe que pode chegar lá. O paranense revelou um problema mecânico que prejudicou seu rendimento na primeira bateria. "Saltei o triplo e fiquei sem o freio traseiro. Acabei saindo da pista e o Paulo me passou. Infelizmente aconteceu isso, estava com uma boa diferença. Na segunda, larguei mal, consegui me recuperar. Peguei o ritmo do Campano e me soltei mais. Diminui a diferença para o Paulo, mas não consegui mais fazer a sequência onde eu era mais rápido. Acho que podia ter saído daquí com um pontinho de vantagem, mas estamos no caminho certo. Quero o lugar mais alto do pódio e isso não está longe", programou o paranaense.
Wellington Garcia
Chatfield encontrou dificuldades em uma sequência de saltos que os adversários iam melhor, por isso ficou satisfeito com o terceiro lugar. "Foi um dia bom, com o terceira posição geral. O Paulo e o Jean andaram muito bem, fazendo alguns saltos que eu não fazia e perdi muito tempo com isso. Então andei de forma segura para conseguir uma posição entre os três primeiros. Fiz boas largadas e estou feliz".
Largada da categoria MX2
Na MX2, mais uma briga de jovens gigantes, com muitos pilotos que entraram há pouco na categoria fazendo bonito. Enzo Lopes largou muito bem e garantiu a ponta no início, à frente de Pepê Bueno e Leonardo Souza. João Pedro Ribeiro saiu mais atrás e fez uma ultrapassagem impressionante para arrancar a liderança do gaúcho e seguir na frente até o final. Enzo continuou em segundo, defendendo-se dos ataques de Hector Assunção, que demorou um pouco para avançar no pelotão. Quando o paulista conseguiu finalmente tomar a segunda posição, começou a descontar a diferença do líder, mas já era tarde para tentar um ataque. Enzo, em terceiro, cometeu um erro, saiu da pista, mas não perdeu a colocação para Dudu Lima, que completou logo atrás. Rodrigo 'Lama' chegou em quinto.
João Pedro Ribeiro
Para o piloto da equipe azul, o primeiro lugar foi uma grande conquista, que o deixou bastante emocionado. "Trabalhei muito pra isso. Só tenho a agradecer a Deus e a equipe geração Yamaha que me deu apoio para voltar ao motocross de elite. Quero trabalhar ainda mais", garantiu. "Nas primeiras voltas eu vi que era bem rápido e dei o máximo, sabia que tinha que abrir no começo da bateria, dei um sprint e depois mantive a diferença. No final a pista estava bastante difícil, com muito buraco, estava com medo de errar, então baixe o ritmo e consegui administrar a vantagem. Vamos trabalhar para manter a liderança do campeonato", completou o vencedor.
Hector Assunção
Hector gostou do seu desempenho, mas fez ressalvas. "Fiz uma boa largada, mas a primeira curva era apertada, um piloto acabou cruzando e eu saí mal. No começo da prova não estava enxergando direito, entrou terra no meio dos meus tear-offs, tive que tirar todos. Faltou ser mais rápido no início para ultrapassar, demorei para chegar na segunda colocação. Mas fiquei feliz com a minha velocidade, vi que estou rápido e tenho chance de vencer. Agora é corrigir esses erros e tentar vencer a próxima".
Enzo Lopes
Enzo comemorou o seu primeiro pódio na classe MX2 do Arena. "A corrida foi boa, consegui fazer o Holeshot e ficar na liderança por algumas voltas. Tinha uma seção que eu não conseguia acertar muito bem e o Hector acabou me passando. Mesmo caindo na penúltima volta consegui terminar em terceiro", destacou.
Leonardo Cassaroti
Na disputa da
Júnior, quem se saiu bem foi Leonardo Cassaroti, que assumiu a ponta ainda no início. Porém, pouco tempo depois, Renato Paz, o Muguinho, veio de trás e foi diminuindo a diferença pouco a pouco até literalmente encostar no ponteiro. Thiago Brenner era o terceiro, seguido por Renan Goto e Bruno Schmitz. Muguinho vinha muito forte na perseguição ao líder, mas acabou tocando a roda traseira da moto do adversário e caiu. Mesmo assim, se levantou rapidamente e não perdeu a segunda posição. O resultado fez com que Cassarotti e Muguinho ficassem empatados na classificação do campeonato.
Renato Muguinho Paz
Para o vencedor, esta será uma temporada de muita disputa. "O campeonato vai ser muito emocionante. Já comecei em segundo e agora estou em primeiro empatado. Estou treinando bem a parte física para vencer. Sempre quis uma vitória no Arena e não tinha conseguido, hoje (sábado) consegui. Quando venci, cheguei a chorar de emoção por ver o público me aplaudindo", disse Casseotti muito feliz.
Diogo Nascimento
Lucas Diesel saiu na frente na
65cc, mas desde o início sofreu pressão de Diogo Nascimento, que não havia pontuado na primeira etapa, por isso, partiu pra cima. Pouco tempo depois, ele conseguiu assumir a frente e daí em diante dominou a prova até a bandeirada. Carlos Eduardo Pereira, o Dadalzinho, não fez uma boa largada, mas se recuperou rápido e assumiu o terceiro posto. Ele manteve um bom ritmo e continuou superando os concorrentes até chegar ao segundo posto. Carlos Eduardo Baltazar alcançou o terceiro lugar. Marcello Leodorico foi o quarto e Gabriel Andrigo o quinto colocado.
Raul Miranda
Os pequenos da
50cc, mais uma vez, abriram a disputa. A prova de apenas dez minutos de duração, exigia uma boa largada porque não havia muito tempo para recuperar o ritmo. E, foi nisso que os 'pilotinhos' investiram. Raul Miranda fez uma boa prova desde o início e conseguiu terminar na frente. Rafael Becker acelerou forte e chegou a superar o líder por um breve momento, mas levou o troco e, mesmo mantendo-se próximo até o final, desta vez ele teve que se contentar com a segunda colocação. O terceiro lugar ficou com Ivo Connel, o quarto com Garmichel Rodrigues e o quinto com Gustavo Rodrigues.
A terceira etapa do Arena Cross está prevista para o dia 20 de junho, em Ilha Comprida (SP).
Resultados
1 |
211 |
Paulo Alberto |
40 |
0 |
20 |
20 |
2 |
10 |
Jean Ramos |
35 |
1 |
17 |
17 |
3 |
407 |
Adam Chatfield |
28 |
-- |
15 |
13 |
4 |
1 |
Carlos Campano |
26 |
-- |
11 |
15 |
5 |
21 |
Welligton Garcia |
24 |
-- |
13 |
11 |
6 |
22 |
Carlos Badiali |
19 |
-- |
10 |
9 |
7 |
5 |
Marcelo Lima |
18 |
-- |
8 |
10 |
8 |
920 |
Jetro Salazar |
17 |
-- |
9 |
8 |
9 |
27 |
Thales Vilardi |
14 |
-- |
7 |
7 |
10 |
909 |
Miguel Cordovez |
12 |
-- |
6 |
6 |
11 |
614 |
João Marcos De Camargo |
9 |
-- |
5 |
4 |
12 |
931 |
Rafael Zenni |
8 |
-- |
3 |
5 |
13 |
95 |
Gustavo Verrone |
7 |
-- |
4 |
3 |
1 |
211 |
Paulo Alberto |
25 |
16:14.813 |
37,505 |
Honda/ Mobil/ Pirelli/ Ims/ Yoshimura |
2 |
10 |
Jean Ramos |
25 |
6,863 |
37,692 |
Yamaha/ Geraçao/ Asw/ Pirelli/ Jmr Prom |
3 |
1 |
Carlos Campano |
25 |
26,277 |
38,472 |
Yamaha Geraçao Asw |
4 |
407 |
Adam Chatfield |
25 |
31,120 |
39,006 |
Honda/ Ims/ Racing/ Levorin/ Ipiranga/ Y |
5 |
21 |
Welligton Garcia |
25 |
35,463 |
38,884 |
Honda/Ims/Pirelli/Mobil/Wg21 |
6 |
5 |
Marcelo Lima |
25 |
36,901 |
38,989 |
Emg Racing/ Kawasaki/ Rinaldi |
7 |
22 |
Carlos Badiali |
24 |
1 Volta |
39,641 |
Yamaha/Grupo Geraçao/ Asw/ Pirelli/ Ze |
8 |
920 |
Jetro Salazar |
24 |
1 Volta |
39,992 |
Escuderia X |
9 |
27 |
Thales Vilardi |
23 |
Voltas |
39,977 |
Asw/ Yamaha/ Suds27/Pirelli/ Motul/ Ger |
10 |
909 |
Miguel Cordovez |
23 |
Voltas |
40,422 |
Escuderia X |
11 |
931 |
Rafael Zenni |
23 |
Voltas |
41,075 |
Mx7/ Fox Rodas/Zenni Racing/Cobreq/Ims |
12 |
614 |
João Marcos De Camar |
21 |
Voltas |
43,964 |
Jpmotos/ Brasilracing/ Montana/ 2di |
13 |
95 |
Gustavo Verrone |
17 |
Voltas |
49,133 |
Obri Quimica/White Lub/ Casa Yano/ 2dl/ |
1 |
211 |
Paulo Alberto |
25 |
16:04.790 |
36,999 |
Honda/ Mobil/ Pirelli/ Ims/ Yoshimura |
2 |
10 |
Jean Ramos |
25 |
11,524 |
37,103 |
Yamaha/ Geraçao/ Asw/ Pirelli/ Jmr Prom |
3 |
407 |
Adam Chatfield |
25 |
27,260 |
37,938 |
Honda/ Ims/ Racing/ Levorin/ Ipiranga/ Y |
4 |
21 |
Welligton Garcia |
25 |
35,741 |
38,264 |
Honda/Ims/Pirelli/Mobil/Wg21 |
5 |
1 |
Carlos Campano |
24 |
1 Volta |
37,866 |
Yamaha Geraçao Asw |
6 |
22 |
Carlos Badiali |
24 |
1 Volta |
38,298 |
Yamaha/Grupo Geraçao/ Asw/ Pirelli/ Ze |
7 |
920 |
Jetro Salazar |
24 |
1 Volta |
38,619 |
Escuderia X |
8 |
5 |
Marcelo Lima |
24 |
1 Volta |
38,354 |
Emg Racing/ Kawasaki/ Rinaldi |
9 |
27 |
Thales Vilardi |
24 |
1 Volta |
38,643 |
Asw/ Yamaha/ Suds27/Pirelli/ Motul/ Ger |
10 |
909 |
Miguel Cordovez |
24 |
1 Volta |
39,287 |
Escuderia X |
11 |
614 |
João Marcos De Camar |
21 |
Voltas |
42,970 |
Jpmotos/ Brasilracing/ Montana/ 2di |
12 |
95 |
Gustavo Verrone |
17 |
Voltas |
49,145 |
Obri Quimica/White Lub/ Casa Yano/ 2dl/ |
13 |
931 |
Rafael Zenni |
17 |
Voltas |
40,630 |
Mx7/ Fox Rodas/Zenni Racing/Cobreq/Ims |
1 |
282 |
João Pedro Ribeiro |
24 |
16:07.238 |
39,115 |
Yamaha/ Grupo Geraçao/Asw/Pirelli/ Zet |
2 |
30 |
Hector Assunção |
24 |
1,432 |
38,929 |
Honda/ Mobil/ Ims/Pirelli/Rfix/Armyinc/M |
3 |
16 |
Enzo Lopes |
24 |
16,319 |
39,549 |
Pirelli/ Redbull/ Circuit/ Oakley/ Fox/ D |
4 |
2 |
Eduardo Lima |
24 |
18,511 |
39,616 |
Emg Racing/Kawasaki/Rinaldi |
5 |
932 |
Rodrigo Lama |
24 |
26,436 |
39,864 |
Asw/Belparts/Mitas/Tuchefitness/Hype/H |
6 |
97 |
Pepe Bueno |
24 |
28,595 |
39,756 |
Protork/Ktm Sacramento/Feiraomx.com/ |
7 |
83 |
Anderson Amaral |
24 |
34,274 |
39,994 |
Rota Do Mar/ Irrigaçao Borborema/Bori |
8 |
891 |
Gustavo Pessoa |
24 |
42,328 |
39,176 |
Honda/ Itamaraca Pneus |
9 |
945 |
Leonardo De Souza |
23 |
1 Volta |
39,752 |
Escuderia X |
10 |
987 |
Fabio Do Santos |
23 |
1 Volta |
40,490 |
Yamaha/Grupo Geraçao/Pirelli/Asw/Zeta |
11 |
58 |
Leandro Araujo |
22 |
Voltas |
41,055 |
Fazenda Rosinha/Wg21/Ims |
12 |
24 |
Tauan Brenner |
22 |
Voltas |
41,247 |
Yamaha/ Grupo Geraçao/Asw/Fmf/ 100%/ |
13 |
134 |
Caio Lopes |
10 |
Voltas |
40,316 |
Ims/Honda/Levorin/Ipiranga/Edger/Gaia |
14 |
112 |
Endrews Armstrong |
5 |
Voltas |
41,374 |
Chickem Brasil/Orangebh/ Ktm/ Kini/ Red |
1 |
25 |
Leonardo Cassaroti |
15 |
11:06.618 |
42,531 |
Dunas / Honda/ Pirelli/ Ims |
2 |
101 |
Renato Paz |
15 |
10,777 |
41,503 |
Yamalube/ Pirelli/ Asw Racing/ Falmar G |
3 |
24 |
Thiago Brenner |
15 |
17,374 |
43,772 |
Yamaha/ Grupo Geraçao/ Asw/Pirelli/Drc |
4 |
55 |
Renan Goto |
15 |
22,942 |
43,636 |
Mrpro/Ims/Pro Racing |
5 |
40 |
Bruno Schmitz |
15 |
28,551 |
43,821 |
Tbt Suspensoes |
6 |
62 |
Leo Almeida |
15 |
28,811 |
43,248 |
Honda/Pirelli/Ims/Serginho Suspensoes/ |
7 |
57 |
Joseildo Ferreira |
14 |
1 Volta |
44,391 |
Ims Racing/ Motel Puras Seduçao/ Auto |
8 |
111 |
Iuri Beltrão |
14 |
1 Volta |
43,090 |
Sementes Gerpan |
9 |
34 |
Davi Rodrigues |
14 |
1 Volta |
45,288 |
Marcelo Racing/5inco/Mrp/Bem360 |
10 |
183 |
Tallys Brito |
14 |
1 Volta |
42,652 |
Rotulo Do Corpo/Art Tendas/ Mormaii/M |
11 |
92 |
Marcus Lera |
14 |
1 Volta |
45,982 |
Tribo Motos |
12 |
11 |
Joaquim Neto |
14 |
1 Volta |
44,415 |
Prefeitura Sarzedo /Itaminasmineraçoe |
13 |
170 |
Keven William |
14 |
1 Volta |
44,904 |
Ctmt Racing/Cemaco/Asw |
14 |
383 |
Augusto Caliman |
13 |
Voltas |
48,248 |
Wg21 |
1 |
2 |
Diogo Nascimento |
14 |
11:35.894 |
48,275 |
Asw/Colegio Saint Marie/Shoei/ Circuit |
2 |
77 |
Carlos Eduardo Perei |
14 |
14,565 |
46,472 |
Pro Tork/Balbi School/Real Tendas/Depó |
3 |
14 |
Carlos Eduardo Baltaz |
14 |
33,108 |
49,890 |
Mala Motos/Construsul/Marauto Veicul |
4 |
44 |
Marcello Leodorico |
14 |
35,138 |
47,430 |
Rapozao Racing/Pro Tork/Maia Training |
5 |
10 |
Gabriel Andrigo |
13 |
1 Volta |
50,483 |
Ims Equipamentos/Pneus Rinaldi/Mr Pro/ |
6 |
38 |
Rodolfo Bicalho |
13 |
1 Volta |
51,077 |
Ims Racing/Genuina Racing |
7 |
19 |
Lucas Diesel |
13 |
1 Volta |
48,913 |
Rodobrasilis |
8 |
805 |
Bernardo Zappelini |
13 |
1 Volta |
51,384 |
Rinaldi Nitrix/Geraçao/Ims Equipamento |
9 |
202 |
Henrique Henicka |
13 |
1 Volta |
52,854 |
Caelo Maquinas/Ims Equipamentos |
10 |
89 |
José Antonio Pedro |
13 |
1 Volta |
51,236 |
Fly/ 100%/Pod/Mt Locaçoes/Hospital Nov |
11 |
50 |
Matheus Dedel |
13 |
1 Volta |
52,815 |
Tsuji Motos/Asw/Beng/Grupo Montanna |
12 |
132 |
Artur Amorim |
13 |
1 Volta |
54,405 |
Balbi School/Acai Radical/Hdj Parts/Pro |
13 |
99 |
Rafael Araujo |
3 |
Voltas |
50,379 |
Mf Racing |
14 |
110 |
Caique Takeyama |
|
|
|
Flora Takeyama/Camila Flores/Ims Racin |
1 |
205 |
Raul Miranda |
12 |
11:20.539 |
54,149 |
Cb Motos/Casa Das Baterias/Mercado Ec |
2 |
7 |
Rafael Becker |
12 |
1,270 |
53,346 |
Transportes Ratinho/Brmx/100%/Fly/Pod |
3 |
77 |
Ivo Konell |
12 |
11,883 |
54,280 |
Impressora Ipiranga/Tbt Racing |
4 |
4 |
Garmichel Rodrigues |
12 |
13,308 |
53,875 |
Stop Veiculos/Dmr/Parts Peças Especiais |
5 |
55 |
Gustavo Rodrigues |
12 |
47,577 |
56,473 |
Quiosque Do Alemão/Prefeitura Ilha Bel |
6 |
22 |
Gustavo De Oliveira |
12 |
02,709 |
57,382 |
Hotel Picada/Ipagraf/Clarofilito/J.a Die |
7 |
28 |
Vitor Hugo Borba |
11 |
1 Volta |
59,444 |
Jb Moto Peças/Kinha Racing/Race Parts/I |
8 |
66 |
Grégory Motta |
11 |
1 Volta |
1:00.502 |
Maresia/Moto Peças Rios/Braga Motos/ G |
9 |
45 |
Gustavo Lima |
11 |
1 Volta |
59,794 |
Colegio Granbery/Up Take Idiomas/Prosa |
10 |
34 |
Bruno Martins |
11 |
1 Volta |
55,809 |
Supermercado Boa Opçao/Bateria Velox |
11 |
711 |
João Mauricio Torres |
11 |
1 Volta |
1:03.064 |
Torres Racing/ Supimpa Atacadao/ Cleid |
12 |
317 |
Bruno Rodrigues |
10 |
Voltas |
1:00.156 |
Paulo Motores/ Priscila Fashiom Hair |
13 |
237 |
Murilo Martinez |
10 |
Voltas |
1:05.058 |
Ims Race Wear/W Tech - Suspensoes/Alpin |
14 |
800 |
Jose Arantes Braulio |
2 |
Voltas |
1:22.489 |
Tj Locacao Equipamentos/ Mp Industria |