X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

4 - Aquecimento do piloto
Publicado em: 25/06
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX


O frio chegou... aumentando a importância de entrar aquecido na pista!

Aquecimento do Piloto

Com o inverno se aproximando e por se tratar de uma modalidade esportiva de alta intensidade o piloto deve tomar algumas precauções antes de ir para pista. Aquecimento significa, dentro das várias definições encontradas, as medidas que antes de uma atividade física, seja para treinamento ou competição, servem para a preparação de um estado psicológico e coordenativo - cinestésico ideal, assim como para a profilaxia de lesões.

Muitas das provas acontecem em regiões mais frias do estado e classificando a modalidade como acíclica, ou seja, de movimentos variados e não constantes, é fundamental que se faça um aquecimento prévio antes de subir na moto, visando uma preparação adequada para um rendimento melhor e prevenção de lesões.

Consultando a bibliografia cientifica encontra-se várias pesquisas mostrando a importância deste procedimento muitas vezes desprezado pelos pilotos. Pesquisadores suecos afirmam que o aquecimento pode reduzir o potencial de lesões por possuir a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar o aparecimento da fadiga, como principalmente tornar os tecidos menos suscetíveis a danos e afirmarem que a capacidade para o trabalho físico aumenta após um aquecimento.

Sabe-se que a freqüência cardíaca eleva-se muito durante as corridas e americanos relataram a ocorrência de graves anormalidades eletrocardiográficas em 70% dos adultos não atletas normalmente sem patologias, quando estes iniciavam o treinamento subitamente, sem um período de aquecimento prévio adequado, sendo que estes apresentaram alterações nos batimentos cardíacos em função da não utilização do aquecimento antes dos exercícios físicos, podendo apresentar conseqüências desastrosas. Outros fisiologistas americanos relataram que o treinamento para o desenvolvimento da força e da resistência muscular pode ser realizada como parte de uma fase inicial de aquecimento, mas deve ser precedido por exercícios de alongamento. Poderá auxiliar a diminuir a ocorrência de certas lesões muito comuns, como os estiramentos, as distensões e as dores lombares, além de reduzir a intensidade das dores musculares.

Pesquisadores russos apontam que a temperatura ambiente tem grande influência na otimização do aquecimento, devendo o mesmo ser mais intenso nos dias frios, sendo em ritmo lento e progressivo, tornando-se desta forma um agente eficaz contra lesões e dores musculares. A função muscular é mais eficiente a 38,51 C, havendo um recrutamento de um menor número de unidades motoras para manter determinada carga. Relata-se ainda que o aquecimento tem que ser suficientemente intenso a fim de causar um aumento da temperatura corporal de 1 à 2,51C.

Contudo gostaria de sugerir uma estratégia de aquecimento para você utilizar no dia da corrida ou mesmo nos dias de treinamento com moto.

Antes de iniciar o trabalho na moto procure executar exercícios de alongamento. Após os alongamentos utilizar-se de exercícios dinâmicos (polichinelos, bicicleta ergométrica por 5 a 10 minutos com carga leve). A duração e a intensidade das várias estratégias que compõe o aquecimento, vão depender das condições, da capacidade funcional, sintomatologia e preferência individual, e indica um tempo de 5 a 15 min. Sugere-se ainda, que o aquecimento deve ser suficientemente intenso para provocar um aumento da temperatura corporal e da sudorese, alertando porém para que não atinja uma intensidade exageradamente alta e inadequada.

Concluí-se que o aquecimento deve ser iniciado por alongamentos passivos até chegar à etapa de exercícios dinâmicos que deverá começar de forma moderada e, paulatinamente, crescendo na intensidade. Devemos enfatizar estimulando a preparação dos grupos musculares e articulações que mais serão exigidos durante a corrida.

Contudo, devemos sempre procurar orientação com professores de educação física, afim de corrigir a postura e ensinar novas estratégias com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prática do aquecimento, principalmente como um mecanismo preventivo de lesões músculo-articulares, antes de qualquer atividade física e principalmente quando for disputar alguma prova.

Bom treino!

Roberto Cesar de Oliveira - Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestrando em "Fisiologia do Exercício" pela Unifesp -
Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet