fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

Clique e saiba mais

> Competição > Arena Cross

1ª etapa - Bertioga - SP
Publicado em: 13/04/2015

Bertioga abre a temporada do Arena Cross com pódio estrangeiro na classe principal
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda / Malu Souza - Fotos: Maurício Arruda


Largada da segunda bateria da MX Pró


Jean Ramos e Paulo Alberto durante a disputa do Duelo 1x1
O Arena Cross deu a largada para a temporada 2015 em Bertioga, litoral paulista, neste sábado (11). A pista, que a primeira vista parecia não oferecer grandes dificuldades, foi ficando complicada já ao longo dos primeiros treinos do dia, conforme o terreno arenoso se degradava. O grande destaque da noite foi o português Paulo Alberto, que venceu de forma incontestável as duas baterias da categoria MX Pró.

Veja mais fotos na galeria de imagens do evento

As demais baterias também agitaram o animado público que encheu as arquibancadas. Na MX2 a vitória de Dudu Lima veio somente no final, depois de muita insistência do piloto na perseguição aos adversários. As categorias de base também contaram com intensas disputas. Renato 'Muguinho' Paz venceu na Júnior, Carlos Eduardo 'Dadalzinho' na 65cc e Rafael Becker na 50cc.

Uma novidade da temporada foi a realização do Duelo 1x1, com os dois pilotos mais rápidos nos treinos classificatórios disputando um ponto extra no campeonato da MX Pró. Paulo Alberto venceu o paranaense Jean Ramos em uma batalha que levantou as arquibancadas.

Corridas MX Pró


Paulo Alberto

A primeira bateria da categoria MX Pró, a principal da competição e única disputada em duas corridas, teve o holeshot do inglês Adam Chatfield seguido do paranaense Jean Ramos. Paulo Alberto partiu na terceira posição enquanto o atual campeão Carlos Campano não fez boa largada e precisou trabalhar para recuperar posições.

Alberto superou Jean após poucas voltas, mas só partiu para cima de Chatfield ao redor dos cinco minutos finais do tempo regulamentar para tomar a liderança e a vitória na bateria. As chances de Campano encostar nos dois ponteiros foram encerradas após alguns erros do espanhol que resultaram em uma queda e um passeio involuntário por fora da pista. Mesmo assim ele chegou na terceira posição, a frente de seu novo companheiro de equipe Jean Ramos, que também teve a corrida prejudicada por erros. Em quinto lugar ficou o venezuelano Humberto Martin. Apenas os três primeiros colocados terminaram na mesma volta.

Segunda bateria


Carlos Campano

Carlos Campano começou a segunda bateria na frente e logo foi atacado por Paulo Alberto. O português passou, o espanhol retrucou e o goiano Wellington Garcia aproveitou a disputa dos dois para tomar a liderança temporariamente.

Mais algumas passagens e Alberto já havia superado tanto Campano como Garcia. O português foi quem melhor se entendeu com o circuito de areia e chegou a abrir mais de dez segundos de vantagem antes de entrar em "modo de segurança" nas voltas finais da noite. Campano ficou com a segunda posição seguido de Jean Ramos e Adam Chatfield. Wellington completou na quinta posição após uma queda.


Adam Chatfield

Paulo Alberto, um dos maiores vencedores do Arena Cross, avaliou de forma muito positiva a estreia na categoria MX Pró. "Estou muito feliz, consegui andar tranquilo. Trabalhei bastante para conseguir isso. Foi difícil. Tive que dar o máximo para conseguir vencer. Espero seguir bem nas próximas etapas. Vamos trabalhar."

Carlos Campano, que ficou com a segunda colocação na somatória, afirmou que foi uma abertura de campeonato um pouco complicada. "É bem melhor vencer, mas hoje a pista estava muito difícil, muito perigosa, muita canaleta e pedra, estava fácil de cair e se machucar. O Paulo andou muito bem, não errou nada, eu não queria cair e não consegui brigar com ele. Vamos ver na próxima".

MX2


Pódio da categoria MX2

Sem o bicampeão Paulo Alberto, que das dez últimas provas da categoria só não venceu uma que não participou, as chances de vitória se abriram para novos jovens talentos na categoria MX2. E eles decidiram agarrar a oportunidade.

João Pedro Ribeiro saiu na frente seguido por Caio Lopes enquanto o pelotão intermediário pegava fogo com as disputas, como de costume. Caio tomou a frente e abriu vantagem de uma forma que ninguém esperava, se isolando na liderança.


Dudu Lima

A disputa pela segunda posição esquentou com a chegada de Fábio Santos, Dudu Lima e Hector Assunção na disputa. Após várias trocas de posições Hector resolveu emendar um triplo em curva que ninguém estava fazendo e acertou a roda traseira de João Pedro. A queda do atual campeão brasileiro foi forte, mas ele ainda retornou para completar em 13º, uma volta atrás dos líderes.

Dudu Lima, um dos pilotos mais experientes da prova, avançou rápido até entrar na briga pela segunda colocação, quando teve um duro embate com João Pedro. Depois se isolou na vice-liderança e diminui a intensidade do ataque, procurando não cometer erros. Foi uma decisão acertada, pois a poucas voltas do final Caio Lopes sofreu uma pequena queda deixando a vitória escapar. Dudu assumiu a ponta, ganhou vantagem e no final foi tão cauteloso com a pista e os retardatários que, na última volta, Caio Lopes e Fábio Santos quase lhe alcançam novamente. João Pedro Ribeiro e Leonardo Souza completaram os cinco primeiros.


Caio Lopes

A disputa emocionante na bateria da MX2 fez com que o vencedor Dudu Lima comemorasse muito a vitória e a pequena vantagem no campeonato. "Eu estou muito feliz. Treinei bastante para isso e graças a Deus acabei vencendo. A pista estava bem difícil, bem cansativa. Deu tudo certo e espero vencer mais etapas."

Caio Lopes ficou satisfeito com o segundo lugar. "Liderei boa parte da prova. Infelizmente cansei, cometi um erro e caí, mas estou muito feliz com o resultado, que para mim foi superação já que esse ano eu nem ía correr. Trabalhei duro com a equipe Honda IMS, treinei muito em pista assim, com canaletas, e mostrei que posso estar entre os primeiros brigando por esse título".

Categorias de base


Renato Muguinho Paz

A categoria Júnior foi agitada do começo ao fim. Primeiro, a liderança ficou nas mãos de Bruno Schmitz, seguido por Leonardo Silva. Os dois iam muito bem até caírem juntos e perderem a ponta para Leonardo Cassarotti. Iuri Beltrão assumiu a segunda posição e Renato Paz, o Muguinho, vindo de trás do pelotão, a esta altura já era o terceiro. Não demorou muito para que Muguinho passasse a ocupar o segundo posto e, daí em diante, pressionasse Leonardo. Os dois travaram um belo duelo por um longo tempo, alternando-se na frente. As duas últimas voltas foram especialmente emocionantes, já que Muguinho escapou para fora da pista e teve de recuperar a ponta contra o combativo Cassarotti.


Leonardo Cassarotti

Para ele foi um momento especial, já que muitos pilotos tinham condições de vencer e ele teve que lutar bastante para chegar à ponta. "Fiz uma largada muito ruim, tive que vir de trás. Tive um pouco de sorte também, porque os dois primeiros colocados caíram. Travei um duelo com o Léo, mas deu tudo certo. Estou muito feliz", analisou.

Na 65cc, a briga também foi forte desde o início. Carlos Eduardo, o Dadalzinho, fez um belo começo de prova e teve a concorrência de Marcelo Leodorico, que acelerava logo atrás. Em uma disputa eletrizante, os dois foram atrapalhados em vários momentos pelos retardatários na pista, mas conseguiram se desvencilhar. No entanto, quando Marcelo estava prestes a ultrapassar, acabou caindo e perdeu tempo, deixando o caminho livre para o ponteiro. Ainda assim, conseguiu retornar e subir ao pódio na segunda posição. Carlos Eduardo Baltazar chegou em terceiro. Rafael Ribeiro caiu na largada, mas fez um ótima prova de recuperação e logo alcançou o quarto posto. Bernardo Zappelini ficou em quinto.


Carlos Eduardo Dadalzinho

Para o mineiro, não foi uma estreia fácil, ainda mais pela pressão sofrida pelo adversário. "Graças a Deus deu tudo certo. Consegui ganhar. A pista não estava nada fácil", disse Dadalzinho.

Com muito estilo, os 14 pilotinhos da 50cc alinharam no gate e fizeram a alegria do público logo na abertura da competição. Garmichael Rodrigues disparou na frente, mas foi perseguido durante todo o tempo por Rafael Becker. A briga entre o gaúcho e o catarinense durou praticamente toda a prova. Rafael tentou de um lado, tentou de outro, mas Garmichael resistiu o quanto pôde, até que, nos minutos finais, o desafiante conseguiu a ultrapassagem e venceu. Gustavo Rodrigues foi o terceiro colocado. Bruno Martins ficou em quarto e Raul Miranda em quinto.


Rafael Becker

Rafael contou como conseguiu superar Garmichael na disputa pela vitória. "Eu consegui passar quando vi que nas costelas ele vinha mais fechado, então abri um pouco e deu certo", disse o pequeno piloto.

A segunda etapa do Arena Cross está prevista para o dia 23 de maio em Jundiaí (SP).


Resultados

Pos No. Pro Bateria 1 V Totaltempo Dif Melhortempo Team
1 211 Paulo Alberto 29 16:00.990   0.031 Honda, Mobil, Pirelli, Ims, Racing,yoshimu
2 407 Adam Brain Chatfield 29 16:07.269 6,279 31,152 Honda, Ims Racing, Levorin,ipiranga, Yosh
3 1 Carlos Campano 29 16:19.351 18,361 31,374  
4 10 Jean Carlo Ramos 28 16:09.012 1 Volta 31,606 Yamaha, Geração, Asw, Pirelli, Jmrpromoç
5 101 Humberto Martin   6:15.190 1 Volta 31,954 Moura Motos, Fly Racing, Bandaaudiopart
6 920 Jetro Salazar 28 16:17.357 1 Volta 32,795  
7 21 Wellington Garcia Matos 28 16:30.602 1 Volta 32,212  
8 116 Rafael Faria 27 16:14.047 2 Voltas 32,264 Ipiranga, Ims, Levorin, Edgers,adrenalina
9 5 Marcello Lima 27 16:19.685 2 Voltas 33,279 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi
10 22 Carlos Vicente Badiali Hern27dez   16:19.939 2 Voltas 32,358 Yamaha, Grupo Geração, Asw,pirelli, Zetta
11 909 Miguel Cordovez 25 16:22.013 4 Voltas 33,443  
12 931 Rafael Zenni 24 16:05.523 5 Voltas 34,309 Mx7 Team, Fox Rodas, Itu, Cartão Detodos
13 27 Thales Vilardi 24 16:16.860 5 Voltas 34,671 Asw, Yamaha, Subs27, Pirelli,motul, Geraçã

Pos . Pro Bateria 2 Voltas Totaltempo Dif Melhortempo Team
1 211 Paulo Alberto 28 16:02.163   31,392 Honda, Mobil, Pirelli, Ims, Racing,yoshimu
2 1 Carlos Campano 28 16:09.536 7,373 32,265  
3 10 Jean Carlo Ramos 28 16:24.900 22,737 0.033 Yamaha, Geração, Asw, Pirelli, Jmrpromoç
4 407 Adam Brain Chatfield 28 16:39.033 0.037 0.033 Honda, Ims Racing, Levorin,ipiranga, Yosh
5 21 Wellington Garcia Matos 27 16:03.693 1 Volta 0.033  
6 920 Jetro Salazar 27 16:10.900 1 Volta 32,838  
7 101 Humberto Martin   6:02.347 2 Voltas 0.034 Moura Motos, Fly Racing, Bandaaudiopart
8 116 Rafael Faria 26 16:11.937 2 Voltas 0.033 Ipiranga, Ims, Levorin, Edgers,adrenalina
9 22 Carlos Vicente Badiali Hern26dez   16:12.795 2 Voltas 33,284 Yamaha, Grupo Geração, Asw,pirelli, Zetta
10 931 Rafael Zenni 25 16:31.846 3 Voltas 34,684 Mx7 Team, Fox Rodas, Itu, Cartão Detodos
11 27 Thales Vilardi 25 16:37.409 3 Voltas 35,408 Asw, Yamaha, Subs27, Pirelli,motul, Geraçã
12 909 Miguel Cordovez 24 16:23.895 4 Voltas 35,857  
13 5 Marcello Lima 20 13:11.671 8 Voltas 32,859 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi

Pos No. Pro Soma das Baterias R1. R2. Pontostotais
1 211 Paulo Alberto 20 20 40
2 1 Carlos Campano 15 17 32
3 407 Adam Brain Chatfield 17 13 30
4 10 Jean Carlo Ramos 13 15 28
5 21 Wellington Garcia Matos 9 11 20
6 920 Jetro Salazar 10 10 20
7 101 Humberto Martin 11 9 20
8 116 Rafael Faria 8 8 16
9 22 Carlos Vicente Badiali Hernandez 6 7 13
10 931 Rafael Zenni 4 6 10
11 5 Marcello Lima 7 3 10
12 909 Miguel Cordovez 5 4 9
13 27 Thales Vilardi 3 5 8

Pos No. MX2 Voltas Totaltempo Dif Melhortempo Es Team
1 2 Eduardo Lima 26 15:51.809   33,614 Sp Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi
2 134 Caio Lopes Fernandes 26 15:52.784 0,975 34,106 Sp Ims, Honda, Ipiranga, Edger,gaiamx, Nicob
3 987 Fábio Aparecido Dos Santos 26 15:53.964 2,155 34,801 Sp Pirelli, Asw, Zetta, Drc, Yamalube,falmagr
4 282 João Pedro Pinho Ribeiro 26 15:58.619 0.007 34,429 Rs Yamaha Geração, Asw, Pirelli,zetta, M3 Rac
5 945 Leonardo De Souza 26 16:05.897 14,088 34,772 Pr  
6 16 Enzo Lázaro Pedo Lopes 26 16:23.719 0.032 34,151 Rs Pirelli, Ktm Dafra, Fox, Oakley,circuit, Sto
7 97 Pedro Henrique Rosa Bueno 26 16:29.219 0.037 34,278 Pr Protork, Jett, Ktm Sacramento,feiraomx.c
8 932 Rodrigo Lama 25 15:52.166 1 Volta 34,804 Pr  
9 112 Endrews Armstrong Nhemih 25 15:57.624 1 Volta 0.035   Chicken Brasil, Orange Bh, Ktm,kini, Red B
10 83 Anderson Pereira Do Amaral 25 16:00.165 1 Volta 35,175 Sp Amaral Racing, Rota Dommar,borilli, Spor
11 24 Tauan Brenner 25 16:01.295 1 Volta 35,684 Sc Yamaha Geração, Asw, Fmf, 100%,pirelli, Dr
12 891 Gustavo Pessoa De Souza 25 16:14.286 1 Volta 34,613 Sp Honda/Peirelli/Riffell/Ims
13 30 Hector De Freitas Assunção 25 16:17.294 1 Volta 0.034 Sp Honda, Mobil, Ims, Pirelli, Rfix,armyinc, M
14 61 Frederico Molina Spagnol 23 15:56.618 3 Voltas 36,304 Sp  

Pos No. Junior Voltas Totaltempo Dif Melhortempo Es Team
1 101 Renato Paz 17 11:05.973   0.036 Sp Yamalube, Pirelli, Asw Racing,falmar Graf
2 25 Leonardo Cassarotti 17 11:06.976 1,003 36,544 Pr Dunas, Honda, Pirelli, Ims
3 111 Iuri Beltrão Naves 17 11:21.425 15,452 36,026 Mg Sementes Gerpan
4 55 Renan Goto Dos Santos 17 11:30.698 24,725 36,025 Sp Mrpro/Ims
5 62 Leonardo De Almeida Da Silv1 7 11:36.050 30,077 36,013 Pr Dunas, Pirelli
6 24 Thiago Henrique Brenner 17 11:42.245 36,272 37,036 Sc Yamaha, Grupo Geração, Asw,pirelli, Drc,
7 11 Joaquim Neto 16 11:06.232 1 Volta 38,212 Pr Prefeitura De Sarzedo, X11,itaminas Miner
8 34 Davi Bandeira 16 11:15.384 1 Volta 39,457 Mg Mdr Suspecion, Marcelo Racing,5inco, Mrp
9 40 Bruno Fensterseifer Schmitz 6 11:24.257 1 Volta 37,301 Rs Tbt Suspensões, Transportadoraregional
10 92 Marcus Henrique Dias Lera 16 11:30.870 1 Volta 39,548 Mg Tribo Motos, Asw
11 5 Felipe Migliorini 16 11:38.472 1 Volta 38,772 Rs Migliorini Auto Peças
12 221 João Pedro De Freitas Raimu16o   11:47.089 1 Volta 40,411 Sp Santa Maria Coffee, Techno Metais,duda P
13 57 Joseildo Ferreira Lopes Juni15r   11:09.785 2 Voltas 37,708 Pe Ims Racing, Motel Pura Sedução,auto Post
14 6 Enzo Pereira De Oliveira 14 11:14.996 3 Voltas 42,002 Pa Açai Vitanat

Pos No. 65 Voltas Totaltempo Dif Melhortempo Team
1 77 Carlos Eduardo De Souza   0,957 39,577 Mg Pro Tork, Balbi School, Realtendas, Depós
2 44 Marcello Leodorico 16 11:32.188 15,231 39,703 Rapozão Racing
3 14 Carlos Eduardo Baver   11:36.543 19,586 40,276 Moto Shop, Mala Motos, Construsul,como
4 99 Rafael Ribeiro De Araújo 16 11:41.209 24,252 39,834 Mf Racing
5 805 Bernardo Zappelini 15 11:25.202 1 Volta 43,188 Rinaldi, Nitrix, Geração Mcr,funesporte,
6 38 Rodolfo Bicalho 15 11:25.398 1 Volta 42,249 Genuina
7 89 Pedrinho_josé Antonio   11:25.437 1 Volta 42,089 Fly, 100%, Pod, Mt Locações,hospital Novo
8 110 Caique Yoshihide Takeyama 15 11:31.866 1 Volta 43,149 Flora Takeyama, Camila Flores
9 50 Mateus Dedel 15 11:42.399 1 Volta 42,986  
10 202 Henrique Henicka 15 11:50.430 1 Volta 0.043  
11 39 João Vitor Alves De Oliveira 15 11:51.599 1 Volta 44,073 Prefeitura De Orizania, Papelariado Dudu
12 33   5 11:58.475 1 Volta 43,485 Fetrans Transporte
13 78 Herick Fernandes Reis 13 11:18.191 3 Voltas 45,361 Red Truck Transportes, Ctls Leandrosilva
14 363 João Vitor Vitorino 7 7:12.136 9 Voltas 48,528 Avetec, Nenê Motos, Ims, Mx Centermb1, To

Pos No. 50cc Voltas Totaltempo Dif Melhortempo Team
1 7 Rafael Becker 15 11:22.155   41,725 Transportes Ratinho, Mecânicaratinho
2 4 Garmichel Rodrigues Giehl 15 11:25.132 2,977 42,723 Stop Veículos, Dmr, Parts Peçasespeciais,
3 55 Gustavo Rodrigues 15 11:58.553 36,398 44,849 Quiosque Do Alemão, Prefeituramunicipal
4 34 Bruno Ferreira Martins 15 12:03.963 41,808 44,035 Supermercado Boa Opção, Bricsconstruto
5 205 Raul Miranda 15 12:04.597 42,442 0.044 Cb Motos/ Casa Das Baterias,mercado Eco
6 77 Ivo Petras Kurahashi Konell 14 11:28.550 1 Volta 43,833 Impressora Ipiranga, Tbt Racing
7 28 Vitor Hugo J. De Borba 14 11:56.191 1 Volta 47,227 Jb Moto Peças, Race Parts,impressora Ipir
8 66 Gregory Mota 13 11:41.310 2 Voltas 48,361 Maresia, Moto Peças Rios, Bragamotos, Gr
9 45 Gustavo Lima 13 11:52.703 2 Voltas 48,271 Colégio Granbery, Up Take Idiomas,prosat,
10 17 Lucas Pereira Da Silva 13 11:55.002 2 Voltas 49,902 R. A. Hidráulica
11 22 Gustavo Abrahão 2 10:10.368 3 Voltas 43,362 Hotel Picada, Ipagraf, Clarofolito,ja Dies
12 25 Guilherme Lima 11 11:32.105 4 Voltas 49,737 Colégio Granbery, Up Take Idiomas,prosat,
13 237 Murilo Julião Martinez 10 11:48.216 5 Voltas 59,515  
14 317 Bruno Leal Rodrigues         Flora Takeyama, Camila Flores








Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX Ric Raspa
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet