Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX
Os pais precisam ter cuidado redobrado com a hidratação das crianças que competemHidratação e o Motocross
Os trabalhos científicos publicados têm demonstrado que a atividade física regular tráz vários benefícios a saúde, porém em condições de intenso calor observa-se um grande desafio ao corpo humano em realizar um exercício físico reduzindo o seu desempenho e aumentando os riscos da desidratação.
No motocross não poderia ser diferente, pois além da atividade física intensa no dia da prova, temos um equipamento (camisa, botas, luvas, protetores, joelheiras, capacete), que evita a ventilação e ajuda no aumento da temperatura corporal. Temos ainda o calor da moto que se transfere por condução para o nosso corpo, a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar interferindo diretamente na performance do piloto. Durante a atividade física , os músculos produzem grande quantidade de calor que deve ser dissipado para o ambiente, ou então irá ocorrer um aumento da temperatura central (interna). Como a produção de calor pelos músculos é proporcional à taxa de trabalho , o esforço físico de longa duração com alta intensidade como caracteriza-se o motocross, apresentam um maior risco. O suor é uma resposta fisiológica do nosso organismo que procura limitar o aumento da temperatura interna, eliminando a água pela pele. No caso da não reposição de líquidos, compensando a perda, poderá ocorrer riscos à saúde bem como prejudicar a performance.
A desidratação durante a corrida pode modificar muitas variáveis fisiológicas em função do esforço físico intenso e a longa duração. Entre elas, está a função cardiovascular que é prejudicada através da redução do volume sanguíneo e aumentos significativos da freqüência cardíaca. Caso haja perdas de até 3% do peso corporal, haverá também impactos negativos no desempenho atlético. A fadiga aparece mais rápido ocorrendo a câimbra. Em casos extremos existe ainda riscos de vida, onde uma equipe médica deverá ser procurada imediatamente.
A hidratação adequada antes da corrida, principalmente em dias muito quentes, é essencial para preservar todas as funções fisiológicas. Um déficit de líquidos antes da prova pode potencialmente comprometer a regulação térmica e produzir um maior esforço cardiovascular durante a competição, sem dizer dos possíveis acidentes que podem ocorrer em função da fadiga neuromuscular. A ingestão de 250 a 600 ml de líquidos pelo menos duas horas antes do exercício, irá ajudar a assegurar uma boa hidratação, além de de dar tempo para que qualquer excesso de líquido seja liberado pela urina. Por outro lado, não existem comprovações cientificas suficientes para afirmar que a hiperhidratação antes do exercício melhora o desempenho físico.
A seguir seguem algumas dicas para minimizar o risco de problemas relacionados ao calor durante o treinamento e no dia da prova:
1.Exercitar-se regularmente, afim de se beneficiar dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico e adaptar-se à situações de estresse promovido pelo calor.
2.Ajustar-se ao seu ambiente, treinando com orientação de profissionais capacitados afim de aclimatar-se á situações iguais aos da prova de motocross.
3.Adaptar-se ao calor, em fase de treinamento com moto, trabalhar no início com baterias de menor tempo e ir se adaptando ao calor gradativamente.
4.Mantenha-se bem hidratado. O uso de bebidas esportivas que contém carboidratos e eletrólitos (sódio) de paladar agradável também vem beneficiar o processo de hidratação. Beba antes, durante e depois da atividade física.
5.Crianças fisicamente ativas necessitam de cuidados extras. Pais que acompanham seus filhos nas corridas em dias muito quentes devem ficar atentos a hidratação adequada. Podem utilizar os mesmos princípios usados para os adultos na hidratação.
Bom treino!
Roberto Cesar de Oliveira - Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestrando em "Fisiologia do Exercício" pela Unifesp -
Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br