X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

2 - Treinamento da resistência aeróbia
Publicado em: 10/03
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX


Situações extremas exigem uma condição física ainda melhor dos pilotos

O treinamento da resistência aeróbia

Dentro das qualidades físicas mais importantes no treinamento para o motocross, está o trabalho cardiovascular, a resitência aeróbia, como sendo a base para trabalhos intensos na modalidade. Sem ela bem treinada, não há como ser competitivo nas provas de longa duração.

A dúvida é sempre a mesma, o que fazer para melhorá-la, o que fazer para agüentar a corrida inteira numa intensidade alta sem que caia o meu rendimento e que atividades seriam mais indicadas para treinar e também, em qual intensidade trabalhar? Para entendermos melhor a resistência aeróbia definiremos como: a capacidade de suportar esforços de longa duração em intensidade moderada, ou a capacidade de resistir a fadiga o maior tempo possível. Inúmeros esportes necessitam desta qualidade, sendo que para desenvolvê-la em níveis de excelência existem vários métodos de treinamento: Corridas de duração, treinamento intervalado , treinamento com terrenos com aclives e declives, Cross-country (corrida em terrenos irregulares) , Circuitos aeróbios, Corridas de duração intervalada, como também outras atividades que envolvam vários grupos musculares ao mesmo tempo, como: natação, bicicleta, corda. Portanto, cabe ao preparador físico escolher qual o método que acha mais interessante para o seu atleta. Particularmente, gosto de utilizar os métodos de corridas de duração , cross-country, e a bicicleta (montain bike). Claro que o treino com moto deve fazer parte deste planejamento.

Na Universidade Federal de São Paulo, estamos avaliando pilotos de motocross envolvidos no Campeonato Paulista 2002/03, fruto de uma tese de mestrado, com objetivo de verificar qual é a resposta cardiovascular que a modalidade oferece durante a corrida, para que possamos cada vez mais determinar a intensidade ideal a ser treinada com pilotos profissionais.

Para se treinar fisicamente qualquer modalidade esportiva há necessidade de realizar uma avaliação física, com o objetivo de verificar a condição orgânica do atleta, afim de prescrever corretamente o volume e a intensidade a ser trabalhada, para não subestimar ou superestimar o treinamento. Para verificar e avaliar a potência máxima aeróbia e mais algumas outras variáveis importantes para o treinamento cardiovascular, seria recomendado realizar um teste ergoespirométrico com cardiologista e um fisiologista, para prescrever a intensidade ideal para o trabalho. Com os resultados em mãos, você terá que ter uma orientação segura de um Professor de Educação Física que interprete corretamente os resultados e determine qual a freqüência semanal , qual duração, intensidade, qual atividade física e como será a progressão do treinamento. Tudo isto, baseado nas datas das competições de maior importância que deseja participar ,afim de estar na melhor condição física possível. Lembrando que as outras qualidades físicas (força, flexibilidade, agilidade) também devem fazer parte do condicionamento físico no motocross.

É importante lembrar, que dentro dos princípios científicos de treinamento desportivo, um deles fala sobre a especificidade do movimento, ou seja, as atividades físicas trabalhadas no período de treinamento devem ser o mais próximo possível das características metabólicas e biomecânicas da modalidade envolvida. Para entendermos melhor, nunca vimos por exemplo, um maratonista nadando para melhorar a sua resistência na maratona, ou mesmo, um nadador correndo na pista de atletismo dando tiros de 100 m para melhorar a sua marca nos 100m nado de peito.

Enfim, é necessário a orientação adequada para não se perder tempo!

Bom treino!

Nosso próximo texto será sobre hidratação.

Roberto Cesar de Oliveira - Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestrando em "Fisiologia do Exercício" pela Unifesp -
Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet