X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Reportagens > Especial

Rally dos Sertões 2014: Roteiro, expectativas e lista de inscritos da prova
Publicado em: 20/08/2014

Brasileiros e estrangeiros iniciam disputa no sábado, em Goiânia (GO)
Redação MotoX.com.br - Malu Souza / Maurício Arruda - Fotos: Team HRC / Dfotos / Fábio Davini e Future7Media


Rally dos Sertões 2014 irá percorrer  2.679 quilômetros, passando pelos Estados de Goiás e Minas Gerais

No próximo sábado, todas as atenções estarão voltadas para Goiânia (GO). Isso porque a cidade irá receber, mais uma vez, a largada do Rally dos Sertões, a mais famosa competição off road do país, que reúne os melhores pilotos da modalidade no Mundo. A disputa será válida também pelo Mundial de Rally da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos e quadriciclos. Os canais ESPN farão a transmissão de todo o campeonato.

Nesta quarta-feira (20), será a abertura de box, no autódromo Ayrton Senna. Na quinta (21) e sexta (22), serão realizadas as vistorias técnicas. No sábado (23), a partir das 9h, os pilotos saem do autódromo para a disputa do prólogo, com 10 km. Às 19h30, também no autódromo, será a largada promocional aberta ao público. A entrada será gratuita.

A competição irá contar com 98 equipes, sendo 39 na categoria motos, 17 quadriciclos e 42 UTVs, além dos competidores nas categorias de Carros e Caminhões. Os participantes confirmados vêm da África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai.


Jean Azevedo busca o sexto título na prova

"São 22 anos e é sempre uma emoção muito grande a chegada de mais um Rally dos Sertões. Teremos mais uma edição especial, com mudanças que visam tornar o evento mais acessível para todos e um formato mais agradável para os competidores e patrocinadores, largando e chegando em finais de semana, o que também é melhor para o público", garantiu Marcos Moraes, da Dunas Race, organizadora do campeonato. "Teremos um percurso inédito, com todas as dificuldades de uma prova de rali, mas também trechos muito prazerosos e desafiadores", acrescentou.

O principal atrativo da competição é a diversidade de solos, já que em sete etapas, os participantes irão percorrer 2.679 quilômetros, passando pelos Estados de Goiás e Minas Gerais. Este ano, os brasileiros entram mais uma vez com tudo na disputa. Alguns, com mais experiência estão loucos para garantir um lugar no pódio.


Ike Klaumann disputa a prova pela sétima vez

Talvez o maior conhecedor do Sertões seja Jean Azevedo, pentacampeão, com títulos nos anos de 1995, 2000, 2002, 2004 e 2005. O objetivo do piloto Honda é faturar mais um nesta edição. "A expectativa é boa. Me preparei muito bem nos últimos meses e vou em busca do hexa nas motos. Vai ser uma prova super disputada, com grandes pilotos e equipes. Vou fazer o meu melhor para buscar o título. O ano passado foi muito difícil, uma corrida de superação total. Tinha me preparado muito, mas faltando nove dias do rali, me machuquei e pensei que nem teria condições de competir. Fui para a competição sem saber se conseguiria completar e depois dos dez dias chegar como o melhor brasileiro foi a recompensa por todo esforço", lembrou o piloto que terá como companheiros de equipe Júlio Zavatti, o Bissinho, e Nielsen Bueno.

Os irmãos Ike e Guto Klaumann também contam com bastante conhecimento para encarar o desafio. Esta será a sétima participação dos catarinenses. “A quilometragem deste ano caiu bastante, o que muda as estratégias para a corrida. O objetivo é ser consistente e agressivo o tempo todo, mas sempre priorizando a segurança”, comentou Ike.

Guto lembra que as mudanças no roteiro podem surpreender os competidores, especialmente o dia da etapa maratona, na qual o mecânico fica impedido de fazer reparos na moto. “Tínhamos uma boa base para competir no Jalapão e certamente a Chapada Diamantina será uma surpresa para todos. Eu prefiro andar na pedra do que na areia, espero conseguir um bom desempenho por lá”. 


O português Paulo Gonçalves é o atual campeão da prova

O português Paulo Gonçalves irá marcar presença nos Sertões mais uma vez. Ele é o atual campeão da prova e também do Mundial de Rally Cross Country. "O Rally dos Sertões foi, pra mim e para toda a equipe, uma prova crucial para a conquista do título do ano passado e espero que este ano seja novamente positivo. Antes desta edição, já estive duas vezes no Sertões. Na primeira, eu não pude terminar, mas na segunda consegui a vitória e foi um passo importante na conquista do título mundial. Este ano, será igualmente importante e espero diminuir minha desvantagem no Mundial. É uma prova que eu gosto e este ano será um pouco menor do que na última edição, então temos de trabalhar bem. A equipe vem fazendo um grande trabalho e minha moto está muito competitiva, então vamos continuar brigando pela vitória", afirmou.

Além do português, que terá o compatriota Helder Rodrigues ao seu lado no Team HRC, muitos outros estrangeiros desembarcam no Brasil com chances de vitória. A KTM, por exemplo, conta com um grupo fortíssimo, com pilotos como Marc Coma, Jordi Viladoms, Davi Casteu, Sam Sunderland e Rubem Faria. A lista completa na disputa pelo troféu de campeão pode ser conferida no final desta matéria, na lista de inscritos da prova.


O espanhol Marc Coma é um dos fortes candidatos ao título

Guilherme Cascaes, Leandro Silveira e Ricardo Martins serão os representantes da Yamaha do Brasil. Cascaes, um dos destaques das provas nacionais, quer um desempenho melhor que o do ano passado. "Completar uma prova destas já é uma grande vitória. Esta será minha segunda participação no Sertões e eu espero chegar no último dia em condições de estar entre os 15 melhores do mundo. A expectativa é boa, a moto é muito confiável e a estrutura deste ano é de primeira", planejou o catarinense.

Um dos companheiros de Cascaes aposta na concentração para ter um bom resultado. "Serão sete dias de muita superação. O psicológico é importante demais neste tipo de prova. É preciso manter o foco, ter cautela, e acelerar muito", disse Leandro Silveira.


Guilherme Cascaes espera completar a disputa em sua segunda participação

A prova começa no dia 23, em Goiânia, Goiás, com o Prólogo - tomada de tempo, em circuito fechado, para definir a ordem de largada. O primeiro dia de estrada é sábado e prevê 216 quilômetros de percurso. O dia 28 tem o percurso mais longo, com 718 quilômetros. A competição termina em Belo Horizonte, no dia 30. No total, em sete dias, dos quase 2.700 quilômetros que os pilotos irão percorrer, 1.545 serão em trechos cronometrados.  

"Formamos uma família. Todos precisam se ajudar nestes dias de Rally dos Sertões. Dormimos pouco, comemos pouco e trabalhamos muito mais do que em um dia normal das nossas vidas. O desgaste é muito grande, por isso todos precisam estar bem, em harmonia", comentou Ricardo Martins, que também tem foco nas provas válidas pelo Brasileiro de Rally Cross Country. "Os quatro primeiros dias de Sertões são válidos pelo campeonato brasileiro. Quero tentar assumir a liderança do campeonato nestes dias e depois focar no Sertões", completou.

Roteiro do Rally dos Sertões 2014:

23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)

24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO) / Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km

25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO) / Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km

26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO) / Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km

27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG) / São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km

28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG) / Diamantina (MG) - ETAPA MARATONA (mecânico impedido de fazer reparos na moto)
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 335 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG) / Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG) / Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km

Lista de inscritos:

  Moto - Equipe Piloto Veículo Categoria
1 19 Bianchini Rally Adhemar Antonio Pereira Filho KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
2 14 Casteu ELF David Casteu KTM 450 FIM 450cc
3 8 Klaumann Team Guto Klaumann Honda CRF 450 X FIM 450cc
4 4 Team Honda HRC Helder Rodrigues Honda CRF 450 Rally FIM 450cc
5 6 Klaumann Team Ike Klaumann Honda CRF 450 X FIM 450cc
6 3 KTM Red Bull Factory Team Jordi Viladoms KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
7 17 Yamaha Rinaldi Rally Team Leandro Nelson Silveira Yamaha WR 450F FIM 450cc
8 2 KTM Red Bull Factory Team Marc Coma KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
9 35 Honda Mobil de Rally Nielsen Paraiso Bueno Honda CRF 450 X FIM 450cc
10 38 Bianchini Rally Marcos Obal Colvero Honda CRF 450 X FIM 450cc
11 1 Team Honda HRC Paulo Goncalves Honda CRF 450 Rally FIM 450cc
12 13 Caballero Rally Service Rodrigo Caballero KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
13 12 KTM Red Bull Factory Team Ruben Faria KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
14 16 KTM Red Bull Factory Team Sam Sunderland KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
15 23 Pro Rally Vicente de Benedictis Neto KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
16 36 Team Van der Straten Rally Coo Carlos Van der Straten Ponthoz Husqvarna TE 449 FIM 450cc
17 25 Bianchini Rally Eduardo Davids do Amaral KTM 450 FIM 450cc
18 15 Caballero Rally Service Enrique Guzmán KTM 450 Rally Replica FIM 450cc
19 37 Campina Grande Edgley Maciel Lacerda Sobrinho Kawasaki KLX 450 SPR - Super Production
20 10 GP Sports Guilherme Piva Honda CRF 450 X SPR - Super Production
21 5 Honda Mobil de Rally Jean Azevedo Honda CRF 450 X FIM 450cc
22 7 Kawasaki Rinaldi Ramon Oliveira Sacilotti Kawasaki KLX 450 SPR - Super Production
23 40 GP Sports Alvaro Amarante Almeida KTM 450 Rally Replica PDA - Production Aberta
24 18 Yamaha Geração Rinaldi Rally Team Guilherme Gaspar Cascaes Yamaha WR 450F PDA - Production Aberta
25 39 Sollavanco Henrique Ribeiro de Castro Honda CRF 450 X PDA - Production Aberta
26 9 Honda Mobil de Rally Júlio Zavatti (Bissinho) Honda CRF 450 X PDA - Production Aberta
27 20 Zema / Osper Marco Antonio Pereira Honda CRF 450 X PDA - Production Aberta
28 11 Spirit Rally Team Ricardo Martins Yamaha WR 450F PDA - Production Aberta
29 26 PE Rally Team Jose Leonardo Scipiao Honda CRF 450 X OV4 - Over 45
30 24 Kawasaki Rinaldi Moara Sacilotti Kawasaki KLX 450 OV4 - Over 45
31 32 O Boticário Rally Team Danilo Silva Fonseca Gomes KTM XC-W MAR - Marathon
32 34 Bob Máquinas Rally Racing Team Eduardo Juttel Honda CRF 450 X MAR - Marathon
33 27 Bicho do Mato Rally Elvis Bittencourt Honda CRF 450 X MAR - Marathon
34 28 Brasil Moto Tour Flavio Eugenio Toledo Cabral Cota Honda CRF 450 X MAR - Marathon
35 31 Abba Racing Francisco de Assis Oliveira Yamaha WR 450F MAR - Marathon
36 33 Pro Rally Rafael Milan Honda CRF 450 X FIM 450cc
37 30 Brasil Moto Tour / Água Mineral Ingá Robison Fortes de Araujo Filho Honda CRF 450 X MAR - Marathon
38 41 Mineiros no Sertão Ronie Von Silva Suzuki DR 400 OV4 - Over 45
39 29 Brasil Moto Tour Velkenner Souza Dantas Honda CRF 450 X MAR - Marathon
  Quad - Equipe Piloto Veículo Categoria
1 112 RNN Sports Diogo Zonato Honda TRX 700 FIM Quads
2 102 Taguatur Racing Marcelo Nascimento Medeiros Protótipo 700 FIM Quads
3 108 Charrua Racing Mauro Javier Almeida Sierra Yamaha Raptor 700 FIM Quads
4 111 Martens Racing Milton Martens Honda TRX 700 FIM Quads
5 113 QuaTrilha do Cerrado Pedro Henrique Teixeira Costa Polaris Scrambler XP FIM Quads
6 101 Sonik Team Rafal Sonik Honda TRX 700 FIM Quads
7 100 RNN Sports Robert Naji Nahas Protótipo FIM Quads
8 110 Paraíba Rally Team Rodolfo Pereira Brito Honda TRX 700 FIM Quads
9 103 ATV Yamaha Tom Rosa Yamaha YFM Raptor 700 FIM Quads
10 106 Bike Box Andre Taidy Amoroso Suguita KTM 525XC FIM Quads
11 114   Bruno Franco Beraldi Coelho Yamaha Raptor 700 QDA - Quadris
12 115 Base Rally Team Ernesto Jun Watashi CAN-AM Renegade 1000XXC QDA - Quadris
13 116 ATV Yamaha Felipe Abner Nogueira Soares Yamaha YFM Raptor 700 FIM Quads
14 104   Nei Costa Yamaha Raptor 700 QDA - Quadris
15 105 Divino Fogão Rally Team Gabriel Scaburi Marques Varela CAN-AM Renegade 1000XXC QDA - Quadris
16 117 Equipe Vive Liso Off Road George Hamilton Matias Torres Yamaha YFM Raptor 700 QDA - Quadris
17 118 NC Racing Team Italo R. Santiago Yamaha Raptor 700 QDA - Quadris
  UTV - Equipe Piloto Navegador Veículo Categoria
1 212 Risa Rally Team Anderson Gorgen Audir Lages Carvalho Neto Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
2 210 MH André Hort Matheus Mazzei CAN-AM Maverick UTV SPR
3 201 Casarini CAN-AM Bruno Leão Sperancini Lourival Roldan CAN-AM Maverick UTV SPR
4 200 Bike Box CAN-AM Carlo Collet Marcos Lara CAN-AM Maverick UTV SPR
5 204 Podium Motos Carlos Eduardo Andreoni Ambrosio Cadu Piacentini Sachs Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
6 216 Cel Engenharia Motorsports Célio Vinicius Cardoso de Oliveira Pipo Mirone Polaris UTV SPR
7 207 Casarini CAN-AM Denisio Casarini Filho Eduardo Tadashi Shiga CAN-AM Maverick UTV SPR
8 221 GPS Elias Esteves Ferreira Ricardo Luiz R. de Lima Polaris XP 900 UTV SPR
9 211 Kandangus Rally Team Elson Cascão II Claudia Kelly Grandi Polaris RZR 1000 Dakar UTV SPR
10 205 Sacramento Racing Fabio Wolf Campos   Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
11 219 Lapertosa Motorsports Gustavo Grossi Lapertosa Marcello Brandão Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
12 206   Gustavo Rodrigues Xavier Breno de Almeida Rezende Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
13 218   Henrique Werneck Gutierrez   Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
14 217 Pró Rally João Bosco Fernandes de Melo Jr. Sérgio Perez Bessa CAN-AM Maverick UTV SPR
15 202 Polaris Racing/Zé e os Caras 4x4 José Hélio Rodrigues Filho Edmilson de Camargo Jr. Polaris RZR 1000 XP UTV SPR
16 214 Bike Box CAN-AM Avê Koizumi Airton Alcântara CAN-AM Maverick UTV SPR
17 208 Xtreme Plus / Torres Racing Leandro Torres Idali Bosse Rodrigues Filho Polaris XP 900 UTV SPR
18 215 Terrabella/ CAN-AM Racing Lucas Araujo Barroso Lauro Tavora Sobreira CAN-AM Maverick UTV SPR
19 220 Pró Rally Marcelo Tiglia Gastaldi Breno Rafael C. Ferreira CAN-AM Maverick UTV SPR
20 203 Divino Fogão Rally Team Rodrigo Scaburi Marques Varela João Henrique Arena CAN-AM Maverick UTV SPR
21 213 Taguatur Racing Vinícius Barbalho Mota Rafael Cunha Shimuk CAN-AM Maverick UTV SPR
22 222 S2 Rally / Bike Box Andre Sawaya Eduardo Pereira Costa CAN-AM Maverick UTV SPR






© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet