X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Videorama

Videorama #16 - O Supercross 20 anos atrás no Brasil
Publicado em: 02/09/2013
Clique e saiba mais

Modalidade viveu boa fase no país no início da década de 1990
Redação MotoX.com.br - Maurício Arruda


Assista na MotoX TV
Acredite, o supercross viveu uma fase no Brasil em que eram comuns as provas disputadas em estádios. Em 1992, o Hollywood Supercross Indoor promoveu o evento de abertura do campeonato no estádio da Ponte Preta, em Campinas (SP), com a presença dos melhores pilotos do país. Deste período, o ponto alto e mais lembrado por quem viveu o momento é a prova de 1989 do mesmo campeonato realizada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde um dos pilotos em ação era o fundador e editor do MotoX Lucídio Arruda. O evento reuniu - vale destacar, em um fim de semana de feriado prolongado - mais de 30 mil pessoas em uma noite inesquecível. O Campeonato Paulista de Supercross - essa competição estadual existiu em um passado não tão distante - chegou a ter uma temporada completa dentro dos estádios, mostrando como este foi um período diferenciado na história do esporte no país.

Mas, voltando ao tema do Videorama #16 que é a disputa de 1992 no interior paulista, Jorge Negretti iniciava nesta prova a defesa do título conquistado na temporada anterior do Hollywood Supercross. Além do campeão, muitos outros ótimos pilotos faziam da grande final daquela noite um evento imperdível. Nomes consagrados e outros buscando espaço em início de carreira se misturavam no gate, motos 125cc e 250cc também, não havia separação por cilindrada. O campeonato tinha apenas uma categoria e fazia sucesso com uma programação enxuta. Rogério Nogueira, que hoje é deputado federal pelo Estado de São Paulo, vivia uma boa fase após um período treinando nos Estados Unidos. Milton 'Chumbinho' Becker iniciava uma promissora carreira e após a prova, ao ser entrevistado, foi cercado pelas 'Hollywoodetes' sedentas por um autógrafo e por alguns segundos na tela da TV.

No gate de largada, além de Negretti, Nogueira e Chumbinho, também estavam na disputa pelo pódio Cássio Garcia, Nuno Narezzi, Alberto Tognozzi, Marlon Olsen, Wellington Valadares, Rafael Ramos, Gene Fireball, Guto Lima, Luis Faustino, Renato Amaral, Luis Frediani, Marcos Assunção, Guilherme Lima, Arno Jung, Marcelo Shimoguiri, Rodrigo D'Avila e Alexandro Martins totalizando os 20 pilotos classificados.

Mais de vinte anos se passaram e, entre tantos nomes de peso, apenas Chumbinho permanece competindo profissionalmente. Entre os pontos curiosos do vídeo estão o fato de que pelo menos três favoritos enfrentaram problemas com rodas quebradas, o enrosco entre a jovem promessa Rafael Ramos e Alexandro Martins na briga por posições e a 'bananeira involuntária' plantada pelo vencedor durante a comemoração após a chegada.

O material deste vídeo foi produzido e dirigido pelo jornalista João Mendes, que por muitos anos levou ao ar na televisão o saudoso programa Bike Show. Atualmente, parte do seu acervo, que incluí outros programas, está disponível na internet através do Memória Motor, seu atual projeto.








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet