X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Reportagens > Especial

Freestyle - Jogos Urbanos de Verão - Ibirapuera - SP
Publicado em: 27/12

Papai Noel Radical 
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Lucídio Arruda / Flávio Oliveira


Pelo segundo ano consecutivo o Motocross Freestyle agitou o Ginásio do Ibirapuera na programação dos Jogos Urbanos de Verão.


Gian Bergamini
E novamente o evento aconteceu no período de Natal levando os fãs a deixar de lado aquela merecida esticadinha no sono após a ceia do dia dia 24 para acordar cedo e acompanhar os melhores "freestylers" brasileiros ao vivo, no local ou pela telinha da Rede Globo.

Estava prevista a participação de 9 pilotos, mas mesmo antes do evento começar houveram duas importantes baixas. Nathan Azevedo machucou o pé treinando e Cyro Oliveira tinha uma cirurgia programada há tempos para quinta-feira anterior à prova.

Neste ano a organização do evento trouxe o americano Dustin Nowak para a competição. Nowak, de apenas 20 anos, chegou ao Brasil na quinta-feira e durante os treinos já impressionou com manobras muito bem executadas. O piloto mora na região norte da Califórnia e foi uma das revelações do Dew Action Sports, um dos maiores campeonatos da terra do Tio Sam.


Dustin Nowak
Queremos BackFlip

A grande expectativa no ginásio era se ia ou não sair o esperado BackFlip. Tanto o gringo Nowak, como o nosso tupiniquim Gilmar Flores Joaninha prometiam realizar a manobra.

Só que no reduzido espaço interno do ginásio as coisas são diferentes. Dustin achou que a distância entre as rampas era pequena demais. Joaninha tentou a mnobra nos treinos do domingo de manhã e passou do ponto de rotação. A queda, reprisada diversas vezes durante o Esporte Espetacular, tirou o favorito entre os brasileiros da competição com uma suspeita de fratura na clavícula.

As provas

Cada piloto teve direito a duas voltas de 1 minuto e quarenta segundos e a premiação final seria decidida com base na melhor volta.


Marcelo Simões
Logo no início das apresentações o público escolheu seus inimigos: os três exigentes jurados cujas notas não corresponderam às espectativas das arquibancadas. Quando as placas eram mostradas as vaias ecoavam pelo ginásio.

Na primeira já se destacam os dois favoritos. Nowak pela perfeição das posturas nas manobras e Gian Bergamini, que evoliu muito neste ano e incentivado pelo público encontrou aquela empolgação para arriscar na execução dos saltos. Gian marcou 26 pontos de 30 possíveis e encerrou a primeira volta com um ponto de vantagem sobre o americano.

Quem não participou da primeira volta foi o paulista Fred Kirillos, cuja moto o deixou na mão logo após os treinos da manhã. Fred ainda arrumou uma moto emprestada às pressas para participar da segunda volta, mas além das regulagens de suspensão estarem longe das ideais a carburação estava péssima. Fred ainda tentou se apresentar, mas abortou a volta depois do primeiro salto.


Jorge Negretti
A decisão: Gian Bergamini campeão


Na segunda volta Nowak e Gian Bergamini são os melhores outra vez e as notas dos jurados indicam a vitória apertada do brasileiro por apenas meio ponto! Festa no Ibirapuera!

A terceira posição ficou com Paô, irmão de Gian. O evento revelou também Marcelo Simões que foi o quarto colocado, empatado em pontos com o quinto Jorge Negretti, sempre um dos favoritos do público.

Resultado Final Motocross Freestyle Jogos Urbanos 2005

1. Gian Bergamini - 27 pts
2. Dustin Nowak - 26,5 pts
3. Paô Bergamini - 23 pts
4. Marcelo Simões - 21,5 pts
5. Jorge Negretti - 21,5 pts
6. Gustavo Russo - 19,5 pts
7. Fred Kirillos - 15 pts

1ª Volta

1. Gian Bergamini - 26 pts

O diretor de prova, Hugo Martinez, enxuga a baba do pai coruja Ricardo Bergamini
2. Dustin Nowak - 25 pts
3. Marcelo Simões - 21,5 pts
4. Paô Bergamini - 21 pts
5. Gustavo Russo - 19,5 pts
6. Jorge Negretti - 18 pts

2ª Volta

1. Gian Bergamini - 27 pts
2. Dustin Nowak - 26,5 pts
3. Paô Bergamini - 23 pts
4. Marcelo Simões e Jorge Negretti - 21,5 pts
6. Gustavo Russo - 19 pts
7. Fred Kirillos - 15 pts 








Os jurados com certeza não foram os favoritos do público, mas encararam a situação com muito bom humor

Confira também:
Galeria de imagens do evento com 111 fotos!

























© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet