X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Motocross Mineiro

Copa Minas Gerais de Motocross - 2ª etapa - Betim - MG
Publicado em: 13/08/2013

Prova reuniu pilotos das principais equipes do país
Redação MotoX.com.br - Fotos: Fred Mancini / YSports


Vista aérea do circuito de Betim


Pódio da MX1
Boa parte dos principais pilotos do país esteve em uma competição regional no último fim de semana. Com boa premiação, a Copa Minas Gerais de Motocross promoveu sua segunda etapa e repetiu o sucesso da abertura do campeonato, realizada a cerca de três meses, atraindo competidores das principais equipes nacionais. Os principais destaques do evento realizado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, foram o português Joaquim Rodrigues, vencedor na MX1, e o ídolo local Antonio Jorge Balbi Jr., primeiro colocado na MX2.

O grande público que compareceu ao Parque de Exposições David Gonçalo de Lara também acompanhou disputas nas categorias MX3, MX4, MXF, Intermediária, Nacional, 85cc, 65cc e 50cc nos dois dias de evento. A corrida da MX1, claro, foi o ponto alto do dia com intensas e equilibradas disputas na pista recheadas de obstáculos, em um estilo próximo do supercross, chamando a atenção do grande público presente.


Joaquim Rodrigues


Antonio Jorge Balbi Jr.
A bateria da MX1 começou com Joaquim Rodrigues na frente, puxando a fila. Dudu Lima começou a prova na segunda colocação, mas ainda no início sofreu um leve queda e perdeu contato com os ponteiros. Balbi, que vinha logo atrás, tocou a moto do paulista e o resultado foi um pedal de câmbio torto em sua Kawasaki. O mineiro chegou a efetuar uma troca de marcha com a mão em um dos saltos (confira no vídeo abaixo), repetindo o que fez Ryan Dungey no último Monster Energy Cup, depois ainda teve que passar no pit stop para corrigir o problema, perdendo várias posições.

Rodrigues fez uma prova impecável, sem dar espaço para que os adversários ameaçassem sua posição. Após a queda do irmão, Marcello "Ratinho" Lima passou ao segundo lugar, sendo pressionado por Wellington Garcia. Hector Assunção, Thales Vilardi e Rafael Faria, com motocicletas 250cc, também estavam na briga pelo pódio.

Depois do incidente no início, Balbi voltou para a briga com vontade e, empurrado pela torcida, foi ganhando posições. Com a ultrapassagem sobre Hector, assumiu a quarta colocação e seguiu diminuindo a distância para Wellington e Ratinho. O goiano não conseguia ser efetivo na disputa com o paulista e a cada volta era mais ameaçado pelo piloto da casa. Quando Balbi colou, Wellington não conseguiu dar combate e logo foi ultrapassado. Ratinho tentou forçar o ritmo, mas não foi suficiente para escapar e ele também foi superado.
 

Pódio da MX2


João Moreira
Rodrigues teve sucesso com sua estratégia confirmando a vitória com alguns segundos de vantagem sobre Balbi. "Consegui largar na frente e imprimi um ritmo forte no começo, pois a pista é traiçoeira e você pode cometer um erro fácil. Tentei abrir um pouco e gerir a vantagem. Ainda levei um susto nas costelas, mas felizmente correu tudo bem. Hoje (domingo) é dia dos pais. Então vou dedicar essa vitória para meus filhos que ficaram em Portugal e estão acompanhando os tempos. Parabéns à todos os pais que estão aqui", destacou o vencedor.

Com o segundo lugar, Balbi assumiu a liderança na classificação. "Esse público maravilhoso me incentivou. Faltou pouco, mas estou feliz demais. As vezes a gente ganha pilotando mal, mas esta prova para mim foi como uma vitória", disse.

Wellington ainda ultrapassou Ratinho e conquistou o terceiro lugar, deixando o adversário em quarto. "Tive que fazer provas de recuperação (na MX1 e na MX2 que foi disputa antes) e isso acabou me desgastando um pouco", observou o goiano. Dudu Lima fechou a disputa na quinta colocação.


Largada da categoria Intermediária


Vinicius Rachid
Na MX2, Balbi liderou do início ao fim. A grande disputa ficou pela segunda posição, que em grande parte da prova foi ocupada por Ratinho, mas acabou com seu irmão Dudu Lima. Já nas voltas decisivas, Ratinho era pressionado por Hector Assunção quando os dois acabaram se chocando, fato que mudou radicalmente a classificação. Hector ficou preso embaixo da moto do adversário e ambos perderam a chance de um bom resultado. Dudu passou e garantiu a segunda posição seguido por Thales Vilardi em terceiro. Rafael Faria e Wellington Garcia fecharam o pódio em quarto e quinto.

A MX Júnior teve como destaque a recuperação de Lucas Kenji Santana, que superou Fabinho Santos na luta pela vitória. Outros vencedores do domingo foram Renato 'Muguinho' Paz, ganhador na 85cc, Carlos 'Dadalzinho' Pereira, primeiro colocado na 65cc, e Gabriel Panzera que liderou os pequenos pilotos da 50cc.


Pódio da MXF


Walter Tadim
Além das corridas, o público também acompanhou no domingo um show de freestyle motocross, com o veterano Nathan Azevedo em ação.

Antes, no sábado, outras categorias foram disputadas. Arthur Amaral conquistou a Intermediária e Vinicius Rachid a Nacional. A MX4, foi liderada de ponta a ponta por Walter Tardim. Na MXF, categoria exclusiva para mulheres, Mariana Balbi foi a vencedora. Ela ainda voltou para a pista na MX3, mas quem levou a melhor na categoria foi João Moreira que venceu uma bela disputa com a piloto.

A terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross será realizada nos dias 29 e 30 de setembro, em São Gonçalo do Rio Abaixo.



Vídeos

Categoria MX1:




Categoria MX2:



Resultados

MX1

1. Joaquim Rodrigues - Honda/Mobil/Ims/Pirelli/Vulcano
2. Jorge Balbi - Protork/Mobil/Allsign/Kawasaki/Martplus
3. Wellington Garcia - Honda/Mobil/Ims/Pirelli/Oakley/Rapozão/Idtech
4. Marcelo Lima - Emg Kawasaki/Rinaldi
5. Eduardo Lima - Emg Kawasaki/Rinaldi

MX2
1. Jorge Balbi - Protork/Mobil/Allsign/Kawasaki/Martplus
2. Eduardo Lima - Mobil/Allsign/Kawasaki/Protork/Martplus
3. Thales Vilardi - Honda/Mobil/Pirelli/Subs/Rsmx3/Oakley/Ims
4. Rafael Faria - Yamaha/Geração/Monster/Pirelli/Asw/Yoshimura
5. Welington Garcia - Honda/Mobil/Ims/Pirelli/Oakley/Rapozão/Idtech

Nacional
1. Vinicius Rachid
2. Fernando Pereira
3. Eduardo Mendes
4. Reginaldo de Araújo
5. Jilvânio dos Santos

MXF
1. Mariana Balbi
2. Luana Abreu
3. Marcely Cazadini
4. Isabella Borges
5. Ana Paula Ferreira

Intermediária
1. Arthur Amaral
2. Fagner Candido
3. Célio de Morais
4. Henrique Becker
5. Ronaldo Filho

MX4
1. Walter Tardim
2. Dário Júnior
3. Evandro Bozetti
4. Marcelo Murre
5. Eudes Lima

MX3
1. João Moreira
2. Mariana Balbi
3. Walter Tardin
4. Geraldo Almeida
5. Vinicius Rachid

MX Júnior
1. Lucas Kenji Santana

85cc
1. Renato Muguinho Paz

65cc
1. Carlos Pereira Dadalzinho

50cc
1. Gabriel Panzera






© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet