Capital mundial da trilha fica no Brasil
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
Evento supera os 4 mil inscritos em sua 10ª edição

O Bananalama começou há 10 anos e se transformou no maior encontro de trilheiros do mundo |
A pacata Corupá se transforma todos os anos. A cidade catarinense, com pouco mais de 14 mil habitantes, vira por alguns dias a capital mundial da trilha. Sim, para quem não sabe, o maior encontro de trilheiros do mundo acontece no Brasil e em 2013 ele superou todas as suas edições anteriores. Realizado entre os dias 4 e 7 de julho, o Pro Tork Banalama quebrou o recorde reconhecido pelo Guinness no ano passado, e de longe, bem de longe! Com mais de 4 mil inscritos, precisamente 4.281, a trilha deste ano superou todas as realizadas até então, mas para efeito de registro, como nem todos os participantes passaram pelo portal de largada e muitos se uniram ao grupo já durante o trajeto de cerca de 60 quilômetros, o número válido para o novo recorde é de 3.312. Agora falta apenas a parte burocrática até a homologação oficial, questão de tempo.

População de Corupá (SC) acompanha a passagem dos trilheiros |
De qualquer forma, sendo um número ou outro, é impressionante. Para quem nunca teve a oportunidade de participar, explico o conceito do evento que surgiu 10 anos atrás de forma despretensiosa e se consolidou com números gigantescos com o passar do tempo. O Bananalama é como o playground do trilheiro, pois é a oportunidade de reunir os amigos pra andar de moto, contar histórias, acampar, assistir shows radicais - claro com muita moto -, e ainda shows musicais, tudo junto e misturado.
Imagine um rodeio, ou melhor, uma Festa de Peão, tão comum pelo interior brasileiro, mas troque os cavalos e touros por motocicletas off road. O Bananalama é mais ou menos assim. É pra levar a família, é pra reunir os amigos, é pra curtir alguns dias de motociclismo, é pra esquecer os problemas... e principalmente pra acelerar sua moto, seja ela uma 450cc último tipo ou até mesmo uma básica CG, sim, uma CG, você não leu errado! Hoje o trajeto é pensado para a grandiosidade do evento, portanto a trilha não possui um alto nível de dificuldade, desta forma é comum ver entre os participantes até motocicletas street adaptadas para o fora de estrada. Há também quem prefira encarar a trilha com garupa. O importante é curtir, cada um ao seu estilo.
 |
Os grandes shows radicais encheram as arquibancadas montadas no Seminário Sagrado Coração de Jesus, ponto de partida e chegada da trilha, além de base do evento. As atrações do Pro Tork Road Show garantiram a adrenalina do público. No último dia da festa, depois da trilha, uma apresentação inédita reuniu as equipes Alto Giro, Arte e Domínio, Cachorrão Moto Show e Phyra Show ao mesmo tempo na quadra que serviu de palco as apresentações. Vendo todas aquelas manobras ao mesmo tempo, me veio a cabeça o Harlem Shake, hit da internet que invadiu o Youtube com milhares de versões de tudo que é jeito. Um Harlem Shake involuntário em versão radical, sem dúvida a mais radical já feita!

Percurso da trilha tem cerca de 60 quilômetros |
As apresentações de FMX agitaram o público com as equipes Pro Tork Freestyle Show, dos pilotos Elton Becker, Pablo Ristov e Allisson Fogaça, e Ipiranga FMX, com os pilotos Fred Kyrillos, Jeff Campacci e Marcelo Simões, na quinta, na sexta, no sábado e no domingo. Os shows musicais também movimentaram todas as noites, com destaque para a banda RPM que tocou seus maiores sucessos em uma apresentação bastante concorrida.

Momento 'Harlem Shake' radical com os integrantes do Pro Tork Road Show |
Pra finalizar, foram sorteados diversos prêmios entre os participantes. Lembram que comentei sobre as motos street adaptadas que enfrentaram a trilha? Um dos sortudos da 10ª edição do Bananalama, que ganhou uma das desejadas CRFs 230 sorteadas pela organização, participou com uma dessas, mas voltou para casa com um modelo específico para o off road, zerinho, zerinho. Imaginem a alegria... o cidadão deve estar com um largo sorriso estampado no rosto até hoje.

Seminário Sagrado Coração de Jesus é o local onde é realizada a largada e a chegada da trilha |
Confira a lista dos sortudos premiados no Pro Tork Bananalama 2013:
CRF 230cc
Luis Carlos Mosca - Massaranduba (SC) - Clube Jaragualama
Glaucio Lehmkuhl - Blumenau (SC)
Ruan Carlo Valerio da Silva - Itajaí (SC)
Marciano A. Frölich - Lajeado (RS) - Clube Tranca Trilha

Integrantes das equipes que agitaram o público com os shows do Pro Tork Road Show |
CRF 150cc
Jhonny Jorge S. Bif - Santa Terezinha do Itaipu (PR) - Clube Lobo das Trilhas
Carlos Eduardo Carvalho - Lagoa Vermelha (RS) - Clube Lagoa Off Road
Biz 100 KS
João Afonso Witt - Mafra (SC)
Celso Klein - Três Passos (RS) - Clube Trilhaterapia
Alexandre Luis Lennert - Jaraguá do Sul (SC) - Clube Treme Terra
Marco Antônio Cipriano - Itapema (SC)
Engate para carretinha
Anderson Machado de Mello - Sapucaia do Sul (RS)
Carretinha para duas motos
Dionei Mathedi - Jaraguá do Sul (SC)
Carretinha para três motos
Carlos Roberto Quintino - Rio dos Cedros (SC) - Puralama

Show do RPM, destaque das atrações musicais do evento |
Carretinha para quadriciclo
Marcelino Elisa Fiotte - Campo Alegre (SC) - Ovelhama Trail Clube
Saiba mais sobre o evento acessando www.bananalama.com.br