Principal corrida do ano acontece neste final de semana na Bélgica
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação / Mauricio Arruda / Arquivo MotoX

Tudo pronto na Bélgica para mais um Motocross das Nações |
O Motocross das Nações está prestes a se iniciar. Sábado e domingo, o principal evento do motocross realiza sua edição 2012 pela disputa do Chamberlain Trophy. A grande pergunta é: quem será capaz de deter os Estados Unidos, país que acumula sete vitórias consecutivas nos últimos sete anos?
Na minha opinião não há times fortes o suficiente para tomar a coroa dos norte-americanos. Existem, sim, alguns talentos isolados como os atuais campeões mundiais Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings, o holandês mago na areia, que podem até faturar no individual. Mas não vejo times que possam ser apontados como favoritos a não ser os Estados Unidos.
É claro que tudo pode acontecer. Lembro do Nações no Brasil em 1999 que os EUA tinham um time fortíssimo com Ricky Carmichael (125), Kevin Windham (250) e Mike LaRocco (Open) e nada deu certo para eles, a Itália faturou com Alessio Chiodi, Andrea Bartolini e Claudio Federici.

Circuito de Lommel |

Christophe Pourcel |
Até no ano passado, a França, correndo em casa, teve boas chances de vencer, mas as esperanças ficaram pelo caminho quando a Christophe Pourcel abandonou a última bateria.
A vitória não norte-americana mais recente aconteceu justamente em condições similares no também arenoso circuito de Lierop, Holanda, em 2004, com triunfo dos belgas Stefan Everts, Steve Ramon e Kevin Strijbos. Mas na ocasião o time dos Estados Unidos não participou, então não conta. Uma efetiva derrota dos yanques aconteceu um ano antes em Zolder, Bélgica.
Depois de se abster por dois anos, em 2001 pelos ataques terroristas de 11 de setembro, e em 2002 pelo fiasco da prova que seria na Califórnia e foi transferida de última hora para a Espanha, Ricky Carmichael fez um esforço para levar o país de volta para o Nações ao lado de Tim Ferry e Ryan Hughes em 2003.
Carmichael venceu sua briga particular com Stefan Everts, mas a Bélgica, que contava com mais dois campeões mundiais (Steve Ramon e Joel Smets) faturou o caneco.
Nações 2012

O time americano de 2011 com Dungey, Villopoto e o então estreante Baggett |

Roger De Coster é um dos fatores chave na hegemonia norte-americana |
Depois de 2004 ninguém ainda foi capaz de deter os norte-americanos. Quando os caras estão determinados a vencer, são extremamente centrados e dedicados ao objetivo. O maior trunfo da equipe, na minha opinião, não entra na pista e nem é norte-americano. É o famoso Roger "The Man" De Coster, cinco títulos mundiais e seis nações como piloto e dezenas títulos AMA e nações como chefe de equipe.
De Coster é belga e sabe como ninguém escolher os pilotos e prepará-los para a batalha. Enquanto os mundialistas estavam disputando o GP da Alemanha, os norte-americanos estavam lá em Lommel, conhecendo o terreno e desenvolvendo suas habilidades "arenísticas".
Os norte-americanos sabem bem que a areia pode ser seu maior adversário. É um terreno onde os europeus, principalmente belgas e holandeses, têm mais intimidade. Por isso se "mudaram" para a Europa quase duas semanas antes com um cronograma muito simples: areia todo dia.
Também não economizaram no orçamento. Mitch Payton, dono da Pro Circuit (outro cara que sabe mais ou menos como vencer corridas e campeonatos...) levou nada menos que três motos para Blake Baggett. O próprio piloto explica: "Trouxemos uma moto de treino e duas para as corridas. Na areia se exige muito do equipamento e nosso intervalo na categoria MX2 é muito pequeno, não dá tempo de fazer muita coisa, como uma troca de motor, se necessário. O melhor é deixar duas motos prontas para as corridas."

Dungey, Baggett e Barcia, a equipe a ser batida |
Justamente Blake Baggett foi o elo fraco da equipe em 2011. Este ano o piloto volta mais confiante. Já com experiência na prova e a confiança de vencer, com méritos, o campeonato de seu país, derrotando inclusive dois campeões mundiais (Roczen e Musquin).
Ryan Dungey dispensa apresentações. Além de muito rápido tem uma tocada segura e consistente. É um piloto que conhece bem os seus limites e sabe mais do que ninguém quando segurar a onda e quando atacar. Com participação em três vitórias consecutivas é o líder do time.
Justin Barcia, na minha opinião, é o ponto fraco da equipe. Porém, entenda que ponto fraco, na equipe norte-americana não chega a ser tão crítico. Tem outros 33 países que gostariam de ter um Justin Barcia na equipe. O piloto que correu o ano todo de 250 vai na Open. Não é um grande problema, já que ele provou nas provas finais do AMA Motocross de 2011 que é muito rápido de 450. As dificuldades de Barcia são mais psicológicas do que técnicas. É um piloto cujo humor pode ficar muito afetado quando as coisas não saem como esperado.

O cobiçado Chamberlain Trophy |
Outras Equipes
Uma das principais apostas é o time da casa, a
Bélgica, chefiada por Joel Smets. São pilotos que andam bem na areia e (como equipe) têm boas chances de pódio, quem sabe uma vitória. O problema é que, ao contrário do passado recente, a Bélgica não tem mais nenhum campeão mundial. Clement Desalle (MX1), Ken de Dycker (Open) e Jeremy van Horebeek (MX2) são bons pilotos, mas não espetaculares. Inclusive seu principal representante, Desalle, teve a temporada marcada pela falta de consistência, apesar do vice-campeonato. Horebeek é bom na areia, foi o único a não tomar volta de Herlings na primeira bateria de Lierop.
França - O time que quase chegou lá ano passado tem nomes de peso em 2012. Marvin Musquin na MX2, Gautier Paulin na Open e Christophe Pourcel na MX1. Paulin venceu uma bateria do Nações ano passado e Musquin é um dos melhores pilotos que vão alinhar na MX2. O problema é o "bipolar" Pourcel. Pode fazer a corrida de sua vida se estiver inspirado, como pode desistir da briga se entrar um grão de areia no óculos.
*Atualizado 29/09 8:40 - Pourcel foi substituido por Xavier Boog na Open e Paulin passou para a MX1.
Alemanha - Um time com dois bons pilotos como Max Nagl (MX1) e Ken Roczen (MX2) nunca pode ser descartado. Mas o terceiro representante é Marcus Schiffer, piloto que nem correu o Mundial esse ano e não se sabe muito bem o que esperar dele.

Será que Cairoli vai superar a maré de azar que o ataca em todos os Nações? |
Itália - Capitaneada por Antonio Cairoli o time perde na qualidade dos marinheiros. Alessandro Lupino (na MX2) não mostrou nada muito brilhante durante a temporada, a mesma coisa pode-se dizer de Davide Guarneri. Podemos apostar numa boa apresentação individual de Cairoli. Apesar dos seis titulos mundiais nunca se deu bem num Nações e quer provar que pode enfrentar os norte-americanos. Seus problemas nos Nações vão desde atrasos na alfândega (em 2007 nos EUA, os italianos mandaram umas garrafas de vinho e queijos nas caixas das motos que ficaram retidas), até contusões e quedas nas largadas. Lommel e o chão de areia fazem parte do cardápio do italiano, que se sobreviver à primeira curva, aposto que dará trabalho nas corridas.

Jeffrey Herlings |
Holanda - Assim como a Itália, a Holanda parece ser um time de um homem só. O jovem Jeffrey Herlings (Open) simplesmente voa na areia. Na etapa mais arenosa do Mundial virou "apenas" 9 segundos mais rápido que seu principal adversário na disputa do título, o britânico Tommy Searle. Há muita expectativa sobre seu desempenho apesar dos poucos 18 anos recém completados. Eu diria que a pouca idade pode jogar dos dois lados. Pode dar aquela confiança inabalável de quem quer apenas se divertir e provar ao mundo que é o melhor piloto da face da terra na areia, como pode fazê-lo sucumbir à pressão que ele mesmo criou para o evento. Meu palpite é que se Herlings largar bem, ninguém vai segurá-lo.
Já seus companheiros de equipe não apresentam um prognóstico tão bom. Marc de Reuver (MX1), apesar de ter sido criado comendo areia já é um piloto semi-aposentado, longe de seu auge quando disputava vitórias no Mundial. Glenn Coldenhoff (MX2) foi nono colocado no Mundial, e em Lierop fez um nada brilhante sétimo lugar.
Inglaterra - Os ingleses contam com o bom Tommy Searle, vice-campeão da MX2 que vai correr na MX1. Não deve surpreender na prova. Jake Nicholls na MX2 e Max Anstie (outro piloto de MX2) na Open fazem prever que o melhor que podem alcançar é um suado pódio.
Brasil - Depois do imbróglio na definição da equipe brasileira que passou pelo time A, time B e finalmente o time C que confirmou a presença na competição com motocicletas Yamaha, temos que olhar pelo lado bom, já que pelo menos não ficamos de fora. Mas não podemos cobrar ou esperar muita coisa dos meninos, os três competem na MX2 aqui no Brasil. Na Bélgica, Gabriel Gentil vai na MX1. Marçal Muller (Open), além de subir de categoria também muda de marca na competição. Deixou sua Kawasaki 250cc para montar na Yamaha 450. Rafael Faria (MX2) vai correr com o mesmo modelo que está acostumado.
Uma boa ajuda à equipe vem das mãos do espanhol Carlos Campano que vai prestar apoio técnico aos nossos pilotos. Campeão Mundial na MX3 e com uma temporada completa na MX1, onde inclusive competiu pela Yamaha oficial nas últimas provas, certamente tem boas dicas a dar aos brasileiros que enfrentam um circuito com características tão particulares pela primeira vez. O time brasileiro conta com o patrocínio de Grupo Geração, Brasil Racing, Circuit, Pirelli e Stocovich.
Cronograma: (O horário na Bélgica está 5 horas adiantado em relação à Brasília)
Sábado
10:00 - Treinos Livres MX1
11:00 - Treinos Livres MX2
12:00 - Treinos Livres Open
14:30 - Classificatória MX1
15:30 - Classificatória MX2
16:30 - Classificatória Open
20:00 Youthstream MX Awards
Domingo
8:40 - Warm-up Final B
9:10 - Warm-up MXoN Grupo 1
9:40 - Warm-up MXoN Grupo 2
11:00 - Final B
13:08 - MXoN Race 1 (MX1+MX2)
14:38 - MXoN Race 2 (MX2+Open)
16:08 - MXoN Race 3 (MX1+Open)
Não temos informações sobre a transmissão pela TV no Brasil. A prova será transmitida pela internet pelo sistema pay-per-view, 14,99 Euros.
http://www.mx-life.tv/
Lista oficial de inscritos*
1 |
1 |
DUNGEY Ryan |
MX1 |
KTM |
DE COSTER Roger |
|
|
2 |
BAGGETT Blake |
MX2 |
KAWASAKI |
|
|
|
3 |
BARCIA Justin |
OPEN |
HONDA |
|
2 |
4 |
POURCEL Christophe |
MX1 |
KAWASAKI |
ROBERT Olivier |
|
|
5 |
MUSQUIN Marvin |
MX2 |
KTM |
|
|
|
6 |
PAULIN Gautier |
OPEN |
KAWASAKI |
|
3 |
7 |
BOPPING Lawson |
MX1 |
YAMAHA |
BENN Gary |
|
|
8 |
STYKE Luke |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
9 |
WATERS Todd |
OPEN |
SUZUKI |
|
4 |
10 |
SEARLE Tommy |
MX1 |
KAWASAKI |
PRINCE Neil |
|
|
11 |
NICHOLLS Jake |
MX2 |
KTM |
|
|
|
12 |
ANSTIE Max |
OPEN |
HONDA |
|
5 |
13 |
DESALLE Clement |
MX1 |
SUZUKI |
SMETS Joel |
|
|
14 |
VAN HOREBEEK Jeremy |
MX2 |
KTM |
|
|
|
15 |
DE DYCKER Ken |
OPEN |
KTM |
|
6 |
16 |
VAN DER WESTHUIZEN Richard |
MX1 |
YAMAHA |
DEN Geoff |
|
|
17 |
TERREBLANCHE Shannon |
MX2 |
KTM |
|
|
|
18 |
BRADSHAW Neville |
OPEN |
ACU |
|
7 |
19 |
NAGL Maximilian |
MX1 |
KTM |
NAGL Hubert |
|
|
20 |
ROCZEN Ken |
MX2 |
KTM |
|
|
|
21 |
SCHIFFER Marcus |
OPEN |
SUZUKI |
|
8 |
22 |
BARRAGAN Jonathan |
MX1 |
HONDA |
ALONSO Josep |
|
|
23 |
BUTRON Jose Antonio |
MX2 |
KTM |
|
|
|
24 |
LOZANO Alvaro |
OPEN |
YAMAHA |
|
9 |
25 |
DE REUVER Marc |
MX1 |
KAWASAKI |
HARTMAN Marcel |
|
|
26 |
COLDENHOFF Glenn |
MX2 |
KTM |
|
|
|
27 |
HERLINGS Jeffrey |
OPEN |
KTM |
|
10 |
28 |
KRESTINOV Gert |
MX1 |
HONDA |
BIENE Veiko |
|
|
29 |
RÄTSEP Priit |
MX2 |
KTM |
|
|
|
30 |
LEOK Tanel |
OPEN |
SUZUKI |
|
11 |
31 |
GONCALVES Rui |
MX1 |
HONDA |
CASTRO Pedro |
|
|
32 |
ALBERTO Paulo |
MX2 |
SUZUKI |
|
|
|
33 |
CORREIA Luis |
OPEN |
YAMAHA |
|
12 |
34 |
TONUS Arnaud |
MX1 |
YAMAHA |
CLEMENT Diego |
|
|
35 |
SEEWER Jeremy |
MX2 |
SUZUKI |
|
|
|
36 |
GUILLOD Valentin |
OPEN |
KTM |
|
13 |
37 |
HIRATA Yu |
MX1 |
HONDA |
WATANABE Akira |
|
|
38 |
MIHARA Takuya |
MX2 |
KAWASAKI |
|
|
|
39 |
KOJIMA Yohei |
OPEN |
SUZUKI |
|
14 |
40 |
NEUGEBAUER Filip |
MX1 |
KAWASAKI |
NEUGEBAUER Libor |
|
|
41 |
SPICAK Milan |
MX2 |
KAWASAKI |
|
|
|
42 |
MICHEL Martin |
OPEN |
KTM |
|
15 |
43 |
BOBRYSHEV Evgeny |
MX1 |
HONDA |
PARSHIN Evgeny |
|
|
44 |
TONKOV Alexander |
MX2 |
HONDA |
|
|
|
45 |
MIKHAYLOV Evgeny |
OPEN |
KTM |
|
16 |
46 |
CAIROLI Antonio |
MX1 |
KTM |
TRAVERSINI Thomas |
|
|
47 |
LUPINO Alessandro |
MX2 |
HUSQVARNA |
|
|
|
48 |
GUARNERI Davide |
OPEN |
KTM |
|
17 |
49 |
SÖDERBERG Ludde |
MX1 |
HONDA |
VEHVILÄINEN Jussi-Pekka |
|
|
50 |
KOSKELA Niko |
MX2 |
KAWASAKI |
|
|
|
51 |
PYRHÖNEN Antti |
OPEN |
HONDA |
|
18 |
52 |
HANSEN Nikolaj |
MX1 |
SUZUKI |
CAPRANI Mikkel |
|
|
53 |
LARSEN Nikolaj |
MX2 |
SUZUKI |
|
|
|
54 |
OLSEN Stefan |
OPEN |
YAMAHA |
|
19 |
55 |
BARR Martin |
MX1 |
SUZUKI |
SPENCE Laurence |
|
|
56 |
IRWIN Graeme |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
57 |
EDMONDS Stuart |
OPEN |
SUZUKI |
|
20 |
58 |
WALKNER Matthias |
MX1 |
KTM |
MITTERMAIER Mario |
|
|
59 |
RAUCHENECKER Pascal |
MX2 |
KTM |
|
|
|
60 |
STAUFER Michael |
OPEN |
KTM |
|
21 |
61 |
LINDSTRÖM Kim |
MX1 |
KAWASAKI |
HANSSON Joakim |
|
|
62 |
OLSSON Karl |
MX2 |
HONDA |
|
|
|
63 |
BENGTSSON Filip |
OPEN |
KTM |
|
22 |
64 |
LIVS Davis |
MX1 |
KAWASAKI |
GERMANIS Ivo |
|
|
65 |
JUSTS Roberts |
MX2 |
HONDA |
|
|
|
66 |
JUSTS Augusts |
OPEN |
HONDA |
|
23 |
67 |
IRT Matevz |
MX1 |
SUZUKI |
KRAGELJ Saso |
|
|
68 |
GAJSER Tim |
MX2 |
KTM |
|
|
|
69 |
GERCAR Klemen |
OPEN |
HONDA |
|
24 |
70 |
APONTE Gino |
MX1 |
YAMAHA |
CATALA Gabriel |
|
|
71 |
OSBORNE Zachary |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
72 |
ALBERTSON James |
OPEN |
SUZUKI |
|
25 |
73 |
BADIALI Carlos |
MX1 |
YAMAHA |
ROJAS Ricardo |
|
|
74 |
RODRIGUEZ Hector |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
75 |
MARTIN Humberto |
OPEN |
HONDA |
|
26 |
76 |
HEIBYE Even |
MX1 |
KTM |
GUNDERSEN Kenneth |
|
|
77 |
KLINGSHEIM Magne |
MX2 |
KTM |
|
|
|
78 |
JARVA Kim Oiva |
OPEN |
HONDA |
|
27 |
85 |
COPPINS Joshua |
MX1 |
YAMAHA |
COOKSLEY Tony |
|
|
86 |
LAMONT Kayne |
MX2 |
KTM |
|
|
|
87 |
COOPER Cody |
OPEN |
SUZUKI |
|
28 |
91 |
RUKSTELA Nerijus |
MX1 |
SUZUKI |
STANKUS Saulius |
|
|
92 |
INDA Matas |
MX2 |
KAWASAKI |
|
|
|
93 |
BUCAS Vytautas |
OPEN |
HONDA |
|
29 |
94 |
GUDBERGSSON Viktor |
MX1 |
KAWASAKI |
KARLSSON Gunnlaugur |
|
|
95 |
BIRGISSON Ingvi Bjorn |
MX2 |
KTM |
|
|
|
96 |
SVEINSSON Solvi Borgar |
OPEN |
HONDA |
|
30 |
97 |
KOUZIS Panagiotis |
MX1 |
HONDA |
NEKTARIOS Papavasiliou |
|
|
98 |
KOTOLETAS Dimitris |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
99 |
LLIOPOULOS George |
OPEN |
KTM |
|
31 |
100 |
SUKSRIPAISAN Jugkrit |
MX1 |
HONDA |
POSTEMA Jan |
|
|
101 |
THANGTHONG Trakran |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
102 |
ROMPHAN Chaiyan |
OPEN |
YAMAHA |
|
32 |
124 |
SZVOBODA Bence |
MX1 |
KTM |
ALLIANCE Michel |
|
|
125 |
HUGYECZ Erik |
MX2 |
YAMAHA |
|
|
|
126 |
NÉMETH Kornél |
OPEN |
KTM |
|
33 |
127 |
KHALIUNBOLD Erdenebileg |
MX1 |
|
DASHDONDOG Ochrsukh |
|
|
128 |
MUNKHBOLOR E |
MX2 |
|
|
|
|
129 |
MURUN Purevdorj |
OPEN |
|
|
*A equipe brasileira não consta na lista oficial devido ao atraso na definição dos pilotos