X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

10ª e 11ª etapas - Salão Duas Rodas - SP
Publicado em: 25/10
Clique e saiba mais

Final do Arena Cross - Teste de Sobrevivência
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Lucídio Arruda - Ronaldo Sampaio


Largada Especial


A temporada do Arena Cross chegou ao final com a 10ª e 11ª etapas disputadas durante o Salão das Duas Rodas em São Paulo.


Cristopher Castro - Campeão Especial
Junto a decisão dos títulos o principal destaque das provas foi a participação de Jorge Balbi Jr. que competiu como convidado das duas etapas.

O grande desafio da pista foi um salto quadruplo logo após a mesa de chegada. Porém com a chuva que presenteou os paulistanos poucos pilotos emendaram o salto durante os treinos. Nas corridas com a situação ainda mais pesada o obstáculo se transformou em dois duplos. De vez em quando alguém fazia 3-1 na sequência de saltos.

Sábado - Pipo e Jean Ramos campeões.

Na madrugada de sexta para sábado parecia que o mundo ia desabar na capital paulista. Durante o dia o tempo continuou fechado. Apesar de quase não chover mais, apenas algumas esparsas e finas garoas de vez em quando.

Mas como a pista é montada sobre o asfalto o solo não tinha como absorver a água e o terreno da pista continuou "empapado" até o inicio da noite, horário programado para as provas. As provas da 50 e 65 cilindradas foram canceladas. 


Jorge Balbi


Especial 1ª bateria


Rafael Ramos machucou um olho na primeira bateria e não competiu mais durante o final de semana.
Quem conseguiu uma boa largada foi o piloto de Itapetininga Fábio Corrêa, que acaba da voltar às pistas após algum tempo de molho.

Jorge Balbi assumiu a liderança logo em seguida enquanto Cristopher Pipo Castro tomou conta da segunda posição, que em termos de pontuação valeu como uma vitória, já que Balbi não marca pontos.

Rafael Ramos, o único que poderia tirar o título de Pipo, sofreu para alcançar a terceira posição após uma má largada. Ramos correu parte da bateria sem óculos e acabou machucando o olho direito.

No final Fábio Corrêa defendeu a quarta posição dos ataques de Maurício Arruda que com o quinto posto conquistou seu melhor resultado da temporada.

Resultado: Balbi, Pipo, Ramos, Corrêa, Arruda, Rodrigo Guerreiro, Renato Peres, Renan Bunij, Juliano Ramos e Richard Berois. Denis Cordeiro abandonou com o radiador furado. 


O ponto alto da noite na disputa entre Pipo e Balbi. Os dois deram mais de meia volta lado a lado. Poucos segundos após a foto o mineiro caiu nas costelas e abandonou a prova


Especial 2ª bateria


Fábio Corrêa ainda se recuperando da contusão no pulso foi o terceiro colocado no Sábado
Rafael Ramos, com a vista embassada, decidiu não participar. Dessa forma Pipo garantiu o título antes da largada sagrando-se campeão em sua primeira temporada no Arena Cross.

Quando caiu o gate Maurício Arruda, em noite inspirada, assumiu a liderança e manteve a primeira posição por três voltas. Depois de ultrapassado por Pipo e Balbi ocupava o terceiro lugar sozinho quando caiu nas costelas e perdeu nada menos que seis voltas para religar a moto.

Balbi diminui a diferença para Pipo e tenta a ultrapassagem num dos momentos mais emocionantes de toda a temporada. Em frente às arquibancadas completamente tomadas os dois pilotos brigam lado a lado pela liderança durante mais de meia volta.

Os dois entram emparelhados nas costelas enlameadas, Balbi acelera mais forte, mas não consegue manter o controle e sofre uma violenta queda, que o obriga a abandonar a bateria.

Pipo vence e comemora o título emocionado. A segunda posição ficou com Juliano Ramos, o único na mesma volta do líder. Na sequência vieram Fábio Corrêa, Rodrigo Guerreiro, Renan Bunij, Renato Peres e Richard Berois. Apenas os sete completaram a bateria. 


Lucas Moraes



Jean Ramos - Campeão Força Livre
Força Livre

Na prova Lucas Moraes foi soberano. Largou na frente e com uma pilotagem segura garantiu mais uma vitória. Com apenas 15 anos o piloto já se coloca como o principal favorito da temporada 2006 na categoria.

O paranaense Jean Ramos conquistou a segunda posição, colocação mais que suficiente para a conquista do título. Após o vice-campeonato em 2004 Jean fecha uma vitoriosa temporada de 2005 antes de mudar para a categoria principal.



Domingo - Chuva? É para se molhar!

No domingo pela manhã a expectativa de todos era pela melhora do tempo, mas a vontade de São Pedro era outra. Com a transmissão ao vivo marcada na Rede TV a única certeza era de que teríamos prova para as categorias maiores de qualquer maneira. Mesmo que chovesse canivete. Os treinos da Força Livre e Especial foram cancelados e os pilotos entrariam direto para a largada com o direito de uma volta de reconhecimento.


Stefany Serrão - Campeã na 50cc
Os pilotos da 65 e 50 cilindradas fizeram um treino utilizando somente o anel externo da pista para avaliar a possibilidade de prova para as categorias infantis. As sessentinhas até que conseguiram andar bem, mas no treino das cinquentinhas boa parte das motos simplesmente parou com as rodas travadas por excesso de barro.

Com o cancelamento da 50cc Stefany Serrão, que desfrutava de 17 pontos de vantagem sobre Kaio Miranda, conquistou o título 2005. É o segundo título importante dela na temporada que também foi campeã do Paulista de Motocross.

Mesmo com toda a manutenção feita na pista estava claro que as provas seriam um teste de sobrevivência. Em alguns trechos as canaletas já chegavam ao asfalto!

A categoria 65 foi a primeira a largar e junto com a corrida a chuva chegou de vez. Há de se elogiar o espirito de luta da garotada que não se deixou vencer pelo barro, nem pelas quedas, nem pelas dificuldades extras que o excesso de água trouxe.


Endrews Armstrong venceu uma das provas mais difíceis da temporada.
O paranaense Endrews Armstrong foi o mais consistente durante a prova e conquistou a vitória.

Raul Faustino ficou com a segunda posição seguido de Kauê Pereira e Marcelinho Felipe.

Daniel Guelman, campeão da temporada, largou na frente, liderou no início e após uma queda completou a prova na 5ª posição.

Força Livre - Mais uma prova dominada por Lucas Moraes. O piloto assumiu a liderança novamente e administrou a vantagem com muita competência.

Jean Ramos venceu o duelo pela segunda posição com Marcos Cordeiro. O piloto catarinense acabou abandonando a prova com problemas de superaquecimento em sua moto. Elievan Silva ficou com a terceira posição seguido de Edson Bertos e João Toledo.


Daniel Guelman - Campeão 65
Especial 1ª bateria - Mais uma vitória de Jorge Balbi que depois de sua temporada européia merece o título de "Rei da Lama".

O destaque desta bateria foi a performance de Jean Ramos, estreando na categoria, que conquistou posições durante a prova e finalizou em segundo a frente de Rodrigo Guerreiro, de seu irmão Juliano e de Renan Bunij. Pipo completou a prova na 6ª posição.

Especial 2ª bateria - Largar em primeiro é bom! Exceto quando você cai logo em seguida com um pelotão logo atrás de você. Pois é, nosso piloto Maurício Arruda experimentou essa sensação na largada da segunda bateria. A sequência foi capturada pela lente do nosso amigo Rodrigo Camargo da Artte Extreme. Clique aqui para ver o vídeo do acidente (conteúdo restrito a usuários cadastrados).


Juliano Ramos
Apenas três pilotos se livraram do incidente, entre eles Balbi que liderou com folga mais uma bateria. Já com a pista impraticável ele foi o único a emendar a mesa de chegada.

Resultado da Bateria: Balbi, Pipo, Juliano Ramos, Renan Bunij, Rodrigo Guerreiro e Renato Peres, Fábio Correa, Jean Ramos e Richard Berois.

E assim terminou mais uma temporada do Arena Cross. Foi mais um ano de evolução do campeonato que consagrou Cristopher Pipo Castro como um novo ídolo. Houve uma notável evolução no nível técnico das provas assim como se firmaram as bases das categorias menores - este ano com a inclusão da 65cc. Há de se notar também o esforço na divulgação do campeonato que atualmente é o único representante do motociclismo brasileiro com transmissão nacional em TV aberta.

O Arena Cross temporada 2005 conta coma realização de  Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos e patrocínio de Yamaha, Cinzano, Dunas, Vivo, Peels, Shell Advance, Mold Mix, Pirelli, Controlflex E Circuit.

Classificação Final

Resultados Sábado - 10ª etapa

P. Especial Equipe
010 Cristopher Castro "Pipo" Hon, Pro Tork, Fox, Geração Automóveis e Sebilosky
092 Jorge Balbi
014 Fabio Correa Hon, NGK, DID, EBF, WV, Polivisor, e Griffe Correa.
008 Juliano Ramos JMR, Moby Dick academia
033 Rodrigo Guerreiro Mold Mix, Rodoserv, supermercado Central
027 Renan Bunij
449 Renato Peres Motul, Oakley, Frigeri Filtros, Marcos Negretti Preparações, Academia Studio personal center
718 Mauricio Arruda Orbital, Vaz, Shiff, JPS, Antares, Slin e Moto X
006 Rafael Ramos Yam, Controlflex, Fox, CTI2, Oakley
10º 799 Richard Berois Hon UY e Pneus Rinaldi
11º 098 Mariana Balbi Team Balbi, Hon, ASW, orbital
12º 158 Adriano Guarnieri MPR Racing, Kaerre, Brasil Racing, City Posto, Mitas, MR pró, PRC Preparação
13º 043 Denis Cordeiro Mônaco, MTA auto Eletric System, Race Tech, Íris e ASW.
P. Força Livre Equipe
036 Lucas Moraes Pirelli, vinol-falke, pró tork, B. Tecchnology e Riffel
007 Jean Ramos JMR escola de motocross e Moby academia
022 João Toledo Suz, Petrobrás, Circuit, Oakley, Shark
028 Marcos Cordeiro Circuit
671 Edson Luiz Bertos Trans. Montemorense, Ting, Dismotor, Bebidas Carneiro, Trasmor, Purina, Guabi e Recanto dos peixes.
130 Ari Paschoal Silva Ciclo star Motos, Ultra Grip, Faster Air Express
005 Anderson Vaz Mendes " Magrão" Rex Racing, Artoch, Prenda, Wallker Motos, ASW, Rinaldi
331 Gabriel R. Da Silva Oficina Dois Amigo, SM Racing, Viviane Gomes preparação física, Lava Jatao Papaléguas, LM Transportes, Karen Jales Nutricionista, The Wall, Campos Escapamentos e FX PRÓ FILTER
189 Elievan Alves da Silva Karekas Motos, Fox, Smith, Slin
10º 727 Lincon Ventura " Picachu" Senetal Motos
11º 091 Denner Daniel Alves
12º 841 Ricardo Paes
13º 222 Danilo Adab WV Racing
14º 098 Mariana Balbi Team Balbi, Hon, ASW e Orbital


Resultados Domingo - 11ª etapa

P. Especial Equipe
092 Jorge Balbi
010 Cristopher Castro "Pipo" Hon, Pro Tork, Fox, Geração Automóveis e Sebilosky
008 Juliano Ramos JMR, Moby Dick academia
007 Jean Ramos JMR escola de motocross e Moby Dick academia
033 Rodrigo Guerreiro Mold Mix, Rodoserv, supermercado Central
027 Renan Bunij
449 Renato Peres Motul, Oakley, Frigeri Filtros, Marcos Negretti Preparações, Academia Studio personal center
014 Fabio Correa Hon, NGK, DID, EBF, WV, Polivisor, e Griffe Correa.
799 Richard Berois Hon UY e Pneus Rinaldi
10º 158 Adriano Guarnieri MPR Racing, Kaerre, Brasil Racing, City Posto, Mitas, MR pró, PRC Preparação
11º 718 Mauricio Arruda Orbital, Vaz, Shiff, JPS, Antares, Slin e Moto X
12º 043 Denis Cordeiro Mônaco, MTA auto Eletric System, Race Tech, Íris e ASW.
P. Força Livre Equipe
036 Lucas Moraes Pirelli, vinol-falke, pró tork, B. Tecchnology e Riffel
007 Jean Ramos JMR escola de motocross e Moby academia
189 Elievan Alves da Silva Karekas Motos, Fox, Smith, Slin
671 Edson Luiz Bertos Trans. Montemorense, Ting, Dismotor, Bebidas Carneiro, Trasmor, Purina, Guabi e Recanto dos peixes.
022 João Toledo Suz, Petrobrás, Circuit, Oakley, Shark
005 Anderson Vaz Mendes " Magrão" Rex Racing, Artoch, Prenda, Wallker Motos, ASW, Rinaldi
130 Ari Paschoal Silva Ciclo star Motos, Ultra Grip, Faster Air Express
098 Mariana Balbi Team Balbi, Hon, ASW e Orbital
331 Gabriel R. Da Silva Oficina Dois Amigo, SM Racing, Viviane Gomes preparação física, Lava Jatao Papaléguas, LM Transportes, Karen Jales Nutricionista, The Wall, Campos Escapamentos e FX PRÓ FILTER
10o 028 Marcos Cordeiro Circuit
11º 222 Danilo Adab WV Racing
12º 091 Denner Daniel Alves
13º 727 Lincon Ventura " Picachu" Senetal Motos
14º 841 Ricardo Paes
P. 65 Equipe
015 Endrews Armstrong Pro Tork, Tork, PMX, Enzo Racing e JMR
067 Raul Faustino Raquel Brum, Stell Joint e Center Motos
113 Kaue F. Pereira Demarchi Lavandera, Guina motos e Ultragrip
025 Marcelo Felipe Souza Bad Boy, Base, General Motos, JPS, KR
013 Daniel Guelman Race Tech, Motorex, Motobiu, ASW e Circuit
043 Kaio Miranda Orbital Style, Pro Tork, Frigeri, Oakley, Mitas, Motorex
006 Guilherme Guarnieri " Tatu" RM Instalações, Monaco, Du Boy Racing, Pigma pisos
007 Stefany Serrão Alba, Orbital, Vaz, Valflex, Silver e Motorex
051 Lucas Gomes A.F. Frigeri e Viação Jundiaiense
10º 264 Matheus Grecov LM Print Estamparia
11º 001 Hector F. Assunção ASW, Fox, Pro Racing, Riffel
12º 359 Carlos Lisboa
13º 112 Gabriel V. Pinheiro Elite Arquitetura e Engenharia, Colégio Equipe, Central Motos, Academia Ação e água, Real English Center
14º 123 Luca Haegler
15º 092 Rafael Jurça






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet