X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

1ª etapa - Curitiba - PR
Publicado em: 05/08/2012
Clique e saiba mais

Chatfield surpreende Campano no final da prova e garante a vitória na abertura da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto: Maurício Arruda / Malu Souza - Fotos: Maurício Arruda
*Atualizada em 05/08 às 21h55


Pilotos da categoria MX Pró na 14ª temporada do Arena Cross

O Arena Cross abriu sua 14ª temporada neste sábado, 4 de agosto, no Bio Parque em Curitiba (PR). A competição reuniu pilotos em cinco categorias - 50cc, 65cc, Júnior, MX2 e MX Pró - com casa cheia e muita disputa na compacta pista montada na capital paranaense. A participação de pilotos de vários países é um dos atrativos da temporada 2012. A vitória na categoria principal, MX Pró, foi do inglês Adam Chatfield que na bateria decisiva reagiu de forma surpreendente superando o paranaense Jean Ramos e o espanhol Carlos Campano na briga pelo lugar mais alto do pódio. O veterano Eduardo Saçaki fez seu retorno à modalidade, mas sem completar as duas baterias.

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 569 Fotos!


Largada da Categoria MX Pró

Os pilotos da casa começaram da melhor maneira a primeira bateria da MX Pró. Jean Ramos, que foi o mais rápido nos treinos, largou na frente, seguido por Leandro Silva. Os curitibanos tiveram a companhia de Adam Chatfield, em terceiro. Carlos Campano saiu em quinto, mas em pouco tempo já estava em quarto, com o venezuelano Humberto Martin na sequência.


Adam Chatfield

Leandro caiu no final das costelas e perdeu o posto, retornando à pista em sexto. Vindo de trás, Campano fez uma série de ultrapassagens e assumiu o segundo lugar. Adam se manteve em terceiro, colado ao espanhol. Jean, ao longo da prova, só abriu a vantagem para os dois estrangeiros que seguiram nas posições. Campano chegou a ameaçar partir para cima do ponteiro, mas a bateria foi mesmo de Jean, que fortaleceu sua posição nas voltas decisivas. Rafael Zenni retornou às corridas com a quarta posição e Wellington Garcia, esgotado, concluiu em quinto. O goiano competiu enfrentando problemas estomacais.


Jean Ramos

Na volta pra pista dos principais pilotos a disputa foi ainda mais intensa e o pódio só foi decidido na bandeirada. Jean Ramos mostrou que a sua pré temporada no Supercross Americano surtiu efeito, novamente liderando o pelotão na maior parte da corrida. Mas os gringos reagiram. Campano repetiu a atuação da primeira bateria até chegar em Jean, só que desta vez o espanhol conseguiu alcançar a liderança. Mas o desfecho da bateria não foi o esperado pelo piloto da Yamaha. No finalzinho, Chatfield, que já havia ultrapassado Jean Ramos, pegou Campano de surpresa. Com uma bela manobra, o inglês superou o concorrente na última curva! Os dois receberam a bandeirada praticamente lado a lado.


Carlos Campano

Campano não escondeu a frustração. Irritado por não receber a informação da aproximação do inglês, cobrou duramente a equipe após o término da corrida. "Me sinalizaram apenas sobre o Jean", observou Campano, aborrecido com o deslize. Do outro lado a felicidade de Chatfield, estampada em um largo sorriso, contrastava com a fisionomia fechada do adversário. "Forcei o ritmo e vi o Campano na última curva. Eu sabia que tinha uma única chance que era superá-lo na chegada e foi o que eu fiz", contou Chatfield. Na soma das baterias o resultado foi o seguinte: 1º Chatfield (35 pts), 2º Jean (35 pts), 3º Campano (34 pts), 4º Rafael Zenni (24 pts) e 5º Leandro Silva (20 pts).


Chatfield garantiu a vitória na MX Pró praticamente na bandeirada

A briga começou forte também na categoria MX2 que conta com apenas uma bateria por etapa. Hector Assunção contornou na frente a primeira curva e teve a companhia de Rafael Faria e, um pouco depois, Endrews Armstrong. Thales Vilardi ficou no chão, assim como Dudu Lima, que acabou fora da prova. Com a série de acidentes, Anderson Cidade assumiu o terceiro lugar, mas não sustentou o posto e as mudanças continuaram. Ao se atrapalhar com um retardatário, Hector perdeu a liderança para Rafael que não deixou a chance escapar. Mais tarde o piloto da Honda teve um novo erro perdendo mais tempo.


Largada MX2

Após assumir a liderança Rafael Faria consolidou a posição saindo com a liderança da tabela. "Estou feliz em começar o campeonato com uma vitória. Tenho treinado muito para isso", afirmou o paranaense. Anderson Amaral cresceu na corrida conseguindo o segundo lugar com uma boa reação, seguido por Hector que ainda ficou com a última posição do pódio. Quarto e quinto colocados foram João Ribeiro e Endrews Armstrong, respectivamente.


Rafael Faria

Léo Souza largou muito bem na prova da categoria Júnior e disparou na frente. Ricardo Jurça assumiu a segunda posição e partiu para cima do ponteiro. Os dois travaram um belo duelo e Ricardo conseguiu tomar o posto. Na sequência Gustavo Pessoa começou a pressionar o líder, que pouco depois cedeu a posição. Jurça não desistiu e voltou a brigar pela liderança, conseguindo depois que Gustavo caiu.


Fabinho Santos

Fábio dos Santos, que até então fazia uma prova discreta brigando por posições no meio do pelotão, apareceu em terceiro começando a pressionar os primeiros colocados. Depois de assumir a segunda posição, partiu para cima de Jurça até conseguir a liderança. Jurça tentou recuperar a ponta, mas não conseguiu e acabou se conformando com a vice-liderança, assistindo o triunfo do concorrente. Gustavo Pessoa recebeu a bandeirada em terceiro, mas foi desclassificado após o julgamento de um recurso pela direção de prova, por estar competindo com o motor fora da cilindrada permitida no regulamento. Desta forma, Leonardo Souza foi o terceiro, Kioman Munoz o quarto e José Brayan o quinto.


Ricardo Jurça e Leonardo Souza

Fabinho, que já faturou a temporada 2012 da Superliga Brasil de Motocross, segue em boa fase. "Não fiz um boa largada, mas tive cabeça para conseguir o resultado", resumiu o piloto de Jarinu (SP). Ricardo Jurça também celebrou o segundo lugar já na abertura da competição. "Para mim foi uma das melhores corridas. Fiz uma boa largada, mas o Fábio pressionou bastante. Ele é muito rápido", observou.


Gabriel Andrigo

A categoria 50cc abriu a etapa e logo na largada já teve um choque com alguns pilotos ficando no chão, entre eles o atual campeão Carlos Eduardo Sousa, o Dadalzinho. Rafael Araújo foi quem completou na frente a primeira volta. Depois de um erro do ponteiro, Gabriel Andrigo, estreante na modalidade, assumiu a primeira posição. Os dois se alternaram na liderança em alguns momentos, até Rafael cometer outro erro na sequência de costelas que o jogou para a quarta posição. Na frente Andrigo conquistou a vitória. Dadalzinho fez uma excelente prova de recuperação e concluiu em segundo. Rafael de Araújo ainda recuperou um posto e ficou com o terceiro lugar. Marcelo Fernades e Carlos Baltazar fecharam os cinco primeiros colocados.


Arthur Todeschini

Arthur Todeschini começou bem a defesa de título na categoria 65cc. O catarinense, campeão da modalidade em 2011, fez uma largada perfeita e disparou na frente conquistando a vitória de ponta a ponta. Renato Paz, o Muguinho, assumiu a segunda posição um pouco distante do líder, quando tentava se aproximar cometeu um erro, mas ainda confirmou o resultado. Leonardo Cassarotti também fez uma boa prova e seguiu em terceiro por um bom tempo, mas permitiu a passagem de alguns concorrentes. Thiago Brenner foi quem concluiu a prova na terceira posição, deixando Leonardo Nunes logo atrás. Renan Santos completou a lista dos cinco primeiros colocados. No final, Todeschini sofreu uma queda e por pouco não perdeu a liderança. "Eu me enrosquei em uma estaca e acabei levando um tombo. O Renato diminuiu a diferença, mas eu me recuperei e não deixei que ele passasse", descreveu o piloto.

A próxima rodada do Arena Cross será em Balneário Camboriú (SC), no dia 01 de setembro.

Resultados

P No. Pro - Soma das Baterias Pt 1 2 Equipe
1 407 Adam Chatfield 35 15 20 Ims, Ipriranga, Vulcano, Polivisor, Honda, Pirelli, Bmmotos
2 992 Jean Ramos 35 20 15 X Motos Do Brasil, Jmr Escola De Motocross
3 115 Carlos Campano 34 17 17 Yamaha Grupo Geração, Monster Energy, Circuit
4 931 Rafael Zenni 24 13 11 Zenni Preparações, Phone Brasil, Mundial, Brasil Racing, Promax,
5 14 Leandro Silva 20 7 13 Honda, Mobil, Pirelli, Oakley, Fox, Polisport, Ct Leandro Silva
6 101 Humberto Martin 19 9 10 Honda, Flash Power, Pirelli, Mobil, Tag, Vans, Ogio, Duble X, Mr Pró
7 5 Marcelo Lima 19 10 9 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi, Vaz, Circuit, Red Dragon
8 4 Roosevelt Assunção 14 8 6 Yamaha
9 48 Ito Massanori 13 6 7 Ims, Ipiranga, Vulcano, Polivisor, Honda, Pirelli, Bm Motos
10 21 Wellington Garcia 11 11 0 Honda, Mobil, Pirelli, Fox, Oakley
11 100 Heinz Chrispim 10 5 5 Fabricando Pilotos, Yamaha, Circuit, Mr Pró, Chrispim Cenografia
12 8 Cristopher Castro 8 0 8 Yamaha, Grupo Geração, Monster Energy, Circuit
13 29 Carlos Vazquez 4 4 0 Baratote, Diesa, Honda
14 89 Eduardo Saçaki 0 0 0 Gu Energy Gel, Oneal Audio, Habib's, Cimbal Transporte
P # MX2 Diff Equipe
1 116 Rafael Faria 16:05.421 Flyingracing, Yamaha, Asw, Motosavages, Se
2 83 Anderson Amaral 14,887 Irrigação Borborema, Rota Do Mar, Kawasa
3 30 Hector Assunção 29,779 Honda, Mobil, Fox, Pirelli, Oakley
4 282 João P. Ribeiro 0.039 Yamaha Grupo Geração, Monster Energy, Ci
5 12 Endrews Armstrong 44,458 Dunas, Honda, Ims, Akrapovik
6 20 Anderson Cidade 1 Lap Yamaha, Grupo Geração, Monster Energy, U
7 194 Leonardo Lizot 1 Lap Itamaracá, One Industries, Honda, Mobil, Pi
8 27 Thales Vilardi 2 Laps Honda, Mobil, Pirelli, Stam, Subs, Fox
9 505 Sean Lipanovich 2 Laps Honda, Ct Leandro Silva, Mobil, Pirelli, Mx P
10 386 Higor Passos 2 Laps Mormaii Eyewear, Fox, Motul, Dash, Castelin
11 127 Ismael Rojas 2 Laps Honda Dunas, Conticola, Ims, Pirelli, Motul
12 6 Gabriel Gentil 3 Laps Yamaha Grupo Geração, Monster Energy, C
13 144 Nicolas Rolando 4 Laps Ama Racing Girls, Mcr Racing, Brasil Racin
Pl Junior Team Tr Temps Moy, Ec Meill. Tour
1 87 Fábio Dos Santos Pirelli/Ims/Vaz/Motul/ 15 11:01.838 15 Trs 00:42.623
2 991 Ricardo Jurça Flying Racing/Morat 15 11:05.677 00:03.839 00:43.002
3 45 Leonardo De Souz Honda/Ct Leandro Sil 15 11:15.537 00:13.699 00:43.689
4 199 Kiomann Munoz   15 11:17.790 00:15.952 00:43.412
5 8 José Bryan Kaiane Malhas/Motos 15 11:31.094 00:29.256 00:44.575
6 111 Vitor Almeida X Motos Do Brasil/Co 14 11:03.570 14 Trs 00:45.560
7 102 Djalma Brito Kawasaki/Red Nose/Pi 14 11:14.578 00:11.008 00:45.770
8 298 Yan José Real Moto Peças/R Fi 14 11:33.884 00:30.314 00:47.282
9 47 Marcos Vazquez Honda/Ct Leandro Sil 14 11:50.344 00:46.774 00:49.052
10 75 Leonardo Simas Trevo Da Sorte Lote 13 11:12.984 13 Trs 00:49.639
11 99 Felipe Camacho Sec. De Esportes De 13 11:23.692 00:10.708 00:49.111
12 912 Guilherme Ribeiro Ks Frutas/Chicão Mo 13 11:25.516 00:12.532 00:50.518
13 21 Vinicio Raposo   12 11:19.568 12 Trs 00:56.426
    Pilotes Disqualifiés          
14 117 Gustavo Pessoa Pirelli/Mobil/Flash P 15 11:10.106 15 Trs 00:42.794
Pl 65cc Equipe Tempo Moy, Ec Meill. Tour
1  3 Arthur Todeschini Pirelli, Brasil Racing, 11:46.909 14 Trs 00:48.010
2  101 Renato Paz Habib's, Bud, Asw 11:54.502 00:07.593 00:48.599
3  24 Thiago Brenner Contabilidade Progr 12:06.265 00:19.356 00:50.062
4  15 Leonardo Nunes Pé No Estribo, Nitrog 12:16.257 00:29.348 00:51.208
5  55 Renan G. Dos Sant Proeste Tupã, Super 12:19.585 00:32.676 00:51.224
6  107 Matheus C. Emílio Rota Baús, Papalegua 12:23.517 00:36.608 00:51.199
7  71 Gabriel Favero Original Motos, Maiam 12:25.506 00:38.597 00:51.729
8  64 Leonardo Feitosa Mt Contábil 12:39.633 00:52.724 00:51.196
9  210 João H. Da Silva Borracharia Faria, Pa 12:09.088 13 Trs 00:54.675
10  5 Monique De Camar Kawasaki, Asw , Rinaldi 12:13.378 00:04.290 00:53.688
11  111 Iuri Naves Duck Motos, Semente 12:18.802 00:09.714 00:52.634
12  75 João P. Assunção Distrib. Maesil, Slt Tr 12:22.770 00:13.682 00:55.386
13  903 Márcio C. Da Silva Kawasaki, Rinaldi, Asw 11 Trs 00:57.390
Pl 50cc Equipe Tr Temps Moy, Ec Meill. Tour
1 10 Gabriel Andrigo Ims, Km Motos, Mr Pró, 12 11:16.130 12 Trs 00:54.675
2 1 Carlos B. Pereira Asw 12 11:20.810 00:04.680 00:54.939
3 99 Rafael De Araújo Maxxi Energy 12 11:26.262 00:10.132 00:54.950
4 44 Marcelo L. Fernan Rapozão Racing, Bras 12 11:33.198 00:17.068 00:56.247
5 14 Carlos Baltazar Carlos Motos E Veíc 12 11:35.663 00:19.533 00:57.066
6 7 Diogo Nascimento Kawasaki, Rinaldi, Asw 12 11:35.681 00:19.551 00:56.185
7 22 Leonardo G. De So Minimoney, Motomania 12 11:43.620 00:27.490 00:57.445
8 71 Kauan Kuhn Miami Bike, Moto Club 12 12:15.800 00:59.670 00:59.775
9 805 Bernardo Zappelin Fundesporte, Motosh 11 11:20.131 11 Trs 00:59.245
10 38 Rodolfo Bicalho Genuina 11 11:20.684 00:00.553 00:58.662
11 26 Felipe Rodrigues Gatticel, Ng Diesel, An 11 11:24.532 00:04.401 01:00.554
12 2 Mateus De Oliveira Red Dragon, One, Dou 11 11:32.142 00:12.011 01:00.459
13 104 Renan Mendes Agropecuária Bela M 11 11:35.010 00:14.879 01:01.284






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet