X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

LaRocco's Leap - O maior salto do AMA Motocross
Publicado em: 10/07/2012
Clique e saiba mais

Conheça um pouco mais sobre o maior salto do AMA Motocross 2012
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Lucídio Arruda e Maurício Arruda / Arquivo MotoX


Leandro Silva no triplo de Carlos Barbosa em 2007
Alguns saltos ficam marcados na memória dos fãs e pilotos. Em particular os grandes triplos em subida. Aqui no Brasil um dos notáveis marcou o circuito gaúcho de Carlos Barbosa alguns anos atrás. Recentemente deram uma "facilitada" no salto e ele já não impressiona tanto como em outros tempos, apesar de ainda ser um obstáculo respeitável. No AMA Motocross o maior salto do circuito é chamado de LaRocco's Leap (Salto do LaRocco), localizado no circuito de Red Bud, Michigan, que recebeu a etapa dessa semana do campeonato.

Ele ganhou esse nome quando o antigo campeão nacional Mike LaRocco, atualmente chefe de equipe da Geico Honda, emendou o assustador obstáculo. Com uma 125cc!!! 

Sendo o maior salto do circuito, obviamente torna-se uma dos pontos preferidos dos fãs que se aglomeram no local desde os primeiros treinos. Um deles filmou a "salvada" do ano, protagonizada pelo russo Evgeny Bobris... epa, Evgeny Mikhailov. Pode-se dizer que Mikhailov passou daquele ponto onde ainda tentamos evitar a queda e deixou na mão de Deus. Seu anjo da guarda estava atento neste dia. Apesar da coragem russa, Mikhailov não se classificou para as provas principais da 450cc. (Clique nas imagens abaixo para assistir aos vídeos)


Evgeny Mikhailov (clique e assista o vídeo)

Ryan Sipes teve sorte inversa. Depois de saltar curto o obstáculo, não conseguiu segurar a motocicleta. Os boatos na internet indicam que ele entortou ambas as pedaleiras no impacto. Sipes se classificou para as corridas, mas ficou fora da zona dos pontos em Red Bud.


Ryan Sipes (clique e assista o vídeo)

Mas nem todo mundo tem dificuldades para completar o LaRocco's Leap. Nessa filmagem onboard de James Stewart, podemos ver que Ryan Dungey nem precisa ir lá por fora na curva para "limpar o salto". Até parece que é fácil!


Stewart perseguindo Dungey (clique e assista o vídeo)

Na categoria 250cc apenas um piloto fez regularmente o famigerado salto. Ninguém menos que o vencedor Blake Baggett. No vídeo abaixo o líder do campeonato explica a vantagem de encaixar o LaRocco's Leap. Não por acaso em Freestone, no Texas, Baggett andou emendando uns pulos que não eram especialmente projetados para isso, impressionando o próprio James Stewart.


Baggett é o maior voador da categoria 250cc (clique e assista o vídeo)

Para finalizar um vídeo de 2011 apresentado na televisão norte-americana em 2011 comentando sobre o obstáculo que completava 20 anos.


O obstáculo faz história no motocross norte-americano (clique e assista o vídeo)

Bonus: Mais uma foto do Triplo de Carlos Barbosa. Temos também um vídeo com o salto filmado em 2006: http://www.motox.com.br/motoxtv/web/?idclipe=2&pgGrupo=6 (formato Windows Media)

 

Jorge Balbi em Carlos Barbosa 2006








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet