X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Dário Júlio - Transição: Migrando de modalidade
Publicado em: 01/02/2012
Clique e saiba mais

Tricampeão no enduro de regularidade Dário Júlio passará a se dedicar ao rally cross country em 2012
Redação MotoX.com.br - Malu Souza - Fotos: DFotos e Adalto Gomes


Dário Júlio experimentou as sensações do rally cross country em algumas provas nos últimos dois anos e resolveu focar a modalidade na nova temporada


"Sempre gostei muito e continuo gostando do enduro de regularidade. Mas quando corria algumas provas em que as médias estabelecidas pela organização eram baixas, confesso que não ficava nem um pouco satisfeito".
Ser piloto de uma modalidade do motociclismo off-road não significa mais exclusividade. Assim como um competidor tem que entender um pouco de tudo o que envolve a pilotagem, como mecânica e manutenção da moto, a versatilidade para poder migrar de um determinado esporte para o outro também tem chamado atenção no mundo das duas rodas. O objetivo de ser um piloto completo tem atraído grandes nomes do motociclismo. No Brasil, temos bons exemplos disso. De campeões que resolveram buscar mais e mais títulos em outras modalidades. A causa principal que os leva a fazer isso é a busca por novos desafios.

Depois de pilotos como Jean Azevedo, que trocou as motos pelos carros no rali, do campeão José Hélio, que também repetiu essa trajetória, mais recentemente outros grandes ícones do motociclismo ‘tentarão a sorte’ em um território que não o de costume, mas ainda sobre motos. É o caso de Eduardo Saçaki, o ‘Japonês Voador’ e um dos pilotos mais conhecidos da história do motocross nacional, que este ano buscará êxito no enduro FIM, disputando a categoria Enduro 2 da Copa EFX Pacato. Além disso, o tricampeão brasileiro de enduro de regularidade, Dário Júlio, pretende alçar outros vôos ao deixar um pouco a modalidade de lado e se dedicar ao rally cross country. Para ele, em 2012, regularidade somente para rever os amigos e se divertir.

O mineiro fez a transição com bastante tranquilidade. No ano passado, ainda quando disputou o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e outras competições semelhantes, já fez experimentos em outras áreas. O resultado foi mais do que positivo, com o primeiro lugar na categoria Production Aberta do Rally dos Sertões e a vitória no Brasileiro de Rally Cross Country na mesma classe.


"Em 2010 e 2011 corri regularidade e rally. Foram muitas provas e cada modalidade em um modelo de moto. Resolvemos que em 2012 eu focaria 100% no rally cross country"

Para ele, essa transição é um caminho natural a ser seguido. "Sempre gostei muito e continuo gostando do enduro de regularidade. Mas quando corria algumas provas em que as médias estabelecidas pela organização eram baixas, confesso que não ficava nem um pouco satisfeito. Então, em 2010 comecei no rally cross country, em que temos a planilha como no regularidade, porém, vence quem fizer o percurso em menor tempo. Era tudo que eu queria! Me identifiquei com a modalidade", explicou Dário.


"Esse ano quero me preparar bastante para chegar ao Rally dos Sertões em plena forma".
Mas para se obter sucesso no novo desafio, a transição tem que ser feita com cuidado, por isso, o mineiro disputou diferentes provas recentemente. "Em 2010 e 2011 corri regularidade e rally. Foram muitas provas e cada modalidade em um modelo de moto. Chegamos à conclusão que teríamos que optar por uma só modalidade. Resolvemos, em comum que em 2012 eu focaria 100% no rally cross country", complementou o piloto reafirmando a parceria com a equipe Honda, da qual faz parte. "Esse ano será minha sexta temporada com a equipe Honda. Sinto-me muito bem na equipe e tenho, assim como meus companheiros, total apoio e atenção."

Também fazem parte da adaptação de Dário, o preparo físico e algumas técnicas que são diferenciadas do que estava acostumado. Como ele teve que passar por uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho no fim de novembro, a atenção e dedicação têm que ser dobradas. "Esse ano quero me preparar bastante para chegar ao Rally dos Sertões em plena forma. Vou continuar com o personal na academia três vezes por semana. Isso para aprimorar técnicas de saltos e, principalmente de curvas. E quero também realizar treinamentos longos na moto de rally. Tenho certeza que treinando dessa forma estarei competitivo", revelou. Além disso, o mineiro não deixa de lado a fisioterapia todos os dias, com bicicleta, esteira e piscina para fortalecer. "Agora já estou com força na perna e com boa amplitude de movimentos. Já posso começar a treinar com moto. Daqui a pouco estarei 100%."

E nessa época, Dário terá que lutar contra o relógio, pois o primeiro desafio do ano já está próximo, com a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o Rally do Velho Chico, nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Maceió (AL). O grande desafio do campeão para os próximos tempos deve ser o sonho de todo piloto da modalidade, a disputa do Rally Dakar, em 2013. "Estou treinando, me dedicando, adquirindo experiência em provas e já me preparando mentalmente pra isso. Quero participar, mas só vou se tiver a absoluta certeza de que estou pronto. o Dakar é o maior desafio de qualquer piloto. Lá não existe meio termo. Se o piloto não estiver muito bem, dificilmente ele irá completar os 15 dias de prova."


"O piloto de regularidade se dá muito bem no rally cross country. Possui grande noção de navegação. Sendo assim, é bom de roteiro."

Para ele, a experiência no enduro de regularidade pode ser uma vantagem extra sobre os concorrentes, já que a boa navegação é um fator imprescindível para um piloto da modalidade. "O piloto de regularidade se dá muito bem no rally cross country. Possui grande noção de navegação. Sendo assim, é bom de roteiro. Tem costume em lidar com tempo em segundos. Isso ajuda no controle de tempo em zonas de radares, abastecimentos etc. E já é acostumado com provas de longa duração", destacou.








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet