X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Videorama

Videorama #7 - Superbowl of Motocross 1978 - Los Angeles - CA
Publicado em: 04/12/2011
Clique e saiba mais

Um dos melhores eventos dos primórdios do Supercross
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda

Os loucos anos 70 deixaram suas marcas também no motociclismo


Assista ao vídeo na MotoX TV
Ah... os anos 70. Década marcada pela criatividade e luta pela liberdade. Na área cultural e musical foi um dos períodos mais marcantes da história. Foi também a época em que surgiu o Supercross. Em 1972 o promotor musical Mike Goodwin imaginou que o motocross atrairia muito mais fãs, caso não fosse preciso se deslocar para longe das cidades em locais com pouca ou nenhuma infra-estrutura para acompanhar as provas. Um evento que levasse a adrenalina do Motocross para o conforto dos estádios seria um sucesso. Surgia assim o Supercross.

E, como você deve saber, Goodwin estava certo. Em 1978 o "Superbowl of Motocross" levou nada menos que 70.000 pessoas para o famoso Coliseum de Los Angeles. Grandes nomes como Bob "Furacão" Hannah,  Mike Bell, Gary Semics, Carlos Serrano, Kent Howerton, Jim Weinert, Jim Ellis e Marty Tripes lutaram pelo inédito prêmio de 15.000 dólares.

As atrações extras também não foram esquecidas. Ainda não existia o Freestyle, mas tínhamos Bob Correll, um acrobata que achou que poderia voar mais de 60 metros adaptando uma asa-delta em sua motocicleta. Bom, vejam com seus próprios olhos. Acreditem, a manobra que começa aos 2:05 minutos já vale o clique no vídeo.

A competição na final não deixou por menos. A construção dos saltos não tinha o refinamento de hoje em dia, mas tinhamos as belas subida e descida pelas arquibancadas do Coliseum. Um trecho de lama artifcial também dava um tempero extra, mas o mais importante era o acirramento das disputas com pelo menos 6 ou 7 pilotos dispostos a vencer. Impressiona também a velocidade em curva dos atletas da época.

Na final destaque para o desempenho de Bob Hannah que a certa altura saiu da pista, mas recuperou-se e colocou o estádio inteiro de pé na disputa pela vitória com Mike Bell, só decidida na última volta.

Clique para assistir ao vídeo.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet