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Júlio César Zavatti, o Bissinho
Publicado em: 12/07/2011
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Piloto paulista de Enduro é o principal nome do novo time Sherco no país
Redação MotoX.com.br - Por: Renato Fernandes - Fotos: Maurício Arruda e Renato Fernandes


Júlio César Zavatti, o Bissinho, defende as cores da Sherco nesta temporada

Mais conhecido como Bissinho, Júlio César Zavatti é hoje um dos principais nomes do enduro brasileiro. Campeão da Copa Pakato de Enduro em 2010, neste ano tem a difícil tarefa de defender o título, numa equilibrada disputa com Felipe Zanol e Nielsen Bueno.


Piloto é o atual campeão da Copa Pakato de Enduro
Esta temporada marca também a mudança do piloto para uma nova equipe e novo equipamento. Principal nome do time Sherco no Brasil, Bissinho além de disputar os vários campeonatos da modalidade no país, a missão de divulgar a marca francesa, pouco conhecida por aqui.

Acompanhe a seguir uma entrevista onde o piloto paulista fala de sua carreira, a temporada atual e também sobre sua nova motocicleta:

Antes de falar sobre a temporada atual, conte um pouco como foi sua carreira até chegar à elite do enduro nacional.
O começo é muito difícil, mas quando queremos algo, é só se dedicar e batalhar que conseguimos. Comecei a fazer trilhas com 14 anos (Bissinho acaba de completar 25). Pegava a moto do meu irmão escondido (risos) e a cada dia que passava pegava gosto pelo esporte. Depois de um ano, com a ajuda do meu pai, comprei minha própria moto e comecei a ir às competições e a obter ótimos resultados. Cada dia que passava me dedicava mais ao esporte e a ir atrás de meu objetivo, que era ser um piloto que disputasse os melhores campeonatos do Brasil. Graças a Deus, hoje estou na briga das competições com os melhores pilotos do país. Isso vem muito da minha dedicação e das pessoas que acreditaram em mim.

Você está em segundo na Copa Pakato de Enduro, dez pontos atrás de Felipe Zanol e com apenas um de vantagem sobre Nielsen Bueno. Ambos são pilotos muito conhecidos e admirados no cenário nacional. Quais características você observa nos seus dois principais adversários?
Dois excelentes pilotos e muito amigos, apesar de sermos concorrentes. Hoje sei que tanto Felipe quanto Nielsen são muito respeitados no meio off-road, pela experiência que trazem e por uma bagagem muito longa. Cada um tem uma característica diferente de pilotagem, mas os dois têm uma experiência muito grande.
 

A Off Rush, importadora da Sherco no Brasil, dá suporte ao piloto 

Você se sente mais pressionado neste ano por estar defendendo o título do campeonato?
Não digo pressionado, mas o campeonato está muito mais disputado com a entrada de Felipe Zanol. Sei que todos meus concorrentes querem levar o caneco de campeão da Copa Pakato de Enduro FIM para casa.

Quais os pontos que você destaca na sua pilotagem e que podem lhe ajudar a recuperar terreno na segunda metade da temporada?
Estou bem mais preparado do que em relação ao começo da temporada. Agora é manter o ritmo de treino para não chegar na prova e ter surpresas. Tem de estar com a 'faca nos dentes', pois será um final de temporada muito disputado.

Você está participando ou pretende participar de outras competições neste ano?
Participo do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM na categoria E1, no qual hoje estou na terceira colocação na classe e também na classificação geral. Além disso, tem o Brasileiro de Rally Baja, em que das cinco etapas realizadas até agora, participei de quatro, porque uma delas bateu com uma fase da Pakato. Venci as quatro e sou atual vice-líder da competição na categoria Production Aberta.

Hoje você é piloto profissional ou também exerce outra atividade?
Atualmente tenho outra atividade, trabalho na empresa de revenda de caminhões do meu pai, atuo na área administrativa.

No ano passado vimos que você correu em uma etapa da Superliga Brasil de Motocross, em Monte Alto (SP), na categoria MX2. Qual a sua experiência em outras modalidades?
Gosto muito do Motocross, mas minha paixão é pelo Enduro. Treino muito em pistas de motocross para colocar em prática a pilotagem e a agressividade que o piloto dessa modalidade tem. Hoje no Enduro temos sempre uma especial de Cross Test que nada mais é que uma pista de motocross.

O que você achou da participação?
Foi um ótimo final de semana ter uma etapa da Superliga na minha cidade. Uma pena não ter conseguido terminar a prova. Tinha acabado de chegar do Rally dos Sertões. Fiquei 20 dias envolvido com a competição fazendo apoio a equipe Off Rush e na volta peguei uma virose que não me deixou terminar a prova.


Bissinho utiliza o modelo SE 3.0 Racing de 300cc com injeção eletrônica

Este ano você está competindo pela primeira vez com uma Sherco, motocicleta que ainda é pouco conhecida no Brasil. Como surgiu a oportunidade de correr com a marca?
A oportunidade surgiu da parceria que desenvolvi com a Off Rush. No passado corri pela equipe com outra moto. Em 2011, a Off Rush começou a importar as motos Sherco e, em razão do relacionamento desenvolvido, me convidou para ser o piloto oficial da marca no Brasil. Além disso, apesar da Sherco ser campeã mundial de Rally com o David Casteu, ela é uma moto desenvolvida para Enduro. Por esta razão, a Off Rush procurou um piloto focado em competições de Enduro e veio conversar comigo.
 
Você conta com suporte direto da fábrica, peças especiais, algo do gênero?
Eu conto com o apoio direto da Off Rush que me provê peças e outros materiais. Porém, todas as peças utilizadas são originais da moto que é vendida para o público em geral. Não utilizo nenhuma peça especial na moto. A sede da Sherco fica na França, as motos de enduro são produzidas em Nimes. Já as motos de trial tem sua linha de produção na região de Barcelona, na Espanha.


Nesta temporada da Copa Pakato de Enduro, o piloto de Monte Alto (SP) protagoniza a disputa pelo título da categoria principal com Felipe Zanol e Nielsen Bueno
Fale das características do modelo que você utiliza. O que mais lhe agradou e o que precisou de mais tempo para adaptação?
O modelo que utilizo é a Sherco SE 3.0 Racing de 300cc, igual à vendida para o público. A ciclística da motocicleta é excelente, muito agradável de se pilotar. As suspensões Sachs funcionam perfeitamente, respondem muito bem em todos os tipos de terrenos e obstáculos. É firme e precisa, o que transmite muita confiança à pilotagem. Algo que me agradou mais foi o motor, que oferece ótima potência e com a injeção eletrônica, que deixa a moto muito progressiva. Por ser uma moto fácil de pilotar e a mais leve da categoria com 102 quilos, não tive nenhum problema de adaptação.

A parceria com a Sherco é um projeto de longo prazo?
O meu relacionamento com a Off Rush (importadora oficial das motos Sherco) é muito bom e tenho obtido bons resultados com a moto. Com o apoio da Off Rush e a qualidade da moto, não tenho dúvida que a parceria com a Sherco poderá ser por vários anos. Sei que o projeto da Off Rush é o desenvolvimento da marca no Brasil e eles sempre fazem ações pensando no longo prazo.

E 2012, já tem planos para o próximo ano?
Tenho em mente fazer os acertos com os patrocinadores e poder disputar o Brasileiro de Enduro FIM, Brasileiro de Rally e a Copa Pakato, além de com um projeto para a disputa do International Six Days Enduro na Alemanha.

Obrigado pela entrevista. Desejamos boa sorte nesta segunda metade da temporada e sucesso com a nova equipe.
Fico muito grato em poder participar dessa entrevista com o site MotoX. Gostaria de agradecer às pessoas que acreditaram em meu trabalho para essa temporada, a Sherco (Off Rush), ASW, WRP, Dia Frag, Luiz Racing, Pórtico Real, Zavatti Veículos, ao Dimas Nogueira, dono da Equipe ‘Os Aloprados’, e ao apoio da Acerbis e MR-Pró, além de todos que torcem por mim.








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