X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Mundial de Enduro - Confira as principais equipes e pilotos
Publicado em: 11/03/2011
Clique e saiba mais

Contratações para a nova temporada foram as mais movimentadas dos últimos anos
Redação MotoX.com.br - Renato Fernandes - Fotos: Divulgação EWC e Jonty Edmunds


Equipes e pilotos prontos para a temporada 2011


Johnny Aubert
Faltando menos de um mês para o início do Campeonato Mundial de Enduro, os times tanto de fábrica como os privados já têm seus elencos definidos e estão realizando os últimos ajustes da pré-temporada. O equilíbrio dos campeonatos anteriores fez todo mundo se mexer, por isso, 2011 apresentou o maior número de transferências e contratações entre as equipes nos últimos anos, além da criação de várias outras novas.

As maiores e, de certa forma mais fortes, como a KTM e HM Honda Zanardo, foram as que apresentaram menos mudanças em seu elenco mantendo as principais estrelas, porém, apresentando algumas mudanças de categorias, como Mika Ahola que competirá pela marca japonesa na E3, e buscará o único título mundial que ainda não tem.

Por falar na classe E3, outro piloto que deve roubar a cena é Taddy Blazusiak. O rei das provas de Enduro Indoor e Extreme Enduro retorna ao Mundial e não deve fazer apenas algumas participações. O polonês dará suporte ao seu companheiro de equipe e atual campeão da categoria, David Knight.

Acompanhe a seguir como ficaram as principais equipes e quais as cores que os favoritos defenderão na abertura da temporada 2011 do Campeonato Mundial de Enduro, marcada para os dias 2 e 3 de abril na Espanha.


Mesmo sem nenhuma nova contratação e perdendo alguns pilotos, o time oficial da KTM continua sendo um dos mais fortes do campeonato

KTM Enduro Factory Team


David Knight
Não é a maior em número de pilotos, mas sem sombra de dúvidas é a mais bem estruturada do campeonato e detêm alguns dos maiores nomes da categoria. Além de ser o time dos sonhos de quase todo piloto de Enduro, é sempre a equipe a ser batida. Foi o time que mais perdeu pilotos para as concorrentes e mesmo sem nenhuma contratação para 2011, ainda mantém um forte elenco.

O time laranja e seus modelos que evoluem bastante a cada ano, principalmente as motos 2 Tempos, fez uma forte pré-temporada com inúmeros testes e até uma série de treinamentos na Espanha, junto com a equipe de Motocross na pista de treinamentos de Stefan Everts. Para completar, quase todos os pilotos participarão das duas primeiras etapas do Italiano de Enduro, visando adquirir ritmo de corrida. A única exceção será David Knight, que seguirá com seus treinamentos na Espanha e nos Estados Unidos.

Especialista em pisos de areia e extremamente rápido nos Cross Tests, o finlandês Eero Remes utilizará a 250 EXC na classe E1. Assim como o italiano Thomas Oldrati, criado em uma das maiores escolas do Enduro italiano, a região de Bergamo. Seus terrenos acidentados o transformou em um dos melhores pilotos nos Extreme Tests.


Taddy Blazusiak está confirmado para as 3 primeiras etapas


Eero Remes
O francês multicampeão Johnny Aubert, que domina as técnicas de pilotagem em terrenos lisos, e o espanhol Cristobal Guerrero, que ao contrário, prefere terrenos de superfície dura, defenderão a equipe na classe E2 com as revolucionárias 350 EXC-F.

Na E3, contrariando a tendência em que a maioria dos pilotos utiliza motos de 2 Tempos, David Knight defenderá o título a bordo de uma KTM 500cc 4 Tempos, que segundo a fábrica, o ajudará em sua especialidade com terrenos extremamente acidentados. A seu lado, Taddy Blazusiak usará uma 300cc de 2 Tempos e nem é preciso dizer que sua especialidade é qualquer tipo de terreno.

A participação de Blazusiak está confirmada inicialmente apenas para as três primeiras etapas, mas como o 'Showman' polonês pode surpreender no Mundial, não seria surpresa sua participação se estender por todo o campeonato.

HM Honda Zanardo

Em 2011, o time será o mais numeroso com nove pilotos, incluindo uma das maiores estrelas do Mundial, o finlandês Mika Ahola. O 'Finlandês Voador', atual campeão da E2, muda de classe para tentar o único título que ainda não possui no Mundial de Enduro, o da E3, e para isso, utilizará a forte CRE F450R. A seu lado, o estreante no Mundial Maurizio Facchin, será seu fiel escudeiro na categoria das altas cilindradas. O francês Rodrig Thain também deixa a E2 e seu antigo time, a TM Racing, para disputar a E1 de Honda. Já o português Gonçalo Reis, que andava de KTM, fez o inverso passando da E1 para a E2.


Mika Ahola

O time italiano investe pesado na categoria de base, a Enduro Junior, prova disto é que os demais cinco pilotos da equipe estão nesta classe. O norte-americano Ian Blythe, faz sua primeira participação no Mundial depois de uma ótima temporada no WORCS, o campeonato americano de Enduro. Edoardo D`Ambrosio, não fez uma boa temporada na categoria em 2010 pela Husaberg, mas também é uma das apostas do time, assim como o francês Jérémy Joly, que continua na equipe após o vice-campeonato da Junior no ano passado. Os suecos Henrich Lindholm e Calle Sjoo completam a lista, o primeiro participando pela primeira vez, enquanto o segundo, também vindo da Husaberg, estará em sua segunda temporada e conta com uma forte base do Motocross.

Gas Gas Racing Team


Christophe Nambotin

A equipe oficial da marca espanhola não terá representantes na classe E1, mas em contrapartida contará com dois dos maiores nomes da atualidade. Christophe Nambotin continua defendendo a equipe na mesma classe que conquistou a quarta colocação em 2010, a E3, ao lado do espanhol Jordi Figueras. Na E2, o time apresenta Ivan Cervantes, que depois de várias temporadas e títulos pela KTM, é a mais nova aposta de sua compatriota Gas Gas, após uma temporada irregular em 2010.

Completando o time, Josep Rallo, também vindo da KTM, e Robert Kvarnstrom disputarão a Junior, ao lado da atual campeã Mundial de Enduro pela própria Gas Gas, a francesa Ludvine Puy.

Husqvarna CH Racing Monster Energy


Sébastien Guillaume


Antoine Meo
A marca sueca, assim como a Honda, é representada no mundial por uma equipe italiana, a CH Racing, que conquistou o título na E1 em 2010 com Antoine Meo e contará neste ano com dois representantes em cada categoria. Meo continua na equipe, mas passa para a classe E2, ao lado de mais um piloto saído da KTM, o italiano Simone Albergoni.

Na E1, Matti Seistola contará com a companhia do multicampeão Juha Salminen, que passa a defender as cores da Husqvarna, depois da união da marca com a divisão de Enduro da BMW, sua antiga equipe. O francês vice-campeão da E3, Sébastien Guillaume, permanece na categoria em busca do título, ao lado do estreante e ex-piloto do Mundial MX3, Alex Salvini.

Husaberg Factory Racing Team

O time da Husaberg está sempre 'beliscando' um pódio ou outro e neste ano contará com o retorno de Marko Tarkkala à equipe que já defendeu de 2002 a 2004. Depois de duas temporadas difíceis pela BMW na E2, o sueco voltará à E3, classe em que teve mais êxitos ao longo de sua carreira. Já Pierre Alexandre Renet estréia na equipe trazendo na bagagem a quarta colocação na E2 em 2010 e o título de estreante do ano. O francês disputará novamente a E2 nesta temporada.


Joakim Ljunggren

Com uma consistente temporada em várias categorias ano passado, quando foi quinto no Mundial pela E2, além de campeão sueco de Supermoto e terceiro no Mundial de Enduro Indoor, Joakim Ljunggren permanece defendendo a equipe, onde está desde 2005, mas agora competindo pela primeira vez na E3. Com seis temporadas e um título na classe Junior, o já experiente Oriol Mena é mais um forte candidato ao título da categoria ao lado do estreante Mathias Bellino, segundo colocado no campeonato francês de Motocross MX1 em 2010.


Oriol Mena

TM Racing Factory Team


Ivan Cervantes
Foto: Gas Gas
Até o momento a fábrica italiana anunciou apenas um piloto para o Mundial 2011. Vindo da HM Honda, Julien Gauthier continuará na E1, tentando se livrar do azar que o acompanhou durante a temporada passada onde enfrentou vários problemas mecânicos e contusões que o deixaram apenas na sétima colocação da categoria no ano passado.

Sherco Factory

A fábrica mantém seus dois pilotos franceses nesta temporada, apenas invertendo suas categorias. Fabien Planet retorna à E1, depois de um campeonato cheio de altos e baixos na E2. Enquanto Jordan Curvalle disputará a E2 depois de passar pelas demais classes nos últimos quatro anos.

Beta Factory Team

A marca italiana entra pela primeira vez no Mundial com uma equipe oficial. O ex-companheiro de equipe e categoria de Mika Ahola, Oscar Balletti, é o principal nome do time e continuará na E2. Fabio Mossini, também vindo da HM Honda, troca a E1 pela E3 e tenta deixar para traz a má fase que o acompanhou em 2010, quando ficou apenas com a 16ª colocação no Mundial. Na Junior o time contará Johan Carlsson, que já andava com a Beta ano passado.

Equipes Privadas


Marko Tarkkala


Juha Salminen
Entre os times particulares, um dos principais destaques é o satélite da KTM, com o italiano Lorenzo Santolino (E1) e o alemão Markus Kehr (E3). Quem também pode incomodar os pilotos de fábrica nesta temporada é o português Paulo Felicia, que disputará a classe E1 pelo mesmo time que o brasileiro Felipe Zanol conquistou o bicampeonato Português de Enduro, a CRN Yamaha Moto Fundador, que conta com o suporte da montadora japonesa.

Esta temporada de 2011 conta também com várias novas equipes, quase todas apostando em novos talentos, principalmente na classe Junior, são elas: FTO Racing, Pro Racing Team, Team Massoni Sport, Factory Team Europe, Fantic Motor Scuderia Doimo Cityline, Honda Johansson MPE, MHRM TM France e Yamaha Belgium Team.

Assim como nos anos anteriores, o MotoX trará a cobertura completa do Mundial de Enduro 2011. Veja abaixo a relação dos pilotos já confirmados nas três principais categorias e o calendário completo da temporada 2011.

Enduro 1
4 Seistola Matti FIN Husqvarna
6 Deparrois Nicolas FRA Kawasaki
17 Gauthier Julien FRA TM
19 Salminen Juha FIN Husqvarna
20 Thain Rodrig FRA HM-Honda
22 Oldrati Thomas ITA KTM
63 Bourgeois Marc FRA Yamaha
66 Santolino Lorenzo ESP KTM
87 Beier Andreas GER KTM

Enduro 2
4 Renet Pierre Alexandre FRA Husaberg
8 Meo Antoine FRA Husqvarna
9 Vogels Hans NED Husaberg
10 Aubert Johnny FRA KTM
25 Cervantes Ivan ESP Gas Gas
50 Albergoni Simone ITA Husqvarna
57 Balletti Oscar ITA Beta
78 Bernardez Aarón SPA Husaberg
83 Hartmann Mike GER Husaberg
96 Guerrero Cristobal ESP KTM

Enduro 3
1 Knight David GBR KTM
2 Guillaume Sebastien FRA Husqvarna
4 Nambotin Christophe FRA Gas Gas
5 Kehr Marcus GER
6 Ljunggren Joakim SWE Husaberg
7 Mena Oriol SPA Husaberg
8 Tarkkala Marko FIN Husaberg
9 Salvini Alex ITA Husqvarna
20 Ahola Mika FIN HM-Honda
21 Mossini Fabio ITA Beta
27 Micheluz Maurizio ITA Fantic

Campeonato Mundial de Enduro 2011
2-3 abril, Ponts, Espanha
9-10 abril, Figueira Da Foz, Portugal
14-15 maio, Francavilla De Sicilia, Itália
11-12 June, Fethiye, Turquia
18-19 June, Kalampaka Meteora, Grécia
9-10 July, Buzau, Romênia
3-4 September, Andorra
1-2 October, Mende, França






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet