X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Correr, pedalar, remar ou nadar?
Publicado em: 05/03/2011
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Redação MotoX.com.br - Por Roberto César de Oliveira* - Fotos: Maurício Arruda e Lucídio Arruda


Desenvolver a máxima capacidade aeróbia é fundamental para ter um bom desempenho nas corridas

Correr, pedalar, remar ou nadar?

De todos os poucos trabalhos científicos publicados no mundo desde 1945 a respeito do motocross, é de comprovação geral que pilotos desta modalidade necessitam de uma potência aeróbia de excelência, além de outras qualidades físicas, para que junto com a sua técnica apurada tenham sucesso nas pistas.


Além do trabalho com a moto, são importantes outras atividades físicas para que o atleta ganhe condicionamento
Comprovado na prática, sabemos o quanto é importante o piloto de motocross, enduro, supercross ou rali desenvolver a máxima capacidade aeróbia para ter um bom desempenho nas corridas. Muitos pilotos relatam que se sentem bem no início da corrida e depois não aguentam mais. O braço trava, a moto fica mais pesada, os saltos ficam mais curtos, o corpo não responde e ele é facilmente ultrapassado. Uma das respostas para tal acontecimento é a baixa condição aeróbia em que o piloto se encontra. Para treinar esta qualidade física, é necessário avaliá-la e saber em quanto está esta variável, para termos um ponto de partida e não subestimar ou superestimar a condição do indivíduo. Testes físicos específicos em campo ou laboratório poderão identificar em que nível aeróbio está o piloto. Com base nos resultados, um profissional especializado poderá prescrever um plano de treinamento individualizado, que irá melhorar a condição cardiovascular do praticante. A resistência aeróbia é uma qualidade física que uma vez treinada, obtém resultados significativos a cada seis meses. Portanto, há necessidade de se treinar com um bom planejamento para quando o piloto for competir, possa obter resultados positivos. Lembrando que, quanto pior condicionado fisicamente estiver o atleta, mais rápido ele se condiciona.

Muitos pilotos escrevem e-mails perguntando qual é a melhor atividade física para se treinar a resistência aeróbia. Existem várias formas e métodos de se treinar, porém é necessário respeitar princípios científicos de treinamento, verificar a especificidade do movimento no esporte, quais os grupos musculares envolvidos, qual o tempo e locais de prova e também as condições ambientais do local da corrida. Sabendo de todas estas variáveis, procuram-se adequar atividades que mais se aproximem ao gesto técnico e características da modalidade. Mas qual seria o melhor exercício aeróbio para o motociclista off road? Em princípio, o piloto anda na moto sentado e em pé, às vezes semi agachado, salta, se equilibra, faz exercícios dinâmicos e estáticos com os braços; enfim, vários movimentos envolvendo grupos musculares específicos, elevando significativamente a frequência cardíaca durante toda a corrida.

E então? Correr, pedalar, remar, nadar ou pular corda.

Todas estas atividades podem ser utilizadas a partir do momento em que o piloto junto com o seu treinador souber por que e para que está treinando aquela atividade, naquele determinado momento do seu planejamento. Vou explicar melhor! Utilizamos a corrida a pé em todo o processo de trabalho, associada à bicicleta (mountain bike), remoergômetro, natação e pular corda.

- Corrida na rua ou esteira (pré-temporada, preparatório, específico e transição) - métodos contínuos, intervalados e adaptativos. Piso de asfalto, grama, terra ou areia. Realizar os treinos no horário das competições.

- Bicicleta (mountain bike) - alternada com o trabalho de corrida, utilizando trilhas ou mesmo uma pista de motocross. Pode-se alternar com bicicleta de corrida e trechos de estrada com planejamento específico.

- Remoergômetro - em circuitos aeróbios no período específico de treinamento ou com simulações intervaladas.

- Natação - particularmente, prefiro apenas como recuperação após as corridas em qualquer período de treinamento. Exercícios de descontração total (relaxamento) na água.

- Pular corda - em circuitos aeróbios alternando com exercícios de força específicos para a modalidade.

Exemplo de trabalho aeróbio semanal (3 vezes) no período preparatório: Corrida + Bike


Em qualquer uma destas atividades tem que haver planejamento, metodologia científica e orientações com profissional especializado, a fim de não provocar lesões, sobrecarregar ou mesmo não respeitar a individualidade biológica do piloto.

Bom treino!

Consulte o site MX Training para obter mais dicas.

      *Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício.
Mestre pela UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo.
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela UNICAMP.
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.
Autor do Livro: "Personal Training - uma abordagem metodológica".
Contato: performa@uol.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet