X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Cross Country abaixo de zero!
Publicado em: 21/01/2011
Clique e saiba mais

Brasileiro é destaque em prova norte-americana disputada sob 8ºC negativos
Redação MotoX.com.br - Fotos: Jimmy C.


O mineiro Vinícius Gonçalves venceu a categoria 200 B (Amadora), realizada em um Haras da cidade de East Kingston, New Hampshire


Largada com o brasileiro em destaque
O brasileiro Vinícius Gonçalves, natural de Belo Horizonte (MG), morador da cidade de Lakeville, no Estado de Connecticut, Estados Unidos, foi destaque na abertura da temporada 2011 do  NETRA (New England Trail Riders Association) Cross Country. O evento realizado no último domingo, 16 de janeiro, na cidade de East Kingston, New Hampshire, foi disputado sob frio intenso, mas isso não impediu que o brasileiro brilhasse entre os pilotos amadores, conquistando a vitória na classe B 200 (Amadora).

Uma semana antes da prova, uma forte nevasca atingiu a região, deixando sua realização incerta. Cerca de 60 centímetros de neve ficaram acumulados na sede do evento, um problema e tanto para os organizadores. Felizmente o Moto Clube local conseguiu contornar a situação limpando a trilha com uma máquina carregadeira, o que garantiu a realização do evento.


A paisagem gelada, bem diferente das competições tropicais do Brasil

Com o evento confrmado, o brasileiro investiu uma quantia relativamente alta - até mesmo para os padrões norte americanos - na compra de pneus específicos para a neve. O modelo, equipado com parafusos em seus cravos, custa entre 570 e 700 dólares o par.

"Faz quatro anos que participo regularmente do campeonato NETRA Cross Country. Depois de sofrer no início, pela falta de um equipamento adequado, competindo na classe C (Iniciante), fui melhorando meus resultados até passar para a categoria B (Amadora). A partir daí, consegui investir mais no esporte, passando a usar uma KTM 200SX 2 Tempos, preparada para o Cross Country", explica o brasileiro, que mora nos Estados Unidos há cinco anos.


A bateria do brasileiro largou a 1h da tarde, com os termômetros registrando -8º C!

A New England Trail Riders Association promove um campeonato com etapas em sete estados diferentes. New Hampshire (sede da primeira rodada), Connecticut (onde Vinícius mora), Massachusetts, New York, Maine, Rhode Island e Vermont fazem parte do calendário deste ano, que contará com 12 etapas no total.

Depois de encarar quase quatro horas de viagem sob mau tempo o piloto chegou ao local da prova, um Haras, propriedade de uma família do município. Seu primeiro compromisso foi passar pela vistoria onde foi feito o teste de ruído da motocicleta, que é obrigatório nos EUA em qualquer tipo de competição a motor, seja profissional ou amadora. Infelizmente, atualmente este teste não é mais uma prática habitual nos eventos brasileiros.


O frio não afastou os competidores do evento

A categoria de Vinícius largou a uma hora da tarde, quando os termômetros registravam  -8º C! O frio intenso obrigou o brasileiro a usar duas blusas térmicas, para manter a temperatura do corpo. O brasileiro começou bem a prova: "Na largada todos ficam com as motos desligadas, a organização levanta uma bandeira, quando ela abaixa os pilotos ligam a moto e arrancam o mais rápido que puderem. Larguei em segunda marcha com o controle de tração ligado e consegui o holeshot. A primeira parte do circuito era dentro de baias de cavalos, até chegar ao trecho de trilhas", disse o mineiro.

Ainda na primeira volta, Vinícius encontrou tráfego da categoria que havia largado antes e ultrapassar nestas condições é bastante arriscado, o piso fica muito escorregadio fora do trilho. Ainda na primeira das onze voltas - cada uma com 14 km de extensão - o brasileiro entrou em uma valeta e escorregou, caindo da primeira para a oitava colocação.  A grande dificuldade para ele foi colocar as mãos de volta na proteção térmica acoplada ao guidão. "Se engana quem acha que é gostoso cair na neve, além do frio, a terra fica congelada deixando o chão muito duro".


Sair um pouco do trilho significava encontrar uma grossa camada de neve

Depois de muito esforço para realizar as ultrapassagens, o brasileiro conseguiu recuperar a primeira colocação de sua classe, parando apenas na 8ª volta para o reabastecimento, mantendo a liderança até a bandeirada final. "Terminada a corrida, com um total de 154 quilômetros percorridos, estava 'morto'. Nada melhor do que o troféu de 1º lugar, para me incentivar a continuar correndo as próximas etapas", declarou Vinícius ao final do dia. A próxima rodada do campeonato será no final de março, em Massachusetts. Que o brasileiro mantenha o bom ritmo na disputa pelo título!

Resultado categoria B 200 (Amadora)

1º Vinicius Henrique Gomes Goncalves - 11 Voltas com 2:23:52
2º Joshua Toth - 11 voltas com 2:24:40
3º Jake Surprenant - 11 voltas com 2:25:51
4º Bryan Whitehead - 11 voltas com 2:29:11
5º Brendan Bernard - 11 voltas com 2:32:22
6º Luke Johnston - 11 voltas com 2:33:20
7º Chris Malouin - 10 voltas com 2:21:53
8º Michael Bradbury - 10 voltas com 2:32:46


Pilotos percorreram cerca de 154 km


Vinícius Gonçalves fazendo o Holeshot de sua categoria


Brasileiro sofreu uma queda durante a primeira volta...


...mas depois recuperou a liderança definitivamente






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet