X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

5ª etapa - Itu - SP
Publicado em: 17/09/2010
Clique e saiba mais

Decisão dos títulos fica para a etapa final
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada categoria Júnior


Assista aos melhores momentos na MotoX TV
A expectativa de disputa por título seguirá até a rodada final do Arena Cross 2010. Apesar do novo domínio de Swian Zanoni na quinta rodada, disputada em Itu, SP, Leandro Silva manteve chances matemáticas de reverter a situação na prova final, dia 9 de outubro, em São José do Rio Preto, também no interior paulista.

A prova do último sábado, 11 de setembro, mostrou que a missão do paranaense é muito difícil, pois marcou novamente uma dupla vitória de Swian. Para mudar o quadro Leandro precisará contar com muita sorte: apenas um ponto separa o mineiro da conquista e, além disso, Leandro só pode pensar em vitórias nas duas baterias do evento decisivo, pois outro resultado não dá pontos suficientes ao vice-líder da temporada. A seu favor Leandro tem duas coisas. A primeira é que apenas Swian venceu mais baterias que ele até aqui, o placar registra 7 a 2. A segunda é aquela velha máxima, a qual parece que o paranaense se agarrou com todas as forças: um campeonato só termina quando acaba.  


Swian Zanoni


Leandro Silva
A noite em Itu começou perfeita para Swian, com o holeshot da primeira bateria da categoria Pró. Se ele tem feito grandes provas de recuperação na modalidade, tarefa nada fácil neste tipo de circuito, quando caiu o gate e surgiu na ponta do pelotão deu para imaginar que ninguém seria capaz de impedir sua vitória. Dito e feito, a primeira corrida foi conquistada de ponta a ponta.

Rafael Zenni, piloto local e que no ano passado garantiu a vitória na etapa, voltou a correr com força na prova "em casa". Manteve o segundo lugar nas voltas iniciais, mas acabou cedendo o posto a um surpeendente Wellington Garcia. O goiano partiu na quinta posição para uma ótima apresentação. Passou por Gustavo Takahashi, Roosevelt Assunção, e finalmente por Zenni, garantindo o segundo lugar.

Leandro Silva largou em sexto e não conseguiu avançar mais do que até a quarta posição, completando distante de Zenni, terceiro colocado, e com João Marronzinho Silva e Roosevelt Assunção pouco atrás.

Na volta para a pista, na segunda bateria, foi a vez de um animado e disposto Zenni largar na frente. Parece que competir em frente ao público da sua cidade faz bem ao ituano, que até este evento sofreu com péssimas largadas na maior parte das etapas do ano. 


Rafael Zenni


Wellington Garcia
A torcida só não contava com mais um bom início de Swian que, contornando a primeira curva no segundo lugar, não deixou Zenni curtir muito tempo o gostinho da liderança. Na segunda volta Swian era o primeiro colocado, partindo para abrir terreno novamente. Desta vez Leandro Silva começou bem, com o terceiro lugar, mas esbarrou em dois adversários concentrados, que não lhe deram chance de reação. Teve sim é que se preocupar com João Marronzinho, que desde o início investiu contra a posição de Leandro.

Apesar disto as quatro primeiras posições não passaram por mudanças: Swian venceu seguido por Zenni, Leandro e Marronzinho. Pelo quinto lugar a briga foi intensa e começou com Anderson Cidade ocupando o posto. Mas o catarinense acabou errando e perdeu muitas posições, deixando Jean Ramos com a posição. Nas voltas finais Jean acabou superado por Gustavo Takahashi que fez uma boa sequência de ultrapassagens após um mal começo. Para Wellington Garcia a bateria foi decepcionante: partindo na última posição ele não conseguiu repetir o bom desempenho da primeira prova, terminando com o oitavo lugar. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 371 Fotos!
Foto: Sidney Trovão

Na soma das baterias o pódio ficou assim: 1º Swian Zanoni, 2º Rafael Zenni e 3º Leandro Silva. "Vou me preparar para última etapa, a cada prova todos estão cada vez mais bem preparados, por isso preciso manter o foco até o final do campeonato", disse Swian, já pensando no evento final, no próximo mês. 


Hector Assunção


Thales Vilardi
A categoria Júnior entrou na pista para a disputa de pontos importantíssimos. Hector Assunção e Thales Vilardi, líder e vice-líder, chegaram separados por apenas 3 pontos, exatamente a mesma diferença entre completar uma prova em primeiro (quando soma-se 20) ou segundo (17). Por isso o resultado da prova de Itu era determinante na postura que os candidatos ao título terão que tomar na rodada final.

Nesta 5ª etapa Hector foi perfeito conquistando a terceira vitória consecutiva. Certamente foi um "balde de àgua fria" em seu oponente, que pretendia equilibrar a disputa. Mesmo com o segundo lugar na prova, Thales agora não depende só de seu resultado: precisará vencer a final e torcer para que Hector termine fora dos três primeiros, fato que não ocorreu em nenhuma das corridas até aqui.

A prova ituana foi liderada desde a largada por Hector, mas isto não significa que foi uma prova fácil para o piloto Honda. Thales, Rafael Faria e Dudu Lima foram combativos, andaram próximos, mas não impediram o líder da categoria de abrir alguns segundos, suficientes para a vitória de ponta a ponta. Thales ainda viu Faria se aproximar nos momentos finais, quando o paranaense ultrapassou Dudu, recuperando-se de um erro no início da bateria. Na bandeira Hector, Thales, Faria, Dudu e João Feltz foram os cinco primeiros. 


Anderson Amaral


Leonardo Lizott
Esta etapa da 85cc deixou o panorama do campeonato mais favorável à Anderson Amaral. Ele desequilibrou a disputa com Endrews Armstrong, seu rival na briga pelo título. Até esta prova cada um tinha duas vitórias, mas em Itu Anderson alcançou a terceira consecutiva, e de quebra viu o concorrente tropeçar durante a prova.

Liderando desde a largada Anderson teve a companhia de Endrews por dois terços da corrida, mas nas últimas voltas uma queda fez o paranaense descer até a quarta posição. O paulista ficou tranquilo para vencer enquanto Endrews tentava nos últimos minutos recuperar posições. O terceiro posto foi conquistando ultrapassando Kaio Miranda, mas Leonardo Lizott não cedeu a pressão nas últimas curvas e garantiu o segundo lugar. Final: 1º Anderson, 2º Lizott, 3º Endrews e 4º Kaio. A diferença entre os líderes para o confronto final é de 9 pontos. 


Enzo Lopes


Kioman Munoz
Enzo Lopes retornou em grande estilo ao campeonato da categoria 65cc. Afastado das duas etapas anteriores por causa de uma lesão, fato que o tirou da disputa pelo título, Enzo voltou e surpreendeu, até seu pai, com o domínio da corrida. "Não esperava a vitória. Fazia cinquenta dias que ele não subia na moto", afirmou Léo Lopes, com um largo sorriso no rosto.

Na disputa pelo título Kioman Munoz deu mais um importante passo conquistando a segunda colocação. O resultado permitiu que o goiano, que não venceu nenhuma das provas até aqui, abrisse mais alguns pontos sobre Djalma Brito, terceiro da noite. Djalma se complicou no início da corrida, quando era o segundo colocado e sofreu uma queda. O erro lhe derrubou até a nona posição, mas com boa recuperação o paulista impediu prejuízo maior e segue para final ainda com chances, mas dependendo do resultado de seu adversário. João Michelin e Daniel Reichardt finalizaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. 


Guilherme Torres


Lucas Erthal
A categoria 50cc seguirá para a etapa final como a mais equilibrada da competição. Os protagonistas da disputa, Guilherme Torres e Arthur Todeschini, começaram a corrida ocupando primeira e segunda colocações. Guilherme fez uma apresentação sem erros, que completou confirmando a vitória com boa vantagem.

Já Arthur não teve tanta sorte: errou, caiu e despencou para o último lugar. Depois precisou correr atrás do prejuízo, conquistando ainda o terceiro lugar. O segundo na prova foi Lucas Erthal, terceiro no campeonato, mas já sem chance de título. Na etapa final quem vencer leva, por isso dá para esperar uma grande disputa entre Guilherme e Arthur.

O Arena Cross 2010 tem o patrocínio da Honda e Aymoré Financiamento, co-patrocínio da Bridgestone, Shell Advance, Consórcio Nacional Honda, Metzeler, Red Nose e Revista Moto, essa etapa também teve o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu, SP.

Resultados

Pos No. Pró (Soma das Baterias) Pontos R1. R2. Equipe
1 7 Swian Zanoni 40 20 20 Honda, Avanutri, Mobil, Pirelli, Ccm, Asw, Moto Scala
2 931 Rafael Zenni 32 15 17 Polisport, Zenni Preparacoes, Pezao Bar,
3 14 Leandro Silva 28 13 15 Honda, Mobil, Asw, Pirelli, Oakley, Reebok,
4 21 Wellington Garcia 25 17 8 Honda, Mobil, Pirelli, Showa, Asw, Ngk, Did, Mx Pro
5 11 João Paulino 24 11 13 Honda, Mobil, Pirelli, Asw, Oakley, Reebok,
6 377 Kurt Rocha 18 9 9 Mx Parts, Honda, Ct Leandro Silva, Brasil
7 18 Jean Ramos 17 7 10 Honda, Mobil, Pirelli, Asw, Oakley, Jmr Esc
8 338 Eduardo Lima 15 8 7 Vaz, Kawasaki, Rinaldi, Ms, Motul
9 27 Gustavo Takahashi 11 0 11 Circuit, Honda
10 4 Roosevelt Assunção 10 10 0 Honda, Mobil, Asw, Pirelli, Dc
11 20 Anderson Cidade 6 0 6 Yamaha, Geração, Pirelli, Eletrosul, Tbt, D
Pos No. Jr Best Tm Laps Diff Equipe
1 30 Hector Assunção 37.959 24 16:14.545 Honda, Asw, Mobil, Pirelli, Itamaraca Pneu
2 12 Thales Vilardi 37.646 24 4.176 Ktm, Mega Energy, Fox, Zoolo, Oakley, Pirelli, Orbital, Mx Tech
3 16 Rafael Faria 38.135 24 4.958 Honda, Mt Racing, Brasil Racing, Pirelli, Mobil
4 338 Eduardo Lima 38.225 24 7.657 Vaz, Kawasaki, Rinaldi, Ims
5 25 João Feltz 39.856 23 1 Volta Yamaha, Grupo Geraçào, Pirelli, Destak, Tr
6 28 Rodrigo Rodrigues 39.768 23 1 Volta Circuit, Honda
7 386 Higor Passos 40.604 23 1 Volta Mormaii, Dash, Motul, Castelinho Suspensões, Escola São Ger
8 111 Gustavo Amaral 40.007 23 1 Volta 2b, Duracell, Gillete, Mormaii, I9
9 221 Everaldo Filho 40.737 23 1 Volta Honda, Ims
10 934 Caio Lopes 40.728 23 1 Volta Skf Do Brasil, Stocovich, Rm Racing
11 251 Caue Aguiar 41.852 22 2 Voltas Moto Verde, Rm Racing, Mx Racing
12 916 Gabriel Zenni 41.513 22 2 Voltas Zenni Preparações, Dash
13 515 Felippe Simões 42.017 22 2 Voltas Leite Fazenda Bela Vista
14 726 Willian Sanches 41.866 22 2 Voltas Mc Tonny, Moto Freitas
Pos No. 85 Best Tm Laps Diff Equipe
1 4 Anderson Amaral 39.783 15 10:52.575 2b Racing, Duracell, Gilette, I9, Mormaii
2 7 Leonardo Lizott 40.392 15 18.916 Mx Parts, Brasil Racing, Honda, Ct Leandro Silva
3 1 Endrews Armstrong 39.723 15 19.346 Dunas, Brasil Racing, Honda
4 5 Kaio Miranda 41.417 15 24.686 Honda, Oakley, Mx Personal
5 72 Wilgner Francisco 43.862 14 1 Volta Mx Kids
6 87 Fabio Santos 45.734 13 2 Voltas
7 397 Roberto De Araújo 47.749 13 2 Voltas Cantinho Intimo Langerie
8 341 Carlos Lisboa 46.406 13 2 Voltas Rk5, Vort, Mx Park, Zogbi Planejados, Styl
9 89 Luciano Oriano 48.513 13 2 Voltas Ar, Graxa Racing, Motoshop
10 697 Rodolpho Moraes 46.970 11 4 Voltas Paraiso Das Aguas, Mx Kids
Pos No. 65cc Best Tm Diff Equipe
1 2 Enzo Lopes 44.695 10:50.160 Pirelli
2 9 Kioman Jesus 45.930 25.345 Rinaldi, Tonin Bala Moto Pecas, Farmacia
3 18 Djalma Brito 44.916 39.673 Brasil Racing, Rinaldi, Flash Power, Motul
4 126 Joao Michelin 47.967 42.951 Posto Sólon
5 10 Daniel Reichardt 48.088 51.783 Tcer, Pro Motos Racing
6 49 Carlos Evangelista 47.835 1 Volta Brasil Racing, Rx Graphics, Mr Pró
7 45 Leonardo De Souza 50.062 1 Volta Apolar Imoveis
8 4 Victor Almeida 49.301 1 Volta Adrenalina Mx, Jmr Escola D Emotocross, Colombo Leiloes
9 38 Yuri Campello 49.702 1 Volta
10 101 Renato Muguinho 50.506 1 Volta Mg Plast, Mr Pro
11 62 Victor Gonçalves 50.825 1 Volta Wings Locadora
12 19 Leonardo Almeida 51.493 1 Volta Adrenalina Mx, Jmr Escola De Motocross, Colombo Leiloes, C
13 57 Victor Soares 51.720 2 Voltas Benê Frutos Do Mar, Zenni Preparações, M
14 76 Tiago Azevedo 52.978 2 Voltas
Pos No. 50cc Best Tm Laps Diff Equipe
1 4 Guilherme Torres 52.340 11 10:58.218 Radiex, Asw, Motul, Scott, General, Orbital
2 11 Lucas Erthal 55.542 11 18.762 Madeireira Bom Jardim
3 3 Arthur Todeschini 51.961 11 35.547 Concrebel, Cetric, Moto Jeans, Primavera Imóveis
4 6 Thiago Brenner 55.633 11 40.677 By China, Contabilidade Progresso
5 15 Lucas Torres 57.511 11 49.748 Asw, Motul, Lem, Orbita, Motul, Ge
6 89 Camila Bueno 56.952 10 1 Volta Lr Gramas, Argitecnica
7 5 Marcos Moretto 1:00.066 10 1 Volta Moretto Irrigação, Tramontina Tratores
8 99 Rafael Araujo 58.368 10 1 Volta Cantinho Intimo Langerie
9 97 João Fernandes 1:01.512 10 1 Volta 2di, Oxxy, Slt, Hesp, Rx Graphics, Steel Jo
10 21 Joao Freitas 1:00.319 10 1 Volta Miami Moto, Duda Preparações, Apem
11 7 Ednilson Freitas 58.876 10 1 Volta Moto Freitas
12 210 João Silva 1:00.054 10 1 Volta Chicão Motos
13 127 Thiago Lima 1:02.732 9 2 Voltas Alpinestars






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet