X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

5ª etapa - São Manuel - SP
Publicado em: 14/06
Clique e saiba mais

Temporada é uma das mais equilibradas do Arena Cross
Texto: Maurício Arruda - Fotos: Flávio Oliveira

Categoria Especial

Depois de uma pista muito técnica e com grande variação de obstáculos em Monte Alto, bem ao estilo supercross, os pilotos do Arena Cross foram a São Manuel onde encontraram aquele que costuma ser o circuito mais veloz de toda temporada. Uma pista com longas retas e grande velocidade para os padrões da modalidade. 


Stefany Serrão
Esta foi a 5ª etapa de onze programadas para temporada 2005 do Arena Cross, uma das mais equilibradas desde sua implantação no Brasil. As quatro categorias continuam muito disputadas e o sucesso do evento atrai cada vez mais pilotos e público. A programação teve início durante a tarde com os treinos livres da principal categoria, a Especial, além da Força Livre e das provas infantis com 50cc e 65cc.

Os treinos cronometrados vieram a seguir com um ponto em disputa nas categorias adultas. Na Especial mais uma vez Cristopher Castro mostrou que está em ótima fase conseguindo o melhor tempo e o ponto, que mais tarde mostraria-se muito importante na definição do primeiro colocado da noite. Na Força Livre Lucas Moraes conseguiu o ponto extra fato que também fez a diferença na disputa pela liderança da categoria.

Criançada na pista

As provas de São Manuel foram emocionantes em todas as categorias. Entre as crianças em especial foi emoção do início ao fim. Na categoria 50cc Ricardo Jurça saiu na frente para liderar por várias voltas. Já o líder do Campeonato Kaio Miranda caiu na curva 1 e ficou praticamente por uma volta tentando retornar à prova. Quando conseguiu, os primeiros colocados já voltavam a reta de largada.

Atrás de Jurça, Bruno Pinheiro e Stefany Serrão apertavam o ritmo impedindo a fuga do líder. Não demorou para a ’lindinha’ do Arena Cross conquistar a ultrapassagem sobre Bruno e aproximar-se do primeiro colocado. O público adorou e vibrou quando Stefany aproveitou-se de um erro de Jurça para assumir a liderança. No salto seguinte porém Jurça tentou retomar a liderança em uma manobra, mas o resultado foi um choque que provocou a queda de ambos.


Ricardo Jurça
Bruno Pinheiro agradeceu passando a primeira posição. Quem também cresceu foi Tallys Gontijo entrando na disputa pelos primeiros lugares. Jurça não desistiu e pouco depois brigava pela primeira posição com Bruno. Stefany, que sofreu uma nova queda, ocupava a quarta posição e já pressionava Tallys. Em pouco tempo a briga pelo primeiro lugar voltava a envolver Ricardo Jurça e Stefany Serrão.

Na penúltima volta já não havia mais diferença entre os dois primeiros e Stefany, em um belo salto na mesa de chegada, voltava a liderança na volta final. O público, de pé, vibrou e acompanhou a última volta entusiasmado com a disputa que terminou com a segunda vitória de Stefany na temporada. Ricardo Jurça continua amadurecendo a idéia de vencer no Arena Cross ficando com a segunda posição.

Bruno Pinheiro veio logo atrás, em terceiro, e Kaio Miranda conseguiu uma ótima recuperação terminando em quarto. O equilíbrio na disputa é grande e após cinco provas Stefany e Kaio estão empatados com 96 pontos na classificação geral. Gabriel Almeida foi o quinto colocado na prova.

Na categoria 65cc a novidade foi a participação do atual campeão brasileiro Hector Assunção. Mas foi Daniel Guelman quem largou na primeira posição. Hector não saiu muito bem e teve trabalho para recuperar terreno. Já Kaio Miranda compensou o mal início na outra bateria largando em segundo desta vez. 


Categoria 65cc

Guelman liderou com a pilotagem agressiva de sempre até um toque com um retardatário quase provocar sua queda. Foi o suficiente para Hector, que a esta altura já era o segundo, passar para primeira posição trazendo Endrews Armstrong consigo. 


Lucas Moraes
Daí em diante Hector foi abrindo vantagem até vencer com folga. Já Endrews também se atrapalhou com os retardatários perdendo o segundo lugar para Guelman que até o momento é o piloto com a liderança mais tranquila na competição, com mais de 30 pontos de vantagem para o vice-líder na tabela, Raul Faustino, quinto nesta etapa.

Kaio Miranda foi o quarto colocado à uma volta dos três primeiros. Kauê Pereira em sexto, Guilherme Guarnieri em sétimo e Danilo Silva em oitavo, completaram as mesmas 14 voltas de Kaio. Nesta categoria os mais rápidos rodavam cada volta na casa de 43, 44 segundos emendando todas as mesas do circuito. O único obstáculo não completado pelos arrojados garotos da classe era o triplo, realizado em dois saltos.

Força Livre

Nesta categoria 16 pilotos classificaram-se para prova final. Entre eles João Toledo foi o mais rápido na largada seguido por Guilherme Boaventura e Lucas Moraes. O líder do Campeonato Jean Ramos, mudou de moto para esta etapa, deixou a 125cc que usou até a prova passada, aderindo também as 250Fs, modelo utilizado por muitos na categoria. No entanto não fez uma boa largada e partiu entre os últimos na primeira volta.


Pipo Castro
Na frente Toledo, Boaventura e Moraes escapam do pelotão rapidamente e fica claro que a vitória ficará entre um deles. Lucas Moraes pressiona, pressiona até conseguir a ultrapassagem sobre Boaventura que aproveita a força de sua 450cc na longa reta de largada para retomar a posição.

Não demora para ultrassagem se repetir e desta vez Lucas consegue de forma definitiva, partindo em busca do líder. A disputa não demora para acontecer, assim como o passa-repassa que agita novamente o público. Lucas insiste até conseguir uma pequena vantagem na primeira posição.

Nas voltas finais Guilherme Boaventura está bons segundos para trás dos dois, na terceira posição, mas não está tranquilo pois Jean Ramos ameaça tomar-lhe o lugar. E é o que acontece... bastou uma bobeada e na última volta Jean Ramos ’rouba’ o terceiro lugar de Guilherme Boaventura. Na ponta Lucas Moraes comemora a vitória e também a volta pra liderança na classificação geral, graças ao ponto extra conquistado durante os treinos. Agora ele soma 95 pontos. Jean está com 94.


Rafael Ramos
No final da prova a briga pelo quinto lugar também é boa e envolve três pilotos. Quem se dá bem é Elievan Silva que fez sua estréia na competição subindo ao pódio. Luciano Pinto ficou com a sexta posição e Carlo Mônaco com a sétima. Gustavo Russo, Rafael Bernardi e Danilo Abad completaram os dez primeiros na prova.

Especial

A categoria com os principais pilotos do Arena Cross é a única disputada em duas baterias. Na primeira Rafael Ramos pulou na frente seguido por Fábio Corrêa e Jorge Negretti. O líder do Campeonato Cristopher ’Pipo’ Castro não fez uma boa largada ficando fora das primeiras posições no início da prova.

Nas primeiras voltas a briga é boa com Fábio Corrêa partindo para cima do líder. A ultrapassagem chega a acontecer, mas Rafael Ramos recupera a posição em seguida, na mesma manobra. O piloto da moto 14 ainda pressiona e tenta a primeira posição, porém sem sucesso.


Fábio Corrêa
O que acontece em seguida é que Fabinho perde ritmo, deixa Rafael Ramos escapar na frente, e vê sua posição ser ameaçada por Jorge Negretti. Mais atrás Max Balbi ocupa a quarta posição e já sofre a pressão de Pipo, que vem se recuperando e já é o quinto depois de ultrapassar Rodrigo Guerreiro.

Jorge Negretti consegue a ultrapassagem sobre Fabinho que pouco depois perde posição também para Pipo. O final de prova é tranquilo para Rafael Ramos que, apesar da proximidade de Negretti, não tem sua posição ameaçada. Final: vitória de Ramos, seguido por Negretti, Pipo e Fabinho. Rodrigo Guerreiro garante a quinta posição na bateria e Max Balbi a sexta.

Na volta a pista dos pilotos da Especial, repetiu-se a intensa disputa da primeira prova. Desta vez com mais intensidade ainda já que Fábio Corrêa, Rafael Ramos e Pipo Castro ocupavam respectivamente as três primeiras posições logo de início. Com Pipo pressionando, Rafael partiu pra cima de Fabinho e a briga pela primeira posição ficou aberta.

Ainda no comecinho Rodrigo Guerreiro partiu para cima de Jorge Negretti conquistando a quarta posição. Com as constantes investidas de Pipo sobre Rafael, Fabinho consegue respirar um pouco na liderança. Só um pouco porque a ultrapassagem acaba ocorrendo e aí Fabinho passa a ser o próximo alvo do piloto catarinense. Final de prova se aproximando, Fabinho não resiste e Pipo assume a liderança. 


Pódio Força Livre

Com a vitória de Pipo na segunda bateria e o terceiro lugar de Rafael Ramos (invertendo as posições da primeira prova) o ponto pela pole-position decidiu a vitória na etapa para Cristopher Castro que assim retomou a liderança do Campeonato.

Na quarta posição, apesar das inúmeras tentativas de retomada da parte de Jorge Negretti, chegou Rodrigo Guerreiro. Adriano Guarnieri ficou com a sexta posição na bateria seguido por Renan Bunij. O Arena Cross tem sua próxima etapa no próximo dia 25, com a sexta prova da temporada na cidade de Bariri, SP.

O Arena Cross conta com a realização de Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, com o patrocínio de Yamaha, Cinzano, Dunas Race, Vivo, Peels Capacetes, Mold Mix, Controlflex, Pirelli, Shell Advance, Circuit.

Resultados


P. Especial Moto  Patrocínio Pts 
010 Cristopher Castro ”Pipo” Hon Hon, Pro Tork, Fox, Geração Automóveis e Sebilosky 42
006 Rafael Ramos Yam Yam, Controlflex, Fox, Bell, Oakley, CTI e Riffel 41
014 Fábio Correa Hon Hon, NGK, DID, EBF , WV , Polivisor, e Griffe Correa 33
009 Jorge Negretti Yam Yam, Frum, Kaerre e Bragames 31
033 Rodrigo Guerreiro Yam Mold Mix, Rodoserv, supermercado Central 24
158 Adriano Guarnieri Yam MPR Racing, Kaerre, Brasil Racing, City Posto, Mitas, MR pró, PRC Preparação 18
027 Renan Bunij 18
052 Max Balbi Hon Team Balbi, Hon, ASW, Recreio, Mato parquis e Orbital 18
046 Cauê Aguiar Yam RM Motos e Circuit 13
10º 007 Juliano Ramos Yam JMR, Moby Dick academia 12
11º 041 Hélio Mazarella Yam RM Racing, Oakley, Raid e Shift 11
12º 718 Mauricio Arruda Yam Orbital, Vaz, Shift, JPS, Antares, Slin e MotoX 08
13 o 002 Alexandre Bernardi Hon Cabral Motos Hon, Pro Tork Escapamentos, Fox e Mitas Pneus. 06
14 o 799 Richard Berois Hon Hon UY e Pneus Rinaldi 03
15 o 171 Alberto Tagnozzi Kaw 03
P. 65cc Moto  Patrocínio Pts 
001 Hector F. Assunção KTM ASW, Fox, Pro Racing, Riffel 25
013 Daniel Guelman KTM Race Tech, Motorex, Motobiu, ASW e Circuit 20
015 Endrews Armstrong KTM Pro Tork, Tork, PMX, Enzo Racing, JMR e KAERRE 16
004 Kaio Miranda Polini Polini Brasil, Motorex, Race Tech, Oakley, Slin Graphics, Plasma, Orbital, Ultragrip 13
067 Raul Faustino KTM Raquel Brum, Stell Joint e Center Motos 11
113 Kaue F. Pereira KTM Demarchi Lavandera, Guina motos e Ultragrip, Orbital, A. Frigeri 10
006 Guilherme Guarnieri “ Tatu” KTM RM Instalações, Monaco, Du Boy Racing, Pigma pisos 09
094 Danilo Lewis da Silva KTM Wacs escapamentos, IMS, WV, General Motors, Procomps amortecedores ,Ultra gás 08
025 Marcelo Felipe Souza KTM Bad Boy, Base, General Motos, JPS, KR 07
10º 007 Stefany Serrão KTM Alba, Orbital, Vaz, Valflex, Silver e Motorex, General Motors, Fox, KTM 06
11º 033 Francisco Araújo Neto KTM Vital Lube 05
12º 264 Matheus Grecov Kaw LM Print Estamparia 04
13º 042 Sabrina Paiuta Kaw Andorra Kaw , RM, Bridgestone, Ultragrip e Frigeri 03
14º 054 Carlos Lisboa KTM Ultragrip, 20 Gbi 02
15º 112 Gabriel V. Pinheiro. KTM Elite Arquitetura e Engenharia,Col.eacute;gio Equipe, Central Motos, Academia Ação e água, Real English Center 01
16º 051 Lucas Pessoa Gomes KTM 00
17º 089 Lucas Cardoso KTM Vedações Cardoso 00
18º 099 Elio Felix 00
P. 50cc Moto  Patrocínio Pts 
007 Stefany Serrão KTM Alba, Orbital, Vaz, Valflex, Silverst e Motorex, General Motors, Fox, KTM 25
099 Ricardo Jurça KTM Racing Scholl 20
015 Bruno V. Pinheiro KTM Elite Arquitetura e Engenharia,Col.eacute;gio Equipe, Central Motos, Academia Ação e água, Real English Center 16
001 Kaio Miranda KTM Polini Brasil, Motorex, Race Tech, Oakley, Slin Graphics, Plasma, Orbital, Ultragrip 13
028 Gabriel l. Almeida Polini Bicicletas Barcala, Yam Top Clube, Estrela de Prta Tork 11
111 André Paschoal Silva KTM Ciclo Star Motos, Ultra Grip, Faster Air Express 10
004 Nicolas Rodrigues Polini Polini, Race Tech, Motorex, Sinisalo, Íris, Mitas, Magura 09
038 Danilo Luiz de Almeida Polini Bicicletas Barcala, Yam Top Clube, Estrela de Prata Tork, Protork 08
002 Tallys Gontijo Polini Col.eacute;gio Sena, Aqua Mania Fitness 07
10º 089 Lucas Cardoso KTM Vedações Cardoso 06
11º 097 Matheus Mendonça KTM Prefeitura Embu Guaçu e Carbox Racing 05
12º 011 Lucas Lima Souza KTM Bad Boy, Base, General Motos, JPS e KR 04
13º 018 Djalma Brito KTM Motovile Express, Transbrito cargas 03
14º 050 Lucas Gomes Santos KTM SM Racing, WV, Pesqueiro Recanto dos Peixes 02
15º 010 Carlos Lisboa KTM Ultragrip, 20 Gbi 01
16º 106 Leonardo Alves KTM Ultragrip e Barros Supermercados 00
P. Força Livre Moto  Patrocínio Pts 
036 Lucas Moraes Suz Pirelli, vinol-falke, pró tork, B. Tecchnology, Riffel e Orbital 26
022 João Toledo Suz Suz, Petrobrás, Circuit, Oakley, Shark 20
007 Jean Ramos Yam JMR escola de motocross e Moby academia 16
979 Guilherme Boa Ventura Hon 13
189 Elievan Alves da Silva Hon Karekas Motos, Fox, Smith, Slin 11
044 Luciano Pinto Suz Circuit 10
033 Carlo Mônaco Yam Filtros Frigeri, Vaz, Ultragrip, HJC capacetes, Aros Mônaco, Duboy Racing, Ciclo Sport, CNA. 09
225 Gustavo Russo Yam Everleast, Sport Wear 08
100 Rafael Bernardi Hon Cabral Motos, Pro Tork escapamentos, Fox, Mitas Pneus. 07
10 o 222 Danilo Abad 06
11º 130 Ari Paschoal Silva Hon Ciclo star Motos, Ultra Grip, Faster Air Express 05
12º 012 João Oliveira Circuit 04
13º 005 Anderson Vaz Mendes “ Magrão” KTM Rex Racing, Artoch, Prenda, Wallker Motos, ASW, Rinaldi 03
14 o 727 Lincon A. Ventura Hon Senetal Motos 02
15º 091 Denner Daniel Alves Hon 01
16º 331 Gabriel R. Da Silva Yam Oficina Dois Amigo, SM Racing, Viviane Gomes preparação física, Lava Jatao Papaléguas, LM Transportes, Karen Jales Nutricionista, The Wall 00









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet