Erro no acesso aos dados

Especial - 29º AMA Loretta Lynn’s Amateur National Motocross Championship - MotoX
X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

29º AMA Loretta Lynn’s Amateur National Motocross Championship
Publicado em: 10/08/2010
Clique e saiba mais

Brasileiro Dauã Andreoli ficou entre os dez primeiros em duas categorias
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação e MX Sports 


Números grandiosos: 1406 pilotos divididos em 35 categorias disputaram a edição 2010 do Loretta Lynn's


Competição reuniu os melhores pilotos amadores de todo os EUA, além de representantes de outros nove países
Com muitos anos de tradição e história, desde 1982 o Campeonato Amador de Motocross da Associação Americana de Motociclismo é disputado no rancho Loretta Lynn’s, em Hurricane Mills, Estado do Tennessee. Este é o evento que revelou muitos dos grandes nomes da modalidade e funciona como vitrine para os novos pilotos que desejam integrar as equipes profissionais. Na edição deste ano pela primeira vez um brasileiro esteve entre os classificados para o evento, o paranaense Dauã Andreoli, de 15 anos, radicado nos Estados Unidos desde 2001.  Foram diversas provas durante o ano até conquistar a vaga na competição e a décima posição nas duas classes que disputou.

Enquanto os melhores amadores de todo os EUA -e de outros nove países -, alinham na tentativa de realizar o sonho de vencer esta legendária prova, fora das pistas, vários eventos contam com a presença de pilotos consagrados que já venceram em Loretta e sempre retornam para prestigiar o evento que os lançou para o sucesso na carreira profissional.

Estiveram presentes os pilotos Kawasaki, Dean Wilson e Ryan Villopoto, campeão do Loretta Lynn’s em 2005, além do mais esperado de todos, o multi-campeão Ricky Carmichael. Sempre que possível, Carmichael prestigia a competição amadora, e este ano esteve lá, participando de sessões de autógrafos e apresentando a linha 2011 da Suzuki, onde conquistou nada menos do que nove títulos.

O rancho - que leva o nome de uma famosa cantora country norteamericana - abre suas portas para as motocicletas apenas uma vez por ano, durante o Nacional Amador.

Os numeros do evento criado há 29 anos são cada vez mais grandiosos. Nesta edição, o circuito foi muito bem trabalhado e os 1406 pilotos que disputaram as 35 categorias, encontraram uma pista em excelentes condições, mesmo depois das fortes chuvas que caíram na região durante as semanas anteriores. O públicado que acompanhou tudo isto foi estimado em 19 mil pessoas. 


Dono de nove títulos amadores, Ricky Carmichael distribui autógrafos aos fãs durante o evento


Ryan Villopoto, que venceu o campeonato em 2005, esteve presente em Loretta Lynn’s
Os destaques da edição 2010, foram Zackery Freeberg, campeão na 250 A / Pro Sport, e
Gannon Audette, vencedor da 450 A / Pro Sport, as duas principais categorias da competição, consideradas o último degrau antes da profissionalização. São nessas classes que os olheiros dos times que disputam o AMA Supercross e Motocross procuram por novos talentos.

Nomes conhecidos também marcaram presença nas pistas, como Robbie Reynard, campeão do Loretta em 92 e que neste ano faturou o título na Júnior 25+; O veterano Dough Dubach, que mostrou muita disposição vencendo a Sênior 45+ e ficando em segundo na Sênior 40+; e Alexah Pearson, atual 8ª colocada do AMA WMX, que tornou-se campeão da classe Women 14+ em Loretta Lynn’s. 


Público prestigia a competição realizada no rancho da cantora country que dá nome ao evento

Por outro lado, numa competição realizada em uma semana, com três baterias para cada categoria, muitos fatores podem determinar o sucesso ou fracasso. No caso do jovem Adam Cianciarulo - piloto amador sensação da temporada e considerado por muitos uma futura estrela das categorias profissionais do motocross norteamericano - a grande expectativa pelo seu desempenho virou frustração. Sem bons momentos na competição deste ano, Cianciarulo conquistou resultados muito abaixo do esperado. 


Dauã Andreoli subiu ao pódio nas duas categorias em que participou
Sua melhor colocação foi na Super Mini 2 (13-16), onde completou em segundo e quinto, respectivamente, nas duas primeiras baterias, mas, sem completar a terceira, despencou para a 28ª posição na classificação final. Na Super Mini 1 (12-15), seu resultado foi ainda mais decepcionante, ficando em 40º mesmo terminando a primeira bateria em oitavo. Depois disto vieram os problemas: abandono na segunda prova, por uma quebra de motor, e também na terceira e última bateria, onde nem chegou a largar. Desta forma Cianciarulo terminou na antepenúltima colocação da categoria. 

A participação do brasileiro

Para o brasileiro Dauã Andreoli, que já se sentia realizado por se classificar para o evento, subir ao pódio duas vezes foi uma realização e motivo de muito orgulho. O brasileiro conquistou a 10ª colocação em ambas as classes que disputou, competindo com dezenas de pilotos de ótimo nível. As três baterias da 250 C Stock foram muito difíceis, na primeira Dauã não conseguiu uma boa largada, completando a primeira volta na 25ª posição, mas conseguindo algumas ultrapassagens, o parananense finalizou em 18º. 


Box do piloto brasileiro que disputou as categorias 250 C Stock e 450 C


O campeonato recebe pilotos de todas as idades, desde os pequenos de 4 anos, até os veteranos com mais de 50
Já na segunda prova, a situação foi pior ainda, depois de largar em oitavo, duas quedas o derrubaram para a 27ª posição e, novamente numa prova de recuperação, ele completou no 21º posto. Na bateria final, Dauã conseguiu mostrar todo seu potencial, largando em quinto, duas voltas depois
ele era o segundo, posição que perdeu à apenas duas voltas do final, recebendo a bandeirada em terceiro.

A outra categoria que participou, a 450 C, também apresentou um nível alto e, na primeira bateria, mesmo largando em 13º, rapidamente Dauã ganhou posições, para conquistar mais um terceiro lugar. Na bateria seguinte, completando a primeira volta apenas na 37ª posição na curta prova de apenas sete voltas, conseguiu ainda a 24ª colocação. Fechando sua participação, na terceira prova da categoria, Dauã também não teve uma boa largada, fechando o primeiro giro em 36º. Numa recuperação surpreendente, o brasileiro terminou a prova numa excelente 14º colocação.

Super motivado com o 10º lugar geral nas duas categorias, agora o brasileiro se prepara para mais um campeonato nacional, que acontece em novembro na pista de Gatorback, na Flórida, onde vai disputar três classes no Supercross e mais três no Motocross. Dauã Andreoli tem o apoio de patrocinadores norteamericanos e da empresa brasileira Bellparts Escapamentos.


Uma das motocicletas utilizadas pelo paranaense






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet