X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

5 Minutos com Dauã Andreoli - Campeão do Supercross Amador de Daytona
Publicado em: 27/03/2010
Clique e saiba mais

Piloto brasileiro venceu no Supercross Amador de Daytona
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Arquivo pessoal


Dauã Andreoli

Este ano tivemos a primeira edição do Campeonato Ricky Carmichael de Supercross Amador em Daytona. A prova aconteceu no domingo seguinte ao Supercross Profissional de sábado à noite e um piloto brasileiro não apenas participou do evento, mas venceu a categoria 450C na pista de um dos mais tradicionais eventos do motociclismo norteamericano.


Recebendo o troféu das mãos do próprio Ricky Carmichael
Dauã Saporiti Andreoli mudou-se com a família para os Estados Unidos há oito anos e pratica o Motocross há pouco mais de 3 anos. Hoje, aos 15 anos, compete com motocicletas 250 e 450 e já se destaca nos eventos regionais e estaduais da Flórida como o South Flórida Series, Summer e Winter Series.

Conversamos com Dauã, que atualmente mora em Boca Raton, para conhecer um pouco mais deste jovem piloto

Quando começou a se interessar por motos e como foi o início no Motocross? 
Comecei a me interessar por motocross ainda pequeno, mas meu pai era contra pois estavamos aqui sem documentos e sem dinheiro para pagarmos um plano de saúde. Até que há uns três anos e meio convenci meu pai a comprar uma 85cc para  fazermos trilhas com uns amigos pois era menos perigoso e não tinha nenhum pulo. 

Entrei na trilha somente uma vez e no mesmo dia fui para a pista de motocross ao lado, sem experiência nem ajuda de ninguém. Quando ele viu eu já estava pulando o que via pela frente de qualquer jeito. Nossos amigos o convenceram de que eu levava jeito e aí nao parei mais. 



Voando alto na pista da Tribo Seminole
Como foi a mudança do Brasil para os Estados Unidos? Se adaptou rápido ao novo ambiente?
 
Me adaptei muito fácil aqui nos Estados Unidos, mas não foi, e não é fácil para meus pais que ainda trabalham muito duro para me manter no motocross.

Como é sua rotina de treinos e o equilíbrio entre os estudos e as motos? 
Treino somente nos finais de semana pois a pista mais próxima fica a uma hora e quinze minutos daqui. Costumo treinar na pista da Seminole Trible. É numa reserva indígena, eles são os donos do Hard Rock e Seminole Casino.

Como são as pistas onde treina?
As pistas aqui são muitos boas e de primeira qualidade, sempre estamos indo à pistas diferentes em outras cidades para trocar o tipo de terreno.

Como foi a vitória no South Flórida Series em 2009? 
No ano passado as portas comecaram a se abrir. Ganhei duas classes no South Flórida Series num campeonato bem disputado em três pistas diferentes com duas etapas em cada uma. Ainda fiquei com um terceiro na 450C andando de 250cc. Ganhei a primeira etapa no Winter Series em Gatorback, ganhei o Summer Flórida Series 2010 e de quebra me classifiquei em três classes para o regional do Loretta Lyns, que é nosso principal objetivo este ano.

Participar do maior campeonato nacional amador do mundo é meu objetivo. São mais de três mil pilotos durante todas as classificações em todos os Estados Unidos, além de pilotos que vêm de outros países para somente 40 vagas. A última classificação vai ser nos dias 5 e 6 de junho no Estado da Vírginia e aí sim, estarei realizado se me classificar.


Comemorando mais uma vitória nos torneios regionais da Flórida

Ficamos sabendo que você dá um apoio a pilotos basileiros que vão treinar na Flórida. Como que é isso. Quais os pilotos que já estiveram aí com você. 
Ja passaram por aqui Rafael Zenni, Enzo Lopes entre outros. Todos que queiram vir à Flórida serão muito bem recebidos. A comunidade brasileira que anda de moto aquí é muito grande e todos me apoiam.

Como foi a inscrição para o Supercross de Daytona Amador. Parece que as vagas se esgotaram há várias semanas do evento? 
A inscrição para Daytona foi uma luta pois nao haviam muitas vagas e a minha Classe C á a mais disputada aqui nos USA. Sempre com gate cheio. Ontem já recebemos uma pré-inscrição para Daytona 2011.

As pistas em Daytona são sempre consideradas extremamente exigentes. A pista foi amansada para o amador ou vocês andaram com os mesmos obstáculos dos profissionais? 
A pista foi amansada um pouco, mas mesmo assim ficou com um grande grau de dificuldade. Graças a Deus estava num ótimo dia, todos diziam desde os treinos pela manhã que eu estava voando. Me adaptei muito fácil à pista, pois esperava muito por aquele momento. Até hoje recebemos elogios.


Qual foi a maior dificuldade da pista? 
A pista tinha um "step up", um "step down" seguido de um triplo grande, essa era a parte mais dificil sem contar as costelas.

E a emoção de receber o troféu do próprio Ricky Carmichael? 
Foi muito emocionante receber um abraço e o troféu do Ricky Carmichael pessoalmente e escutar que fiz um "good job".

Pretende vir participar de provas ou campeonatos no Brasil? 
É bem provavel que faremos a primeira etapa da Superliga em abril aí no Brasil. Só dependemos de encontrar alguém que possa nos ajudar, pois as despesas são muito grandes.

Ok, obrigado pelo bate-papo. Esperamos te ver no Brasil.
Obrigado pela força. Gostaria de agradecer aos meus pais e minha irmã pelo apoio. Quem quiser entrar em contato meu e-mail é: andreoliusa@hotmail.com

Resultados 450 C - Ricky Carmichael Daytona Amateur Championship

Pos. Nome - Moto Cidade
1st #118 Daua Andreoli - Hon Boca Raton, Fl
2nd #231 Jack Sigismondi - Ktm Weeki Wachee, Fl
3rd #33 Hunter Harbin - Yam Middleburg, Fl
4th #258 Cole Collier - Ktm Jacksonville, Fl
5th #114 Patrick Gesualdi - Hon Kettleby, On
6th #10 Rob Fox - Kaw Tequesta, Fl
7th #846 Corey Ryder - Yam Eastpointe, Mi
8th #41 Justin Jordan - Hon Salisbury, Nc
9th #2 Henry Lee Camejo - Hon Miami, Fl
10th #428 Robert Gurien - Suz Dyersburg, Tn
11th #40 Chase Barlowe - Suz Hickory, Nc
12th #505 David Wells - Hon Winter Garden, Fl
13th #5 Luis Chacin - Kaw Miami, Fl
14th #972 Jason Hill - Kaw Haines City, Fl
15th #783 Michael Mann - Kaw Tully, Ny
16th #48 Christian Carvalho - Hon Medley, Fl
17th #16 Robert Shavers - Suz Kissimmee, Fl
18th #28 Jeremy Rozik - Kaw Washington, Pa
19th #17 Nate Oxford - Suz Hickory, Nc
20th #81 Ethan Sims - Hon Richmond Hill, Ga






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet