Forte chuva marca o encerramento do campeonato Redação MotoX.com.br - com informações e fotos de Fred Mancini
 Chuva não deu trégua na final do Mineiro de Supercross |
 Jorge Balbi |
Duas semanas após o
encerramento do Campeonato Mineiro de Motocross, foi a vez do Supercross estadual fechar o calendário 2009. Apesar dos poucos dias que separaram as duas etapas, a mudança das condições climáticas foram extremas.
Se na primeira, disputada na cidade de Sarzedo, o sol forte e o calor de mais de 36 graus foram um obstáculo para os pilotos, a etapa final do Supercross, que aconteceu no dia 5 de dezembro na cidade de Conselheiro Lafaiete, foi disputada debaixo de muita chuva e os maiores obstáculos não foram o "duplo" da chegada ou a seção de costelas e sim a lama e a falta de visibilidade.
A pista do Restaurante Moinho Velho, localizada a 120 quilômetros de Belo Horizonte, já faz parte do calendário há três anos e é conhecida por muitos dos pilotos que disputaram a competição, mas isto não facilitou a vida de ninguém, pois a lama era muita e a chuva não parou um minuto sequer.
Como o campeonato já havia sido definido em muitas das categorias e o mau tempo se estendia a quase todo o Estado, poucos pilotos enfrentaram o "Desafio das Águas".
 Mariana Balbi |
Se o número de pilotos foi menor, a qualidade dos que estavam presentes era indiscutível. Os irmãos Balbi, Jorge e Mariana andaram juntos mais uma vez, Rômulo Botrel o "Oncinha", mostrou suas qualidades técnicas também no barro, o piloto "Cesinha" andou bem e parecia não se importar com tanta lama, além do experiente Dário Júnior e do jovem Vinícius de Oliveira e muitos outros que aproveitaram à oportunidade para testar suas habilidades na lama.
Aliás, todos os pilotos presentes mostravam muita determinação e garra, pois sair de casa debaixo de chuva, transitar pelas péssimas estradas que cortam o Estado (também debaixo de chuva), andar de moto nas piores condições possíveis e ainda se divertir? Só mesmo o motociclismo off-road, não importando em qual categoria, para proporcionar tal empenho. Chova ou faça sol a satisfação é garantida.
Na pista, Jorge Balbi liderou de ponta a ponta e venceu com folga a SX1, chegando a colocar mais de uma volta de vantagem no segundo colocado. Com o resultado, ele conquistou mais um título na carreira mesmo tendo ficado de fora de uma das etapas.
 Rômulo"Oncinha" Bottrel |
 Largada SX2 |
Na SX3, quem brigava pelo título era a irmã, Mariana Balbi. E ela não decepcionou os seus fãs. A mineira largou na frente e liderou toda a prova, com tranquilidade.
Com mais uma vitória na temporada, Mariana conquistou o título de campeã mineira de Supercross e celebrou a dobradinha, já que, na semana passada, havia sido campeã mineira de Motocross.
"Foi uma prova muito divertida, apesar de toda a chuva. Entrei muito tranquila na pista, sabendo que se fizesse uma boa prova conquistaria mais um título e felizmente deu tudo certo. Esta vitória foi importante para encerrar a melhor temporada da minha carreira com chave de ouro", explicou.
Já Rômulo "Oncinha" Bottrel, entrou na pista disposto a se recuperar da perda do título do Mineiro de Motocross. Focado e disposto a não deixar o troféu da SX2 escapar, Rômulo fez uma bela prova, terminando na segunda colocação, atrás de seu companheiro de equipe Jorge Balbi. Ao final da prova, comemorou muito o seu primeiro título na temporada.
Fotos: Fred Mancini