X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Arena Cross

7ª etapa - Itu - SP
Publicado em: 30/10/2009

Rafael Zenni vence em casa e Wellington Garcia é campeão da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada categoria Júnior


Assista aos vídeos da prova na MotoX TV
A 11ª temporada do Arena Cross chegou ao final confirmando o sucesso do evento no Brasil. A competição que chegou ao país em 1998 pela Carlinhos Romagnolli promoções e eventos reunindo as grandes estrelas do esporte na época, como Jorge Negretti e Eduardo Saçaki, se consolidou mais a cada ano e hoje, após pouco mais de uma década, é reconhecidamente a competição mais sólida do motociclismo nacional. 

Há quem torça o nariz para o formato do evento com suas pistas travadas e de voltas rápidas, mas é inegável que a fórmula agrada o público e o aproxima de seus ídolos no esporte. Grande parte dos principais atletas disputa o evento e a competitividade aumenta a cada ano. A estrutura do Arena Cross também foi ampliada e, com uma equipe entrosada na organização, montagem e realização do evento, cada etapa atrai milhares de espectadores. 

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 468 Fotos!

Na grande final, disputada no sábado, 24, em Itu (SP) não foi diferente. Ingressos esgotados e presença maciça do público para acompanhar a decisão em três das categorias, entre elas a da classe principal, a Pró. Também foram definidos os campeões da 85cc e 65cc nesta que foi a 7ª prova de 2009. Nas categorias Júnior e 50cc os pilotos Hector Assunção e Enzo Lopes foram campeões antecipadas, já na etapa de São José do Rio Preto. 


Wellington Garcia - campeão da Pró


Leandro Silva
Na categoria Pró Wellington Garcia chegou a final com uma vantagem tranquila na classificação e fez uso dela na prova de Itu. O principal adversário do goiano era Jean Ramos que fez o que pôde para adiar a conquista do companheiro de equipe. Na primeira bateria Jean brigou muito com Leandro Silva e Swian Zanoni pela vitória. O piloto local Rafael Zenni também esteve na disputa e o resultado foi uma bateria eletrizante com quatro pilotos disputando cada espaço do circuito.

A pista desta final foi uma das melhores do campeonato, alguns trechos tinham mais de um traçado rápido fato que, junto a longa seção de costelas, contribui para provas cheias de alternativas. A primeira bateria terminou com a vitória de Leandro Silva, que foi preciso e liderou de ponta a ponta. Jean Ramos ficou com a segunda colocação e não impediu o título de Wellington, que correu com uma infecção na garganta e não conseguiu o ritmo dos ponteiros, mas fez o suficiente para ser campeão cruzando a bandeirada na nona posição.

"No começo tentei, mas não tive forças para andar no ritmo dos primeiros. Estou muito feliz com a conquista do tiítulo no Arena Cross", afirmou o Wellington. Zanoni completou em terceiro e Zenni em quarto a menos de 3 segundos do vencedor, detalhe que demonstra o quanto foi disputada a bateria. Roosevelt Assunção foi o quinto colocado, Thales Vilardi o sexto e Marcello Ratinho o sétimo. Pipo Castro caiu na largada e completou a prova na oitava colocação. 


Rafael Zenni


Swian Zanoni
Com o título já decidido os principais pilotos do Arena Cross voltaram à pista para a segunda bateria e Leandro Silva novamente tomou a dianteira na largada. O parananense começou determinando o ritmo mais uma vez com Swian Zanoni e Rafael Zenni nas posições seguintes. E foi durante a sexta volta que o piloto da casa surpreendeu: Zenni ultrapassou Swian e logo em seguida foi pra cima de Leandro. Na curva que antecedia as costelas o ituano fez uma ultrapassagem agressiva que lhe deu a liderança. Surpreso e desequilibrado Leandro quase caiu perdendo também outras posições. A torcida, é claro, adorou e as arquibancadas também quase "foram abaixo" vibrando com a liderança do ídolo local.

Depois que passou ao primeiro lugar Zenni abriu vantagem terminando com confortáveis segundos de vantagem sobre Swian Zanoni, que completou na segunda colocação. Jean Ramos fechou no terceiro lugar confirmando o vice-campeonato da categoria. Pipo Castro fez prova de recuperação, vindo do oitavo lugar no início para a quarta colocação final, uma posição a frente de Leandro Silva. O final da bateria foi marcado por um choque na mesa de chegada entre Wellington Garcia e Gabriel Gentil. Os dois sofreram quedas violentas, felizmente sem maiores consequências. 


Jean Ramos


Hector Assunção - campeão da Júnior
Na etapa a vitória foi de Rafael Zenni seguido por Swian Zanoni e Jean Ramos. A prova marcou também a primeira vitória por equipes da Suzuki/Petrobras (Rafael Zenni e Roosevelt Assunção), mas o título do campeonato foi confirmado pela Honda/ASW (Wellington Garcia e Swian Zanoni) seguida pela Honda/Pirelli (Leandro Silva e Jean Ramos).

A categoria Júnior tinha como novidade a participação do venezuelano Humberto Martin, campeão latino-americano de motocross MX2 em 2007. O título já era de Hector Assunção que pulou na liderança da corrida logo na largada.

Martin assumiu o segundo lugar na quarta volta, quando ultrapassou Gabriel Gentil, depois disso o catarinense teve que segurar um decidido Dudu Lima que tentava a todo custo recuperar posições. 


Dudu Lima


Endrews Armstrong - campeão da 85cc
Hector mantinha a liderança seguido de perto pelo venezuelano até a prova se encaminhar para os minutos finais. Nessa altura Martin sentiu o desgaste e já não tinha o mesmo ritmo, diferente de Dudu Lima que chegou, ultrapassou e começou a descontar a vantagem do ponteiro. As últimas voltas foram de perseguição, mas ninguém carimbou a faixa do campeão que comemorou a quinta vitória na temporada. Dudu Lima fechou a prova em segundo e Martin completou o pódio em sua estreia na competição. Gustavo Takahashi e Rodrigo Lama fecharam os cinco mais rápidos da categoria.

Na 85cc a segunda decisão de título. Endrews Armstrong chegou com desvantagem sobre Everaldo Lima, piloto que ainda garantiu o holeshot da prova. Mas o goiano não ressistiu por muito tempo na frente e pouco depois a prova tinha a liderança de seu adversário na briga pelo campeonato. Endrews, claramente mais rápido, não teve dificuldades para consolidar o primeiro lugar, mas ainda dependia do resultado do adversário para conquistar o título de campeão 2009. 


Kaio Miranda


Enzo Lopes - campeão da 50cc e vencedor da etapa na 65cc
Everaldo não teve uma boa noite, foi perdendo posições e terminou a prova apenas na sétima colocação. Foi mais do que Endrews precisava e o paranaense comemorou o título da temporada. Na prova Kaio Miranda ultrapassou Anderson Amaral ainda no início e assim garantiu a segunda colocação em sua melhor apresentação na competição. Amaral completou o pódio seguido por Matheus Corguinha e Thiago Formehl.

Na 65cc Pepê Bueno já largou com o título assegurado. Isto porquê o único que podia lhe fazer frente, Gustavo Pessoa, caiu nos treinos e nem alinhou para a corrida. Na etapa Pepê protagonizou uma boa briga com Guigão Francisco pelo terceiro lugar. No final Guigão, que terminou com o vice-campeonato, manteve a terceira colocação e o campeão finalizou a noite na quarta colocação. 


Pepê Bueno - campeão da 65cc


Guilherme Torres
O primeiro lugar foi de um "estreante". Com o título da 50cc já em sua posse Enzo Lopes resolveu encarar a categoria maior e, foi como aquele ditado, se saiu melhor que a encomenda. Venceu de ponta a ponta sem ser ameaçado. A segunda colocação foi de Kioman Navarro, outro que fez excelente apresentação.

Sem o campeão no gate a 50cc ainda tinha bigra para ver quem seria o vice. Guilherme Costa não pensou nisso, apenas acelerou para vencer e fez sua parte, mas no campeonato teve que se contentar com a terceira colocação. O segundo lugar na tabela foi de Carlinhos Evangelista, sexto colocado na corrida.

Vale destacar o desempenho de Arthur Todeschini nesta prova. O catarinense ganhou posições no início e não deu sossego ao líder um só minuto. Desta forma valorizou muito a vitória de Guilherminho e finalizou a temporada com a segunda colocação. Renato Muguinho subiu ao pódio no terceiro lugar com Victor Soares e Lucas Erthal na sequência.

O Arena Cross tem os patrocínios de Honda e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose e a Revista da Moto!, além do apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu. O evento é uma realização da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos. Saiba mais no site oficial.

Resultados da Etapa


Pl Piloto Equipe Marca M 1 M 2 To
1 931 Rafael Zenni Suzuki-  Petrobras Suzuki- Petrobras 13 20 33
2 12 Swian Zanoni Honda- Mobil- Pirelli- Asw- Avanutri- Ccm- O Honda- Asw 15 17 32
3 18 Jean Carlo Ramos Honda- Mobil- Pirelli- Asw- Oakley- Jmr- Nav Honda- Pirelli 17 15 32
4 14 Leandro Silva Honda- Mx Parts- Mr Pro- Oakley- Pirelli- M Honda- Pirelli 20 11 31
5 13 Pipo Castro Cponsorcio Realizar:mart Lus- Geração M 2b Racing 8 13 21
6 4 Roosevelt Assunçao Suzuki- Petrobras- Pirelli- Circuit- Banco Suzuki- Petrobras 11 10 21
7 17 Tales Vilardi Honda- Mobil- Mega Energy Honda- Mobil 10 9 19
8 40 Heinz Chrispim Caieiras Motos- Alefarma Honda 5 7 12
9 38 Marcelo Lima Honda- Mobil Honda- Mobil 9 9
10 31 Gabriel Gentil Ktm- Red Nose Ktm 8 8
11 21 Wellington Garcia Honda- Oakley- Asw- Showa Reebok- Reebok- D Honda- Asw 7 7
12 46 Uyran Carlos Pro Heads-  Strolos Metais-  Sm Radiador Kawasaki 6 6
Pl Junior Equipe Marca
1 30 Hector Assunçao Honda- Asw- Mobil- Ngk- Did- Pirelli- Oakley Honda
2 338 Eduardo Lima Honda
3 101 Humberto Martin Suzuki- Petrobras Suzuki
4 41 Gustavo Takahashi Honda- Mobil- Asw- Pirelli- Oakley- Reebok-  Honda
5 332 Rodrigo Lama Honda Honda
6 31 Gabriel Gentil Ktm- Rinaldi- Motoshop- Tbt- Orbital Ktm
7 32 Rodrigo Rodrigues Asw- Mobil- Pirelli- Reebok- Oakley Honda
8 116 Gabriel Zenni Suzuki Petrobras- Zenni Preparações- Cir Suzuki
9 726 Willian Sanches "pirapora" Moto Freitas- Mc Tonny- Auto Posto Casca Yamaha
10 89 Maicon Morgado Tardin Stam Fechadura E Cadeados- Cabriteam Honda
11 517 Danilo Milton Fumes Shandor Racing- Agf- Gt Rodas- Rotary Clu Kawasaki
12 927 Patrick Thiago Agropecuaria Bela Manhã Yamaha
13 303 Gabriel Montagner Silva
14 188 Dener Alves Vort-x- Colegio Tobias De Aguiar- Barros Honda
Pl 85 Equipe Marca
1 4 Endrews Armstrong Dunas- General Motos- Motul- Skids
2 104 Kaio Miranda Oakley- Fox- Bridgestone- Rr Motos- Mx Per Sp
3 8 Anderson Amaral Irrigação Borborema
4 308 Matheus Corguinha Beijoca Lingerie- Gabriela Lingerie Honda
5 95 Thiago Formehl Honda- Mobil- Asw Honda
6 67 Raul Faustino Honda- Bia Calçados- Steel Joint Honda
7 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing- Asw Honda
8 170 Patrick Abreu Bio Petro- Orbi Quimica- Longa Quimica Honda
9 2 Cezar Zamboni Honda Racing-  Prefeitura De Juara- Asw-  Honda
10 26 Stefany Serrao Motul- Bridgestone- Brasil Racing- Valfle Honda
11 45 Matheus Ferraro Honda
12 113 Kaue Fernandes Guina Motos-  Apoio General Motors Honda
13 200 Hallex Dalfovo Dalfovo Multimarcas-  Ibirama
14 122 Felipe Sorrentino Lief Lingerie Honda
Pl 65 Equipe Marca
1 2 Enzo Lopes
2 8 Kioman Navarro Rinaldi- Tonin Bala- American Cross- Kepr Kawasaki
3 28 Guigao Francisco Escola Criativa- Mx Import- Asw Ktm
4 35 Pepê Bueno Brasil Racing- Prox- R2- Dash Ktm
5 99 Victor Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados- Ccm Sports
6 26 Joao Gabriel Michelin Posto Solon- Produtos Alpes- Radio Cultu Ktm
7 32 Hugo Erthal Guto Erthal Racing-  Stan Fechaduras Ktm
8 72 Mateus Mendonça Ktm- Carbox- Pref. Embu Guaçu- Ronaldos T Ktm
9 65 Marcio Hortense Junior Kut Kó Racing-  Tudo Grãos Ktm
10 102 Djalma Brito Brasil Racing- General Motos- Transbrito Ktm
11 925 Yuri Campello Cem Ktm
12 120 Raul Salmazo Rr Motos- Academia Glub Glub- S Engenha Ktm
13 37 Pedro Souza Tavernaro Ceramica Argitecnica Ktm
14 133 Vitor Almeida Jarva Racing- Colombo Leiloes- Havaianin
Pl 50 Equipe Marca
1 6 Guilherme Torres Da Costa Lem- Asw- Motul- General- Scott- Orbital Lem
2 23 Arthur Todeschini Expresso Sul Transportes Ktm
3 8 Renato Paz "muguinho" Asw- Mr Pró- Mr Plast
4 57 Victor Soares Bene Frutos Do Mar- Zenni Prepareparaço Ktm
5 66 Lucas Erthal Ktm
6 9 Carlinhos Evangelista Brasil Racing -  Rx Graphics -  Pj1 -  Mr Ktm
7 27 Alifer Rodrigues Flyn- Angular Construçoes Ktm
8 99 Caio Mafer Mercado Lobão- Lubian Telhas Plásticas-  Ktm
9 89 Camila Bueno Lr Gramas- Ceramica Argitecnica- Control Lem
10 14 Rafael De Araujo Ktm

Classificação Final

P. Pro Equipe Marca Total
1 21 Wellington Garcia Honda Oakley Asw Showa Reebok ReebokD HondaAsw 179
2 18 Jean Carlo Ramos Honda Mobil Pirelli Asw Oakley Jmr Nav HondaPirelli 167
3 12 Swian Zanoni Honda Mobil Pirelli Asw Avanutri CcmO HondaAsw 158
4 13 Pipo Castro Cponsorcio Realizar:mart LusGeração M 2b Racing 152
5 14 Leandro Silva Honda Mx PartsMr Pro Oakley PirelliM HondaPirelli 141
6 4 Roosevelt Assunçao Suzuki Petrobras Pirelli CircuitBanco Suzuki Petrobras 136
7 931 Rafael Zenni Suzuki Petrobras Suzuki Petrobras 131
8 17 Tales Vilardi Honda Mobil Mega Energy Honda Mobil 118
9 38 Marcelo Lima Honda Mobil Honda Mobil 115
10 292 Douglas Parise Ktm Red Nose Ktm Red Nose 56
11 37 Rafael Faria Ktm Red Nose Ktm Red Nose 47
12 31 Gabriel Gentil KtmRed Nose Ktm 35
13 46 Uyran Carlos Pro Heads Strolos Metais Sm Radiador Kawasaki 22
14 40 Heinz Chrispim Caieiras Motos Alefarma Honda 20
15 22 Kurt Rocha Dash Ims Hp Moto Parts Mx Parts Rede Farma Tota 14
P. Júnior Patrocinio Marca Total
1 30 Hector Assunçao Honda Asw Mobil Ngk Did Pirelli Oakley Honda 128
2 41 Gustavo Takahashi Honda Mobil Asw Pirelli Oakley Reebok Honda 98
3 31 Gabriel Gentil Ktm Rinaldi Motoshop Tbt Orbital Ktm 97
4 32 Rodrigo Rodrigues Asw Mobil Pirelli Reebok Oakley Honda 84
5 48 Joao Paulo Feltz Privado Apoio Geracao Motos Yzf 69
6 332 Rodrigo Lama Honda Honda 53
7 116 Gabriel Zenni Suzuki Petrobras Zenni Preparações Cir Suzuki 50
8 338 Eduardo Lima Honda 49
9 51 Higor M Passos Moto Litoral Dash Escola Sao Geraldo A Honda 40
10 61 "tuka" Deni Marques Filho Brasil Racing Thor MxDragonTonin Bal Yamaha 27
11 89 Maicon Morgado Tardin Stam Fechadura E Cadeados Cabriteam Honda 25
12 69 Sergio Monteiro Academia Cripaul Race TechM otorex Honda 23
13 517 Danilo Milton Fumes Shandor Racing Agf Gt Rodas Rotary Clu Kawasaki 22
14 726 Willian Sanches "pirapora" Moto Freitas Mc Tonny Auto Posto Casca Yamaha 18
15 188 Dener Alves Vort-x Colegio Tobias De Aguiar Barros Honda 16
P. 85 Patrocinio Marca Total
1 4 Endrews Armstrong Dunas General Motos Motul Skids 108
2 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing Asw Honda 104
3 308 Matheus Corguinha Beijoca Lingerie Gabriela Lingerie Honda 91
4 2 Cezar Zamboni Honda Racing Prefeitura De Juara Asw Honda 85
5 104 Kaio Miranda Oakley Fox Bridgestone Rr Motos Mx Per Sp
6 8 Anderson Amaral Irrigação Borborema 73
7 95 Thiago Formehl Honda Mobil Asw Honda 60
8 67 Raul Faustino Honda Bia Calçados Steel Joint Honda 49
9 45 Matheus Ferraro Honda 37
10 122 Felipe Sorrentino Lief Lingerie Honda 30
11 23 Netynho Araujo Motul Bridgestone Brasil Racing Valfle Honda 27
12 170 Patrick Abreu Bio Petro Orbi QuimicaLonga Quimica Honda 26
13 934 Caio Fernandes Rx Grafic  Zamba Patrs  Rks Zr 24
14 113 Kaue Fernandes Guina Motos Apoio General Motors Honda 14
15 26 Stefany Serrao MotulBridgestoneBrasil RacingValfle Honda 13
P. 65 Equipe Marca Total
1 35 Pedro Rosa Bueno Brasil Racing Prox R2 Dash Ktm 114
2 28 Guigao Francisco Escola Criativa Mx Import Asw Ktm 90
3 7 Gustavo Pessoa Asw Brasil Racing Honda Mr Pro Itamara Ktm 83
4 8 Kioman Navarro Rinaldi Tonin Bala American Cross Kepr Kawasaki 79
5 99 Victor Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados Ccm Sports Rj
6 26 Joao Gabriel Michelin Posto Solon Produtos Alpes Radio Cultu Ktm 74
7 32 Hugo Erthal Guto Erthal Racing Stan Fechaduras Ktm 69
8 155 Hugo Evantuil Asw 2b Racing Lem Lem 43
9 929 Danilo Almeida Agropecuaria Bela Manha Schimidt Honda Ktm 29
10 925 Yuri Campello Cem Ktm 25
11 120 Raul Salmazo Rr Motos Academia Glub GlubS Engenha Ktm 25
12 37 Pedro Souza Tavernaro Ceramica Argitecnica Ktm 22
13 72 Mateus Mendonça Ktm Carbox Pref. Embu Guaçu Ronaldos T Ktm 21
14 2 Enzo Lopes 20
15 97 Rodolpho Moraes Paraiso Das Aguas Max Racing Motos  B Ktm 20
P. 50 Patrocinio Marca Total
1 2 Enzo Lopes Freeday Kaman Honda Leo Motos Ktm 100
2 9 Carlos Evangelista Brasil Racing  Rx Graphics  Pj1  Mr Ktm 74
3 6 Guilherme Torres Da Costa Lem Asw Motul General Scott Orbital Lem 67
4 8 Renato Paz Asw Mr Pró Mr Plast 66
5 57 Victor Soares Bene Frutos Do Mar Zenni Prepareparaço Ktm 59
6 66 Lucas Erthal Ktm 57
7 104 Guilherme Grasse Rodrigues Gpc Veiculos Odilon Motos Ktm 57
8 62 Leonardo De Almeida Jarva Racing Colombo Leiloes Havaiani Ktm 52
9 99 Caio Mafer Mercado Lobão Lubian Telhas Plásticas Ktm 35
10 27 Alifer Rodrigues FlynAngular Construçoes Ktm 31
11 89 Camila Bueno Lr Gramas Ceramica ArgitecnicaControl Lem 28
12 4 Pedro Leite Transmaquinas Guincho Modelo Ktm 24
13 23 Arthur Todeschini Expresso Sul Transportes Ktm 17
14 14 Rafael De Araujo Ktm 13
15 5 Gabriel Honorato Polini 7






© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet