X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Mineiro

5ª etapa Mineiro de Motocross - Ibirité - MG
Publicado em: 28/10/2009
Clique e saiba mais

Mariana Balbi é o destaque em Minas Gerais
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Fred Mancini 


A torcida faz festa para Mariana Balbi, vencedora de três categorias em Ibirité


Apesar de uma queda Rômulo Bottrel ainda garantiu a vitória na MX2
A cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, construiu uma pista inédita para receber a 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Motocross, realizada nos dias 24 e 25 de outubro. Após uma semana de chuvas torrenciais na capital mineira, o sábado começou com Sol forte e muito calor. Aliás, o calor foi mais um obstáculo para os pilotos e o preparo físico contou muito. A temperatura das disputas também prometia ser alta, pois algumas categorias já podiam ter seus campeões definidos.

A programação do primeiro dia começou com treinos livres e cronometrados para as cinco categorias que competem no sábado: 2 tempos, 50cc, MX4, Iniciante e 65cc. A categoria que estreou a pista foi a 2 Tempos e o piloto Daniel Damasceno largou na frente e ali permaneceu até o final da bateria, garantindo a quinta vitória em cinco etapas e o titulo de 2009. Em seguida foi a vez da "tradição" entrar na pista com a categoria MX4, destinada aos pilotos com 45 anos ou mais. Robson Morato andou forte, venceu a etapa e praticamente garantiu o título do estadual. A terceira categoria a alinhar no gate foi a Iniciante e o piloto Rone Pirola conquistou o primeiro lugar. Na 65cc, Gabriel Soares venceu a prova e encostou no líder do campeonato, Hugo Evantuil, que com problemas na moto abandonou a prova. Com a vitória, Gabriel acirrou a disputa para a final. Na categoria para motos de 50cc, somente dois competidores disputaram esta etapa. Carlos Eduardo, primeiro colocado e Gabriel Silva em segundo. 


Veja mais imagens da prova

No segundo dia de competição, oito categorias fizeram seus treinos pela manhã e durante o intervalo puderam recarregar as energias e providenciar uma hidratação adequada para se proteger do forte calor. Enquanto pilotos e equipes preparavam-se para as competições, o público, que no dia anterior havia lotado as arquibancadas, aumentou consideravelmente e como o ingresso para assistir a corrida era 1 quilo de alimento não perecível, a arrecadação foi além das expectativas dos organizadores.

Tudo pronto para a competição e o Sol forte foi substituído por nuvens carregadas e a chuva começou a cair, mas para alívio de todos durou pouco, só o suficiente para ajudar na irrigação da pista. Novamente o Sol deu as caras e as disputas puderam começar. A MX Jr. foi a primeira categoria a competir e Mariana Balbi largou na frente, mantendo a colocação até a bandeirada final. Apesar de correr em quatro categorias, Mariana só pontua na MX3 e foi justamente nessa que ela conseguiu sua segunda vitória do dia. Com isso, a definição do campeonato ficou para a última etapa e o piloto Dário Junior (terceiro colocado), que liderava o campeonato, está agora com seis pontos a menos que Mariana. 


Bom público acompanhou o evento


Nivaldo Viana venceu a bateria da Nacional
Na categoria Nacional, Nivaldo Viana resistiu à pressão de Richard Piaba e venceu a etapa com menos de um segundo de diferença. A pista travada, dificultava as ultrapassagens e o duelo entre os dois foi um dos mais emocionantes do dia. Com a segunda colocação, Richard garantiu o título estadual. Disputa acirrada durante a bateria para motos de 85cc. O piloto Fillipe Gonçalves não largou bem, mas conseguiu se recuperar e conquistou sua quinta vitória em cinco etapas e com isso o título de 2009.

Tudo pronto para a largada da MX2. Rômulo Bottrel saiu na frente e abriu uma grande diferença em relação à Mariana Balbi. Após uma pequena queda em uma curva, Rômulo conseguiu se recuperar a tempo de manter a primeira colocação até a bandeira quadriculada. A definição do campeonato só acontecerá na próxima etapa e o piloto Adriano Guarnieri, líder da competição, tem uma boa vantagem em relação ao segundo colocado.

Em seguida, foi a vez dos pilotos da categoria Intermediária irem à pista. Rafael Costa venceu a etapa e o campeonato, mas a disputa pelo segundo lugar do Mineiro continua entre Jefferson Fraga e Gilson Oliveira. A última categoria do dia foi a MX1, e mais uma vez Mariana Balbi venceu de ponta a ponta. Com essa vitória, Mariana conseguiu três primeiros lugares e um segundo em suas participações na etapa, além disso embolou a disputa pelo Campeonato na categoria MX3.

Se o destaque dentro da pista foi a piloto Mariana Balbi, do lado de fora o público fez sua parte, vibrando o tempo todo e torcendo nas disputas mais acirradas. Durante a premiação a pista foi liberada e o assédio aos pilotos começou, com pedidos de fotos e autógrafos. Jorge Balbi, treinador da equipe 2B Racing, comentou: "O público estava maravilhoso, nunca tinha visto tanta gente assim, parecia que a gente estava dentro do Mineirão". Essa afirmação resume bem a participação do público durante todo o evento.

Resultados no site da Federação Mineira de Motociclismo
Imagens Relacionadas:
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross
Mineiro de Motocross





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet