Mariana Balbi é o destaque em Minas Gerais Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Fred Mancini
 A torcida faz festa para Mariana Balbi, vencedora de três categorias em Ibirité |
 Apesar de uma queda Rômulo Bottrel ainda garantiu a vitória na MX2 |
A cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, construiu uma pista inédita para receber a 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Motocross, realizada nos dias 24 e 25 de outubro. Após uma semana de chuvas torrenciais na capital mineira, o sábado começou com Sol forte e muito calor. Aliás, o calor foi mais um obstáculo para os pilotos e o preparo físico contou muito. A temperatura das disputas também prometia ser alta, pois algumas categorias já podiam ter seus campeões definidos.
A programação do primeiro dia começou com treinos livres e cronometrados para as cinco categorias que competem no sábado: 2 tempos, 50cc, MX4, Iniciante e 65cc. A categoria que estreou a pista foi a 2 Tempos e o piloto Daniel Damasceno largou na frente e ali permaneceu até o final da bateria, garantindo a quinta vitória em cinco etapas e o titulo de 2009. Em seguida foi a vez da "tradição" entrar na pista com a categoria MX4, destinada aos pilotos com 45 anos ou mais. Robson Morato andou forte, venceu a etapa e praticamente garantiu o título do estadual. A terceira categoria a alinhar no gate foi a Iniciante e o piloto Rone Pirola conquistou o primeiro lugar. Na 65cc, Gabriel Soares venceu a prova e encostou no líder do campeonato, Hugo Evantuil, que com problemas na moto abandonou a prova. Com a vitória, Gabriel acirrou a disputa para a final. Na categoria para motos de 50cc, somente dois competidores disputaram esta etapa. Carlos Eduardo, primeiro colocado e Gabriel Silva em segundo.
No segundo dia de competição, oito categorias fizeram seus treinos pela manhã e durante o intervalo puderam recarregar as energias e providenciar uma hidratação adequada para se proteger do forte calor. Enquanto pilotos e equipes preparavam-se para as competições, o público, que no dia anterior havia lotado as arquibancadas, aumentou consideravelmente e como o ingresso para assistir a corrida era 1 quilo de alimento não perecível, a arrecadação foi além das expectativas dos organizadores.
Tudo pronto para a competição e o Sol forte foi substituído por nuvens carregadas e a chuva começou a cair, mas para alívio de todos durou pouco, só o suficiente para ajudar na irrigação da pista. Novamente o Sol deu as caras e as disputas puderam começar. A MX Jr. foi a primeira categoria a competir e Mariana Balbi largou na frente, mantendo a colocação até a bandeirada final. Apesar de correr em quatro categorias, Mariana só pontua na MX3 e foi justamente nessa que ela conseguiu sua segunda vitória do dia. Com isso, a definição do campeonato ficou para a última etapa e o piloto Dário Junior (terceiro colocado), que liderava o campeonato, está agora com seis pontos a menos que Mariana.
 Bom público acompanhou o evento |
 Nivaldo Viana venceu a bateria da Nacional |
Na categoria Nacional, Nivaldo Viana resistiu à pressão de Richard Piaba e venceu a etapa com menos de um segundo de diferença. A pista travada, dificultava as ultrapassagens e o duelo entre os dois foi um dos mais emocionantes do dia. Com a segunda colocação, Richard garantiu o título estadual. Disputa acirrada durante a bateria para motos de 85cc. O piloto Fillipe Gonçalves não largou bem, mas conseguiu se recuperar e conquistou sua quinta vitória em cinco etapas e com isso o título de 2009.
Tudo pronto para a largada da MX2. Rômulo Bottrel saiu na frente e abriu uma grande diferença em relação à Mariana Balbi. Após uma pequena queda em uma curva, Rômulo conseguiu se recuperar a tempo de manter a primeira colocação até a bandeira quadriculada. A definição do campeonato só acontecerá na próxima etapa e o piloto Adriano Guarnieri, líder da competição, tem uma boa vantagem em relação ao segundo colocado.
Em seguida, foi a vez dos pilotos da categoria Intermediária irem à pista. Rafael Costa venceu a etapa e o campeonato, mas a disputa pelo segundo lugar do Mineiro continua entre Jefferson Fraga e Gilson Oliveira. A última categoria do dia foi a MX1, e mais uma vez Mariana Balbi venceu de ponta a ponta. Com essa vitória, Mariana conseguiu três primeiros lugares e um segundo em suas participações na etapa, além disso embolou a disputa pelo Campeonato na categoria MX3.
Se o destaque dentro da pista foi a piloto Mariana Balbi, do lado de fora o público fez sua parte, vibrando o tempo todo e torcendo nas disputas mais acirradas. Durante a premiação a pista foi liberada e o assédio aos pilotos começou, com pedidos de fotos e autógrafos. Jorge Balbi, treinador da equipe 2B Racing, comentou: "O público estava maravilhoso, nunca tinha visto tanta gente assim, parecia que a gente estava dentro do Mineirão". Essa afirmação resume bem a participação do público durante todo o evento.
Resultados no site da Federação Mineira de Motociclismo