X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

Pro Tech

JPS Racing

MotoX Pneus

JP Motos

Clique e saiba mais

> Competição > Motocross Amador

1ª etapa - Paulista Dirt Action - Socorro - SP
Publicado em: 20/04

Pilotos Amadores estiveram em Socorro na abertura da temporada
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio

Largada MX1

No último final de semana, dias 16 e 17, começou o Campeonato Paulista de Motocross Amador Dirt Action. Esse ano o evento sofreu algumas mudanças, a organização agora fica a cargo da Adventure Eventos, que preparou uma bela cenografia para a pista montada no Recinto de Exposições de Socorro. 


Jéssica Gemmiczak
O vereador Luciano Taniguchi, grande incentivador do esporte na região, e que há alguns anos organizava provas no mesmo local, continua dando total apoio a eventos dessa natureza e esteve presente todo o fim de semana, dessa vez contribuindo na manutenção da pista, disponibilizando a estrutura necessária.

As provas nesta etapa de abertura foram dividas da seguinte maneira: aos sábados correm as categorias 85cc, 65cc e Feminino, e aos domingos mais seis categorias são disputadas. Devido a coincidência de data com o Campeonato Brasileiro de Motocross 50cc excepcionalmente esta categoria não foi disputada. A partir da segunda etapa os mini-pilotos também farão parte da festa.

O forte calor castigou os pilotos e deu muito trabalho para os organizadores, que tiveram que irrigar constantemente a pista, na tentativa de conter a poeira. Confira abaixo quem foram os vencedores da primeira etapa e como foram as disputas.

Francisco Araújo 'Netinho'

Sábado


Fábio Quartucci
Damas primeiro! A categoria Feminina foi a primeira a largar. Jéssica Michely veio do Paraná para competir no Amador pulou na frente e abriu vantagem durante toda a prova, vencendo com grande vantagem para a segunda colocada, a campeã da temporada passada, Jacqueline Poltronieri. Samantha Trindade chegou a disputar a segunda posição com Jacqueline, mas caiu em uma das curvas do circuito perdendo  posições, no final ainda conseguiu a quarta colocação. 

Bárbara Fernandes fez uma prova consistente e finalizou na terceira posição. Em quinto chegou Gláucia Boghossian, depois de suportar a pressão constante de Mônica Gimenes. As duas brigaram pela posição durante toda a bateria. Aos quinze minutos de prova Mônica fez a ultrapassagem, mas logo depois sofreu um acidente que a tirou da prova. Segundo informações dadas pelo seu pai, Mônica sofreu uma fratura na perna e vai ficar algum tempo fora das pistas. Desejamos uma rápida recuperação para a Mônica, e que ela possa voltar a acelerar forte nessa categoria que cresce a cada dia e mostra um nível cada vez maior de competitividade. 


Paulo Giovani
Netinho, piloto da cidade de Sorocaba, não teve adversários nessa primeira etapa e venceu com facilidade a categoria 65cc. Na segunda colocação chegou Lucas Gomes. Gabriel Marques teve mais trabalho que os dois primeiros, largou em quinto e precisou acelerar forte para superar seus oponentes. Gabriel assumiu a terceira posição depois de superar Jansem Nogueira, que terminou na quarta posição. Elio Félix fechou os cinco primeiros.

A categoria 85cc alinhou no gate para ser a última categoria do dia. Na ponta Fábio Quartucci começou a prova numa boa disputa com Flávio Simões. Fábio venceu e Flávio chegou logo em seguida, depois de andarem próximos durante toda a bateria. Luiz Miguel largou na quinta colocação e conseguiu se recuperar até receber a bandeirada como terceiro colocado. Rodrigo Rateiro foi o quarto e Marlon Blau o quinto, depois de sofrer pressão de Samantha Trindade durante toda a bateria. Além de Samantha, outra garota alinhou nessa bateria para enfrentar os garotos. Jéssica Michely fez uma boa prova e disputava o sétimo posto, mas caiu no final abandonando a competição. 


Eduardo Malavazi
Fim das provas no primeiro dia do evento, a organização continuou até tarde o trabalho de manutenção da pista e preparativos para o próximo dia de disputas. 

Domingo

Paulo Giovani continuou a trajetória dos vencedores de sábado, e também venceu de ponta a ponta a bateria que reuniu os pilotos da categoria Nacional. Ivan de Oliveira fechou a primeira volta na segunda posição e seguiu nela até ser ultrapassado por Tiago Piolli na última volta. Na quarta posição chegou Diego Schaberle. Nas duas últimas voltas outra briga ocorria pela quinta posição: Maurício “Pocota” Cavicchioli era pressionado por Adrian Barbugian. Ele agüentou firme na quinta posição até que, a duas curvas para o final da prova, uma leve queda deu o posto para Adrian. Maurício ainda terminou na sexta colocação.

Victor Tsuji largou na frente na prova que definiu o vencedor da categoria Intermediária, a classe com maior número de inscritos, 33 pilotos. Um pequeno vacilo fez Victor perder a liderança para Renato Hanser logo nas primeiras curvas. Ao final da primeira volta Hanser trazia com ele Rogério Zanetti e Eduardo Malavazi, que já pressionava o segundo colocado tentando evitar que o ponteiro escapasse de sua linha de visão.


Largada MX3


Fábio Aleixo
Enquanto Victor e Zanetti perderam algumas posições, aos cinco minutos de prova Malavazi assumia a ponta e começava a abrir vantagem para os demais competidores
até receber a bandeirada com pouco mais de 18 minutos de prova. Hanser teve que acelerar forte durante toda a bateria, tentando conter as investidas de Luis Fernando Ramos, mas, nas duas voltas finais, a disputa se tornou mais intensa e os dois pilotos chegaram a ficar lado a lado. Hanser conseguiu manter a segunda colocação, recebendo a bandeirada pouco à frente de Luis Fernando. Bruno de Lima foi o quarto colocado e em quinto chegou Fábio Fantozzi. 

Os pilotos mais experientes do evento se reuniram na categoria MX3. Fábio Aleixo largou na frente, mas não teve uma prova fácil. José Gazzetta Neto esteve próximo durante toda a bateria, pressionando e aguardando um erro, uma oportunidade de assumir a liderança. Essa oportunidade não apareceu e Aleixo foi o vencedor, com Gazzetta chegando um pouco atrás. Em terceiro chegou Geo Ganzaroli, que largou em quinto e superou Carlinhos Veniss e Flavio Loffredo, respectivos quarto e quinto colocados na bateria.


Egnaldo 'Lampadinha' Bernardo 
Sênior MX2
na pista, João Carlos Nunes, o Pezão, largou na ponta, estreando a sua CRF 250cc. Até então Pezão corria com uma 450cc, e o piloto estranhou a diferença, perdendo posições durante a bateria, terminando fora dos cinco primeiros. Coraldino Vendramini fechou a primeira volta na frente e liderou a maioria das voltas da prova. Mais atrás, aos cinco minutos de prova, Egnaldo Lampadinha vinha tirando a diferença e já pressionava Joel Colega pela segunda posição. Lampadinha alcançou a segunda posição e começou a diminuir a diferença que o separava do líder, que a essa altura já não estava tão rápido quanto no início. 

Lampadinha encostou em Coraldino e com duas voltas para o final conseguiu a liderança, fazendo assim uma das mais bonitas corridas do dia. Pela terceira posição chegou o veterano e amigo, Phillemon “Filé” Vareda. Depois de algum tempo afastado das provas, Filé teve um início de prova difícil, na oitava posição, mas se encontrou durante a bateria, aumentando o ritmo a cada volta. A certa altura da prova formou-se um pelotão composto por Joel Colega, Cláudio Teixeira e Filé Vareda disputando terceira e quarta posições. Filé foi o mais rápido dos três e finalizou com uma boa terceira posição. Cláudio Teixeira foi o quarto e Colega o quinto.

Pela categoria MX1 Marcello Bove pulou na frente e liderou com folga durante oito minutos de prova, até ter o pneu traseiro de sua moto furado e abandonar logo em seguida. Com isso, uma interessante disputa deixou de acontecer. Hélio 'Boxexa' Mazzarella vinha forte na segunda posição, diminuindo a diferença para o líder, até herdar a ponta sem precisar brigar por ela. Boxexa não havia largado bem, mas imprimiu um forte ritmo e depois de assumir a ponta não teve mais adversários. 


Hélio 'Boxexa' Mazzarella

José Gazzetta Neto esteve durante grande parte da prova na segunda posição e assim recebeu a bandeirada. Aos quatorze minutos de prova Guilherme Souza ocupava apenas a quinta posição, depois de alguma pressão passou Heinz Crispim e, na última volta, na mesa de chegada, Guilherme ainda conseguiu roubar a terceira posição de Fernando Gimenez em uma bela ultrapassagem. Gimenez teve que se contentar com o quarto posto e Heinz Crispim foi o quinto colocado. 


Carlo Mônaco
A última bateria do dia, a MX2, largou com gate cheio. Carlo Mônaco trocou sua YZF 250cc por uma KXF 250cc e a cor verde já lhe trouxe um bom resultado. Mônaco largou na ponta, teve a companhia de André Stochovich no início da prova, mas foi abrindo uma vantagem confortável durante a bateria. As coisas se complicaram para André quando o jovem Thiago Tsuji passou a pressioná-lo. Thiago mostrou determinação e com uma pilotagem rápida ultrapassou André aos 10 minutos de prova. Os três primeiros terminaram isolados, mais atrás chegou Rogério Louro, que assumiu a quarta posição depois de passar Wendell Fachini, quinto colocado ao final.

O evento terminou, a nova organização mostrou que pode elevar o nível do Campeonato e promete melhorar a cada nova etapa, assim como faz no Baja e CNCC Series. Nós do MotoX estaremos presente em todas as etapas de mais esse tradicional Campeonato. Nos vemos na próxima pessoal! 

Confira em breve galeria de imagens da prova!

O Campeonato Paulista Dirt Action Amador de Motocross tem organização da Adventure Eventos, com apoio da Base 55, Acerbis, Comtur, Prefeitura da Estância de Socorro, Krill, MotoAction, Kainágua e ASW. O patrocínio é de Dirt Action, com supervisão da Federação Paulista de Motociclismo. 

Resultados


Pos.MX2Equipe
1Carlo Monaco ValencaFrigeri ,  Ultragrip
2Thiago Koji Tsuji-
3Andre stocovick 
4Rogerio Gomes Louro-
5Wendell Vieira Fachini-
6Willian SalmasoSkf Rolamentos
7Takeo Tanagushi-
8Rafael Batista ArrudaReciclagem Industrial
9Leonardo Barbosa 
10Flabino Carvalho-
Pos.MX1Equipe
1Helio Mazzarella-
2Jose Gazzeta NetoDuboy Racing,  Fitex Fios Texteis,  Double X
3Guilherme B. Souza-
4Fernando Becker -
5Heinz Chrispim-
6Guilherme  CastanhoCia Athletica
7Rau Martins Gouvea-
8Luiz Tancredo Vieira-
9Rodolfo Vasconcelos-
10Alexandre Castaldelli-
Pos.Sênior MX2Equipe
1Egnaldo Bernardo-
2Coraldino Sanches Motoretti, radigil Motos Sport,  Maxi Brilho
3Phillermon Vareda - -
4Claudio Paiva TeixeiraBike Brothres,  Ultragrip, mr Pro, trans 1040, 
5Joel Vanderlei Gozer-
6Fernando Longuim-
7Alexndre Costa-
8Paulo Lavino Da Cruz Jr-
9Joao Carlos NunesMoto Speed
10Roque Oribe ColmanCrc
Pos.Sênior MX3Equipe
1Fabio Aleixo Dos SantosDirectlink,  Cm Racing
2Jose Gazzeta NetoDuboyracing, fitex Fios Texteis, double X
3Eugenio Ganzaroli FilhoSagui Motos
4Carlos Veniss-
5Flavio LoffredoAmerica Sports
6Marcos Esdras -
7Sergio Zambardino-
8Eudair Gomes Da Silva-
9Luis Felpe Braganca-
10Fernando Ricardo Costa Conimel
Pos.IntermediáriaEquipe
1Eduardo Malavazi-
2Renato HanserKaw ,  Auto Center Hansen
3Luis Fernando Ramos-
4Bruno Francisco De -
5Fabio Fantozzi-
6Murillo Tomazelli-
7Victor Eidi Tsuji2 Racing ,  Gps Center
8Francisco Gianetti 
9Renato Pires De Morais-
10Frederico Rondanini OliveiraClip Academia
Pos.NacionalEquipe
1Paulo Giovani  Skf Rolamentos ,  Acr,  Rr Veiculos ,  Pico Rodas
2Tiago Piolli-
3Ivan De OliveiraMila Moto De Itatiba
4Diego S. SchaberleFibrama ,  Hss Equip, canova Motos, alex P
5Adrian BarbugianJornal Trilha Da Terra
6Mauricio  Cavicchioll220v ,  Moto Snob ,  Monaco
7Juliano Tavella-
8Eduardo-
9Ecio Camargo-
10Tiago Antonio De AssisRamos Motos
Pos.FemininaEquipe
1Jessica Michely  GemmiczakPro Tork, Época, Agricula, Auto Posto Trevão,  Piveta, Peron Ferrari,  Bradal Pneus e Vipal
2Jaqueline PoltronieriWV Racing, Scott, Cia Motos, General Motors
3Barbará  FernandesHabib's ,  Iarossi Atrevida Juninho Motos , 
4Samantha Jurça TrindadeMotorani ,  Z Motocross ,  Racing School ,  Goop, Ultragrip
5Glaucia Boghossian 
6Mônica Paula Gimenes Cti Bike Trial
7Paola Fernandes Curio Motorsport,  Da Vinci Imóveis, 
8Juliana Gimenes Cti ,  Bike Trial
9Aline BarbugianJornal Folha da Terra
Pos.85ccEquipe
1Fabio Cesar QuartucciSó Frio ,  Race Tech Motorex,  Sinisalo
2Flavio Costa SimõesTroja Racing
3Luiz Miguel F. MartiEdmil ,  Espiral Norte
4Rodrigo Rateiro Nicolau 
5Marlon Faria ( Blau)Moto Sport ,  Paulo Motores
6Samantha Jurça TrindadeMotorani ,  Z Motocross ,  Racing School ,  Goop, Ultragrip
7Leonardo Cícero Pereira 
8Rodrigo Gaspar Brasil Racing General Motos
9Patrick TeixeiraBike Brothers ,  Ultra Grip ,  MR Pro,  Tronic
10Danilo Gorrera Veltroni 
Pos.65ccEquipe
1Francisco  Araujo NetoMoto Shopping
2Lucas de Faria Pessoa Frigeri - Viação Jundiaiense
3Gabriel MarquesPlasfer ,  Rafick ,  Leal Ferramentas
4Jansem Sasso WV ,  Zoom Academia - SM Racing
5Elio Molero FélizxMineiro Martelinho
6Guilherme Guarnieri Du Boy Racing
7Rafael Tadeu 
8Cawe Tricarico Fachini 



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet