X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

Pro Tech

JPS Racing

MotoX Pneus

JP Motos

Clique e saiba mais

> Competição > Motocross Amador

1ª etapa - Amador de Motocross Dirt Action - Atibaia - SP
Publicado em: 20/03/2009

Festa completa na abertura do Amador de Motocross 2009
MotoX.com.br - Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada Intermediária MX2


Djalminha Brito
O Campeonato Amador Dirt Action de Motocross já virou referência no país, e todos os anos sua abertura é esperada ansiosamente. Muitas novidades já haviam sido divulgadas pela empresa organizadora, a Extreme Racing, para esta temporada. A principal delas foi a entrada da Kawasaki como patrocinadora oficial. Mudanças aconteceram também na forma de pontuação e a categoria MX3 foi dividida em MX30 e MX40. 

Este ano o troféu Holeshot será oferecido pela loja General Motos, além de muitas outras promoções, incluindo sorteio de joelheiras articuladas, protetores de pescoço, além de outros brindes que já eram oferecidos aos pilotos nas edições anteriores. E depois de uma angustiante espera finalmente aconteceu a prova de abertura, nos dias 14 e 15 passados, na boa e conhecida pista do Alemão, que teve o traçado renovado para essa abertura. A nova cenografia deixou a pista muito bonita, o verde da marca combinou com a pisagem... Bombou! Box lotado, ótimo público, todo mundo animado, muitos elogios para o novo traçado... A chuva até apareceu na prova da 230F, mas nem de longe atrapalhou a festa. Um dos pontos altos do domingo foi a MX40, que tinha no gate ninguém menos do que Jorge Negretti, uma das figuras mais importantes do Motocross, com sua pilotagem suave ele foi aplaudido a cada volta, e no pódio muitos fãs tiravam fotos e tentavam ficar mais próximos do grande ídolo, que trouxe um brilho especial a prova de abertura. Além do "evento" Negretti, outros nomes se destacaram nas várias disputas que aconteceram durante o dia, confira abaixo. 


Patrick Abreu


Hélio Boxexa Mazzarella
Depois dos treinos que aconteceram na manhã de domingo, e antes que a pista fosse gradeada, as categorias de base, 65cc, 50cc e 85cc, deram início à competição. Primeiro foi a 65cc, onde em duas voltas a liderança trocou de mãos três vezes. Eustáquio da Silva ficou com o Holeshot General Motos, sendo superado por Ricardo Jurça algumas curvas depois. Na volta seguinte o novo, e definitivo, líder era Djalminha Brito, que passou Jurça na segunda volta. Djalminha imprimiu um ritmo tão forte que mesmo uma queda durante a prova não lhe tirou da liderança. A segunda posição foi bem disputada por Felipe Zamboni e Carlos Evangelista. Carlinhos não largou bem e só alcançou a terceira posição na metade da prova, a essa altura Djalminha e Felipe corriam isolados. Carlinhos bem que tentou dar o bote, mas Felipe controlou a distância até a última volta, confirmando a segunda posição. Gilberto de Sá foi o quarto e Eustáquio o quinto colocado. Carlinhos Evangelista também correu a 50cc, onde defende o título, e venceu a prova que só contou com dois participantes. 


Jorge Negretti


Murilo Bertate
Patrick Abreu foi perfeito em todos os aspectos na prova da 85cc. Ele largou bem e garantiu o holeshot, depois seguiu abrindo vantagem até receber a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição. Vitor Almeida atormentou Hélio Félix almejando a segunda posição, Hélio se defendeu bem até errar um step-jump e ir ao chão. Vitor assumiu, mas nas últimas voltas foi superado por Gabriel Montagner. Hélio conseguiu terminar a prova ainda na quarta posição, à frente de Ítalo Almeida.

Depois daquele "trato" na pista, as categorias para "gente grande" começaram a largar. Na MX30 o clima ficou mais tenso, mais nervoso. Gate lotado, muitos rostos conhecidos, alguns andavam meio sumidos das pistas, caso de Hélio Mazzarella, o Boxexa, que reapareceu em grande estilo, disputando a ponta em uma bateria difícil e com ritmo bem puxado. Boxexa largou na frente, mas desde as primeiras voltas tinha a companhia de Márcio Joanita e Thell Adur. Joanita estudou o traçado na primeira metade da prova e deu o bote, tirando a liderança de Boxexa, que não desistiu e manteve o líder na sua mira. Com placa de duas voltas para o final da prova a liderança passa novamente para as mãos de Boxexa, Joanita ainda perde segunda e terceira posições, para Thell e Júlio Bethke, finalizando apenas na quarta posição. Paulinho Cruz largou bem, chegou a ocupar a vice-liderança, mas perdeu posições no decorrer da bateria, ficando com a quinta colocação, completando assim o pódio desta disputada bateria. 


Danilo Veltroni


Pedrinho Ramos
MX40
, mais um gate cheio, é muito bom assistir uma prova assim, com muitos pilotos... Fábio Aleixo garante o holeshot e assume a liderança, Ranulfo Barriga vem na sequência, depois Ricardo Kaphê, Marco Mugão e... Um grande presente para os espectadores! Para dar um brilho a mais, um dos maiores ídolos do esporte está lá, Jorge Negretti, e tem início o show. Em uma volta ele passa de quinto a segundo, fácil assim, sem forçar muito, Aleixo é a próxima vítima e a Velha Raposa já ocupa a liderança. Aleixo perde também a segunda posição para Kaphê, e se mantém em terceiro até o final da prova. Mais a frente Kaphê não se intimida, pressiona Negretti e passa. Mas, como todo mundo sabe, é dele que estamos falando, e ele sabe muito bem o caminho até a vitória, duas voltas depois Kaphê recebe o troco, cede a liderança a Negretti que mantém a ponta até receber a bandeirada quadriculada sob eufóricos aplausos do público. Mugão e Filemon Vareda, o Filé, completaram o pódio.

O céu estava cheio de nuvens carregadas, mas o vento levou algumas para longe, diminuindo a possibilidade de chuva, quando largou a Nacional. Murilo Bertate saiu na frente, seguido por Valdemyr Ricardo, que tentou manter o ritmo do ponteiro sem sucesso. Bertate foi abrindo vantagem e na metade da prova os dois estavam isolados, mais atrás Jonathan Alves, Alcides Juninho e Alcides Neto brigavam pela terceira e quarta posições. Juninho levou a melhor, passou Jonathan e ainda ficou com a segunda posição quando Valdemyr abandonou, a apenas duas voltas do final da prova, por problemas mecânicos. Jonathan ficou então com a terceira colocação e Alcides Neto com a quarta. Nelson Moraes completou o pódio. 


Valdemyr Ricardo


Thiago Tsuji
Já nem vale mais a pena comentar mas, mais um gate lotado, desta vez na Intermediária MX2. E os pilotos mostrando muita vontade, disputando cada espaço para conquistar o melhor resultado possível. André Stocovich não aparecia há muito em uma prova... Voltou com o pé direito, e na ponta, depois que o gate caiu. André acelerava tudo o que podia, atrás dele, como dois foguetes, vinham Denner Alves e Danilo Veltroni. André não agüenta o forte ritmo por muitas voltas e é ultrapassado por Denner e Danilo, logo depois, enquanto era pressionado por Danilo, Denner se atrapalha com um retardatário, se choca com ele e cai. Danilo é o novo líder, e não desperdiça a chance, vencendo uma prova bem difícil. André chegou em segundo e Denner conseguiu voltar rápido e recuperar a terceira posição. Jean Dickson e Orlando Neto completaram os cinco primeiros.

MX2 na pista, e mais um rosto que andava sumido volta a ocupar a primeira posição. Pedrinho Ramos teve adversários difíceis: Thiago Piolli, Lucas Vianna, Bruno Lima, Danilo Fumes, mas mostrou que não esqueceu onde é o acelerador, e abusou dele, não dando chances para que a concorrência sequer tentasse uma ultrapassagem, manteve o tempo todo uma distância segura. Piolli assumiu a segunda posição e também não foi importunado até receber a bandeirada quadriculada. Bruno Lima suou a camisa e brigou muito com Lucas, William Freitas e por fim com Murilo Bertate para garantir no final da prova a terceira posição. Murilo e William foram quarto e quinto colocados respectivamente. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 632 Fotos!


Próxima etapa será em Itatiba no mês de abril
Valdemyr Ricardo deu azar na prova da categoria Nacional e perdeu um ótimo resultado nas últimas voltas, bem, mas sua sorte mudou na prova da 230F. Dessa vez Valdemyr assumiu a liderança na primeira volta e, mesmo com a forte chuva que começou a cair, seguiu na frente até receber a bandeirada quadriculada. Alcides Juninho foi o segundo, Marcos Santos o terceiro, Michel Costa o quarto e Jonathan Alves o quinto colocado.

A chuva cessou, mas os pilotos da categoria 2 Tempos largaram com a pista pesada, Ricardo Agut ficou com o holeshot, mas perdeu posições já no início da prova, finalizando na quarta colocação. João Batista Jr. assumiu a liderança apenas na primeira volta, depois viu Thiago Tsuji levar a motocicleta emprestada de sua namorada, Samantha, até o final na primeira posição. Maurício Arruda correu a prova toda na terceira colocação sem ser ameaçado por nenhum adversário. Ranulfo Barriga completou o pódio. 


Gate MX30

Na última prova do dia, a MX Open, Ney Marcolin ficou com o holeshot e logo na sequência foi ultrapassado por Negretti e Piolli. Negretti começou a abrir vantagem, mas na terceira volta deixou a pista, e a vitória nas mãos de Piolli, que correu a prova com boa vantagem sobre Ney. Bruno Lima, Maryel Valente, Murilo Bertate e Philemon Vareda definiram os demais degraus do pódio, e quem levou a melhor nessa disputa foi Murilo, que ocupou a terceira posição na primeira metade da prova, chegou a se aproximar de Ney, mas sem conseguir um ataque direto. Filé se desvinciliou de Bruno e Maryel na metade da prova, garantindo a quarta colocação, enquanto Bruno levou a melhor na disputa do quinto degrau do pódio.

Essa foi apenas a primeira prova, e mesmo com a chuva que caiu em uma das baterias, tudo foi perfeito, e já nos deixa com grande expectativa para a segunda prova, que acontecerá em Itatiba, local que conta com excelente infra-estrutura. A prova acontece no mês de abril, e a organização convoca os amigos pilotos a fazerem parte de mais essa festa. Então, nos encontramos lá pessoal!


Thiago Piolli

O Campeonato Amador de Motocross Dirt Action com patrocínio da Kawasaki; Co-Patrocínio: ASW, Bieffe, Alemão Pneus, Dash; e Apoio: General Motos, Dablio, RM Racing, A.F. Frigeri, América Sports, MRP Racing, Steel Joint e MotoX.

Resultados

P. MX Open Equipe
1 920 Thiago Piolli -
2 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veiculos
3 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
4 47 File Rosa Vareda ASW / Alpnestars /MR Pro/ Filé Preparações
5 104 Bruno Lima Barnei Motos/AllSigni
6 183 Maryel N. Valente Tempo Livre Motos/ Motul
7 262 Rafael Batista Arruda -
8 987 Cristiano Bueno de Souza -
10 601 Bruno Araujo -
P. MX2 Equipe
1 313 Pedro Ramos (Pedrinho) Fox/Danny car veiculos
2 920 Thiago Piolli -
3 104 Bruno Lima Barnei Motos/AllSigni
4 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
5 126 William Freitas (Pirapora) Auto Posto Cascais e Moto Freitas
6 17 Danilo Milton Fumes Shandor/AGF/GT Rodas
7 774 Lucas Vianna da Costa -
8 94 Marcelo Souza(marcelinho) Slin Grafics
9 702 Thell Adur JarvaRacing
10 7 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Marina Confiança/GPS Center
P. MX40 Equipe
1 9 Jorge Negretti Circuit
2 67 Ricardo Sebbe "Kaphê" TemperCampos - Circuit/Vaz/Doscch/Americam Cross
3 118 Fabio Aleixo Santos -
4 160 Marco Paz "Mugão" -
5 47 File Rosa Vareda ASW / Alpnestars /MR Pro/ Filé Preparações
6 400 Eduardo de Andrade -
7 701 Mauro Giordano Falcom RM racing / Motul
8 1 Roberto Shoji Ani+ Pet Shop
9 5 João Carlos Nunes -
10 40 Fernando Pousada Trifer/ Agua Poá / Deltacar
P. MX30 Equipe
1 41 Helio "Boxexa" Mazzarella RM Racing
2 702 Thell Adur JarvaRacing
3 691 Julio S. Bethke ZR o ziper da moda/Dust off Road.
4 610 Marcio R. do Nacimento (Joanita) Estopa Joanita/Jet Fio/ASW/M3/Frigeri
5 311 Paulinho Cruz Mecanica Torck/ Ortopedia Fubelle
6 262 Rafael Batista Arruda -
7 911 Rene Rodrigues Agua Boa/ DeltaCar/Trifer/W Racing
8 713 Jean Dickson -
9 81 Mauricio Arruda MotoX/JPS Racing
10 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veiculos
P. Intermediária MX2 Equipe
1 933 Danilo Veltroni PC Motocross
2 27 André Stocovich Stocovich Design
3 188 Denner Danier Alves Barros Supermercados/Colegio Tobias de Aguiar
4 713 Jean Dickson -
5 161 Orlando Ferreira Neto Jose Orlando Veiculos
6 641 Diego Gabriel Marcolin Nadiggi Veiculos/ Longa Racing
7 73 Lucas Fiorini -
8 515 Vitor C Zandoná -
9 918 Felipe Ozi -
10 822 Julio da Costa (Quejinho) Laticinio Santa Marta/ Jarbinhas Motos
P. 2 Tempos Equipe
1 74 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Marina Confiança/GPS Center
2 411 João Baptista Lopes Jr Benazi Rcing/Kent Calçados
3 81 Mauricio Arruda MotoX/JPS Racing
4 8 Ricardo K. Agut RK 5
5 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
6 7 João Luis Azevedo
7 51 Eder Gonsalves Pizolatto Imoveis/Takaki/MultRacing
8 841 Ricky Paes All Sign/Red Brell/Nadigg/Longa Racing
9 280 Alexandre Costa Trilhas & Cia
10 191 Neto Sandres Slin Grafics
P. Nacional Equipe
1 82 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 959 Acides S.(Juninho) Juninho Bike Shop Fred Preparações
3 404 Jonathan M. Alves -
4 817 Alcides Beazim Neto -
5 215 Nelson Cristovão de Moraes NC motores eletricos/Sabugo motos/kalango cego/
6 72 Wagner Pereira Leite Vag Motos/Petit Preparaçoes
7 8 Alan Cavallaro -
8 3 Cesar Henrique H. da Silva Fred Preparações
9 26 Pedro Henrique -
10 317 Cleber Barbosa Bueno Casa do Pneu
P. 230F Equipe
1 360 Valdemyr R. da Silva (Beto) Aex Preparações/ Dablio Alta Performace
2 959 Acides S.(Juninho) Juninho Bike Shop Fred Preparações
3 48 Marcos Santos Silva(cabelo) Betão Preparações/ Dablio
4 37 Michel C. da Costa Papaleguas Motos / Borracharia Faria
5 404 Jonathan M. Alves -
6 215 Nelson Cristovão de Moraes NC motores eletricos/Sabugo motos/kalango cego/
7 20 Caio Cesar Marques Maia Prea Motos
8 817 Alcides Beazim Neto -
9 26 Pedro Henrique -
10 39 Tiago Josué de Oliveira Dedel Motos
P. 85cc Equipe
1 170 Patrik Abreu Longa Racing / Orbi Quimica
2 303 Gabriel Montagner Silva Steel Joint/Kutko/ Welling Motos
3 15 Victor M Almeida -
4 32 Elio M. Felix Moto Italia Yamaha/FAET/Brasil Maxi
5 119 Italo Almeida Bonkowski -
6 30 Fabio Sampaio GR Cruzeiro
7 341 Carlos Flcos RK 5 / VortX /Beco MX
8 118 Lucas Benati Barba Preparações
9 11 Ana Lucia Carneiro Vizioni Dabreu Moto Bike
10 10 Gustavo Marcolim Nadiggi Veiculos
P. 65cc Equipe
1 102 Djalminha Brito -
2 53 Felipe Zambini Santos Direct Link
3 39 Carlinhos Tavares Evangelista Dirt Action
4 388 Gilberto de Sá Filho (sogominha) Orto Imagem / Sogoma
5 98 Eustaquio da Silva -
6 101 Reanato Paz (Muguinho) -
7 97 Rodolpho Isart Moraes Paraiso das agua / Barba Preparações
8 55 Pedro H. S. Silva -
9 199 Pedro Moreira A. Nogueira Lem/Colegio Objetivo Litoral/CCAA
10 65 Marcio Hortense JR Kutko Racing
P. 50cc Equipe
1 1 Carlinhos Tavares Evangelista Dirt Action
2 5 Gabriel A.Hnorato da Silva -



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet