X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Arena Cross

6ª etapa - São José do Rio Preto - SP
Publicado em: 01/08/2009

Penúltima etapa definiu campeões nas classes Júnior e 50cc
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Público lotou as arquibancadas em São José do Rio Preto


Assista aos vídeos da prova na MotoX TV
São José do Rio Preto, SP, retornou em grande estilo ao circuito nacional de motociclismo. Afastada das principais competições de motocross já há alguns anos, a belíssima cidade do noroeste paulista sediou no sábado, 26, a penúltima rodada da temporada 2009 do Arena Cross, evento decisivo, que coroou os primeiros campeões da competição.

Hector Assunção, na Júnior, e Enzo Lopes, na 50cc, garantiram os títulos de forma antecipada, diante de mais de 8 mil pessoas que lotaram as arquibancadas da pista montada ao lado da Represa Municipal. O sucesso do evento foi tão grande que até um viaduto próximo transformou-se em local para abrigar espectadores que não conseguiram ingressos (esgotados antecipadamente). Com o evento foram arrecadadas 8 toneladas de alimentos doados para o Fundo Social de São José do Rio Preto. 


Wellington Garcia


Leandro Silva
Para os pilotos o dia começou com treinos sob Sol intenso e muito calor, uma condição bem desgastante para a pista repleta de obstáculos do Arena Cross. De noite a temperatura ficou mais amena, mas o cansaço dos competidores após as baterias foi visível. Na categoria Pro a primeira bateria começou com um duelo entre Wellington Garcia e Swian Zanoni, ambos da equipe brasileira que viajou rumo ao Motocross das Nações 2009, evento que acontece no próximo final de semana, dias 3 e 4 de outubro, em Brescia, Itália.

Zanoni ultrapassou o goiano mantendo a liderança por duas voltas, mas logo em seguida deixou o motor de sua Honda apagar perdendo posições e, mais tarde, abandonou a bateria. Wellington reassumiu a ponta com Jean Ramos perseguindo-o em segundo, o mesmo ocorreu com Leandro Silva e Roosevelt Assunção, respectivamente na terceira e quarta colocações. 


Jean Ramos


Swian Zanoni
A grande disputa da bateria foi pela quinta colocação, envolvendo Thales Vilardi, Pipo Castro e Marcello Ratinho. Após ocupar a posição na maior parte da prova Thales terminou superado nos minutos finais por Pipo e, na última volta, por Ratinho. A vitória na primeira bateria ampliou a vantagem de Wellington Garcia na classificação geral. Jean Ramos, Leandro Silva e Roosevelt Assunção completaram na sequência mantendo as posições do começo de prova.

A segunda bateria começou mais agitada e com muita disputa. Marcello Ratinho pulou na frente com Jean Ramos em segundo, Thales em terceiro e Rafael Zenni na quarta colocação. Wellington Garcia começou em sexto, atrás de Rafael Faria. Na ponta Jean Ramos pressionou até conseguir a ultrapassagem na quinta volta. Daí em diante o paranaense conseguiu respirar um pouco na frente.

Quem roubou a cena na bateria foi Swian Zanoni que não começou muito bem e chegou a ser ultrapassado por Leandro Silva no início da prova, descendo ao oitavo lugar. Pouco depois Leandro, com problemas, abandonou e Swian também perdeu posição para Roosevelt Assunção. Sua espetacular reação começou apenas depois da metade da prova. 


Marcello Ratinho


Thales Vilardi
Roosevelt também tinha um bom desempenho e ganhou a quarta colocação chegando próximo do primeiro pelotão. Thales Vilardi a esta altura disputava com Ratinho o segundo lugar, com Jean Ramos seguindo na frente. O melhor momento da disputa foi quando Swian superou, ao mesmo tempo, Thales e Ratinho chegando a vice-liderança quando restavam ainda cinco voltas.

Apertando o ritmo Swian conseguiu diminuir a vantagem do líder, mas não foi o suficiente para disputar o primeiro lugar, confirmado por Jean Ramos com quase dois segundos de vantagem. Wellington Garcia fez um final de prova excelente superando Roosevelt, Thales e, na última volta, Ratinho, para terminar em terceiro. Com isto vai para a final do campeonato com uma folga de 37 pontos sobre Jean Ramos, seu perseguidor mais próximo. Também com chances de título (assim como Swian, mais remotas), Pipo Castro teve uma etapa apagada com a oitava posição nas duas baterias. Na soma das baterias deu Jean Ramos em primeiro, Ratinho em segundo e Wellington em terceiro. 


Roosevelt Assunção


Gabriel Gentil
"Tive uma boa participação. Estava despreparado porque estou voltando de uma lesão, tive duas semanas para treinar, ainda não estou 100%. Guardei um gás para o final e saí com a vitória", analisou Jean Ramos. No campeonato por equipes (formadas por dois pilotos da Pro) a Honda/ASW (Wellington Garcia e Swian Zanoni) segue na frente e já soma 246 pontos, seguida pela Honda/Pirelli (Leandro Silva e Jean Ramos) com 209 pontos e Suzuki/Petrobras (Rossevelt Assunção e Rafael Zenni), com 181 pontos.

A categoria Júnior definiu o título já em São José do Rio Preto. Mas a vitória na etapa não foi do campeão antecipado, Hector Assunção, e sim do catarinense Gabriel Gentil. Hector fez o suficiente para levantar a taça, ou seja, chegou na frente de Gustavo Takahashi seu principal oponente na disputa.

A corrida começou com a liderança de Dudu Lima, mas uma queda lhe tirou da primeira posição, assumida por Deni Marques. Gabriel Gentil não demorou a atacar o novo líder e, após conseguir a ultrapassagem, disparou para a vitória. O segundo lugar ficou com Dudu Lima, que recuperou-se rapidamente do escorregão no início da prova. 


Dudu Lima


Hector Assunção
Hector, que não largou bem, entrou na disputa pelo terceiro lugar com Takahashi, mas só conseguiu superá-lo nas voltas finais. 

"Estou muito feliz com o resultado. Tinha que ficar na frente do Takahashi, a corrida inteira fiquei atrás, mas no finalzinho consegui ultrapassá-lo", contou Hector, que terminou a bateria na terceira colocação e garantiu o título da temporada. Fecharam os cinco primeiros da etapa Gustavo Takahashi e João Paulo Feltz. 


Endrews Armstrong


Anderson Amaral
Na 85cc Endrews Armstrong fez sua parte para manter-se vivo na luta pelo título: venceu a bateria praticamente de ponta a ponta. Everaldo Filho, líder da temporada, ocupou a segunda colocação, mas não ressistiu a pressão de Anderson Amaral que conseguiu a ultrapassagem ainda nas primeiras voltas. Na briga pelo quarto lugar Cézar Zamboni levou vantagem sobre Thiago Formehl.

No campeonato Everaldo vai pra final com vantagem de 12 pontos sobre Endrews, os dois são os principais candidatos ao título. Ainda com chances matemáticas Cézar Zamboni e Matheus Corguinha, ambos com desvantagem de 18 pontos (20 ainda estão em jogo), precisam vencer e contar com a sorte para reverter a situação. 


Gustavo Pessoa


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 476 Fotos!
Pepê Bueno largou na frente na 65cc, mas em pouco tempo Gustavo Pessoa pulou para a ponta. Gustavinho segue em uma temporada "8 ou 80", alternando bons e maus resultados. Desta vez deu tudo certo pra ele que conquistou mais uma vitória na temporada. Já Pepê isolou-se na segunda posição, onde terminou a bateria, e agora está com uma mão na taça. Um 13º lugar na etapa final é suficiente para o parananaense garantir o título da categoria. Gustavo Pessoa permanece na briga com chances remotas.

No terceiro lugar desde a largada Hugo Erthal completou o pódio da corrida. Hugo Evantuil e Djalminha Brito fizeram uma bela e equilibrada disputa pelo quarto lugar até a bandeirada, Djalminha contou com leve vantagem garantindo a posição. No campeonato o líder Pepê Bueno conta com 101 pontos contra 83 de Gustavo Pessoa. 


Enzo Lopes


Carlinhos Evangelista
O domínio de Enzo Lopes na categoria 50cc foi coroado com o título antecipado nesta etapa. O piloto gaúcho não teve dificuldades em manter a sequência de vitórias vencendo a prova com mais de 40 segundos sobre o concorrente mais próximo. O segundo lugar ficou com Carlinhos Evangelista, que não se abalou com uma queda durante a corrida e manteve a posição até o final.

Renato "Muguinho" Paz assumiu o terceiro lugar na largada e não foi incomodado na posição. Atrás Vitor Soares ocupou a quarta colocação em boa parte da bateria, mas acabou superado por Lucas Erthal e Leonardo Almeida. A briga pelo vice-campeonato tem Carlinhos Evangelista com vantagem de 7 pontos sobre Guilherme Rodrigues seu concorrente mais próximo.

A 7ª etapa, final da temporada, será realizada no dia 23 de outubro em local a definir. O Arena Cross tem os patrocínios de Honda, Mobil e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose e a Revista da Moto!. O evento é uma realização da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos.

Resultados

Col N Nome Patrocinio Pts
18 Jean C. Ramos Honda / Pirelli / Mobil / Asw / Oakley / Jmr / Navarro 37
21 Wellington Garcia Honda / Asw / Oakley / Showa / Reebok / Did / Pirelli / Mobil / Ngk 35
38 Marcelo Lima Honda / Mobil 23
4 Roosevelt Assunção Suzuki / Petrobras / Pirelli / Banco Safra / Circuit / Brasil Racing 23
17 Thales Vilardi Honda / Mobil / Mega Energy / Articular Academia / Asw / Oakley 20
13 Pipo Castro Consórcio Realizar / Mart Plus / Láquila Peças / Geração Motos 19
12 Swian Zanoni Honda / Ccm / Mobil / Asw / Moto Scala / Pirelli / Oakley / Showa 17
931 Rafael Zenni Suzuki / Petrobras / Zenni Preparações / Zoff Clube / Brasil Racing 17
14 Leandro Silva Honda / Pirelli / Mx Parts / Mr Pro / Oakley / Mobil / Mega / Asw / Reebook / Orbital 15
10º 37 Rafael Faria Ktm / Brasil Racing / Castello Works 13
11º 31 Gabriel Gentil Ktm / Red Nose 13
12º 41 Gustavo Takahashi Honda/Mobil/Asw/Pirelli/Oakley/Reebok/ 5
13º 517 Danilo Milton Fumes Pro Terra / Shandor 5
Pl Piloto Equipe Marca
1 31 Gabriel Gentil Ktm/Rinaldi/Motoshop/Tbt/Orbital Ktm
2 338 Eduardo Lima Honda
3 30 Hector Assunçao Honda/Asw/Mobil/Ngk/Did/Pirelli/Oakley Honda
4 41 Gustavo Takahashi Honda/Mobil/Asw/Pirelli/Oakley/Reebok/ Honda
5 48 Joao Paulo Feltz Privado/Apoio Geracao Motos Yzf
6 32 Rodrigo Rodrigues Asw/Mobil/Pirelli/Reebok/Oakley Honda
7 332 Rodrigo Lama Honda Honda
8 51 Higor M Passos Moto Litoral/Dash/Escola Sao Geraldo/A Honda
9 116 Gabriel Zenni Suzuki Petrobras/Zenni Preparações/Cir Suzuki
10 927 Patrick Thiago Agropecuaria Bela Manhã Yamaha
11 517 Danilo Milton Fumes Shandor Racing/Agf/Gt Rodas/Rotary Clu Kawasaki
Pl Piloto Equipe Marca
1 4 Endrews Armstrong Dunas/General Motos/Motul/Skids
2 8 Anderson Amaral Irrigação Borborema
3 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing/Asw Honda
4 2 Cezar Zamboni Honda Racing/ Prefeitura De Juara/Asw/ Honda
5 95 Thiago Formehl Honda/Pirelli/Mobil/Asw/Orbital/Mr Pro Honda
6 308 Matheus Corguinha Beijoca Lingerie/Gabriela Lingerie Honda
7 104 Kaio Miranda Oakley/Fox/Bridgestone/Rr Motos/Mx Per
8 170 Patrick Abreu Bio Petro/Orbi Quimica/Longa Quimica Honda
9 45 Matheus Ferraro Honda
10 122 Filipe Sorrentino Lief Lingerie Honda
Pl Piloto Equipe Marca
1 7 Gustavo Pessoa Asw/Brasil Racing/Honda/Mr Pro/Itamara Ktm
2 35 Pepê Bueno Castello Works/Brasil Racing/ R2 Ktm
3 32 Hugo Erthal Guto Erthal Racing/ Stan Fechaduras Ktm
4 102 Djalma Brito Brasil Racing/General Motos Transbrito
5 155 "tuilzinho" Hugo Evantuil Asw/2b Racing/Lem Lem
6 8 Kioman Navarro Rinaldi/Tonin Bala/American Cross/Kepr Kawasaki
7 99 Victor Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados/Ccm Sports
8 28 Guigao Francisco Escola Criativa/Mx Import/Asw Ktm
9 72 Mateus Mendonça Ktm/Carbox/Pref. Embu Guaçu/Ronaldos Ktm
10 26 Joao Gabriel Michelin Posto Solon/Produtos Alpes/Radio Cultu Ktm
11 65 Marcio Hortense Junior Kut Kó Racing/ Tudo Grãos Ktm
12 37 Pedro Souza Tavernaro Ceramica Argitecnica Ktm
13 98 Bruno Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados/Ccm Sports Ktm
14 97 Rodolpho Moraes Paraiso Das Aguas/Max Racing Motos / B Ktm
Pl Piloto Equipe Marca
1 2 Enzo Lopes Freeday/Kaman Honda/Leo Motos Ktm
2 09 Carlinhos Evangelista Brasil Racing / Rx Graphics / Pj1 / Mr Ktm
3 8 Renato Paz -
4 66 Lucas Erthal - Ktm
5 62 Leonardo De Almeida Jarva Racing/Colobo Leiloes/ Havaianin Ktm
6 57 Victor Soares Bene Frutos Do Mar/Zenni Prepareparaço Ktm
7 99 Caio Mafer Mercado Lobão/Lubian Telhas Plásticas/ Ktm
8 89 Camila Bueno Lr Gramas/Ceramica Argitecnica/Control Lem



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet